🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Otávio Preto

Otávio Preto

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.

PARALISAÇÃO

Essa cidade votou em peso em Donald Trump em 2024 — e agora é uma das que mais sofrem com o ‘shutdown’

Shutdown expõe contradições em cidade que depende de empregos federais — e que ajudou a eleger Trump em 2024

Otávio Preto
Otávio Preto
13 de outubro de 2025
10:59
Cidade afetada pelo 'shutdown'
Servidores federais e veteranos em cidades do interior dos EUA enfrentam atrasos e cortes com o novo shutdown - Imagem: Wikimedia Commons

Desde 1º de outubro, diversos serviços públicos dos Estados Unidos foram interrompidos após o Congresso não chegar a um acordo sobre o projeto orçamentário para estender o financiamento federal. Essa paralisação, também conhecida como ‘shutdown’, afeta setores como o aéreo, do turismo, também o pagamento de benefícios e distribuição de determinadas verbas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E uma cidade em específico, onde 67% da população votou em Donald Trump, está sofrendo com as consequências mais do que outras.

Localizada na Costa Leste dos EUA, na Virgínia Ocidental, a pequena cidade de Martinsburg tem cerca de 20 mil habitantes, sendo 3.300 empregados por agências federais entre o hospital de veteranos, uma unidade de processamento do Internal Revenue Service (IRS, equivalente à Receita Federal nos EUA) e um escritório de assistência agrícola.

Outros mil, que também são funcionários públicos, viajam diariamente para Washington DC — que fica a apenas 136 km de distância.

O veterano de guerra, Jonathan Giba, é um dos afetados. Desde que se mudou para um abrigo temporário para ex-combatentes, ele aguarda consultas médicas e odontológicas depois que os medicamentos que lhe foram prescritos o deixaram sem dentes e incapaz de andar — agora, com o shutdown, ele deve ter que esperar mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM: Tempestade à vista para a BOLSA e o DÓLAR: o risco eleitoral que o mercado IGNORA - assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube

Leia Também

O hospital do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA (VA), onde Giba está internado, ainda oferece atendimento médico, mas já teve de interromper outros programas.

Já o veterano da força aérea norte-americana Marcellus Brothers está preocupado com o que está por vir. "Estamos no limbo, é assustador", disse ele à BBC.

Até agora, mais de 700.000 pessoas estão de licença não remunerada, enquanto cerca de 200.000 outros trabalhadores considerados essenciais estão trabalhando sem remuneração enquanto o impasse político se arrasta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A paralisação é a 15ª desde 1981. A mais longa aconteceu durante o primeiro mandato de Trump e durou 35 dias, entre 2018 e 2019.

Agora, em um estado que já estava sendo afetada pelos cortes de emprego promovidos pelo presidente norte-americano para reduzir os gastos federais, esse interrompimento dos serviços ameaça ainda mais a Virginia Ocidental, segundo Kelly Allen, diretora-executiva do Centro de Orçamento e Política da Virgínia Ocidental.

"Temos mais funcionários do governo federal do que mineradores de carvão — um dos principais motores econômicos do estado — na Virgínia Ocidental", diz ela à BBC. "É claro que esses empregos são bem remunerados, vêm com bons benefícios e, em um estado com poucos empregos bem remunerados, isso é muito importante."

Um centro de serviços do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) — responsável por auxiliar agricultores, pecuaristas e proprietários de terras com tarefas como solicitação de empréstimos agrícolas e assistência a desastres — já fechou suas portas e só deve reabrir a mando do governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última quarta-feira (8), o IRS (Receita Federal norte-americana) licenciou 34.000 trabalhadores, então setor de serviços de Martinsburg pode ser afetado em breve.

Donals Trump
Donald Trump - Reprodução YouTube

O impacto econômico do shutdown

A paralisação do governo americano já começa a pesar sobre a economia. Economistas estimam que cada semana de interrupção pode reduzir entre 0,1 e 0,2 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Desta vez, o impacto tende a ser maior, já que o fluxo de dados oficiais praticamente parou — prejudicando análises e decisões de política econômica.

O Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS), responsável pelos principais indicadores do mercado de trabalho, adiou o relatório de empregos da semana passada, mas convocou parte da equipe para produzir o mais recente índice de preços ao consumidor (CPI). Outros relatórios cruciais, como os de vendas no varejo, início de construções e estoques empresariais do Censo, também correm risco de atraso.

Além disso, o Escritório de Análise Econômica (BEA) suspendeu suas atividades antes da divulgação da estimativa inicial do PIB do terceiro trimestre, prevista para 30 de outubro. Sem esses dados, o Federal Reserve (Fed) e analistas privados ficam “às cegas” — sem parâmetros confiáveis para avaliar o ritmo da economia e calibrar decisões de juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses indicadores são fundamentais não apenas para o mercado financeiro, mas também para os ajustes anuais de inflação do governo federal, que determinam reajustes no custo de vida, faixas de imposto de renda, subsídios de empréstimos e análises de custo-benefício de programas públicos.

Embora parte do impacto possa ser compensada após o fim da paralisação — quando os servidores federais receberem o pagamento retroativo —, a incerteza aumentou. Donald Trump colocou em dúvida se todos os funcionários serão integralmente ressarcidos, e na sexta-feira (10) o governo iniciou demissões em massa no funcionalismo. Com isso, a recuperação econômica se torna menos previsível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DEPOIS DA VENEZUELA...

Marco Rubio será presidente de Cuba? As novas ambições de Trump para a ilha 

11 de janeiro de 2026 - 15:01

O secretário de Estado norte-americano nasceu na Flórida, mas é filho de imigrantes cubanos, e tem posições agressivas sobre o país caribenho

O último playboy?

Quem foi Philippe Junot, empresário que entrou para a história ao se casar com Carolina de Mônaco

9 de janeiro de 2026 - 11:57

Da Riviera Francesa ao Palácio de Mônaco, Philippe Junot ficou conhecido mundialmente por um casamento que marcou a história da realeza europeia

OLHO NO ÓLEO

EUA dizem que precisam controlar receitas do petróleo da Venezuela por tempo indeterminado; primeiras vendas já começaram

8 de janeiro de 2026 - 15:47

O governo norte-americano iniciou a comercialização do petróleo venezuelano e promete usar os recursos para estabilizar a economia, ressarcir empresas e ampliar influência política na região

SALTO DE 50%

Orçamento militar bombado: de onde vem o dinheiro para Trump bancar US$ 1,5 trilhão para o Exército?

8 de janeiro de 2026 - 9:25

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirma que a elevação do orçamento militar para US$ 1,5 trilhão em 2027 será financiada por tarifas comerciais

QUEM VAI SE DAR BEM

5 setores e 8 empresas: as ações gringas para ficar de olho em uma potencial reconstrução da Venezuela

8 de janeiro de 2026 - 6:12

Além das janelas de oportunidade entre setores e empresas, o BTG Pactual também avaliou como mercados no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia podem se beneficiar e se prejudicar após a queda de Maduro

VAI VIRAR MODA?

A torneira dos dividendos fechou: proibição de Trump ao setor de defesa pode pegar no Brasil e mexer com seu bolso?

7 de janeiro de 2026 - 19:36

Para que as empresas norte-americanas de defesa distribuam dividendos e recomprem ações, o republicano impôs condições; ele também defendeu um teto para a remuneração de executivos

O BRILHO OFUSCA O RISCO

Disparada do ouro é um alerta para os investidores globais, avisa Ray Dalio

6 de janeiro de 2026 - 19:50

O metal precioso encerrou o ano passado com o maior ganho desde pelo menos 1979, superando em muito o índice S&P 500

A BOLA DA VEZ

De olho na Venezuela, a grande aposta de Michael Burry agora é na ação de uma refinaria

6 de janeiro de 2026 - 17:29

O petróleo venezuelano está entre os mais pesados e com maior teor de enxofre do mundo, e apenas um número limitado de refinarias está equipado para processá-lo com eficiência

MUITA CALMA NESSA HORA

Chevron, Exxon e ConocoPhillips estão nas alturas após captura de Maduro, mas analistas recomendam cautela com as ações 

5 de janeiro de 2026 - 19:34

De acordo com especialistas, o momento não é de euforia e sim de pé no chão com a disparada dos papéis dessas companhias — e tudo por causa do petróleo

SINAL AMARELO

“Início de uma bolha”: Ray Dalio alerta que boom da IA em Wall Street pode esconder riscos iminentes

5 de janeiro de 2026 - 18:40

Índices dos EUA viveram três anos de altas impulsionadas pela inteligência artificial, mas sinais de instabilidade e tensões geopolíticas aumentam o risco de uma correção brusca

OURO NEGRO

Única petroleira americana na Venezuela está no país há mais de 100 anos e se prepara para os efeitos da queda de Maduro

5 de janeiro de 2026 - 13:54

Única petroleira americana atua no país há mais de um século e pode sair na frente com a abertura do setor após a queda de Nicolás Maduro

PAIS DEFENDE DIÁLOGO

“Violação clara do direito internacional”: China quer que os EUA libertem Maduro imediatamente

4 de janeiro de 2026 - 14:45

Governo chinês afirma que a ação dos EUA fere normas internacionais e pede que a crise seja resolvida por meio do diálogo

FIGURA IMPORTANTE DO CHAVISMO

Quem preside a Venezuela agora? Conheça Delcy Rodríguez, sucessora interina de Maduro; Trump cogita negociação

4 de janeiro de 2026 - 10:49

Rodríguez assume em meio à crise política e militar, enquanto Washington sinaliza negociação e Caracas reage

“AMBIENTE DESUMANO”

“Inferno na Terra”: prisão em que Maduro ficará já recebeu El Chapo, P.Diddy e ex-parceira de Epstein

4 de janeiro de 2026 - 9:51

Detido pelos Estados Unidos, o presidente venezuelano aguarda a tramitação das acusações em uma prisão federal de Nova York conhecida por abrigar réus de alta notoriedade e por suas duras condições internas

DEPOIS DA OPERAÇÃO QUE DEPÔS MADURO

“Precedente perigoso”: Conselho de Segurança da ONU se reúne na segunda (5) para tratar do ataque à Venezuela

4 de janeiro de 2026 - 8:53

Reunião foi convocada após ação militar dos EUA que resultou na prisão de Nicolás Maduro; secretário-geral da ONU alerta para “precedente perigoso”

'MAKE VENEZUELA GREAT AGAIN'

Trump divulga imagem de Maduro e diz que EUA vão governar Venezuela; confira os detalhes do pronunciamento

3 de janeiro de 2026 - 14:41

O presidente norte-americano revelou que a operação usou forças aéreas, terrestres e navais. Maduro e a esposa, Cilia Flores, estão sendo levados para Nova York

PAZ EM RISCO

Venezuela confirma ataque dos EUA e exige prova de vida de Maduro; veja as reações na América Latina

3 de janeiro de 2026 - 10:04

Líderes de diversos países da América Latina condenaram os ataques dos Estados Unidos nesta manhã, com exceção apenas do presidente da Argentina

É HOJE

Onde assistir à São Silvestre: a corrida centenária que para a Avenida Paulista

31 de dezembro de 2025 - 5:39

Edição de 100 anos acontece em 31 de dezembro; confira os horários das largadas e onde ver a transmissão ao vivo

TUDO ISSO? 

Quanto vale vencer a São Silvestre? Prêmio de 2025 é recorde 

29 de dezembro de 2025 - 16:55

A edição centenária da São Silvestre entra para a história ao pagar R$ 296 mil em prêmios

ALTA TENSÃO

Sem cessar-fogo temporário: a conversa de Putin e Trump sobre um acordo de paz com a Ucrânia, segundo o Kremlin

28 de dezembro de 2025 - 16:17

Após o telefonema entre os líderes políticos, o Kremlin informou que ambos os presidentes não apoiam a pressão de europeus; entenda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar