O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Assim como no comunicado, a ata não deu nenhuma indicação de quando o ciclo de corte de juros deve começar, mas afirmou que o nível atual é suficiente para controle de preços
Se o comunicado do Copom (Comitê de Política Monetária) na última quarta-feira (5) sobre os juros pousou no mercado com o ímpeto de um gavião — firme, duro, hawkish —, a ata divulgada nesta terça-feira (11) chega com a suavidade de uma pomba, bem mais amena (dovish, no jargão do mercado).
Essa divergência de tom já virou marca das comunicações recentes do Banco Central ao tratar dos próximos passos da Selic.
Assim como no comunicado, a ata não deu nenhuma indicação de quando o ciclo de corte de juros deve começar. Além disso, manteve a mensagem de que pode voltar a aumentar os juros de for necessário.
Essas são medidas mais hawkish, que levam a uma política contracionista para controlar a alta de preços.
Porém, há esperanças. O Copom enfatizou que considera a taxa Selic atual, de 15% ao ano, como suficiente para garantir a convergência da inflação à meta, desde que os juros sejam mantidos nesse nível por um período "bastante prolongado". Foi isso que deu o tom mais dovish, ou suave.
A diferença é que, no encontro de setembro, o colegiado dizia que ainda estava avaliando se essa manutenção seria suficiente para garantir a convergência. Agora, estão mais certos de que isso será possível.
Leia Também
O comitê, no entanto, conservou a ponderação de que segue vigilante e que os próximos passos da política monetária poderão ser ajustados, já que o cenário segue marcado por incerteza. "(O Copom) não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado."
"Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego", afirmou.
Além disso, se até setembro a ata repetia alertas de expectativas desancoradas e e necessidade de juros “significativamente contracionistas”, o comunicado divulgado hoje não traz esse parágrafo, mais um ajuste de tom dovish.
"A leitura de um cenário mais benigno, com melhora da inflação corrente e das expectativas, além da confiança na desaceleração da atividade doméstica, dá um tom mais dovish ao comunicado", diz mensagem da ASA Investments.
"Avaliamos a ata como neutra, mas com uma pitada dovish, visto que o BC ainda mantém uma comunicação relativamente rígida, embora tenha esmorecido em pontos mais hawkish", diz a Ativa. Essa também é a avaliação da Warren Investimentos e da BCG Liquidez.
"O cenário evolui conforme o esperado pelo BC e os riscos, embora ainda existentes, têm se manifestado de maneira menos intensa. Seguimos com a expectativa de que o BC pode iniciar um ciclo de corte de juros em março de 2026, com algum espaço para antecipação para a reunião de janeiro, em um ritmo mais moderado", disse Camilo Cavalcanti, gestor de portfólio da Oby Capital.
O Copom optou por incorporar uma estimativa preliminar do impacto da medida de ampliação da isenção do Imposto de Renda (IR) no cenário de referência da sua última reunião, de novembro. Na ata do encontro, o colegiado disse considerar tal estimativa como bastante incerta e afirmou que irá acompanhar os dados para calibrar seus impactos.
"Esta opção por uma postura conservadora e dependente de dados é reforçada por exemplos recentes de medidas, fiscais e creditícias, que se conjecturava que poderiam levar a uma discrepância em relação ao cenário delineado, mas não provocaram divergências relevantes em relação ao que se esperava", acrescentou.
Segundo o Copom, o cenário externo ainda segue incerto e, por isso, adota uma postura de cautela. O shutdown nos Estados Unidos aumenta a dificuldade para avaliar a conjuntura da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
O colegiado também afirmou que os riscos de longo prazo se mantêm presentes, como a política comercial norte-americana, a precificação apropriada de fundamentos e a elevação de gastos fiscais em vários países.
Disse ainda que manteve a visão de que a apreciação do câmbio está em parte relacionada ao diferencial de juros, em parte à depreciação da moeda norte-americana frente a diversas moedas.
A inflação do mês de outubro mais baixa que o projetado ajuda. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi divulgado hoje, depois da publicação da ata do Copom, e subiu 0,09% em outubro, ante 0,48% em setembro e 0,56% em outubro de 2024.
É o menor resultado para o mês desde 1998, quando registrou 0,02%. Nos últimos 12 meses, o índice recuou para 4,68%, ante 5,17% nos 12 meses imediatamente anteriores.
A surpresa de baixa também pode movimentar fortemente o mercado hoje.
Em dezembro, porém, o custo da energia elétrica pode sofrer com a bandeira amarela, um sinal de atenção.
Na ata, o Copom repetiu as projeções de inflação acumulada em 12 meses, já apresentadas no comunicado, para 2025 (4,6%), 2026 (3,6%) e o segundo trimestre de 2027 (3,3%) - este último, o horizonte relevante da política monetária. Todas as estimativas estão acima do centro da meta, de 3,0%.
Com Estadão Conteúdo
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento
Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH
Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso
Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais
Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)
Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos
A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.
A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente
Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento
Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação
O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.