O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
ReVar, calculadora do imposto de renda para a renda variável, ganha lançamento oficial e deve diminuir custo de investir na bolsa
O ReVar, programa auxiliar da Receita Federal para o cálculo e recolhimento do imposto de renda sobre os ganhos com ativos de renda variável negociados em bolsa, foi liberado aos investidores brasileiros no fim do ano passado.
Mas foi apenas nesta sexta-feira (9) que a tão aguardada (e necessária) ferramenta ganhou um lançamento oficial, com direito a toque de campainha de início de pregão na sede da B3, em São Paulo.
Estiveram presentes na cerimônia o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas e o presidente da B3, Gilson Finkelsztain — um indicativo da importância estratégica do novo programa, tanto para o governo quanto para a dona da bolsa de valores brasileira.
Segundo Haddad, o lançamento do ReVar integra a agenda de digitalização e simplificação do sistema tributário brasileiro, do qual também faz parte a reforma tributária.
“Isso está no espírito da digitalização completa da economia brasileira, que já está em curso e vai ganhar tração a partir do ano que vem, com a digitalização do imposto sobre o consumo. Em cerca de dois ou três anos, toda a economia brasileira vai estar digitalizada”, disse o ministro em conversa com jornalistas, após o toque da campainha.
“Não vamos mais gastar tempo e dinheiro com preenchimento de documento, possibilidade de erro. Tudo estará transparente, integrado com o sistema bancário, a Receita Federal, o Banco Central”, prometeu.
Leia Também
De fato, antes do lançamento do ReVar, calcular o custo de aquisição, o valor de venda e os ganhos e prejuízos com a compra e venda de ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, entre outros ativos negociados em bolsa, era um dos maiores pesadelos do investidor pessoa física brasileiro. Informar tudo isso na Declaração de Ajuste Anual não é muito mais fácil.
O penoso processo fazia com que muitos contribuintes acabassem recorrendo ao serviço de profissionais de contabilidade, como contadores e advogados tributaristas, o que eleva o custo de investir diretamente em ativos de bolsa.
A expectativa do governo e da B3 agora é que, com a simplificação do ReVar, esta necessidade e este custo sejam reduzidos, e que o temor de acabar se encrencando com a Receita deixe de ser um entrave para as pessoas físicas investirem na bolsa.
Em seu discurso durante a cerimônia, o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, admitiu que a apuração do IR devido era uma das principais dores do início da jornada dos investidores na renda variável e frisou que o ReVar deve contribuir para atrair mais investidores para a bolsa.
“[O ReVar] faz parte de um movimento de simplificação, desburocratização dos processos, que torna a jornada do investidor mais amigável”, disse o CEO da B3.
Já o ministro Fernando Haddad destacou que “se gasta muito dinheiro no Brasil para contratar profissionais” para simplificar a vida na hora de declarar o IR e evitar cair na malha fina, mas às vezes “nem o especialista consegue entender” o emaranhado de regras tributárias do país.
“Não é nem para arrecadar mais, nem para arrecadar menos. Ao arrecadar o justo, você estimula o cidadão a investir mais em renda variável”, disse Haddad sobre o ReVar durante seu discurso.
“Tornar-se sócio de uma empresa vai ficar mais fácil no Brasil. Hoje, uma pessoa que admira uma empresa, quer se tornar sócio, pode deixar de fazê-lo pelas dificuldades no imposto de renda. Agora acabou a dificuldade, acabou o medo”, completou.
O ReVar também faz parte da agenda de digitalização e automatização de processos da Receita Federal, que a cada ano vem acrescentando mais dados à declaração pré-preenchida e, neste ano, apresentou uma nova versão da declaração online dentro do serviço Meu Imposto de Renda.
A meta do Fisco é que, no futuro, o Programa Gerador da Declaração, aquele que os contribuintes instalam no computador, seja aposentado, e todas as declarações sejam feitas e entregues online ou via app.
Em sua fala durante a cerimônia de lançamento do ReVar, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, ressaltou que os dados da ferramenta serão transferidos automaticamente para a Declaração de Ajuste Anual e que o objetivo é que, no futuro, 100% da declaração seja pré-preenchida.
“Mesmo que o contribuinte esqueça, ele não será punido, pois a declaração estará pré-preenchida. Hoje nós até deixamos de pagar restituições porque os contribuintes se esquecem de declarar”, disse o secretário.
O ReVar é uma ferramenta auxiliar da Receita Federal que fica disponível dentro da Área do Investidor da B3 para os investidores que autorizarem o compartilhamento de informações entre a dona da bolsa e o Fisco.
A calculadora carrega os dados das operações realizadas pelos investidores na bolsa a partir das informações das suas corretoras para apurar os ganhos e prejuízos líquidos decorrentes da operação e, se for o caso, também o imposto devido, com geração de DARF para pagamento.
Atualmente, o serviço está disponível apenas para transações no mercado à vista com ações e units, fundos listados (fundos imobiliários e fiagros, por exemplo), ETFs (fundos de índice) e BDRs (recibos de ações listadas em bolsas estrangeiras negociados na B3).
Futuramente, também serão contemplados contratos futuros de índice e dólar e serão implementados cálculos como o de grupamento de ações, pagamento de proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) e outros eventos corporativos.
“Vamos evoluir para derivativos e empréstimos de ativos. A jornada não para por aqui”, disse Gilson Finkelsztain.
Nova aposta da varejista oferece retorno acima da poupança e proteção do FGC; entenda se o risco de crédito compensa a rentabilidade turbinada
Pesquisa mostra que a maior parte dos brasileiros já ouviu falar do CDI, mas não entende como funciona nos investimentos
Instituições financeiras, de ensino, consulados e imobiliárias aceitam o Imposto de Renda como comprovante de renda por quem é trabalhador informal, autônomo e MEI; entenda como
Recentemente, a Receita Federal informou que, no último lote, não foi possível efetivar o pagamento de 17.744 restituições, totalizando cerca de R$ 265,6 milhões
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, admitiu a intenção de acabar com a declaração de imposto de renda como a conhecemos, mas não é para agora
Enquanto o corte dos juros ainda não fez efeito, a pesquisa mostra que o endividamento aumentou entre os brasileiros de rendas mais altas
Mesmo com o corte da taxa Selic apenas algumas semanas antes da Dupla de Páscoa, a renda fixa segue como a classe de ativos mais atrativa do momento
Editora que detém os direitos para comercializar o álbum da Copa de 2026 divulga preço, quantidade de figurinhas e data de lançamento.
Prêmios em bets legalizadas e saldos deixados em contas nas casas de aposta podem ser tributados e devem ser informados na declaração de IR 2026
Proposta de cobrar imposto sobre pets previa taxa diária para turistas com cães e gatos e multas para quem descumprisse regras de convivência
Ainda embrionário, sistema de free flow enfrenta críticas por falta de informação e erros de cobrança de pedágio desde sua implementação, em 2023
Estados precisam aprovar lei ordinária para as regras da reforma tributária passarem a vigorar — mas nenhum deles fez isso ainda
A barra Eureka é um tijolo de ouro de 29kg que estava a bordo de um navio que naufragou em 1857 na costa dos EUA
Casos de famosos semelhantes ao de Anita Harley revelam como fortuna, família e Justiça costumam se cruzar em disputas por herança
Pesquisa mostra que as plataformas de apostas online se tornaram um fator macroeconômico relevante para as dívidas dos brasileiros
Fundo irá pagar os valores devidos a 152 mil pessoas, entre investidores de CDBs e clientes que tinham conta no banco liquidado
O caso de Anita Harley, principal acionista da Pernambucanas, virou série documental, mas não é o único: outras disputas bilionárias que derem o que falar.
Confira na íntegra o texto publicado no Diário Oficial da União com as regras do IR 2026 e orientações para a declaração
Brasileiros terão até o dia 29 de maio para prestar contas ao Leão; baixe aqui o programa do imposto de renda
O documento é necessário para encerrar as obrigações fiscais no país e evitar dores de cabeça com a dupla tributação e outros problemas no futuro