🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

AGORA É PRA VALER

As declarações bombásticas de Trump na posse: o novo presidente dos EUA vai fazer o que promete?

Em uma espécie de show coreografado, o republicano repetiu os mesmos passos de 2017, com afirmações contundentes. Especialistas contam para você o que realmente importa.

Carolina Gama
20 de janeiro de 2025
16:27 - atualizado às 17:02
O presidente dos EUA Donald Trump
O presidente americano Donald Trump - Imagem: Shutterstock

“A era de ouro dos EUA começa agora, e não permitiremos mais que sejamos explorados”. Foi com essa afirmação que Donald Trump tomou posse como 47° presidente norte-americano — a primeira de uma série de declarações bombásticas e que só pegou de surpresa quem não tem familiaridade com o republicano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma espécie de show coreografado, Trump repetiu os mesmos passos de 2017, com declarações contundentes, mas que não foram executadas ao pé da letra como o prometido. 

“Faz parte do show, mas não houve surpresas no discurso. Trump repetiu exatamente o que já vinha falando durante a campanha e depois que venceu as eleições do ano passado. Queremos ver os decretos que ele disse que vai assinar”, diz Matheus Spiess, analista da Empiricus Research. 

O que Trump disse na posse

"Eles tentaram me matar e me eliminar, mas minha vida foi salva para tornar os EUA grandes novamente", disparou Trump em outra das declarações bombásticas no discurso após o juramento. 

O novo presidente dos EUA também afirmou que, a partir do momento de sua posse, só existiriam dois gêneros no país: “homens e mulheres”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump também prometeu retaliação política, embora não esteja claro até onde ou se ele cumprirá de fato essa promessa. "A balança da justiça será reequilibrada", disse Trump, acrescentando que o "armamento" acabará. 

Leia Também

Trump foi acusado em quatro casos criminais diferentes, dois federais e dois nos estados — Nova York e Geórgia. Apenas um foi a julgamento antes da eleição. Trump foi condenado em Nova York por fraude empresarial, decorrente de pagamentos de dinheiro para esconder um suposto caso com uma atriz de filmes adultos.

Spiess lembra que o discurso de Trump foi usado para “falar diretamente com a base que o elegeu”. “Foi assim em 2015 e está sendo assim de novo”, afirmou o analista da Empiricus. 

“Os EUA serão respeitados novamente e admirados novamente, inclusive por pessoas de religião, fé e boa vontade. Seremos prósperos”, disse Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele também não esqueceu dos presentes. Elon Musk estava entre os bilionários presentes na posse e foi indiretamente mencionado.

"[Os EUA] perseguirão o destino manifesto nas estrelas, lançando astronautas americanos para plantar as estrelas e listras no planeta Marte”, afirmou Trump.

Musk, que é CEO da SpaceX e megadorador de Trump, levantou os braços no ar e então deu ao novo presidente dos EUA um duplo polegar para cima, sorrindo em resposta.

Trump lança as bases para as mudanças prometidas

Mas nem só de declarações bombásticas foi feito o discurso de Trump. O republicano aproveitou a ocasião para lançar as bases para as mudanças que prometeu fazer para reformular as políticas de imigração, comércio, impostos e energia nos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a campanha, o novo presidente norte-americano disse que pressionaria por tarifas sobre produtos estrangeiros, expandiria a perfuração de petróleo e deportaria milhares de imigrantes sem status legal no país.

De olho nisso, Trump afirmou que assinaria uma série de decretos com foco na imigração e na economia. Ele disse ainda que declararia uma emergência nacional na fronteira sul, interrompendo a imigração e deportando "imigrantes criminosos".

"Faremos isso em um nível que ninguém nunca viu antes", prometeu Trump.

Trump também afirmou que declararia uma emergência energética nacional, rescindiria o Green New Deal (Novo acordo verde, um conjunto de propostas econômicas voltadas para conter a crise ambiental) e o mandato de veículos elétricos, além disso, criaria um External Revenue Service (Serviço de Receita Externa) para nivelar tarifas dos produtos de outros países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump argumentou que essas medidas ajudariam a construir a prosperidade norte-americana, embora tenha dito após a eleição que seria difícil reduzir os preços. Vale lembrar que durante a campanha, a inflação foi consistentemente mostrada como a principal preocupação de muitos eleitores.

“Teremos orgulho. Seremos fortes e venceremos como nunca antes. Não seremos conquistados. Não seremos intimidados. Não seremos quebrados. E não falharemos. Deste dia em diante, os EUA serão uma nação livre, soberana e independente”, disse.

Ele também voltou a mencionar a mudança de nome do Golfo do México para Golfo dos EUA e que poderia aumentar o território norte-americano com novas anexações. 

“Fomos muito maltratados por esse presente tolo que nunca deveria ter sido feito, e a promessa do Panamá para nós foi quebrada”, disse Trump, referindo-se ao Canal do Panamá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chineses e empresas de outros países operam portos próximos ao canal, mas a Autoridade do Canal do Panamá, uma agência do Panamá, administra o canal. 

Trump já afirmou em outras ocasiões que o Canal do Panamá está cobrando “preços e taxas de passagem exorbitantes” a navios mercantes e navais dos EUA.

“O propósito do nosso acordo e o espírito do nosso tratado foram totalmente violados. Os navios norte-americanos estão sendo severamente sobrecarregados e não tratados de forma justa de nenhuma forma, e isso inclui a Marinha dos EUA e, acima de tudo, a China está operando o Canal do Panamá. E não o demos à China. Demos ao Panamá e estamos tomando de volta”, disse Trump.

ONDE INVESTIR EM 2025: Como buscar lucros em dólar com investimentos internacionais

E o bitcoin?

Durante a campanha, Trump se mostrou um entusiasta das criptomoedas. As sinalizações do republicano em favor desse mercado ajudaram o bitcoin (BTC) a bater recordes, superando os US$ 100 mil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na madrugada de hoje, o BTC chegou a renovar nova máxima de US$ 109 mil, mas voltou a cair no que pareceu um evento de “compre o boato e venda no fato”. 

Enquanto Trump discursava na posse de hoje, o bitcoin chegou a cair um pouco mais diante da ausência de qualquer sinalização sobre as criptomoedas entre os temas mencionados pelo novo presidente norte-americano.

Valter Rebelo, analista de criptoativos da Empiricus Research, disse que a ausência do tema no discurso de posse de Trump não supreende. 

“Me surpreenderia se ele tivesse falado alguma coisa. O discurso é o momento de falar para o público geral e de crises mais gerais. Criptomoedas são mais nichadas”, disse Rebelo, acrescentando que “o importante serão os decretos que começarão a ser assinados hoje”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais cedo, a primeira-dama Melina Trump lançou a própria meme coin. Na sexta-feira (17), Trump havia feito o mesmo. O Seu Dinheiro contou essa história e você pode saber mais detalhes aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AMÉRICA LATINA

Eleições na Bolívia testam resistência de 20 anos de hegemonia política

17 de agosto de 2025 - 13:25

Crise econômica, racha no MAS e ausência de Evo Morales transformam a eleição deste domingo em uma disputa aberta e histórica

ESG EM RISCO

Efeito Trump sobre investimento verde deve ser temporário, mas há receios de retração

17 de agosto de 2025 - 10:34

A Net-Zero Banking Alliance sofreu sucessivas baixas logo no começo de 2025 e ainda há o receio de possíveis mudanças das agendas de instituições multilaterais, como o Banco Mundial

MADE IN USA

Agenda de tarifas do Trump: próximas semanas reservam novas taxas sobre chips e aço que podem chegar a 300%

16 de agosto de 2025 - 9:40

Presidente dos EUA fala em taxações que podem começar mais baixas e subir depois, mirando semicondutores e metais em setores estratégicos da economia

DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

16 de agosto de 2025 - 8:50

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

ORÁCULO DE OMAHA

Nem Apple, nem UnitedHealth: a maior posição da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é outra

15 de agosto de 2025 - 12:30

Documento regulatório divulgado na quinta-feira (14) mostrou as atualizações de carteira do megainvestidor e deu indícios sobre suas apostas

DE OLHO NA ILHA

Cidadania australiana para brasileiros: caminhos, desafios e as novas regras para viver legalmente no país

15 de agosto de 2025 - 8:16

Com taxas mais altas e regras mais duras, brasileiros precisam de estratégia para conquistar cidadania na Austrália

SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

14 de agosto de 2025 - 17:37

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

MEMO DO HOWARD MARKS

‘Guru’ de Warren Buffett vê sinais preocupantes no S&P 500 e volta a questionar: há uma bolha na bolsa americana?

14 de agosto de 2025 - 16:31

Cofundador da Oaktree Capital analisa o otimismo em relação ao mercado de ações dos EUA e destaca porque é preciso ter cautela

GUERRA FRIA RELOADED

Poderia ser irônico se não fosse verdade: encontro entre Trump e Putin chama atenção pelo local

13 de agosto de 2025 - 19:35

Os dois líderes devem se reunir na sexta-feira (15) em uma tentativa de estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia que leve ao fim da guerra, mas europeus não estão confiantes nos propósitos do presidente norte-americano

CORTOU NA RAIZ

Vitória de Milei: inflação da Argentina cai para o menor nível desde 2020 e se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês seguido

13 de agosto de 2025 - 18:37

Dado reflete a busca do governo argentino por estabilidade em meio a reformas profundas e acordo com o FMI

NO ALVO

Lula e Moraes na mira: governo Trump acusa Brasil de censura e deterioração dos direitos humanos

12 de agosto de 2025 - 19:09

Documento do Departamento de Estado dos EUA critica atuação do STF, menciona o presidente brasileiro e amplia pressão sobre Brasília em meio a mudanças na política externa norte-americana

VAI RESOLVER NA JUSTIÇA

Powell vai parar nos tribunais? Se depender de Trump, sim. Aqui está o motivo

12 de agosto de 2025 - 13:35

O republicano disse nesta terça-feira (12) que está considerando permitir um grande processo contra o chefe do banco central norte-americano

PAREM A GUERRA!

Relógio de Trump faz “tic-taco” e China ganha mais tempo para negociar as tarifas com os EUA

11 de agosto de 2025 - 17:25

O decreto foi assinado pelo republicano poucas horas antes da meia-noite, quando a pausa nas tarifas deveria expirar

INTERNACIONAL

Quem era Miguel Uribe, o pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia morto após ser baleado em comício

11 de agosto de 2025 - 10:37

Filho de uma família influente na política colombiana, Miguel Uribe buscava a indicação de seu partido para concorrer à presidência no ano que vem

SEM 'JEITINHO'

Green Card, vistos e cidadania americana: o que mudou após Donald Trump?

11 de agosto de 2025 - 8:16

Com cerco migratório como bandeira, Donald Trump mudou o jogo para quem quer obter vistos e cidadania nos EUA; saiba o que mudou, como se proteger e quais caminhos continuam abertos para morar e trabalhar legalmente no país

ENCONTRO MARCADO

Trump e Putin se preparam para negociar cessar-fogo na guerra da Ucrânia; republicano quer Zelensky na mesa, mas acordo preocupa Kiev

10 de agosto de 2025 - 18:22

O encontro vem na esteira do fim do prazo de Trump para que Putin concordasse com um cessar-fogo; entenda o que está em jogo agora

CORRIDA DA TECNOLOGIA

China pressiona EUA para aliviar controle sobre exportação de chips de IA em meio às negociações do tarifaço de Trump

10 de agosto de 2025 - 12:51

Essa não é a primeira vez que Pequim indica a exportação de chips como um ponto-chave para as negociações

GUERRA COMERCIAL

Um beco sem saída? Vice-secretário de Trump culpa Moraes pela crise entre EUA e Brasil

10 de agosto de 2025 - 9:55

Christopher Landau afirmou que o ministro destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os Estados Unidos

ALÔ, COMPANHEIRO

Putin liga para…Lula? Veja o que o presidente russo falou sobre guerra na Ucrânia em meio às pressões de Trump pelo fim do conflito

9 de agosto de 2025 - 16:22

Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, os líderes russo e brasileiro também compartilharam informações sobre as negociações com os Estados Unidos

BRILHO TARIFADO

Ouro continua renovando recordes — e a culpa agora é do tarifaço de Trump

8 de agosto de 2025 - 15:07

Decisão da alfândega dos EUA surpreende mercado, atinge em cheio refinadores suíços e ameaça fluxo global do metal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar