O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
No Brasil, os fraudadores utilizam programas maliciosos, os chamados malwares, para simular transações de pagamentos
O malware trojan, apelidado de cavalo de Tróia por aparentar ser inofensivo, voltou a cair no gosto dos golpistas — e agora está sendo usado para roubar dados bancários.
Segundo o levantamento da Kaspersky, o número de tentativas de ataques a bancos em smartphones realizados via trojan cresceu 196% no mundo todo em 2024.
A pesquisa revelou que os cibercriminosos realizaram, em média, 2,8 milhões de tentativas de ataques de malware, adware e software indesejado em dispositivos móveis por mês.
Apenas em smartphones Android, o número de ataques com o programa malicioso direcionados a bancos aumentou de 420 mil em 2023 para 1,2 milhão no último ano.
Apesar do crescimento, houve uma queda no número de pacotes de instalação exclusivos, que passou de 153,6 mil em 2023 para apenas 68,7 mil em 2024.
Essa tendência indica que os golpistas estão se concentrando nas atividades de distribuição dos mesmos arquivos para um número máximo de vítimas.
Leia Também
Segundo a Kaspersky, para enganar as vítimas e roubar credenciais bancárias, os golpistas fazem a distribuição de malware em massa através de links espalhados via SMS ou aplicativos de mensagens.
Além disso, também utilizam anexos maliciosos em mensagens eletrônicas, que direcionam as vítimas para páginas falsas da web.
“Muitas vezes, as mensagens são enviadas usando a conta de um contato hackeado, o que faz com que a fraude pareça mais confiável, ou ainda, exploram notícias em alta e temas notórios para criar uma noção de urgência e incitar a curiosidade dos alvos”, afirma a instituição em nota.
O levantamento também revelou que muitos dos malwares presentes em aplicativos estão circulando por lojas oficiais.
“Descobrimos vários aplicativos no Google Play, cada um contendo um programa malicioso chamado ‘SparkCat’, que começou a se espalhar pelo menos já em março de 2024”, diz o relatório.
O malware, que é capaz de fazer capturas de tela, foi encontrado também na App Store. A pesquisa mostrou que havia 20 aplicativos infectados com o programa nas duas plataformas.
Mas, então, como ter certeza que um aplicativo para celular é confiável e conseguir se proteger desses programas maliciosos? A Kaspersky indica que o usuário confira as avaliações e o número de downloads dos aplicativos.
Além disso, é importante que sejam utilizados apenas links de sites oficiais. A instalação de aplicativos de segurança confiáveis também pode ajudar a evitar as fraudes, já que são capazes de detectar e bloquear atividades suspeitas.
No cenário brasileiro, os golpes de phishing — ou seja, fraudes em que a vítima acaba cedendo as informações pessoias — ainda seguem populares, especialmente através dos malwares projetados para fraudar vendedores online.
Segundo a Kaspersky, os ataques mais recorrentes no país são feitos através de HackTools (ferramentas maliciosas) das chamadas "FakePay", que representaram 97,99% das tentativas de golpes durante o último ano.
Por meio dos programas, os fraudadores simulam transações de pagamentos via Pix falsos, enganando vendedores e resultando em perdas financeiras.
Porém, essa não é uma realidade apenas dos brasileiros. Em 2024, aplicativos fraudulentos como o "Fakemoney", projetados para simular investimentos e pagamentos falsos, foram a principal ameaça digital global, segundo o levantamento.
Em evento, Gabriel Galípolo afirma que novos choques externos não mudaram a trajetória da política monetária; veja o que ele disse
Economistas ajustam expectativas para os próximos anos e reforçam cenário de desinflação mais lenta; veja estimativas no relatório desta semana
Mega-Sena acaba de sair pela terceira vez em março e fica longe do pódio dos maiores prêmios das loterias da Caixa. Dupla de Páscoa lidera pela segunda semana seguida, mas posição tem data de validade.
Sorteio da Dupla de Páscoa de 2026 está marcado para o próximo sábado, dia 4 de abril. A estimativa original de prêmio era de R$ 35 milhões. Agora o valor aumentou.
Na Europa e nos EUA já se fala em aumento dos juros devido aos riscos inflacionários; economistas respondem se Brasil corre esse risco também
Segundo o banco, o aumento do petróleo traz pressão não só para o preço dos combustíveis e deve se espalhar por alimentos e bens industriais
Alckmin disse que o governo tem dialogado com os estados, mas que não pode obrigá-los a reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel importado
No início deste mês, por exemplo, houve reajuste médio de 15,46% para as tarifas da Enel Rio de Janeiro. Para a alta tensão, como grandes indústrias, a elevação foi de 19,94%
Com a commodity disparando mais de 400%, fabricantes reformulam produtos e levam consumidores a buscar alternativas aos tradicionais ovos de chocolate
Teerã adotou medidas para gerenciar o tráfego na via marítima, visando impedir que “agressores e seus parceiros” utilizem o canal para fins militares contra o território iraniano
O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa
Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento