🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

GUERRA COMERCIAL

Sobrou até para o TikTok e a Jaguar Land Rover: As reações dos países atingidos pelas tarifas de Trump neste fim de semana

Mais de 50 países entraram em contato com a Casa Branca para negociar, mas parceiros comerciais também anunciaram retaliações à medida de Trump

Dani Alvarenga
6 de abril de 2025
20:47 - atualizado às 20:49
Silhueta de Donald Trump pegando fogo com bandeira dos EUA no fundo.
Imagem: iStock

O anúncio das chamadas tarifas recíprocas de Donald Trump ainda não completou nem uma semana e os países atingidos pela guerra comercial do presidente dos EUA já começam a se articular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo funcionários do alto escalão do governo norte-americano, mais de 50 países alvos das novas taxas entraram em contato com a Casa Branca para iniciar as negociações sobre os impostos.

Porém, não são apenas acordos que estão sendo colocados na mesa: os parceiros comerciais dos EUA também anunciaram retaliações à medida de Trump.

Enquanto Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel — que está entre os países taxados em 17% —, visitará a Casa Branca amanhã (7), a União Europeia se prepara para apresentar uma frente unida contra as tarifas.

O bloco deve apresentar um conjunto de contramedidas direcionadas a até US$ 28 bilhões em importações de produtos norte-americanos, de fio dental a diamantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os 27 países europeus enfrentam tarifas de 25% sobre aço, alumínio e automóveis. Além disso, a partir de quarta-feira (9), a União Europeia será alvo de sobretaxa individualizada de 20%, que atinge quase todos os outros produtos do bloco.

Leia Também

Vale lembrar que a China e o Canadá também anunciaram medidas de retaliação. O Seu Dinheiro contou os detalhes da resposta do Gigante Asiático e da reação do Canadá em relação às taxações.

TikTok no meio do fogo cruzado de Trump

O tarifaço de Trump está deixando o TikTok no meio do fogo cruzado dos EUA e China. Na última sexta-feira (4), o republicano estendeu o prazo para que a empresa chinesa ByteDance, dona do aplicativo, venda as operações no país. O adiamento, apesar de parecer apenas negociações entre o governo e a companhia, está relacionado à reação do Gigante Asiático.

Após voltar à Casa Branca, Trump havia estabelecido que a ByteDance teria até 5 de abril — ou seja, este sábado — para realizar a operação. Agora, o presidente norte-americano estendeu o prazo em 75 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o republicano, o governo dos EUA já fez um "tremendo" progresso em relação às negociações, mas o acordo exige mais trabalho para garantir que "todas as aprovações necessárias sejam assinadas".

Porém, Trump também usou seu trunfo para adicionar pressão na operação: as tarifas recíprocas. Ele afirmou que estaria disposto a reduzir as taxas sobre a China para conseguir um acordo com a ByteDance, segundo a Reuters.

Através de publicação na rede social Truth Social, Trump falou sobre o acordo com a companhia chinesa e chegou a comentar sobre o clima de tensão entre as duas potências.

"Esperamos continuar trabalhando de boa fé com a China, que, pelo que sei, não está muito satisfeita com nossas tarifas recíprocas (necessárias para um comércio justo e equilibrado entre a China e os EUA!). Isso prova que as tarifas são a ferramenta econômica mais poderosa e muito importante para nossa segurança nacional!", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente ainda afirmou que o seu governo está em contato com quatro possíveis compradores da companhia. Ele também declarou que está ansioso para trabalhar com o TikTok e a China para fechar o acordo.

Quem parece não estar ansiosa é a China. Segundo a Reuters, a decisão sobre a venda das operações da ByteDance já teria sido praticamente finalizada na última quarta-feira (2), dia em que o republicano anunciou as taxações.

No entanto, o acordo teria sido suspenso depois que o governo de Xi Jinping indicou que não aprovaria o negócio como uma retaliação às tarifas recíprocas.

Segundo fontes, a transação iria dividir as operações da empresa nos EUA em uma nova companhia com sede no país e operada por uma maioria de investidores norte-americanos. Já a ByteDance manteria uma posição minoritária de menos de 20%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem Jaguar Land Rover nos EUA

A dona do TikTok não é a única empresa a lidar com as consequências do 'tarifaço' do republicano. A montadora britânica Jaguar Land Rover disse que vai interromper as remessas para os EUA por um mês enquanto avalia o impacto dos novos impostos sobre as importações de veículos.

No fim de março, Trump implementou uma tarifa de 25% sobre todos os carros estrangeiros importados para o país. Porém, o presidente norte-americano já indicou que não vai parar por aí: ele também afirmou que pretende aplicar taxas sobre algumas peças de automóveis até 3 de maio.

O mercado avalia que a guerra comercial terá um impacto profundo na indústria automobilística mundial, devido à alta globalização das cadeias de suprimentos e à forte dependência das operações de fabricação nos EUA.

Vale lembrar que, após o anúncio da taxação aos veículos, as ações das montadoras norte-americanas, europeias e asiáticas operaram em forte queda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, depois que as tarifas entrarem em vigor, as gigantes automobilísticas divulgaram planos para aumentar preços, impor taxas de importação, interromper a produção e até demitir funcionários.

Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse que o governo reagiria com “cabeça fria e calma” às taxas de Trump. Ele também afirmou que negociações para fechar um possível acordo comercial com os EUA estavam em andamento.

Além da tarifa de 25% sobre exportações de carros e de produtos de aço e alumínio, o Reino Unido foi um dos muitos países a serem atingidos por uma taxa básica de importação de 10%.

Trump que se cuide: vem reação da UE por aí

Enquanto o Reino Unido busca negociar, a União Europeia organiza uma resposta à altura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comissão Europeia, que coordena a política comercial da UE, vai propor aos membros no final da segunda-feira (7) uma lista de produtos norte-americanos a serem atingidos com taxas extras em resposta às tarifas de Trump.

A lista deverá incluir carne, cereais, vinho, madeira e roupas dos EUA, assim como goma de mascar, fio dental, aspiradores de pó e papel higiênico.

Um produto que recebeu mais atenção e expôs a discórdia no bloco foi o uísque. A Comissão estabeleceu uma tarifa de 50%, o que levou Trump a ameaçar com uma contra-tarifa de 200% sobre as bebidas alcoólicas da UE se o bloco for adiante.

Porém, a União Europeia, cuja economia depende fortemente do livre comércio, está empenhada em garantir que terá amplo apoio para qualquer resposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Opiniões divergentes: o que a UE vai fazer em relação às tarifas de Trump

Na segunda-feira (7), Luxemburgo sediará a primeira reunião política em todo bloco desde o anúncio do presidente dos EUA. Diplomatas da UE afirmaram que o principal objetivo do encontro será estabelecer uma mensagem unificada sobre o desejo de negociar com Washington.

No entanto, o comunicado também deverá deixar explícito a disposição de responder com contramedidas caso as negociações não aconteçam. Apesar disso, entre os membros da União Europeia, há opiniões divergentes sobre como o bloco deve reagir.

A França disse que a UE deveria trabalhar em um pacote que vai muito além das tarifas. O presidente francês Emmanuel Macron sugeriu que as empresas europeias deveriam suspender os investimentos nos EUA até que “as coisas sejam esclarecidas”.

Já a Irlanda, que tem quase um terço de suas exportações para o país norte-americano, pediu uma resposta “ponderada e comedida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Itália, que tem um governo favorável a Trump e é o terceiro maior exportador da UE para os EUA, questionou se a UE deveria mesmo revidar.

Ainda assim, as contra-tarifas iniciais da União Europeia serão submetidas a uma votação na quarta-feira (9) e serão aprovadas. Isso porque, para barrar as medidas, seria necessário que uma maioria qualificada de 15 membros da UE, representando 65% da população do bloco, se opusesse a elas — o que é improvável.

As taxações devem entrar em vigor em duas etapas: uma parte menor será aplicada a partir de 15 de abril, enquanto o restante passará a valer um mês depois.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também vai realizar discussões separadas na segunda (7) e terça-feira (8) com os principais executivos dos setores siderúrgico, automotivo e farmacêutico do bloco para avaliar o impacto das tarifas e determinar o que fazer em seguida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo, MoneyTimes e CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
APREENDIDO

Falcon 7X: como é o jato de R$ 200 milhões no qual dono do Banco Master teria tentado fugir do Brasil

21 de novembro de 2025 - 10:01

Fabricado pela francesa Dassault Aviation, o Falcon 7X combina autonomia intercontinental, tecnologia derivada da aviação militar e configurações de luxo

A QUÍMICA RENDEU

Adeus, tarifas: governo Trump retira sobretaxa de 40% sobre importações brasileiras de mais de 200 produtos

21 de novembro de 2025 - 9:12

EUA retiram a tarifa adicional de 40% sobre carne, café, suco de laranja, petróleo e peças de aeronaves vindos do Brasil

NA PISTA

Vai precisar de CNH para andar de bicicleta? Se for ela motorizada, a resposta está aqui

21 de novembro de 2025 - 8:54

Contran atualiza as regras para bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos motorizados; entenda quando será obrigatório ter CNH, placa e licenciamento.

PROGRAMA SOCIAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5

21 de novembro de 2025 - 5:49

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

ATUAL ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

Terceira indicação de Lula ao STF neste mandato: conheça Jorge Messias, o nome escolhido pelo presidente para a vaga de Barroso

20 de novembro de 2025 - 15:40

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias ocupa o cargo de advogado-geral da União desde de janeiro de 2023

FOGO NA COP30

Grande incêndio na COP30: chamas se alastram e levam autoridades a evacuar área; veja vídeo

20 de novembro de 2025 - 14:50

Chamas atingiram a BlueZone, área que reúne pavilhões de países; segurança evacuou o local e autoridades afirmam que o incêndio já foi controlado

REVERBERAÇÕES DO CASO 'MASTER'

Conselho do BRB elege novo presidente após afastar o antigo em meio à liquidação do Banco Master e prisão de Daniel Vorcaro

20 de novembro de 2025 - 10:30

O Banco de Brasília (BSLI4) indicou Nelson Antônio de Souza como presidente da instituição bancária e destituiu, com efeito imediato, Paulo Henrique Costa do cargo de presidente

UM GÁS A MAIS

Botijão grátis? Confira se você tem direito ao vale-recarga do novo Programa Gás do Povo

20 de novembro de 2025 - 9:47

Gás do Povo chega para substituir o Auxílio Gás; meta do governo é atender mais de 50 milhões de pessoas até março de 2026

AUTOSSUFICIÊNCIA

Fome na colônia, fartura no Quilombo: Como era a economia de Palmares, da qual o líder Zumbi inspirou o Dia da Consciência Negra?

20 de novembro de 2025 - 6:39

O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século graças à autossuficiência econômica da comunidade; entenda como funcionava a organização

EMPREENDEDORISMO

Mais dinheiro e menos trabalho: as ilusões do empreendedorismo no Brasil

20 de novembro de 2025 - 6:00

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

NÃO CAIA EM GOLPES

Golpistas surfam no caos do Banco Master; confira passo a passo para não cair nas armadilhas

19 de novembro de 2025 - 18:31

Investidores do Banco Master agora têm direito ao FGC; saiba como evitar golpes e proteger o bolso

BATALHA DE GIGANTES

Black Friday: Apple chega a 70% OFF, Samsung bate 60%; quem entrega os melhores descontos? 

19 de novembro de 2025 - 18:06

A Apple entra com 70% OFF, pagamento dividido e entrega rápida; a Samsung equilibra o duelo com 60% OFF, mais categorias e descontos progressivos

APOSENTADORIA EM RISCO

Do Rio de Janeiro ao Amapá, ninguém escapou do Banco Master: fundos de pensão se veem com prejuízo de R$ 1,86 bilhão, sem garantia do FGC

19 de novembro de 2025 - 17:05

Decisão do Banco Central afeta 18 fundos de previdência de estados e municípios; aplicações feitas não têm cobertura do FGC

É RARO, MAS ACONTECE

Lotofácil vacila e Dia de Sorte faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e volta só no sábado

19 de novembro de 2025 - 7:03

Lotofácil acumula pelo terceira vez nos últimos cinco concursos e vai para último sorteio antes de pausa para o feriado com R$ 5 milhões em jogo

FERIADO DÁ AS CARAS

A B3 também vai ‘feriadar’? Confira o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra

19 de novembro de 2025 - 6:10

Bolsa, bancos, Correios, rodízio em São Paulo… desvendamos o que funciona e o que não funciona no dia 20

AUXÍLIO DO GOVERNO

Caixa paga Bolsa Família nesta quarta (19) para NIS final 4; veja quem recebe

19 de novembro de 2025 - 5:32

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

LIQUIDAÇÃO DO MASTER

CDBs do Will Bank e do Banco Master de Investimento também serão pagos pelo FGC?

18 de novembro de 2025 - 14:48

Ambas são subsidiárias do Banco Master S.A., porém somente o braço de investimentos também foi liquidado. Will Bank segue operando

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Qual o tamanho da conta do Banco Master que o FGC terá que pagar

18 de novembro de 2025 - 13:14

Fundo Garantidor de Créditos pode se deparar com o maior ressarcimento da sua história ao ter que restituir os investidores dos CDBs do Banco Master

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor

18 de novembro de 2025 - 12:19

Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência

O QUE FAZER

Investiu em CDBs do Banco Master? Veja o passo a passo para ser ressarcido pelo FGC

18 de novembro de 2025 - 10:23

Com a liquidação do Banco Master decretada pelo Banco Central, veja como receber o ressarcimento pelo FGC

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar