🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

TOUROS E URSOS #215

Até onde vai a alta da Selic — e como investir nesse cenário? Analista vê juros de até 15,5% e faz recomendações de investimentos

No episódio da semana do Touros e Ursos, Lais Costa, da Empiricus Research, fala sobre o que esperar da política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, após a Super Quarta

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
18 de março de 2025
13:51 - atualizado às 15:24
podcast touros e ursos lais costa renda fixa juros selic super quarta fed copom banco central
Thumb do podcast Touros e Ursos. - Imagem: Youtube/Divulgação.

Que a Selic vai subir na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de amanhã (19), não é novidade para ninguém. O Banco Central já havia contratado essas altas desde dezembro do ano passado e o mercado inteiro está preparado para ver o aumento de um ponto percentual na taxa, que vai a 14,25%. A dúvida que resta é: até onde vai a alta dos juros? O quão longe pode ir o BC de Gabriel Galípolo para controlar a inflação?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resposta para essas perguntas — amplamente esperadas, diga-se de passagem — vai estar no comunicado feito pela instituição, depois da reunião desta quarta-feira. 

Para Lais Costa, analista da Empiricus e convidada do podcast Touros e Ursos desta semana, o BC deve deixar o guidance mais flexível, alegando a maior dependência dos dados macroeconômicos para as próximas decisões.

Em um cenário-base, a analista enxerga a Selic a 15,5% no final do ciclo de alta dos juros, que deve ocorrer em meados do ano. Até o final do ano, a taxa deve regressar aos 15%. 

A estimativa é um pouco maior do que a feita pelo último boletim Focus, que vê o fim do ciclo com taxa de 15%, mas está em linha com o que preveem os analistas de grandes bancos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a inflação — que, no momento, está significativamente acima do teto da meta do Banco Central, que é de 4,5% —, Costa faz projeções mais ousadas.

Leia Também

Enquanto o Focus aliviou as projeções pela primeira vez em 22 semanas e estimou 5,66%, para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a analista vê um número mais próximo de 6,5%

“Acho que a nossa maior discordância com o numero de mercado é a parte de alimentos. A gente não vê a inflação de alimentos caindo tanto”, explica. A inflação de serviços também é um fator crítico, que deve deixar os preços mais altos por mais tempo. 

Enquanto muitos projetam a desaceleração da economia já na primeira metade do ano, Costa e sua equipe enxergam esse movimento macroeconômico se fortalecendo mais a partir de julho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A gente vê uma parte da atividade brasileira, principalmente nesse primeiro trimestre, mais forte do que o mercado e do que o próprio Banco Central”, diz. 

Veja o episódio na íntegra clicando no player abaixo ou procurando por “Touros e Ursos” na sua plataforma de streaming de preferência:

Quais são os melhores investimentos em renda fixa no cenário atual?

Na visão de Lais Costa, o Tesouro Selic deveria ter um espaço maior na carteira dos investidores no momento atual, dadas as incertezas que rondam o cenário macroeconômico. 

“Eu acho que o pós-fixado  vai reduzir bastante a volatilidade da carteira com uma excelente remuneração nesse período turbulento”, opina. No entanto, olhando para diferentes horizontes de tempo, a analista acredita que “sempre cabe todos os tipos de indexadores”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando em uma alocação de carteira ideal para o investidor com perfil moderado, a convidada do Touros e Ursos indica:

  • 50% em títulos pós-fixados atrelados ao CDI; 
  • 30 a 35% em títulos pós-fixados atrelados ao IPCA, de prazo curto; 
  • O restante em IPCA+ com prazo mais longo. 

“Em um cenário cheio de incertezas e com esse custo de oportunidade tão alto, você está sendo tão bem remunerado para não tomar risco. Realmente fica difícil sair do pós-fixado”, comenta. 

No momento, Costa não recomenda o investimento em títulos prefixados. Caso o investidor realmente faça questão do ativo no portfólio, a oportunidade tática está naqueles com prazos bem curtos, de um a dois anos. 

E nos Estados Unidos?

Para a maior economia do mundo, que também decide o rumo dos juros nesta Super Quarta, Costa vê um comunicado mais sutil e com menos mudanças significativas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A analista acredita que os juros americanos vão continuar na faixa entre 4,25% e 4,5%, uma vez que o Fed (Federal Reserve) ainda não deve considerar a forte atividade do mercado de trabalho e do crescimento econômico para a decisão de amanhã.

Costa também faz um alerta sobre o impacto das tarifas impostas por Donald Trump no contexto de guerra comercial: elas podem diminuir a atividade econômica e, ao mesmo tempo, levarem a inflação para patamares mais elevados.

“Acho que essa parte da inflação das tarifas está subestimada”, diz. 

Diante disso, a analista prevê que o Fed faça apenas um corte nos juros em 2025, levando as taxas para a faixa entre 4% e 4,25%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda parte do episódio, o convidado e os apresentadores Ricardo Gozzi e Vinicius Pinheiros elegeram os touros (destaques positivos) e ursos (destaques negativos) da semana.

Entre os ursos, o real, a Natura (NTCO3) e as 7 Magníficas, as big techs da bolsa americana. Do lado dos touros, os títulos pós-fixados, o ouro, a economia da Grécia e o tenista João Fonseca. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BATALHA DE GIGANTES

Black Friday: Apple chega a 70% OFF, Samsung bate 60%; quem entrega os melhores descontos? 

19 de novembro de 2025 - 18:06

A Apple entra com 70% OFF, pagamento dividido e entrega rápida; a Samsung equilibra o duelo com 60% OFF, mais categorias e descontos progressivos

APOSENTADORIA EM RISCO

Do Rio de Janeiro ao Amapá, ninguém escapou do Banco Master: fundos de pensão se veem com prejuízo de R$ 1,86 bilhão, sem garantia do FGC

19 de novembro de 2025 - 17:05

Decisão do Banco Central afeta 18 fundos de previdência de estados e municípios; aplicações feitas não têm cobertura do FGC

É RARO, MAS ACONTECE

Lotofácil vacila e Dia de Sorte faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e volta só no sábado

19 de novembro de 2025 - 7:03

Lotofácil acumula pelo terceira vez nos últimos cinco concursos e vai para último sorteio antes de pausa para o feriado com R$ 5 milhões em jogo

FERIADO DÁ AS CARAS

A B3 também vai ‘feriadar’? Confira o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra

19 de novembro de 2025 - 6:10

Bolsa, bancos, Correios, rodízio em São Paulo… desvendamos o que funciona e o que não funciona no dia 20

AUXÍLIO DO GOVERNO

Caixa paga Bolsa Família nesta quarta (19) para NIS final 4; veja quem recebe

19 de novembro de 2025 - 5:32

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

LIQUIDAÇÃO DO MASTER

CDBs do Will Bank e do Banco Master de Investimento também serão pagos pelo FGC?

18 de novembro de 2025 - 14:48

Ambas são subsidiárias do Banco Master S.A., porém somente o braço de investimentos também foi liquidado. Will Bank segue operando

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Qual o tamanho da conta do Banco Master que o FGC terá que pagar

18 de novembro de 2025 - 13:14

Fundo Garantidor de Créditos pode se deparar com o maior ressarcimento da sua história ao ter que restituir os investidores dos CDBs do Banco Master

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor

18 de novembro de 2025 - 12:19

Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência

O QUE FAZER

Investiu em CDBs do Banco Master? Veja o passo a passo para ser ressarcido pelo FGC

18 de novembro de 2025 - 10:23

Com a liquidação do Banco Master decretada pelo Banco Central, veja como receber o ressarcimento pelo FGC

NOVAS REGRAS A CAMINHO?

Debate sobre renovação da CNH de idosos pode baratear habilitação; veja o que muda

18 de novembro de 2025 - 9:45

Projetos no Congresso podem mudar regras da renovação da CNH para idosos, reduzir taxas e ampliar prazos para motoristas acima de 60 anos

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Loterias turbinadas: Bolas divididas na Lotofácil e na Lotomania acabam em 10 novos milionários

18 de novembro de 2025 - 7:04

Prêmio principal da Lotofácil será dividido entre 14 apostadores, mas só 7 ficaram milionários; Lotomania teve 3 ganhadores, que ainda se deram ao luxo de deixar dinheiro na mesa

SEGUNDA CHANCE

Banco Master recebe nova proposta de compra, desta vez de consórcio integrado por investidores dos Emirados Árabes Unidos

17 de novembro de 2025 - 19:04

Transação está sujeita à aprovação do Banco Central e do Cade e envolveria a compra da totalidade das ações do fundador do Master, Daniel Vorcaro

ONDA DE ESTRANGEIROS

Disparada do Ibovespa não é mérito do Brasil, mas tropeção dos EUA, diz Mansueto Almeida, do BTG

17 de novembro de 2025 - 17:45

Economista-chefe do BTG acredita que o Brasil continua empacado com os mesmos problemas e potencial verdadeiro do Ibovespa só será destravado após melhora fiscal

FOGUETE NA PISTA

Ibovespa sem freio: Morgan Stanley projeta índice aos 200 mil pontos no fim de 2026, mas há riscos no radar

17 de novembro de 2025 - 16:17

Apesar da avaliação positiva, o Morgan Stanley vê o aumento das preocupações com o cenário fiscal no país como maior risco para o desempenho do Ibovespa

MUITO ALÉM DE SMARTPHONES

Black Friday da Samsung: celulares, TVs e eletrodomésticos com até 55% de desconto; veja os destaques

17 de novembro de 2025 - 13:51

Ar-condicionado, TV, robô aspirador e celulares Galaxy entram na Black Friday da Samsung com descontos e condições especiais de pagamento

PELÉ ETERNO

Quanto Pelé valeria hoje? A projeção do ChatGPT que supera Mbappé, Haaland e Neymar no mercado global

17 de novembro de 2025 - 12:32

Simulação mostra o óbvio: o Rei do Futebol teria o maior valor de mercado da história — e poderia quebrar todos os tetos de transferência do futebol moderno.

PARA QUEM QUISER TENTAR A SORTE

Lotofácil ‘final zero’ promete R$ 12 milhões em premiações hoje

17 de novembro de 2025 - 8:12

Além do concurso com ‘final zero’, a Lotofácil acumulou na última rodada. Enquanto isso, de todos as loterias com sorteios programados para a noite de hoje (17), somente uma promete prêmio inferior a R$ 1 milhão.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Feriado no Brasil, mas sem descanso para o mercado: Payroll, ata do Fomc, IBC-Br e balanço da Nvidia estão na agenda econômica

17 de novembro de 2025 - 7:03

O calendário dos próximos dias ainda conta com discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE)

QUERIDINHO DO BRASIL

Com Pix, empresas e consumidores brasileiros economizaram R$ 117 bilhões em cinco anos

16 de novembro de 2025 - 14:41

Levantamento elaborado pelo Movimento Brasil Competitivo mostrou que somente entre janeiro e setembro de 2025, foram R$ 38,3 bilhões economizados

HORA DA DIPLOMACIA

Isenção de 10% para café e carne é um alívio, mas sobretaxa de 40% continua a ser entrave com EUA

16 de novembro de 2025 - 12:32

A medida beneficia diretamente 80 itens que o Brasil vende aos EUA, mas a sobretaxa continua a afetar a maior parte dos produtos brasileiros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar