🔴 MARATONA ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE: ASSISTA TODOS OS PAINÉIS DO EVENTO – CLIQUE PARA LIBERAR

Espírito olímpico na bolsa: Ibovespa flerta com novos recordes em semana de Super Quarta e balanços, muitos balanços

Enquanto Fed e Copom decidem juros, temporada de balanços ganha tração com Itaú, Bradesco e Ambev entre os destaques

5 de maio de 2025
8:26 - atualizado às 8:31
Rebeca Andrade, ginasta artística brasileira, na final do individual feminino em 2016.
Rebeca Andrade, ginasta artística brasileira, na final do individual feminino em 2016. - Imagem: Flickr

O espírito olímpico vai além da busca pela vitória. Também chamado de olimpismo, ele proporcionou algumas das imagens mais emocionantes da história do esporte ao longo do último século.

O esforço até o último resquício de energia da suíça Gabriela Andersen-Schiess para concluir a maratona dos Jogos Olímpicos de 1984 e a reverência das norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles à brasileira Rebeca Andrade no ano passado em Paris são apenas dois exemplos.

Na Olimpíada de Tóquio, realizada em 2021 por causa da pandemia, a final do salto em altura masculino testemunhou a quebra de um tabu de mais de um século.

O italiano Gianmarco Tamberi e o catari Mutaz Essa Barshim empataram a decisão do ouro olímpico na marca de 2m37. A organização do evento propôs um salto extra, com o sarrafo em 2m39, para desempatar a disputa.

Os atletas tinham duas alternativas: saltar ou dividir a medalha de ouro — e o lugar mais alto do pódio. Optaram pela segunda. Talvez compartilhar seja um verbo mais correto para uma situação que não acontecia desde a Olimpíada de 1908, em Londres.

É verdade que a Olimpíada de Paris já terminou faz quase um ano e ainda estamos longe da próxima edição, em 2028. Neste início de maio, porém, testemunhamos uma improvável manifestação do espírito olímpico na bolsa de valores.

Leia Também

Mais uma vez, o Itaú Unibanco (ITUB4) ocupa o alto do pódio das ações mais recomendadas pelos analistas para maio.

Neste mês que se inicia, porém, o Itaú divide a medalha de ouro dos investimentos com os papéis de mais duas empresas.

Na reportagem especial da Dani Alvarenga, você fica por dentro de quais são as ações mais recomendadas de 11 bancos e corretoras para maio.

UMA NOVA LEI DA ROBÓTICA?

POWERED BY EMPIRICUS RESEARCH

Até pouco tempo atrás, as inteligências artificiais eram restritas à ficção científica.

Visionário e mestre do estilo, o escritor Isaac Asimov idealizou diretrizes para controlar as IAs. Elas ficaram conhecidas como “Leis da Robótica” e dizem o seguinte:

1: um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um humano sofra algum mal.

2: um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas pelos humanos, exceto nos casos de conflito com a primeira lei.

3: um robô deve proteger a própria existência, desde que a autopreservação não entre em conflito com as duas primeiras leis.

Elaborada posteriormente, a “Lei Zero” determina que um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.

Mas e se houvesse uma nova "lei da robótica" segundo a qual um robô pode ficar à sua disposição para buscar lucros para você?

Na prática, é o que a Nexus Research propõe com Cripto Turbo, um robô que busca R$ 788 por dia, em média, automaticamente. Clique aqui e conheça.

ESQUENTA DOS MERCADOS

O Ibovespa acumulou alta de 3,69% em abril. O bom desempenho da bolsa não fez nem cócegas no rendimento do bitcoin, campeão do mês. A cotação da mãe de todas as criptomoedas avançou 11,93%.

O ranking completo dos melhores e piores investimentos de abril você confere aqui.

No acumulado do ano, porém, o Ibovespa já avança mais de 12% — ante desempenho negativo do bitcoin.

No primeiro pregão de maio, incrustado no meio do feriado, a bolsa marcou leve alta (+0,05%), suficiente para manter o Ibovespa acima dos 135 mil pontos e próximo de sua máxima histórica nominal.

No entanto, a carregada agenda da semana que se inicia transforma a busca por novos recordes em incógnita.

Se, de um lado, Donald Trump agora tarifa os filmes estrangeiros em 100%, há quem fale na iminência de um acordo entre EUA e China.

Enquanto o mundo espera sentado, aqui a temporada de balanços ganha tração com Itaú, Bradesco e Ambev entre os destaques.

De qualquer modo, a atenção dos investidores está concentrada na Super Quarta dos bancos centrais.

A expectativa é de que o Fed mantenha a taxa de juros inalterada nos Estados Unidos e que o Copom promova nova alta da Selic. A dúvida está na magnitude do aperto.

Os detalhes da agenda da semana você confere no trabalho do Guilherme Castro Sousa.

Outros destaques do Seu Dinheiro:

FIM DE UMA ERA
Warren Buffett deixará o comando da Berkshire Hathaway no fim do ano. Megainvestidor disse que recomendará ao conselho que eleja Greg Abel para seu lugar.

VEM AÍ
Quem é Greg Abel, que deve suceder Warren Buffett no comando da Berkshire Hathaway. O nome de Abel já havia sido apontado na linha de sucessão da Berkshire em maio de 2021, mas não havia, até o momento, um cronograma específico para a transferência oficial do cargo.

WOODSTOCK DO CAPITALISMO
Warren Buffett (finalmente) fala: qual a visão do ‘Oráculo de Omaha’ sobre os EUA hoje e a guerra comercial travada por Donald Trump. A reunião anual dos acionistas da Berkshire Hathaway atraiu os olhares atentos de milhares de investidores querendo descobrir o que o “Oráculo de Omaha” pensa sobre as tarifas de Trump e a economia dos EUA.

DANÇA DAS CADEIRAS
Troca do alto escalão do Pão de Açúcar (PCAR3) tem apoio dos acionistas, mas chapa de Tanure sai perdendo em resultado parcial. A convocação da AGE foi requerida pelo fundo Saint German, ligado ao empresário Nelson Tanure, com o intuito de destituir o atual conselho e eleger uma nova chapa.

NO TOPO
Prio (PRIO3) pode se tornar quarta maior produtora de petróleo do Brasil após aquisição de campos. Entre as maiores produtoras de petróleo do Brasil atualmente estão, pela ordem, Petrobras (2,14 milhão bpd), Shell (358,6 mil bdp) e TotalEnergies (139,5 mil bpd).

DIRETO DE OMAHA
Warren Buffett não foi às compras: Berkshire Hathaway tem caixa recorde de US$ 347,7 bilhões no primeiro trimestre; lucro cai 14%. Caixa recorde indica que Buffett não aproveitou a queda do mercado de ações no primeiro trimestre para aplicar o dinheiro em novas oportunidades.

SEM MEDO DA RECESSÃO?
Trump descarta demissão de Powell, mas pressiona por corte de juros — e manda recado aos consumidores dos EUA. Em entrevista, Trump afirmou que os EUA ficariam “bem” no caso de uma recessão de curto prazo e que Powell não reduziu juros ainda porque “não é fã” do republicano.

UMA NOVA CHANCE
Trump diz que TikTok tem ‘um lugar especial em seu coração’ e sinaliza (mais uma) prorrogação no prazo para venda das operações nos EUA. Essa não é a primeira vez que o presidente norte-americano dá uma colher de chá para a ByteDance, dona do TikTok. Trump já adiou o prazo duas vezes.

PETRÓLEO EM QUEDA
Opep+ decide acelerar aumento na produção de petróleo pelo 2º mês seguido. A aceleração no aumento da produção ocorre num contexto de redução do preço da commodity e expectativa de queda da demanda global.

PRIMEIRO ENCONTRO
Haddad realiza reunião com secretário do Tesouro dos EUA e discute tarifas impostas ao Brasil e investimentos em data centers. A reunião entre Fernando Haddad e Scott Bessent marcou o primeiro encontro presencial entre representantes do alto escalão do Brasil e dos EUA desde a posse de Donald Trump.

CARIMBANDO O PASSAPORTE
Haddad viaja à Califórnia para buscar investimentos para data centers no Brasil. Nos EUA, Haddad se encontrará com executivos de Google, Nvidia e Amazon; ministro também irá ao México aprofundar relações bilaterais.

DIÁLOGO COM SETOR PRIVADO
Mais importante do que anunciar novos compromissos é apresentar resultados concretos, diz Dan Ioschpe, empresário escolhido para a cúpula da COP30. Presidente do conselho de administração da Iochpe-Maxion, executivo tem o papel de envolver o setor privado nas negociações e ações do evento climático da ONU, que acontece em Belém em novembro.

NOVOS FORMATOS
Criptoativos de renda fixa: tokens de crédito privado oferecem retorno de até CDI+4% ao ano; é seguro investir? Empresas aproveitam o apetite do investidor por renda fixa e aumentam a oferta de criptoativos de dívida, registrados na blockchain; entenda os benefícios e os riscos desses novos investimentos.

AO LADO DE GIGANTES
Cinco varejistas brasileiras entram para ranking das 250 maiores do mundo, segundo a Deloitte; veja quais são. Todas elas apostaram em modelos de negócio baseados em bens essenciais, digitalização e preços acessíveis.

QUEM VAI QUERER?
Banco Master negocia com ‘vários grupos’ fatia rejeitada pelo BRB, segundo jornal. Entre eles estariam a família Batista, do grupo J&F, os bancos Safra e BTG, além da Prisma Capital e da Jive Mauá.

DINHEIRO NA MÃO
Veja as empresas que pagam dividendos e juros sobre capital próprio na semana. Magalu, Santander, Fleury e mais 15 empresas pagam proventos nos próximos dias; confira o calendário.

ESTÁ COM O VISTO EM DIA?
Governo português anuncia expulsão de 18 mil estrangeiros, incluindo brasileiros, e Itamaraty inicia conversas para entender a medida. A oposição e associações imigrantes acusam o governo português de utilizar a medida para desviar as atenções das eleições parlamentares.

MUDANÇA NO ENDEREÇO
Starbase: Elon Musk vence votação e cria a primeira cidade corporativa do mundo em região de lançamentos da SpaceX. A proposta foi aprovada por uma margem ampla entre o pequeno grupo de eleitores que são, em sua maioria, funcionários do bilionário.

SHOWMAN
Lady Gaga no Rio: quem é Luiz Guilherme Niemeyer, o nome por trás do megashow gratuito em Copacabana. Ao Seu Dinheiro, carioca de 30 anos conta como fez do formato com Madonna e Lady Gaga uma assinatura do Rio de Janeiro; de quebra, abre bastidores dos eventos e revela como pretende trazer de volta o emblemático Canecão.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA

2 de julho de 2025 - 8:29

Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano

1 de julho de 2025 - 8:13

Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF

Insights Assimétricos

Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado

1 de julho de 2025 - 6:03

Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano

30 de junho de 2025 - 19:50

O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si

30 de junho de 2025 - 8:03

Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco

TRILHAS DE CARREIRA

Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada

29 de junho de 2025 - 7:59

De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE

27 de junho de 2025 - 8:09

Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF

SEXTOU COM O RUY

Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações

27 de junho de 2025 - 6:01

A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA

26 de junho de 2025 - 8:20

Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança

25 de junho de 2025 - 19:58

Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA

25 de junho de 2025 - 8:11

Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell

24 de junho de 2025 - 7:58

Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar

24 de junho de 2025 - 6:15

Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)

23 de junho de 2025 - 14:30

Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã

23 de junho de 2025 - 8:18

Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo

DÉCIMO ANDAR

É tempo de festa junina para os FIIs

22 de junho de 2025 - 8:00

Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã

20 de junho de 2025 - 8:23

Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil

SEXTOU COM O RUY

Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos

20 de junho de 2025 - 6:03

É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã

19 de junho de 2025 - 9:29

Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar

18 de junho de 2025 - 14:40

Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar