🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Otávio Preto

Otávio Preto

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.

GUERRA VELOZ

Mísseis hipersônicos: Como os EUA ficaram para trás no mais novo estágio da corrida armamentista com China e Rússia

A guerra entre Ucrânia e Rússia revela contrastes geopolíticos, com destaque para o uso de mísseis hipersônicos no conflito

Otávio Preto
Otávio Preto
25 de agosto de 2025
9:09 - atualizado às 6:58
Montagem de Vladmir Putin e Xi Jinping a frente de um míssil hipersônico sendo lançado
Montagem Vladmir Putin e Xi Jinping - Montagem Seu Dinheiro / Canva Pro -

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia já dura mais de três anos e trouxe à tona uma série de contrastes — desde questões geopolíticas até a batalha de narrativas na mídia. Em meio a tudo isso, chama a atenção a forma como Vladimir Putin tem feito do conflito um laboratório para novos armamentos, em especial do míssil hipersônico Avangard.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele viaja a 3,2 quilômetros por segundo. É capaz de atravessar a Europa de leste a oeste em 20,83 minutos ou de ir do Oiapoque ao Chuí em pouco mais de 22 minutos.

Dotada de elevado poder destrutivo, o Kremlin apresenta essa classe de mísseis como “imparável”.

A mais recente aposta foi o “Oreshnik”, um míssil balístico de alcance intermediário capaz de transportar tanto armamentos convencionais quanto ogivas nucleares. Ele foi usado em novembro do ano passado contra a cidade ucraniana de Dnipro.

VEJA TAMBÉM: Receba os episódios do Touros e Ursos, podcast do Seu Dinheiro, em primeira mão para saber quais são as principais recomendações dos “gigantes” do mercado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Putin, o projétil atingiu Mach 10, o que significa que ele viajou a 10 vezes a velocidade do som, ou cerca de 12.350 km/h, tornando-o extremamente difícil de interceptar.

Leia Também

O uso de tais armamentos no campo de batalha indica que, embora os gastos militares dos EUA superem em muito os de qualquer outro país do mundo, os norte-americanos estão para trás na corrida pelo desenvolvimento dos mísseis hipersônicos.

Cooperação sino-russa

Desde o fim da União Soviética, a China e a Rússia têm estreitado cada vez mais sua relação, inclusive no âmbito militar. Mais recentemente, Vladimir Putin e Xi Jinping manifestaram a intenção de aprofundar essa cooperação.

Embora não se trate de uma aliança formal, os dois países compartilham interesses estratégicos comuns, como a oposição à expansão da OTAN e à influência dos EUA na Ásia Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exercícios militares conjuntos e a transferência de tecnologias como sistemas de mísseis, radares e componentes de aeronaves são exemplos claros da aliança sino-russa.

E é aí que entra o míssil hipersônico utilizado pelos russos na Ucrânia.

Corrida armamentista

Do fim da Segunda Guerra Mundial até muitos anos depois do fim da Guerra Fria, os Estados Unidos posicionaram-se na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e militar.

Mas eles se esqueceram de (na verdade, nem tentaram) combinar com os russos (e com os chineses).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Rússia foi o primeiro país a usar um míssil hipersônico no campo de batalha. Não é de hoje, porém, que a tecnologia hipersônica de um outro país superou a russa.

Era 1º de outubro de 2019, Dia Nacional da China, quando o Exército de Libertação Popular apresentou seu arsenal de mísseis hipersônicos Dongfeng, com perfil fino como uma agulha e pesando 15 toneladas.

Na época, a cerimônia em Pequim gerou especulações sobre a ameaça crescente vinda dos avanços militares da China. Hoje isso é uma realidade.

Os chineses lideram atualmente o desenvolvimento da tecnologia hipersônica, seguidos pelos russos — e com os norte-americanos um pouco mais atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Países como França, Japão e Israel também investem na área, mas ainda distantes dos líderes dessa corrida.

Qual a diferença entre um míssil hipersônico e os demais?

A tecnologia hipersônica não é um conceito novo. O primeiro veículo a ultrapassar o Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som) foi um foguete de dois estágios, denominado Project Bumper, lançado em 1949 pelos Estados Unidos.

A principal diferença entre os mísseis hipersônicos e os demais tipos de mísseis está menos na velocidade e mais na trajetória e na capacidade de manobra.

Enquanto os mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) atingem velocidades supersônicas, superando os 6.100 km/h, eles seguem uma trajetória balística parabólica. Isso significa que seu caminho é previsível, facilitando a interceptação por sistemas de defesa. Esses mísseis entram e saem da atmosfera terrestre durante seu trajeto, o que os torna mais vulneráveis a sistemas de defesa bem posicionados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os mísseis hipersônicos podem atingir 6.200 km/h, não muito mais do que um concorrente supersônico. No entanto, eles voam a altitudes mais baixas e mantêm uma trajetória muito mais difícil de prever. Ao contrário dos ICBMs, os mísseis hipersônicos são manobráveis, o que lhes permite alterar seu curso durante o voo — tornando-os muito mais difíceis de rastrear e interceptar.

Como os EUA ficaram para trás nessa corrida

Em recente entrevista à BBC, William Freer, pesquisador do Council on Geostrategy, diz que a razão de Rússia e China estarem à frente dos EUA é simples: “Eles decidiram investir muito dinheiro nesses programas há vários anos.”

Já em outubro de 2021, Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, disse em outubro que a China estava perto de um “momento Sputnik” depois de testarem um foguete hipersônico que voou em órbita baixa, circulando a Terra antes de ir em direção ao seu alvo.

O míssil errou o alvo por cerca de 20 quilômetros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, enquanto os EUA tentam reduzir a distância com o desenvolvimento de sistemas como o míssil “Dark Eagle”, a China colhe os frutos dos pesados investimentos em tecnologia (e também em armas) nas últimas décadas.

No entanto, enquanto a Rússia já usa esse tipo de armamento no campo de batalha, o programa de mísseis hipersônicos dos EUA vêm atravessando uma série de contratempos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar