🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 2T25 COMEÇOU: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

NOVA MODALIDADE

Governo e bancos têm acordo para expandir crédito consignado, mas teto de juros incomoda Febraban

A proposta de teto de juros para crédito consignado vem na esteira do anúncio de uma nova modalidade, voltada para trabalhadores CLT e trabalhadores domésticos

Dani Alvarenga
30 de janeiro de 2025
12:46
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (e) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (d)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O  acesso ao crédito consignado vem sendo uma pauta importante para o governo atual, que chegou a criar uma plataforma para facilitar o acesso em 2024. Agora, em 2025, a gestão mira no juros: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a criação de um teto para as taxas cobradas pelas instituições financeiras aos trabalhadores do setor privado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta vem junto com o anúncio de uma nova modalidade de empréstimo consignado para trabalhadores do regime de carteira assinada (CLT) e trabalhadores domésticos.

Após uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e CEOs de bancos, Lula afirmou que o governo chegou a um acordo com o setor para implementar o programa de crédito e que será “o maior do país”.

Já em relação ao teto para a taxa de juros na modalidade, Haddad afirmou que a medida ainda será discutida com o setor. 

"O presidente deve chamar uma última reunião de governo para arbitrar os pequenos pontos que faltam ser incluídos", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo defende que deve haver limites nesse tipo de crédito para evitar "abusos". Além disso, uma das ideias é ampliar o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia nas operações.

Leia Também

Porém Haddad ressaltou que a medida ainda será avaliada pelo presidente. "Isso (o nível dos juros) vai ser matéria deliberada pelo presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) no encaminhamento", disse.

Vale lembrar que o crédito consignado é um empréstimo que tem as parcelas descontadas diretamente do salário ou benefício do devedor e oferece taxas de juros mais baixas. 

A modalidade é uma das mais utilizadas no Brasil, especialmente por servidores públicos e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • LEIA MAIS: Alta da Selic abre oportunidade para buscar rendimentos acima de 19% ao ano, aponta corretora; entenda

Teto nos juros do crédito consignado: bancos não gostaram

Após o anúncio do ministro, representantes do setor se manifestaram contra a proposta.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirmou que a criação de um teto de juros pode gerar "disfuncionalidades" na competição entre as instituições.

Ele também disse que, quanto mais garantias forem oferecidas por parte do trabalhador, mais barato será o acesso ao crédito.

"Achamos que esse produto deveria nascer com liberdade do ponto de vista de taxas. Cabe ao governo decidir. Quanto mais os bancos puderem competir entre si para ofertar essa linha, significa dizer que o consumidor, o trabalhador, vai poder migrar do banco A para o banco B e para o banco C. O teto costuma gerar algumas disfuncionalidades na competição. Essa é a nossa tese, mas essa é uma decisão governamental", disse Sidney, reiterando que o mercado consegue se "autorregular".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Febraban ainda afirmou que os bancos não reivindicaram uma ampliação na garantia do FGTS.

"Quanto mais garantia, mais barato é o crédito. Nós não estamos aqui necessariamente reivindicando a garantia do FGTS para essa linha. O que nós estamos aqui reivindicando é uma plataforma que possa ser provida com informações para análise do risco de crédito. Se tiver garantia, tanto melhor", disse.

Hoje, o trabalhador titular do fundo pode oferecer como garantia até 10% do saldo de sua conta vinculada ao FGTS - e, em caso de demissão, pode ser oferecida ainda a totalidade da multa de 40% que é paga pelo empregador no ato da dispensa.

Nos bastidores, integrantes do governo discutiam a possibilidade de ampliar esse porcentual do FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Visões divergentes: a reunião de Lula e representantes dos bancos

As mudanças no consignado privado foram bem avaliadas pelas instituições financeiras, porém houve divergências em relação a alguns pontos da proposta.

Isso porque os bancos discordam da visão do governo de que o novo formato poderia substituir a antecipação do saque-aniversário do FGTS.

De acordo com os representantes do setor, o saque prejudica o FGTS ao reduzir recursos disponíveis para habitação e saneamento.

O Ministério do Trabalho também defende que a modalidade seja extinta, em conjunto com a criação do novo consignado privado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, segundo Haddad, a extinção do dispositivo não foi debatida no encontro de ontem (30).

O novo crédito consignado

O governo federal vai apresentar uma proposta legislativa para expandir a oferta de crédito consignado aos cerca de 42 milhões de trabalhadores CLT do setor privado e que têm dificuldade de acesso a este serviço financeiro. 

A ideia é criar uma plataforma que permita aos bancos e instituições financeiras acessarem diretamente o perfil de crédito do profissional por meio do eSocial, o sistema eletrônico obrigatório que unifica informações trabalhistas.

A legislação atual já permite que trabalhadores com carteira assinada possam ter acesso a este tipo de empréstimo, descontado do salário. Porém, exige a assinatura de convênios entre empresas e bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, na prática, dificulta que pequenas e médias empresas – e muitas grandes empresas também – possam aderir ao modelo em larga escala.

Segundo Haddad, o produto vai provocar uma “pequena revolução” no crédito brasileiro.  

“Você vai consignar no eSocial, que é algo que toda empresa hoje tem que aderir para fazer o recolhimento do que deve ao trabalhador. Então, o eSocial se transformou num veículo que permite o crédito consignado privado", disse o ministro.

*Com informações do Estadão Conteúdo e Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MUDANÇAS NAS REGRAS

Fim dos 120% do CDI? Conselho Monetário aperta regras do FGC, e especialistas vislumbram impacto no retorno de CDBs, LCIs e LCAs

4 de agosto de 2025 - 16:25

Novas normas visam mitigar riscos excessivos e fortalecer a estabilidade do sistema financeiro, mas trazem impactos para bancos e investidores

AS FORTUNAS DE AGOSTO

Musk e Buffett perdem bilhões, Huang e Ellison ganham. O que mudou em julho entre os 10 mais ricos do mundo

4 de agosto de 2025 - 16:18

Impulsionada pelas big techs e por reviravoltas na economia dos EUA, a lista das pessoas com as maiores fortunas chegou com novidades em agosto

VAI UM PÃO NA CHAPA?

Enquanto Trump impõe tarifa de 50% ao café brasileiro, China abre as portas para quase 200 empresas do setor

4 de agosto de 2025 - 10:37

No mesmo dia em que os EUA oficializaram a sobretaxa, a China habilitou novas exportadoras do Brasil; movimento pode redesenhar o mapa global do grão

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: tarifas, ata do Copom, balanço da Petrobras (PETR4) e varejistas agitam a semana

4 de agosto de 2025 - 7:03

Nada de pausas na agenda dos próximos dias; política monetária e balanços — no Brasil e nos Estados Unidos — continuam movimentando os mercados

“IMPARÁVEL”

Trump vai ter que engolir: Pix se espalha pelos países mais visitados por brasileiros

3 de agosto de 2025 - 15:08

A rigor, o Pix não permite transferências internacionais diretamente para contas bancárias de outros países, mas seu uso no exterior está sendo viabilizado a partir de parcerias diretas entre fintechs brasileiras

BOMBOU!

Selic em 18%, um alerta sobre o Banco do Brasil (BBAS3) e mais: confira as principais notícias da semana

3 de agosto de 2025 - 13:05

O Seu Dinheiro faz um resumo das notícias mais lidas da semana que passou; saiba o que chamou atenção dos leitores por aqui

LOTERIAS

Mega-Sena aumenta valor da premiação com nova regra; Mega da Virada também mudou

3 de agosto de 2025 - 9:58

Com o aumento nos preços principais, as faixas inferiores pagarão prêmios menores — o prêmio da quina (cinco dezenas certas) caiu de 19% para 13%

ACUMULOU!

Mais uma chance para ser milionário: Mega-Sena vai pagar prêmio de R$ 100 milhões; saiba como concorrer a essa bolada

3 de agosto de 2025 - 9:01

Neste sábado (2) estavam em jogo R$ 86,5 bilhões. Como não houve vencedor, o próximo prêmio subiu e o sorteio acontece na terça-feira, dia 5 de agosto

MUDANÇA À VISTA

CMN muda regras do FGC para frear riscos em instituições financeiras; veja o que muda

1 de agosto de 2025 - 19:39

Alterações visam a mitigar riscos financeiros excessivos e impor novas obrigações para instituições financeiras alavancadas

NEM 8, NEM 80

Na ponta do lápis: estrago do tarifaço de Trump contra o Brasil é bem menor do que se esperava

1 de agosto de 2025 - 14:46

Medida vai sair do papel, mas quase dois terços das exportações brasileiras escaparam das “garras” do presidente dos Estados Unidos

O CLIMA ESQUENTOU

COP30 na Amazônia em xeque: países questionam preços de hospedagem em Belém (PA) e pressionam Brasil a transferir evento

1 de agosto de 2025 - 11:32

ONU convocou reunião de emergência para discutir o assunto, já que muitos países ameaçam reduzir suas delegações e até deixar de participar do evento climático 

NEGOCIAR OU RETALIAR?

Tarifa de 50% dos EUA vai afetar negativamente a economia para a maioria dos brasileiros, diz Datafolha

31 de julho de 2025 - 20:03

O pessimismo está presente na maioria dos eleitores de Bolsonaro e Lula nas eleições de 2022, segundo a pesquisa

VAMOS MARCAR!

Um dia após confirmar tarifas de 50% sobre o Brasil, governo dos EUA procura Haddad para agendar reunião sobre tarifaço

31 de julho de 2025 - 17:02

Encontro entre o ministro da Fazenda e o secretário do Tesouro norte-americano ainda não tem data, porém deve ser apenas o ponto de partida das negociações

ELE NÃO PARA

Trump surta com decisão do Fed e ataca (de novo) Powell: “perdedor total”

31 de julho de 2025 - 16:47

Republicano chama chefe do banco central dos EUA de “muito estúpido” e diz que país está “pagando o preço” por mantê-lo no cargo

DIPLOMACIA

Os bastidores da reunião entre os chanceleres de Brasil e EUA que Eduardo Bolsonaro tentou evitar a todo o custo

31 de julho de 2025 - 12:01

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne com Marco Rubio, braço direito de Trump, e defende independência do Judiciário brasileiro

DINHEIRO NA MÃO

IR de 2025: Receita paga nesta quinta (31) terceiro lote de restituição

31 de julho de 2025 - 11:13

Ao todo, 7.219.048 contribuintes receberão R$ 10 bilhões

LOTERIAS

A teimosia compensa! Apostador persistente ganha sozinho na Lotofácil e fica milionário da noite para o dia

31 de julho de 2025 - 7:04

Enquanto o ganhador do concurso 3456 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números, a Mega-Sena corre hoje valendo R$ 76 milhões

SEM SURPRESA

Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano, com a prerrogativa de ‘esperar para ver’ — veja o que precisa melhorar para os juros caírem

30 de julho de 2025 - 18:43

A decisão era amplamente esperada e não deve provocar grandes movimentos nos mercados. O que está no radar dos agentes financeiros são as nuances do comunicado e os gatilhos para um eventual corte nos juros

TARIFAÇO COM ISENÇÕES

Tesouro Nacional avalia que isenções do tarifaço são “cenário mais benigno”, enquanto associações setoriais reavaliam os impactos

30 de julho de 2025 - 18:35

Mesmo com quase 700 exceções anunciadas pelos EUA, setores brasileiros seguem cautelosos diante do impacto comercial e político da medida

QUEM CONSEGUIU SE LIVRAR?

Trump confirma tarifa de 50% para o Brasil, mas aeronaves e suco de laranja escapam da taxação; veja quem se salvou

30 de julho de 2025 - 16:26

Na lista publicada pela Casa Branca, produtos-chave da importação ficaram isentos; entrada em vigor das tarifas também foi adiada para 6 de agosto

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar