🔴 [NO AR] ONDE INVESTIR EM MAIO: CONFIRA +30 RECOMENDAÇÕES PARA ESTE MÊS – ASSISTA AGORA

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

IR 2025

Até quem já morreu precisa prestar contas ao Leão: como declarar espólio e herança no imposto de renda 2025

Declarar espólio é obrigatório quando este se enquadra nas regras de obrigatoriedade e quando ocorre a conclusão do processo de inventário; herdeiros também precisam informar valores recebidos nas suas declarações

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
6 de maio de 2025
7:08 - atualizado às 11:28
Leão do imposto de renda 2025
Declaração de espólio é obrigatória quando inventário é concluído, e todos os herdeiros devem declarar suas partes. Imagem: Montagem Andrei Morais / Adobe Firefly

Nem a morte isenta o contribuinte de prestar contas ao Leão. Mesmo quem já faleceu pode precisar ter uma declaração de imposto de renda preenchida e entregue em seu nome. Nesta matéria vamos mostrar como declarar o espólio de um contribuinte falecido e o recebimento de herança no imposto de renda 2025.

Contribuintes que morrem deixando bens a inventariar não deixam de existir para a Receita Federal. Caso se enquadre nas regras de obrigatoriedade, seu espólio — o conjunto dos bens, direitos e obrigações que a pessoa falecida tinha em vida — deve continuar sendo declarado ao Fisco em seu nome até que o processo de inventário e a partilha entre os herdeiros sejam concluídos.

No caso dos inventários que se alonguem por mais de um ano, o espólio deve ser declarado em todos os anos em que se enquadrar nas regras de obrigatoriedade para entrega da declaração de imposto de renda, até a conclusão do processo. Já a declaração final de espólio, referente ao ano-calendário em que o inventário foi concluído, é obrigatória em todos os casos.

Na mesma ocasião, herdeiros e meeiro(a) também precisam informar, nas suas próprias declarações de IR, os bens recebidos, respectivamente, como herança ou meação ao término do processo.

    Como declarar espólio no imposto de renda 2025

    A declaração de espólio deve ser preenchida e entregue a partir do ano em que o contribuinte morreu até o ano de conclusão do inventário.

    Ela é de responsabilidade do inventariante, pessoa que administra o espólio durante todo o processo de partilha e representa o espólio em juízo. É muito comum que o papel de inventariante seja desempenhado por filhos, cônjuges ou alguém designado pelos herdeiros ou juiz.

    Leia Também

    Enquanto o processo de espólio está rolando na Justiça, há três tipos de declarações possíveis: a inicial, a intermediária e a final. Para preenchê-las, você deve usar o Programa Gerador da Declaração, o mesmo utilizado para a Declaração de Ajuste Anual. As regras de preenchimento das declarações de espólio também são as mesmas da declaração de IR normal, seguindo, inclusive, os mesmos prazos.

    As declarações inicial e intermediárias só precisam ser entregues caso o espólio se enquadre nas regras de obrigatoriedade. Já a declaração final é sempre obrigatória.

    Declaração inicial de espólio

    Caso o contribuinte tenha falecido em 2024, e o inventário não tenha sido concluído no mesmo ano, o inventariante deverá entregar a declaração inicial de espólio, caso este se enquadre nas regras de obrigatoriedade.

    Para isso, ele deverá optar, no programa, por preencher uma Declaração de Ajuste Anual normal. Na ficha "Identificação do Contribuinte", porém, ele deverá escolher o código 81 no campo "Natureza da ocupação", relativo ao Espólio.

    Em seguida, o nome e o CPF do inventariante devem ser informados na ficha Espólio.

    Declaração intermediária de espólio

    Enquanto o processo de partilha durar, até o ano anterior ao ano da sua conclusão, o inventariante deverá entregar à Receita, ano a ano, declarações intermediárias de espólio, desde que este se enquadre nas regras de obrigatoriedade de cada ano.

    O processo é semelhante ao da declaração inicial. A inclusão de bens e ocasionais rendimentos como aluguéis também seguem as mesmas regras da declaração de ajuste anual, sendo inclusive possível a inclusão de dependentes e de gastos dedutíveis. Nesta opção também é possível escolher entre o modelo simplificado ou completo da declaração.

    Declaração final de espólio

    Quando o processo judicial é encerrado, é a vez de entregar a declaração final de espólio ao Leão. Esta sim é obrigatória. Em 2025, ela deverá ser entregue por todos os inventariantes cujos processos de inventário tenham sido concluídos em 2024.

    Além de declarar os bens e rendimentos do falecido, também é preciso especificar a porcentagem e a destinação de cada bem aos herdeiros.

    Na hora de declarar, o inventariante selecionará, na aba "Nova" da página inicial do programa, o tipo "Declaração Final de Espólio".

    Na ficha Espólio, informe o tipo de partilha (decisão judicial ou escritura pública), o ano do falecimento e os dados do inventariante. Informe ainda os dados da decisão judicial ou da escritura pública e marque as opções mais adequadas sobre o cônjuge ou companheiro, se houver.

    Já na ficha Herdeiros/Meeiro, cadastre os herdeiros e o eventual meeiro do falecido com nome e CPF de cada um.

    Na ficha Bens e Direitos, declare cada bem do falecido segundo as mesmas regras da Declaração de Ajuste Anual. No campo "Discriminação", informe os dados dos herdeiros e/ou meeiro que receberam parte ou a totalidade de cada bem.

    Informe o último valor declarado em vida pelo contribuinte na coluna "Situação na data da partilha". Clique no botão com o símbolo de porcentagem para informar o percentual do bem destinado a cada herdeiro e ao meeiro.

    Na coluna "valor de transferência", você deve informar o valor total repassado aos herdeiros e meeiro. Caso o valor de repasse seja maior que o último valor declarado pelo contribuinte, considera-se que houve ganho de capital.

    Nesse caso, é preciso ter apurado e recolhido o imposto de renda por meio do programa GCAP referente ao ano-calendário de conclusão da partilha (GCAP 2024, no caso dos inventários concluídos no ano passado). O pagamento do imposto de 15% sobre a diferença entre o valor da transferência e o valor da data da partilha deve sair do espólio.

    Contribuintes falecidos já em 2025 e que estariam obrigados a declarar neste ano devem ter sua Declaração de Ajuste Anual do imposto de renda 2025 entregue normalmente pelo responsável por seus bens ou inventário. Ou seja, a declaração de espólio só deverá ser entregue no ano que vem.

    Caso o falecido tenha deixado declarações em aberto, o inventariante deve preenchê-las e entregá-las. O mesmo vale para qualquer retificação necessária após a morte do contribuinte.

    VEJA TAMBÉM: QUEM É OBRIGADO A DECLARAR IMPOSTO DE RENDA 2025? Você precisa prestar contas para Receita Federal?

      Como declarar herança no imposto de renda 2025

      Herdeiros podem usufruir dos bens do espólio durante o processo, se assim for decidido entre as partes. Mas essa nem sempre é a regra. Esse acordo, entretanto, não altera a declaração dos bens recebidos, que só deve ser feita após o encerramento do processo de inventário e a realização da partilha.

      No caso de processos de inventário concluídos em 2024, os herdeiros que estiverem obrigados a declarar o IR 2025 devem informar, nas suas próprias declarações, os bens recebidos como herança.

      Lembrando que heranças são rendimentos isentos de imposto de renda, e o simples recebimento de rendimentos isentos em valor superior a R$ 200 mil em 2024 já obriga o contribuinte a entregar a declaração de IR 2025.

      Se houver também meeiro obrigado a declarar, ele deverá informar que manteve a metade desses bens no seu patrimônio como meação. Caso antes esses bens fossem declarados integralmente pelo cônjuge ou companheiro falecido, então o meeiro deverá passar a declarar toda a sua parte na própria declaração.

      O valor referente à herança ou meação deve ser declarado na ficha de Rendimentos Isentos e não Tributáveis, sob o código 14 - "Transferências patrimoniais - doações e heranças" ou 19 - "Transferências patrimoniais - meação e dissolução da sociedade conjugal e da unidade familiar".

      Esse procedimento deve ser realizado apenas na declaração referente ao ano-calendário em que os herdeiros e meeiro receberam a sua parte na partilha. Ou seja, apenas na declaração de imposto de renda 2025, no caso dos contribuintes que receberam herança ou meação de inventário concluído em 2024.

      Na ficha Bens e Direitos, o contribuinte deve declarar a parte que lhe coube do espólio. A forma de declarar é similar à de qualquer outro bem. A diferença é que, na “Discriminação”, é preciso informar a origem do bem e os valores destinados ao contribuinte e demais herdeiros. Os dados do falecido também devem ser discriminados.

      Caso se trate de um novo bem que passou a fazer parte do seu patrimônio, informe seu custo de aquisição (o valor da transmissão) em "Situação em 31/12/2024", e deixe o campo "Situação em 31/12/2023" zerado.

      Caso se trate de dinheiro depositado em uma conta ou aplicação financeira que você já tinha e vinha declarando, o valor recebido simplesmente se somará ao saldo que você já tinha e aparecerá no campo "Situação em 31/12/2024". Todos os herdeiros que forem obrigados a entregar a declaração deste ano ficam obrigados a declarar suas partes.

      Além do IR que incide sobre qualquer ganho de capital apurado durante o período do inventário, doações e heranças podem ser tributadas de outras formas. É o caso do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), tributo estadual cuja alíquota varia de 2% a 8%. A legislação do ITCMD varia de acordo com o estado.

      COMPARTILHAR

      Whatsapp Linkedin Telegram
      EXILE ON WALL STREET

      Felipe Miranda: Ela é uma vaca, eu sou um touro

      5 de maio de 2025 - 20:26

      Diante da valorização recente, a pergunta verdadeiramente relevante é se apenas antecipamos o rali esperado para o segundo semestre, já tendo esgotado o espaço para a alta, ou se, somada à apreciação do começo de 2025, teremos uma nova pernada até o fim do ano?

      ALÔ, ACIONISTA?

      Dividendos e JCP: Tim (TIMS3) anuncia R$ 300 milhões em proventos após salto de 53,6% no lucro para nível recorde no 1T25

      5 de maio de 2025 - 20:22

      O resultado do 1º trimestre deste ano da Tim mostra um lucro líquido de R$ 798 milhões, uma nova máxima para o começo do ano

      SEM HOME OFFICE

      Efeito da volta ao trabalho presencial? São Paulo atinge menor nível de vacância de escritórios de alto padrão desde a pandemia

      5 de maio de 2025 - 20:15

      Mais de 70% da demanda de espaços corporativos primários nas regiões se concentrou no eixo entre Berrini e Chucri Zaidan

      DE RASPÃO

      BB Seguridade (BBSE3) tem lucro líquido de R$ 1,99 bilhão, abaixo do esperado, mas ainda cresce 8,3% no trimestre

      5 de maio de 2025 - 20:04

      O resultado da holding foi puxado pela BB Corretora, aumento dos prêmios recebidos e queda da sinistralidade na Brasilseg

      RESGATE À CAMINHO

      CDBs do Master serão honrados com linha de assistência do FGC, prevista para ser aprovada nesta semana, segundo jornal

      5 de maio de 2025 - 19:30

      A aprovação do resgate é uma fase antes da análise final pelo Banco Central da operação de compra do Master pelo BRB (Banco de Brasília)

      SETOR DE DESTAQUE

      Hora de colocar fundos imobiliários de shoppings na carteira? Itaú BBA vê resiliência no segmento e indica os FIIs favoritos

      5 de maio de 2025 - 17:39

      Os FIIs do setor mostram resiliência apesar da alta dos juros, mas seguem descontados na bolsa

      ONDE INVESTIR

      Onde investir em maio: Petrobras (PETR4), Cosan (CSAN3), AT&T (ATTB34) e mais opções em ações, dividendos, FIIs e BDRs

      5 de maio de 2025 - 17:32

      Em novo episódio da série, analistas da Empiricus Research e do BTG Pactual compartilham recomendações de olho nos resultados da temporada de balanços e no cenário internacional

      MAIS TARIFAS

      Trump anuncia tarifas de 100% sobre filmes estrangeiros, e ações de Netflix, Disney e Paramount caem

      5 de maio de 2025 - 16:32

      O republicano defendeu tarifas como uma questão de “segurança nacional” para salvar Hollywood

      RESULTADO DA ASSEMBLEIA

      Pão de Açúcar (PCAR3): após queda do conselho, Rafael Ferri é eleito com apoio de peso — veja o resultado da assembleia

      5 de maio de 2025 - 15:45

      Assembleia destitui conselho do GPA, mas chapa articulada por Tanure não avança — e Rafael Ferri conquista assento com a maior votação individual

      OFERTA AOS INVESTIDORES

      Fundo imobiliário TRXF11 anuncia a maior emissão de cotas da sua história, para captar R$ 1 bilhão

      5 de maio de 2025 - 14:42

      Segundo a gestora TRX Investimentos, valor pode chegar a R$ 1,25 bilhão e cerca de 85% do montante já está praticamente garantido

      EM QUEDA

      Petrobras anuncia nova redução de 4,6% no preço do diesel nas refinarias

      5 de maio de 2025 - 13:44

      O reajuste segue outras duas reduções recentes, de 3,3% em 18 de abril e também de 4,6% em 1º de abril

      SOL ENTRE NUVENS

      Não convenceu? Gol (GOLL4) tem receita líquida preliminar de R$ 5,6 bilhões no 1T25 e ação cai mais de 3%; saiba o que esperar da aérea

      5 de maio de 2025 - 13:27

      Os resultados preliminares servem como a versão revisada do plano de reestruturação da companhia nos EUA, um passo importante para o fim do Chapter 11

      ENLACE A CAMINHO?

      Cogna (COGN3) e Yudqs (YDUQ3) retomam conversa de fusão e Bradesco BBI aponta o casamento como ótimo negócio

      5 de maio de 2025 - 13:12

      As duas empresas de educação estão entre as maiores altas do Ibovespa nesta segunda-feira (5), mas as negociações ainda andam a passos lentos

      NO CORRE

      3G, de Lemann, compra marca de tênis Skechers por US$ 9,4 bilhões, e ações disparam 

      5 de maio de 2025 - 11:00

      Após a conclusão do negócio, a Skechers se tornará uma empresa de capital fechado, pondo fim a quase três décadas de ações negociadas em bolsa

      PESQUISA FOCUS

      Um recado para Galípolo: Analistas reduzem projeções para a Selic e a inflação no fim de 2025 na semana do Copom

      5 de maio de 2025 - 10:45

      Estimativa para a taxa de juros no fim de 2025 estava em 15,00% desde o início do ano; agora, às vésperas do Copom de maio, ela aparece em 14,75%

      O FIM DE UMA ERA

      Um novo CEO para a Berkshire Hathaway: conselho elege Greg Abel ao cargo em 2026, mas Warren Buffett seguirá como presidente

      5 de maio de 2025 - 10:22

      O “Oráculo de Omaha” deixou claro que a palavra final sobre as operações da empresa e a aplicação de capital caberia a Abel quando a transição ocorresse

      REMEXENDO

      Smart Fit (SMFT3) e Direcional (DIRR3) entram no Ibovespa a partir de hoje; veja quem sai para dar lugar a elas

      5 de maio de 2025 - 9:36

      A nova composição é válida para o período de maio a agosto de 2025

      DINHEIRO NA MÃO

      Veja as empresas que pagam dividendos e juros sobre capital próprio nesta semana

      5 de maio de 2025 - 8:39

      Magalu, Santander, Fleury e mais 15 empresas pagam proventos nos próximos dias; confira o calendário

      A HORA DA ESTRELA

      Guia Michelin Brasil 2025, o que esperar? Está na hora de reconhecer quem fez história

      5 de maio de 2025 - 8:16

      Entre favoritos e incertezas, quais as chances reais dos restaurantes brasileiros na seleção do guia que volta ao país este mês?

      IR 2025

      Como declarar indenização de seguro no imposto de renda 2025

      5 de maio de 2025 - 7:30

      Valores recebidos a título de indenização de seguros automotivos, residenciais e de vida devem ser declarados, mesmo sendo isentos de tributação. Você precisa explicar para a Receita de onde esses recursos vieram…

      Menu

      Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

      Fechar