O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Em evento, o presidente do BC afirmou que a política monetária precisa de mais tempo para fazer efeito e que o cenário internacional é a maior preocupação do momento
A uma semana da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirmou em evento que os diretores do comitê estão no processo de mensurar o quão contracionista o juro precisa ser para trazer a expectativa e a inflação de volta para a meta.
"É importante reunirmos dados em quantidade e diversidades suficientes para que a gente possa reunir esse nível de confiança", disse Galípolo no evento J. Safra Macro Day 2025, em São Paulo, nesta segunda-feira (28).
Na última reunião, em março, o Copom ajustou o chamado forward guidance, antecipando que a Selic subirá de novo em maio, mas não na mesma intensidade das últimas três reuniões.
Ou seja, fez um aceno de que a taxa de juros ainda sobe mais um pouco — algo entre 75 e 25 pontos-base — antes de começar a cair.
A maioria dos analistas tem como palpite uma alta de 0,50 ponto percentual da Selic na reunião da próxima semana, mas tem crescido o número dos que apostam em um ajuste menor, de 0,25 ponto.
Em sua declaração no evento, Galípolo exemplificou que, quando ele chegou ao Copom, alguns dados indicavam que a inflação já estava mais comportada, porém, os dados se reverteram posteriormente.
Leia Também
"Precisamos de um tempo para a política monetária fazer efeito, após a elevação do juro", afirmou.
Por ora, o diretor do BC avalia apenas que a inflação está rodando acima da meta e que a economia dá sinais iniciais de arrefecimento.
Segundo Galípolo, os membros do Copom estão bastante incomodados com as expectativas de inflação, que seguem bastante desancoradas.
Ao ser questionado sobre a inflação implícita — diferença entre a taxa de juros nominal e a taxa de juros real, refletindo a expectativa do mercado sobre a inflação futura — do mercado caindo, Galípolo disse que se trata de um indicador importante a se considerar no próximo encontro.
Contudo, ponderou que, em um ambiente de tamanha volatilidade e incerteza quanto o atual, é preciso adicionar uma dose de parcimônia na análise destes dados.
"Queremos entender em que nível e por quanto tempo temos de deixar os juros", disse ele.
Para o presidente do BC, até março, a expectativa sobre o nível das tarifas do presidente Donald Trump teve um peso importante na decisão dos juros, pois se avaliava um cenário de desaceleração global, que, de alguma maneira, poderia oferecer risco de desinflação.
Tal cenário foi mencionado no balanço de riscos da comunicação do Copom.
Já em abril, após a escalada das tarifas, passou a ser difundida a ideia de que talvez não seja factível ter tarifas no patamar anunciado, de modo que ainda não se tem clareza sobre o quanto essa política pode afetar os países.
Para Galípolo, é importante falar e analisar o cenário internacional neste momento, porque as transformações que estão sendo feitas são profundas. E não só: o presidente considera que este é um dos principais desafios da atualidade.
"Do ponto de vista do Banco Central, é óbvio que demanda devida cautela a exponencialidade do problema para países emergentes", afirmou, acrescentando que economias emergentes vão se deparar com um cenário ainda mais desafiador à frente.
Na sua opinião, o Copom foi "feliz" na última comunicação, pois tanto a ata quanto o comunicado passaram "bem" por esses últimos 45 dias, destacando que os três pontos de preocupação seguem valendo:
"As mensagens do último ciclo de comunicação do Copom continuam vigentes", disse Galípolo.
*Com informações de Estadão Conteúdo.
Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos
A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.
A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente
Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento
Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação
O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Enquanto importadores pressionam por reajuste, fontes da Reuters dizem que estatal não pretende mexer nos preços agora
As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são gratuitas; confira os detalhes
Mega-Sena pode não pagar o maior prêmio da semana, mas valor em jogo não é desprezível. Dupla de Páscoa ainda demora para acontecer. Lotofácil e Quina têm sorteios diários.
Veja os resultados da Mega-Sena, Quina, Lotofácil, Timemania e Dia de Sorte neste fim de semana
Greve dos caminhoneiros e incertezas sobre o diesel dominam o noticiário, enquanto coincidência rara na Lotofácil e “prêmio de consolação” milionário no Oscar completam a lista das mais lidas da semana no SD
Escassez de cacau na Europa no início do século 19 levou um doceiro piemontês a misturar avelãs moídas com a intenção de fazer o chocolate render. O resto é história.
O BTG Pactual Prime Hospitalidade deve comprar três hotéis voltados para o público “premium”; o banco destaca a proteção inflacionária do portfólio
Na Bela Vista, bairro com o maior número de transações de compra e venda, o valor que precisa ser comprovado ultrapassa R$ 19 mil por mês; confira a lista
Conteúdo apreendido pela PF detalha reunião de Vorcaro com Anitta e empresários do setor de bets
Lula convence Fernando Haddad à candidatura do governo de São Paulo e presidente anuncia Dario Durigan como o novo ministro da Fazenda
Entidades apoiam medida do governo que endurece a fiscalização do piso mínimo do frete e cria regras mais rígidas para o pagamento aos caminhoneiros
Enquanto a Lotofácil e a Quina seguem com sorteios diários, Dupla Sena tem nesta sexta-feira (20) o último sorteio antes da Dupla de Páscoa.