🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

IR 2025

Investimento alternativo ou vitória judicial: veja como declarar precatórios no imposto de renda

Se você recebeu o pagamento de um precatório no ano passado ou se investe nesse tipo de ativo alternativo, veja como informar a situação na sua declaração

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
29 de abril de 2025
7:28 - atualizado às 10:35
Leão do imposto de renda 2025
Imagem: Montagem Andrei Morais / Adobe Firefly

Se você recebeu recursos de um precatório em 2024 ou se tem investido nesse tipo de ativo alternativo, nesta matéria nós vamos ver como declarar precatórios no imposto de renda 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem basicamente duas situações relacionadas a precatórios no imposto de renda, mas ambas são bem simples de declarar.

A mais tradicional diz respeito aos contribuintes que receberam recursos relativos ao pagamento de um precatório e desejam saber onde informar esta quantia.

A segunda situação refere-se ao investimento em precatórios, que vem se disseminando, aos poucos, também entre pessoas físicas.

Neste último caso, o investidor adquire um precatório, isto é, um direito de receber aqueles recursos quando eles forem finalmente pagos pelo ente público devedor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se, assim, de um direito creditório, isto é, o credor original antecipa os valores que lhe são devidos com um desconto ao vender o precatório para um investidor, que terá uma rentabilidade no momento em que o precatório for pago a um preço mais alto que o da compra.

Leia Também

Vejamos como declarar cada uma dessas situações no imposto de renda 2025.

    Como declarar precatórios no imposto de renda

    Se você é o credor original e recebeu o pagamento dos precatórios em 2024

    Se você era o beneficiário original do precatório e recebeu o pagamento no ano passado, você deve declarar esses rendimentos na ficha de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA), porque eles justamente se referem a rendimentos que você deveria ter recebido no passado, talvez de forma espaçada, mas está recebendo agora, com atraso, tudo de uma vez.

    Você deverá seguir o informe de rendimentos providenciado junto à instituição financeira por meio da qual o pagamento foi feito ou então pedir ajuda ao seu advogado para consultar os detalhes do pagamento no processo.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Na ficha de RRA, abra um novo rendimento, escolhendo a aba mais adequada a depender de quem recebeu o pagamento, se o titular da declaração ou um dos dependentes.

    No item aberto referente a esse pagamento, informe o nome e o CNPJ da fonte pagadora, o valor dos rendimentos tributáveis (se houver parcela isenta, no caso de maiores de 65 anos, informar este valor separadamente, em campo próprio), a parte do valor recebido que é referente a juros e o imposto retido na fonte.

    Se tiver havido desconto de contribuição para Previdência Social e pensão alimentícia, há campos específicos na ficha de RRA também para informar estes valores.

    No fim da ficha, você deverá informar em que mês os valores foram recebidos e dizer a quantos meses eles se referem, o que deve constar no processo. Segundo o advogado tributarista Samir Choaib, sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, esta é a informação mais importante ao se declarar RRA.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Após preencher todos os valores, você deverá marcar se vai optar pela tributação exclusiva na fonte ou pelo ajuste anual. Marque uma opção e depois a outra para verificar qual delas é a mais vantajosa para você. Você poderá conferir, no canto inferior esquerdo do programa, qual delas resulta em mais IR a restituir ou menos IR a pagar.

    “Geralmente a tributação exclusiva na fonte é melhor, mas o contribuinte consegue verificar a mais vantajosa no próprio programa”, diz Samir Choaib.

    Se você é investidor e adquiriu um precatório como investimento

    Neste caso, enquanto você for o detentor do precatório e ele ainda não tiver sido pago, você deverá declará-lo normalmente como um direito na ficha de Bens e Direitos, pois se trata de um direito de receber um pagamento futuro.

    Como não há um código específico para precatórios, você pode tanto optar pelo Grupo 99 - Outros Bens e Direitos, código 99 - Outros Bens e Direitos, como escolher o Grupo 05 - Créditos, código 99 - Outros Créditos. Mas, segundo Samir Choaib, o código, neste caso, é o de menos, o importante é que o item conste na ficha.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Na Discriminação é que você vai informar que se trata de um precatório. Informe como ele foi adquirido, os dados do vendedor, se há uma empresa intermediando a transação (por exemplo, uma instituição financeira), bem como os dados dessa empresa.

    O precatório deve ser declarado pelo seu custo de aquisição. Caso ele tenha sido adquirido em 2024, o campo “Situação em 31/12/2023” ficará zerado. Já se ele tiver sido vendido em 2024, o campo “Situação em 31/12/2024” ficará zerado. Se ele já fazia parte do seu patrimônio em 31/12/2023 e continuava entre os seus bens e direitos em 31/12/2024, você deverá declarar o mesmo valor em ambas as datas.

    VEJA TAMBÉM: Como seus investimentos são tributados

    Rendimentos do seu investimento em precatórios

    Se você vendeu um precatório no ano passado ou se finalmente recebeu o pagamento do devedor, você deverá dar baixa do item na ficha de Bens e Direitos. Se houve lucro, este já deverá ter sido apurado e tributado, se for o caso.

    Se o valor de venda ou o pagamento recebido tiver, porventura, sido inferior ao valor da compra do precatório, você teve prejuízo — então, não é preciso fazer mais nada a não ser dar baixa do precatório na sua ficha de Bens e Direitos, zerando o campo “Situação em 31/12/2024”.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Já se o valor da venda ou o pagamento recebido tiverem sido superiores ao valor da compra do precatório, essa diferença positiva entre os dois valores configura ganho de capital.

    Esse lucro até pode ser isento de imposto de renda, pois se aplica, neste caso, a regra de isenção para bens de pequeno valor, isto é, quando o valor dos bens vendidos por um contribuinte num único mês não ultrapassam R$ 35 mil.

    Do contrário, o ganho de capital com precatórios é tributado, geralmente em 15%, mas a alíquota pode chegar a 22,5%, a depender do valor do lucro.

    Seja como for, o ideal é que o contribuinte, ao receber o rendimento, tenha preenchido o programa Ganhos de Capital (GCAP) — no caso dos valores recebidos no ano passado, o GCAP 2024 — para verificar se há isenção e, em caso negativo, já imprimir o DARF para pagamento do IR devido.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    O prazo de pagamento do imposto de renda sobre ganhos de capital é até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento. Assim, se você recebeu os valores, por exemplo, em julho de 2024, o prazo de pagamento do IR era até o último dia útil de agosto do mesmo ano.

      Quem perde o prazo precisa, posteriormente, recolher o IR em atraso, com multa e juros de mora. A multa corresponde a 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor do imposto devido. Já os juros de mora correspondem à Selic do período que vai do mês seguinte ao do vencimento do tributo até o mês anterior ao pagamento, mais 1% referente ao mês do pagamento.

      Para recolher o imposto em atraso, já com a multa e os juros, você deve calcular o valor do imposto devido (o que pode ser feito no próprio GCAP) e depois utilizar o programa online Sicalc, no site da Receita Federal, para emitir o DARF com os encargos. Basta informar o valor do IR devido e o código 4600, referente ao GCAP.

      Informar os rendimentos na declaração de IR é a parte mais simples. Basta abrir a aba Ganhos de Capital, no menu à esquerda do Programa Gerador da Declaração, e importar o demonstrativo do GCAP.

      CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
      CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

      Ao fazer isso, não só esta ficha será preenchida automaticamente, como também a ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva ou a de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, conforme o caso.

      CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
      CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

      COMPARTILHAR

      Whatsapp Linkedin Telegram
      IMÓVEL NA MIRA

      Novas regras para ITCMD e ITBI entram em vigor e podem deixar heranças, doações e compras de imóveis mais caras

      14 de janeiro de 2026 - 6:02

      Mudanças na base de cálculo e no cruzamento de dados devem elevar o rigor fiscal

      GRANDE DIFERENÇA

      Brasil divide motoristas: IPVA mais barato e mais caro em 2026 — veja onde você paga até 3× mais que no outro lado do país

      13 de janeiro de 2026 - 12:55

      Diferença nas alíquotas do IPVA 2026 faz o imposto de um mesmo carro variar em milhares de reais entre os estados, com Amazonas no piso e São Paulo, Rio e Minas no topo

      REAJUSTE 

      Novo teto do INSS já está valendo; veja quem recebe e como consultar o benefício

      13 de janeiro de 2026 - 11:47

      Reajuste de 3,9% vale para aposentadorias e benefícios acima do salário mínimo; veja regras, datas e quem chega no teto 

      DINHEIRO DE VOLTA

      FGC deve começar a pagar CDBs do Master nos próximos dias: veja como entrar na fila para receber mais rápido

      12 de janeiro de 2026 - 15:30

      Ressarcimento tem um passo a passo que o investidor deve se atentar para não ficar por último na fila

      AGORA SIM

      Acabou o suspense: ganhador de quase R$ 182 milhões na Mega da Virada de 2025 finalmente resgata prêmio

      12 de janeiro de 2026 - 10:23

      Se o ganhador da Mega da Virada de 2025 perdesse o prazo, teria deixado na mesa o maior prêmio ‘esquecido’ da história das loterias no Brasil

      AGORA VAI?

      FGC deve iniciar pagamentos dos CDBs do Banco Master na próxima semana, diz jornal

      9 de janeiro de 2026 - 18:43

      Já faz 52 dias desde a decretação da liquidação extrajudicial pelo Banco Central, em 18 de novembro — a maior espera em mais de dez anos

      QUEM ME PAGA?

      O que acontece com os CDBs do Banco Master se a liquidação extrajudicial for revertida?

      8 de janeiro de 2026 - 19:35

      Especialistas descartam reversão da liquidação e explicam por que o FGC continua responsável pelo pagamento aos investidores

      CARRO POTENTE E IMPOSTO MAIS AINDA

      O IPVA mais caro do Rio de Janeiro passa de R$ 300 mil — e o carro tem menos de 25 unidades no Brasil

      8 de janeiro de 2026 - 16:41

      O IPVA mais alto do Rio de Janeiro em 2026 ultrapassa R$ 300 mil e equivale ao preço de um imóvel em muitas cidades do país

      TERMINA HOJE

      Última oportunidade: veja como pagar IPVA à vista com 15% de desconto

      8 de janeiro de 2026 - 10:21

      Desconto de 15% beneficia os proprietários de veículos emplacados em apenas um Estado; veja qual

      AGORA SÓ FALTA UM

      Mega da Virada de 2025: vencedor ainda não resgatou prêmio — e vai bater um recorde absoluto se não se apressar

      8 de janeiro de 2026 - 8:31

      Se o ganhador da Mega da Virada de 2025 que ainda não se apresentou à Caixa realmente perder o prazo, terá deixado na mesa o maior prêmio ‘esquecido’ da história das loterias no Brasil.

      PRODUTOS RECOLHIDOS

      Anvisa retira panetone do consumo após detectar fungos e suspende fórmulas infantis da Nestlé

      7 de janeiro de 2026 - 13:44

      Decisão atinge lotes específicos de panetones e produtos “funcionais” com ingredientes não autorizados; consumidores devem parar o uso

      AO FIM DE FEVEREIRO

      IPVA 2026 no Espírito Santo: veja quando pagar, como parcelar e garantir desconto

      7 de janeiro de 2026 - 12:47

      Espírito Santo concede um dos maiores descontos do país no IPVA 2026 para quem paga à vista e permite parcelamento em até seis vezes

      COMEÇA EM BREVE

      IPVA 2026 em Mato Grosso: veja quando pagar, como parcelar e quais descontos estão disponíveis

      7 de janeiro de 2026 - 11:31

      Mato Grosso oferece desconto para pagamento à vista do IPVA 2026 e permite parcelar o imposto ao longo do ano, conforme o final da placa

      NÃO CONTAVAM COM MINHA ASTÚCIA 

      Chapolin: como funciona o golpe no qual bandidos usam controle de portão para roubar carros — e os donos só percebem quando é tarde demais

      7 de janeiro de 2026 - 10:45

      Golpe conhecido como “Chapolin” impede o travamento das portas e transforma distração em furto silencioso 

      IMPOSTOS

      IPVA 2026 no Distrito Federal: veja quando pagar, quais são os descontos e como parcelar

      7 de janeiro de 2026 - 10:32

      Distrito Federal mantém alíquotas do IPVA e concede desconto de 10% para quem paga o imposto à vista, com vencimentos a partir de fevereiro

      JÁ EM JANEIRO

      IPVA 2026 no Rio Grande do Sul: veja quando pagar, como parcelar e quais descontos estão disponíveis

      7 de janeiro de 2026 - 9:50

      Rio Grande do Sul abre cobrança do IPVA 2026 em dezembro de 2025, com descontos cumulativos e parcelamento em até seis vezes sem juros

      IPVA

      IPVA 2026 em Minas Gerais: veja quando pagar, quais são as alíquotas e como garantir desconto

      7 de janeiro de 2026 - 8:36

      Governo de Minas Gerais manteve o desconto para pagamento à vista e o parcelamento do IPVA 2026 em até três vezes, com vencimentos por final de placa

      IPVA

      Calendário do IPVA 2026 no Ceará: confira as datas de pagamento e descontos

      7 de janeiro de 2026 - 7:59

      Secretaria da Fazenda do Ceará manteve as alíquotas do IPVA e oferece desconto para pagamento à vista, com benefício extra para participantes do programa Sua Nota Tem Valor

      POSSIBILIDADE DE DESCONTO

      Calendário do IPVA 2026 no Paraná: confira as datas de pagamento e descontos

      6 de janeiro de 2026 - 18:54

      Secretaria da Fazenda do Paraná manteve desconto para pagamento à vista e parcelamento em até cinco vezes, com vencimentos definidos pelo final da placa

      MERCADO IMOBILIÁRIO

      Preço para comprar imóvel disparou 16% em uma capital do Nordeste — no país, valorização de 2025 é a segunda maior em 11 anos

      6 de janeiro de 2026 - 18:41

      Valorização no preço dos imóveis ficou bastante acima da inflação, com metro quadrado chegando a R$ 14 mil na capital mais cara

      Menu

      Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

      Fechar