🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

GUERRA COMERCIAL

Sobrou até para o TikTok e a Jaguar Land Rover: As reações dos países atingidos pelas tarifas de Trump neste fim de semana

Mais de 50 países entraram em contato com a Casa Branca para negociar, mas parceiros comerciais também anunciaram retaliações à medida de Trump

Dani Alvarenga
6 de abril de 2025
20:47 - atualizado às 20:49
Silhueta de Donald Trump pegando fogo com bandeira dos EUA no fundo.
Imagem: iStock

O anúncio das chamadas tarifas recíprocas de Donald Trump ainda não completou nem uma semana e os países atingidos pela guerra comercial do presidente dos EUA já começam a se articular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo funcionários do alto escalão do governo norte-americano, mais de 50 países alvos das novas taxas entraram em contato com a Casa Branca para iniciar as negociações sobre os impostos.

Porém, não são apenas acordos que estão sendo colocados na mesa: os parceiros comerciais dos EUA também anunciaram retaliações à medida de Trump.

Enquanto Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel — que está entre os países taxados em 17% —, visitará a Casa Branca amanhã (7), a União Europeia se prepara para apresentar uma frente unida contra as tarifas.

O bloco deve apresentar um conjunto de contramedidas direcionadas a até US$ 28 bilhões em importações de produtos norte-americanos, de fio dental a diamantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os 27 países europeus enfrentam tarifas de 25% sobre aço, alumínio e automóveis. Além disso, a partir de quarta-feira (9), a União Europeia será alvo de sobretaxa individualizada de 20%, que atinge quase todos os outros produtos do bloco.

Leia Também

Vale lembrar que a China e o Canadá também anunciaram medidas de retaliação. O Seu Dinheiro contou os detalhes da resposta do Gigante Asiático e da reação do Canadá em relação às taxações.

TikTok no meio do fogo cruzado de Trump

O tarifaço de Trump está deixando o TikTok no meio do fogo cruzado dos EUA e China. Na última sexta-feira (4), o republicano estendeu o prazo para que a empresa chinesa ByteDance, dona do aplicativo, venda as operações no país. O adiamento, apesar de parecer apenas negociações entre o governo e a companhia, está relacionado à reação do Gigante Asiático.

Após voltar à Casa Branca, Trump havia estabelecido que a ByteDance teria até 5 de abril — ou seja, este sábado — para realizar a operação. Agora, o presidente norte-americano estendeu o prazo em 75 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o republicano, o governo dos EUA já fez um "tremendo" progresso em relação às negociações, mas o acordo exige mais trabalho para garantir que "todas as aprovações necessárias sejam assinadas".

Porém, Trump também usou seu trunfo para adicionar pressão na operação: as tarifas recíprocas. Ele afirmou que estaria disposto a reduzir as taxas sobre a China para conseguir um acordo com a ByteDance, segundo a Reuters.

Através de publicação na rede social Truth Social, Trump falou sobre o acordo com a companhia chinesa e chegou a comentar sobre o clima de tensão entre as duas potências.

"Esperamos continuar trabalhando de boa fé com a China, que, pelo que sei, não está muito satisfeita com nossas tarifas recíprocas (necessárias para um comércio justo e equilibrado entre a China e os EUA!). Isso prova que as tarifas são a ferramenta econômica mais poderosa e muito importante para nossa segurança nacional!", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente ainda afirmou que o seu governo está em contato com quatro possíveis compradores da companhia. Ele também declarou que está ansioso para trabalhar com o TikTok e a China para fechar o acordo.

Quem parece não estar ansiosa é a China. Segundo a Reuters, a decisão sobre a venda das operações da ByteDance já teria sido praticamente finalizada na última quarta-feira (2), dia em que o republicano anunciou as taxações.

No entanto, o acordo teria sido suspenso depois que o governo de Xi Jinping indicou que não aprovaria o negócio como uma retaliação às tarifas recíprocas.

Segundo fontes, a transação iria dividir as operações da empresa nos EUA em uma nova companhia com sede no país e operada por uma maioria de investidores norte-americanos. Já a ByteDance manteria uma posição minoritária de menos de 20%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem Jaguar Land Rover nos EUA

A dona do TikTok não é a única empresa a lidar com as consequências do 'tarifaço' do republicano. A montadora britânica Jaguar Land Rover disse que vai interromper as remessas para os EUA por um mês enquanto avalia o impacto dos novos impostos sobre as importações de veículos.

No fim de março, Trump implementou uma tarifa de 25% sobre todos os carros estrangeiros importados para o país. Porém, o presidente norte-americano já indicou que não vai parar por aí: ele também afirmou que pretende aplicar taxas sobre algumas peças de automóveis até 3 de maio.

O mercado avalia que a guerra comercial terá um impacto profundo na indústria automobilística mundial, devido à alta globalização das cadeias de suprimentos e à forte dependência das operações de fabricação nos EUA.

Vale lembrar que, após o anúncio da taxação aos veículos, as ações das montadoras norte-americanas, europeias e asiáticas operaram em forte queda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, depois que as tarifas entrarem em vigor, as gigantes automobilísticas divulgaram planos para aumentar preços, impor taxas de importação, interromper a produção e até demitir funcionários.

Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse que o governo reagiria com “cabeça fria e calma” às taxas de Trump. Ele também afirmou que negociações para fechar um possível acordo comercial com os EUA estavam em andamento.

Além da tarifa de 25% sobre exportações de carros e de produtos de aço e alumínio, o Reino Unido foi um dos muitos países a serem atingidos por uma taxa básica de importação de 10%.

Trump que se cuide: vem reação da UE por aí

Enquanto o Reino Unido busca negociar, a União Europeia organiza uma resposta à altura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comissão Europeia, que coordena a política comercial da UE, vai propor aos membros no final da segunda-feira (7) uma lista de produtos norte-americanos a serem atingidos com taxas extras em resposta às tarifas de Trump.

A lista deverá incluir carne, cereais, vinho, madeira e roupas dos EUA, assim como goma de mascar, fio dental, aspiradores de pó e papel higiênico.

Um produto que recebeu mais atenção e expôs a discórdia no bloco foi o uísque. A Comissão estabeleceu uma tarifa de 50%, o que levou Trump a ameaçar com uma contra-tarifa de 200% sobre as bebidas alcoólicas da UE se o bloco for adiante.

Porém, a União Europeia, cuja economia depende fortemente do livre comércio, está empenhada em garantir que terá amplo apoio para qualquer resposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Opiniões divergentes: o que a UE vai fazer em relação às tarifas de Trump

Na segunda-feira (7), Luxemburgo sediará a primeira reunião política em todo bloco desde o anúncio do presidente dos EUA. Diplomatas da UE afirmaram que o principal objetivo do encontro será estabelecer uma mensagem unificada sobre o desejo de negociar com Washington.

No entanto, o comunicado também deverá deixar explícito a disposição de responder com contramedidas caso as negociações não aconteçam. Apesar disso, entre os membros da União Europeia, há opiniões divergentes sobre como o bloco deve reagir.

A França disse que a UE deveria trabalhar em um pacote que vai muito além das tarifas. O presidente francês Emmanuel Macron sugeriu que as empresas europeias deveriam suspender os investimentos nos EUA até que “as coisas sejam esclarecidas”.

Já a Irlanda, que tem quase um terço de suas exportações para o país norte-americano, pediu uma resposta “ponderada e comedida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Itália, que tem um governo favorável a Trump e é o terceiro maior exportador da UE para os EUA, questionou se a UE deveria mesmo revidar.

Ainda assim, as contra-tarifas iniciais da União Europeia serão submetidas a uma votação na quarta-feira (9) e serão aprovadas. Isso porque, para barrar as medidas, seria necessário que uma maioria qualificada de 15 membros da UE, representando 65% da população do bloco, se opusesse a elas — o que é improvável.

As taxações devem entrar em vigor em duas etapas: uma parte menor será aplicada a partir de 15 de abril, enquanto o restante passará a valer um mês depois.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também vai realizar discussões separadas na segunda (7) e terça-feira (8) com os principais executivos dos setores siderúrgico, automotivo e farmacêutico do bloco para avaliar o impacto das tarifas e determinar o que fazer em seguida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo, MoneyTimes e CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PARADA PARA MANUTENÇÃO

Não tem para ninguém: Lotofácil, Quina e demais loterias da Caixa entram em dezembro sem ganhadores

2 de dezembro de 2025 - 7:06

Depois de acumular no primeiro sorteio do mês, a Lotofácil pode pagar nesta terça-feira (2) o segundo maior prêmio da rodada das loterias da Caixa — ou o maior, se ela sair sem que ninguém acerte a Timemania

FORA DO CONSENSO

Tema de 2026 será corte de juros — e Galapagos vê a Selic a 10,5% no fim do próximo ano

1 de dezembro de 2025 - 19:11

No Boletim Focus desta semana, a mediana de projeções dos economistas aponta para uma Selic de 10,5% apenas no final de 2027

TECNOLOGIA NOS METRÔS

Metrô de São Paulo começa a aceitar pagamento com cartão de crédito e débito direto na catraca; veja como vai funcionar

1 de dezembro de 2025 - 17:00

Passageiros já podem usar cartões de crédito ou débito por aproximação na catraca, mas integração com ônibus continua exclusiva do Bilhete Único

NOVAS REGRAS

CNH sem autoescola: quais são os requisitos para o instrutor autônomo?

1 de dezembro de 2025 - 16:53

Nova resolução do Contran cria o instrutor autônomo e detalha os requisitos para atuar na formação de condutores no modelo da CNH sem autoescola

QUEDA DE 90% NA CARGA HORÁRIA

Contran toma decisão irrevogável sobre o projeto da CNH sem autoescola

1 de dezembro de 2025 - 15:48

Nova resolução do Contran libera a CNH sem autoescola, cria instrutor autônomo, reduz carga horária prática e promete queda de até 80% no custo da habilitação

FLA-FLU DA GRANA

Flamengo torce contra rival para fechar o ano como clube brasileiro com maior arrecadação em 2025

1 de dezembro de 2025 - 13:42

Mesmo com o tetracampeonato da Libertadores 2025 e mais de R$ 177 milhões em premiações, o Flamengo ainda corre atrás de rival na disputa pela maior arrecadação do futebol brasileiro neste ano

NOVO RECORDE

Black Friday 2025 e décimo terceiro levam o Pix a novo recorde de movimentação diária

1 de dezembro de 2025 - 12:00

Transações superam a marca anterior e consolidaram o Pix como principal meio de pagamento digital do país

BOLETIM FOCUS

Mercado corta projeção para inflação de 2025 — de novo —, mas juros continuam estacionados neste ano e no próximo

1 de dezembro de 2025 - 11:42

Economistas consultados pelo BC esperam que tendência de arrefecimento dos preços perdure neste ano, mas siga quase estável no próximo

MEMÓRIA RESGATADA

Essa cidade foi derrubada por uma empresa privada para dar lugar a um reservatório — e o que existe lá hoje é surpreendente

1 de dezembro de 2025 - 11:30

Cidade fluminense destruída para ampliar um reservatório ganha novo significado décadas depois, com parque ecológico

ANOTE NO CALENDÁRIO

Relatório Jolts, discurso de Powell e balança comercial do Brasil são destaques da agenda econômica

1 de dezembro de 2025 - 7:03

Os investidores ainda acompanham divulgação do IPC-Fipe de novembro, além do PIB do 3º trimestre do Brasil e da Zona do Euro

COMUNICADO SOBRE O IR

Imposto de Renda: Lula fará pronunciamento neste domingo (30) sobre medida que altera a tributação 

30 de novembro de 2025 - 14:55

A fala será transmitida às 20h30 e trará como principal anúncio a nova faixa de isenção para R$ 5 mil além de mecionar os descontos extras para rendas intermediárias

BOMBOU NO SD

Plano da Petrobras (PETR4), despencada da Hapvida (HAPV3) e emergentes no radar: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

30 de novembro de 2025 - 11:31

O anúncio estratégico da estatal, a forte queda da operadora de saúde e a análise do Morgan Stanley com Brasil em destaque; veja o que mais movimentou o SD

NOVO MILIONÁRIO

Ganhador da Mega-Sena 2945 embolsa prêmio de mais de R$ 27 milhões com aposta simples 

30 de novembro de 2025 - 9:22

Não foi só a Mega-Sena que contou com ganhadores na categoria principal: a Lotofácil teve três vencedores, mas nenhum deles ficou milionário

BALANÇO SEMANAL

Maiores altas e maiores quedas do Ibovespa: Vamos (VAMO3) lidera ganhos da semana, Hapvida (HAPV3) fecha como pior ação

29 de novembro de 2025 - 14:54

Dólar recua, inflação segue dentro da meta e cenário de juros favorece fluxo de investidores

HABEAS CORPUS CONCEDIDO

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é liberado da prisão com medidas cautelares; veja o que acontece agora 

29 de novembro de 2025 - 13:35

A desembargadora Solange Salgado da Silva concedeu o habeas corpus com a justificativa de que os delitos atribuídos ao banqueiro “não envolvem violência ou grave ameaça à pessoa”

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Final da Libertadores 2025: veja quando e onde assistir a Palmeiras x Flamengo

29 de novembro de 2025 - 10:47

A Final da Libertadores 2025 coloca Palmeiras x Flamengo frente a frente em Lima; veja horário, onde assistir e detalhes da grande decisão

MAIS DINHEIRO

Olho no prêmio: Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 27 milhões

29 de novembro de 2025 - 9:29

Segundo a Caixa, o próximo sorteio acontece neste sábado, dia 29 de novembro, e quem vencer pode levar essa bolada para casa

VAI PESAR PARA TODOS

Todos nós pagaremos a conta da liquidação do Banco Master, dizem especialistas; veja qual será o impacto no seu bolso

28 de novembro de 2025 - 13:04

O FGC deve pagar os credores do Master e, assim, se descapitalizar. O custo para o fundo reconstituir capital será dividido entre todos

BATE VOLTA

A cidade mais segura do estado de São Paulo fica a menos de 1 hora da capital; onde é e o que fazer?

28 de novembro de 2025 - 11:15

A 40 km da capital paulista, essa cidade é uma das mais antigas de São Paulo e preserva um rico patrimônio histórico

JÁ CAIU AÍ?

Primeira parcela do 13º cai hoje (28); veja quem recebe, como calcular e o que muda na segunda parte

28 de novembro de 2025 - 10:30

O 13º começa a entrar na conta dos brasileiros com a liberação da primeira parcela, sempre maior por não incluir descontos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar