🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Guilherme Castro Sousa

DE DISSIDÊNCIA À LIDERANÇA

Bastidores da Casa Branca apontam novo favorito para o lugar de Powell; entenda a disputa pela liderança do maior banco central do mundo

Segundo matéria exclusiva da Bloomberg, Christopher Waller, crítico de Powell e defensor de cortes nos juros, ganha força entre aliados de Trump como possível sucessor na presidência do Fed

Jerome Powell, presidente do Fed, com efeito
Montagem com Jerome Powell, presidente do Fed - Imagem: Federal Reserve / Montagem Brenda Silva

O mandato termina, a missão continua… só falta dizer quem vai assumir o leme. Com os atritos entre Donald Trump e o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, a Casa Branca vive um clima de expectativa. Todos querem saber quem será o próximo a comandar o banco central dos Estados Unidos. Segundo a Bloomberg, um nome já começa a ganhar força na disputa pela cadeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mandato de Powell chega ao fim em maio de 2026. Ainda faltam cerca de nove meses, mas há tempos a tensão permeia cada declaração sobre política monetária em Washington.

Segundo reportagem exclusiva da Bloomberg, o futuro pode estar mais visível do que parece. A matéria indica que Christopher Waller, atual governador do Fed, surge como um dos principais candidatos à presidência do banco central entre os assessores de Donald Trump, que já buscam um substituto para Powell, segundo fontes próximas às discussões.

O motivo? Waller bateu de frente com Powell e foi um dos dois membros do conselho a votar contra a decisão de manter a taxa básica de juros estável pela quinta vez consecutiva — uma pauta cara a Trump, que pressiona pela queda dos juros, hoje na faixa entre 4,25% e 4,50%. 

Os assessores ficaram impressionados com a disposição de Waller em ajustar a política monetária com base em previsões, e não apenas em dados presentes, além do seu profundo conhecimento do sistema do Fed como um todo, disseram fontes à Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Waller já se reuniu com a equipe de Trump para discutir a função, embora ainda não tenha se encontrado diretamente com o presidente. Também estão no páreo Kevin Warsh, ex-diretor do Fed, e Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca.

Leia Também

“O presidente Trump continuará a indicar os indivíduos mais competentes e experientes”, afirmou o porta-voz Kush Desai. “A menos que venha do próprio presidente Trump, no entanto, qualquer discussão sobre decisões de pessoal deve ser considerada pura especulação.”

Por que a pressa?

O clima de guerra entre a Casa Branca e o Fed não é novidade. 

A série de intrigas entre Trump e Powell ficou mais evidente nos últimos meses, e gira principalmente em torno da manutenção da taxa de juros americana ao longo de 2025, somada ao efeito das tarifas, que o governo argumenta serem fator de incerteza e impeditivo para uma queda do índice.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só para ter um gostinho de como estão as relações: na  última quinta-feira, Trump usou sua rede Truth Social para atacar Powell após a decisão do comitê de manter os juros entre 4,25% e 4,50% na “Super Quarta”.

Na publicação, Trump chamou Powell de “muito irritado, muito estúpido e muito político”. O republicano afirmou ainda que ele não tem condições de ocupar o cargo. “Está custando ao nosso país TRILHÕES DE DÓLARES, além de uma das reformas mais incompetentes, ou corruptas, de um prédio(s) na história da construção!”, escreveu na postagem.

“Um perdedor total”, completou.

Diante desse cenário, a ansiedade pela troca de comando no Fed ganha contornos de urgência dentro do governo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ironia é que foi o próprio Trump, em seu primeiro mandato, quem indicou Powell ao cargo. Ele assumiu a presidência do Fed em fevereiro de 2018, mas após a vitória de Joe Biden, Powell manteve uma abordagem sóbria e acabou reconduzido ao posto pelo presidente democrata em 2022.

  • LEIA TAMBÉM: Market Makers destrincham o ‘método de investimento de Mugler e Buffett’ em 3 aulas gratuitas; veja

O caminho de Waller à presidência do Fed

A possível guinada para Waller ganhou força nesta terça-feira (5), quando Trump revelou que Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA e até então favorito para a indicação, preferiu não participar da disputa.

“Eu adoro o Scott, mas ele quer ficar onde está. Estou tirando ele dos nomes cogitados para o cargo, porque ontem à noite eu perguntei se havia algo que ele queria, e ele respondeu: ‘Não, quero ficar onde estou’”, disse Trump em entrevista.

Junto com o anúncio, Trump também indicou o ex-diretor do Fed, Kevin Warsh, e Kevin Hasset, diretor do Conselho Econômico dos EUA, como opções “muito boas”, mas também afirmou ainda ter mais dois nomes em mente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a autocandidatura de Waller — intencional ou não — aconteceu ainda antes, quando, na semana passada, ele e Michelle Bowman, ambos indicados por Trump aos seus atuais cargos no Fed, votaram a favor de um corte de 0,25 ponto percentual, citando sinais crescentes de fraqueza no mercado de trabalho.

Essa posição contrasta com a de Powell e de outros membros do conselho, que continuam descrevendo o mercado como sólido e preferem manter cautela nas decisões, a fim de avaliar como as tarifas impostas por Trump impactaram a economia americana.

Um homem do presidente

Trump nomeou Waller para o Fed em 2020. Antes disso, ele foi diretor de pesquisa e vice-presidente executivo no Fed de St. Louis. Sua nomeação foi aprovada no Senado por uma margem apertada: 48 votos a 47.

Em 2022, Waller participou de um debate público com economistas influentes fora do Fed, como o ex-secretário do Tesouro Larry Summers. Defendeu a tese de que o banco central conseguiria reduzir a inflação pós-pandemia sem elevar significativamente o desemprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No fim das contas, ele acertou: a inflação caiu para abaixo de 3% e o desemprego não ultrapassou os 4,2%.

A insatisfação de Trump com Powell levanta dúvidas sobre se o próximo indicado manterá a tradição de independência do Fed. Waller, por sua vez, afirmou em abril que a independência do banco central é “fundamental para o bom funcionamento da economia dos EUA”.

No momento Trump também possui outra carta na sua cruzada pelos cortes de juros. Além do futuro presidente do Fed, o presidente dos EUA também deverá escolher um nome para a cadeira deixada por Adriana Kugler, que renunciou recentemente ao cargo de diretora do banco central americano.

“Estou feliz de ter um espaço aberto agora no Fed com a saída de Kugler”, disse Trump à imprensa na Casa Branca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

FALHA DE SEGURANÇA

O que o assalto ao Museu do Louvre pode te ensinar sobre como (não) criar uma senha — e 5 dicas para proteger sua vida digital

5 de novembro de 2025 - 11:38

Auditorias revelaram o uso de senhas “fáceis” nos sistemas de segurança de um dos museus mais importantes do mundo

JÁ É RECORDE

Outra façanha de Trump: a maior paralisação da história dos EUA. Quais ações perdem e quais ganham com o shutdown?

5 de novembro de 2025 - 7:01

Além da bolsa, analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro explicam os efeitos da paralisação do governo norte-americano no câmbio

MODELO DO CRESCIMENTO CHINÊS

Como uma vila de pescadores chegou a 18 milhões de habitantes em menos de 50 anos

2 de novembro de 2025 - 11:58

A sexta maior cidade da China é usada pelo país como exemplo de sua política de desenvolvimento econômico adotada no final da década de 1970

PRECISA FICAR DE OLHO

Crianças estão terceirizando pensamento crítico para IAs — e especialistas dão dicas para impedir que isso ocorra

1 de novembro de 2025 - 15:44

Chatbots como Gemini e ChatGPT podem ter efeitos problemáticos para os jovens; especialistas falam como protegê-los diante da popularização dos serviços de IA

OMCIA?

Quem vai controlar a inteligência artificial? A proposta de Xi Jinping para uma governança global sobre as IAs

1 de novembro de 2025 - 12:12

Xi Jinping quer posicionar a China como alternativa aos Estados Unidos na cooperação comercial e na regulamentação da inteligência artificial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar