🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo Stock Picking Day

Diversificação é a chave para Christian Faricelli, gestor da Absolute Investimentos; conheça suas principais teses

No Stock Picking Day, evento organizado pelo Market Makers, o gestor discute as principais teses do fundo Absolut Pace Long Biased

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
7 de julho de 2024
14:00 - atualizado às 17:06
market makers stock picking day christian faricelli absolute investimentos
Imagem: Market Makers

No Stock Picking Day, evento organizado pelo Market Makers no último dia 4 de julho, Christian Faricelli, gestor da Absolute Investimentos, foi o destaque do terceiro painel. O evento, que marcou o segundo aniversário do hub de conteúdo, reuniu os principais stock pickers do Brasil para compartilhar estratégias vencedoras na bolsa de valores.

Durante sua apresentação, Faricelli apresentou a abordagem e filosofia de investimentos do fundo Absolute Pace Long Biased, que já alcançou 183% de retorno em apenas cinco anos, e discutiu suas principais teses no mercado brasileiro.

Absolute Long Biased: filosofia proprietária, agnóstica e de diversificação

No painel, o gestor destacou as características que diferenciam o fundo no mercado. Segundo Faricelli, o fundo adota uma abordagem agnóstica em relação a empresas e setores, realiza análises proprietárias rigorosas, mantém uma diversificação elevada e utiliza estratégias de short selling mais amplas que a média de mercado.

Faricelli explicou que se mantém majoritariamente comprado em ações, com alocação média em torno de 70% com foco em ações brasileiras e análise fundamentalista, embora o fundo também olhe para oportunidades fora do Brasil.

O gestor da Absolute afirma que "a gente não tem nenhum tipo de preconceito contra empresa e setor" e que “ser agnóstico, empresa e setor, é um ponto importante”.

Uma das marcas registradas do fundo é sua forte crença na análise proprietária. "Não é porque fundo A, B, C ou D tem uma empresa que a gente vai lá e compra também. A gente acredita muito na nossa análise, a gente tem um viés de valor no médio e longo prazo muito grande”, explicou o gestor.

STOCK PICKING DAY: SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO CLICANDO AQUI

Outra característica fundamental do fundo é a diversificação. Faricelli destacou que mantém uma ampla gama de investimentos para mitigar riscos a médio e longo prazo. "A maior posição tem 7% do fundo. A gente, por definição, gosta de fazer um fundo bem diversificado porque acha que, no médio e longo prazo, nunca sabe quando a gente vai acertar e errar".

Além disso, destaca o uso de estratégias de short selling mais abrangentes do que a média do mercado. Faricelli explicou que os três tipos principais de shorts: relativo, de ganho de capital e para evitar riscos.

VEJA AQUI TUDO O QUE ROLOU NO STOCK PICKING DAY

Análise fundamentalista e construção de portfólio

Sobre a metodologia de análise e construção de portfólio do fundo, destacou a importância da combinação de análises micro e macroeconômicas para a seleção de ativos. Segundo ele, o núcleo da abordagem é a análise micro fundamentalista, que é complementada pela perspectiva macro da Absolute.

“O nosso core é análise micro fundamentalista, mas obviamente a gente usa todo o macro da Absolut como input. A gente parte do micro, só que a gente valida com o macro. Então o processo de construção de portfólio e da carteira, a gente começa tendo um horizonte de médio e longo prazo”, explicou.

Um aspecto crucial do processo de investimento da Absolute é a visão do portfólio consolidado. Faricelli enfatizou a importância de evitar que a carteira seja apenas uma “soma de boas ideias”, pois isso pode levar a riscos não balanceados.

“Muitas vezes, essa soma de boas ideias está tomando algum tipo de risco. Eu tenho várias boas ideias que todas elas têm o risco juros Brasil. Se por acaso eu estiver errado nesse risco, a carteira vai mal.”

GRATUITO: CONFIRA O RESUMO DO STOCK PICKING DAY EM MATERIAL EXCLUSIVO

A construção do portfólio envolve um esforço significativo para garantir que ele tenha um equilíbrio de riscos. “A gente pensa muito na construção do portfólio. A gente gasta um tempo relevante pensando em como esse portfólio deve ser montado, como que o portfólio em si tem os checks and balances”, disse.

Construção de portfólio resiliente

Sobre a composição do fundo, ele explicou: “o principal setor são as empresas quase que ‘renda fixa plus’, que são empresas que têm contratos regulados ou repasse de população muito grande, e que aguentam um cenário pior no Brasil, desde energia elétrica, transporte, saneamento, até shopping".

Além disso, o fundo Absolut Pace Long Biased tem concentrado investimentos em empresas domésticas, aproveitando a recente subvalorização desses ativos e vislumbrando uma recuperação.

Complementando a estratégia, Faricelli mencionou a alocação em commodities, destacando que “para mim, hoje estão com um desconto enorme contra as empresas de commodities do mundo inteiro”.

Por fim, ressaltou a importância da diversificação e empresas que contrabalanceiam: “fazendo essa soma de quase que renda fixa protegida de inflação, empresas de consumo domésticos e exportadoras, eu acho que a gente tem um portfólio que é redondo”.

GRATUITO: CONFIRA O RESUMO DO STOCK PICKING DAY EM MATERIAL EXCLUSIVO

As oportunidades e tendências, na visão de Faricelli

Durante o painel, o gestor compartilhou ideias sobre algumas das principais empresas analisadas pelo fundo e destacou várias oportunidades e estratégias fundamentais em diversos setores.

Ao falar sobre as empresas reguladas, ele ressaltou a Equatorial (EQTL3) como um exemplo notável de sucesso no setor, descrevendo-a como um dos melhores investimentos no Brasil nos últimos anos e destacando sua posição relevante na empresa devido à assimetria percebida no preço.

Faricelli mencionou a Eletrobras (ELET3) e a Neoenergia (NEOE3) como empresas com retornos potenciais acima de 15% ao ano, em termos reais. Ele enfatizou a importância de diversificar dentro do setor elétrico: “na nossa cabeça, ao invés de concentrar em uma ou duas teses, a gente prefere fazer quase que um barbell concentrando as teses”.

STOCK PICKING DAY: SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO CLICANDO AQUI

No setor de shoppings, o gestor observou que empresas como Iguatemi (IGTI11) e Morumbi (MULTI3) são ativos robustos, capazes de repassar a inflação no médio e longo prazo, conforme afirma: “a gente vê IPCA mais 10%, está nesse cenário que eles repassam a inflação para sempre”.

Ele destacou a resistência desse setor após a recente reforma tributária, o que reforça sua confiança nesses investimentos.

Sobre o segmento de locação de carros, ele destacou Localiza (RENT3) como uma das melhores do Brasil em termos de gestão e negócio. No entanto, explicou que a precificação geralmente refletia um cenário excessivamente otimista, mas que, agora, “a gente acha que é uma empresa que está na parte de múltiplos, muito próximo da mínima histórica [...] Então a gente acha que tem dois vetores que vão ajudar muito o lucro da empresa”.

Quando se trata de empresas domésticas, Faricelli mencionou a Vivara (VIVA3) como um exemplo de sucesso: “o negócio de uma Vivara, por exemplo, caso tenha uma margem altíssima, o seu estoque não vence, você tem um posicionamento muito grande, você tem um poder de marca muito grande”

VEJA AQUI TUDO O QUE ROLOU NO STOCK PICKING DAY

No setor de saúde, elogiou a execução sólida da Rede D’Or (RDOR3) como uma das melhores empresas do Brasil e falou do potencial a longo prazo do setor com o envelhecimento da população, tratamentos mais complexos, e provável insuficiência futura do serviço público no Brasil.

Falando sobre commodities, Faricelli expressou cautela: "operar commodities é difícil porque você nem consegue explicar o que aconteceu olhando o ex-post. Normalmente, se acontece alguma coisa, você consegue olhar para trás e explicar".

Ele avaliou a Petrobras (PETR4) como uma posição estratégica em um cenário de preços atuais, destacando que “você pode ter várias críticas à Petrobras, menos que ela é cara”.

Finalmente, sobre o setor bancário, ele mencionou a resiliência do Itaú (ITUB4): “ele demonstrou uma fortaleza enorme, ele passou por toda essa potencial disrupção de fintechs” mas que “o único problema é o preço”.

Por isso, “commodities, domésticos e regulados, a gente acha que essas três caixinhas estão bem baratas. A gente prefere alocar um pouco mais de risco nessas caixinhas do que ter bancos”.

VEJA AQUI TUDO O QUE ROLOU NO STOCK PICKING DAY

Confira as principais ideias do Stock Picking Day 

Christian Faricelli foi um dos três investidores de renome que participaram do evento, ao lado de Octávio Magalhães, que alcançou mais de 4.000% de retorno com o fundo Guepardo FIC FIA, e Camilo Marcantonio, que obteve um retorno de 702% em nove anos com o Charles RIver FIA.

Descubra as principais ideias e insights compartilhados por esses gestores no material exclusivo que preparamos para você.

Cadastre-se no link abaixo e receba o acesso à íntegra do evento, além de um e-book com os melhores momentos.

Compartilhe

SD Select

Vitória de Trump pode ser má notícia para o real? Entenda o motivo e veja quais ações podem ganhar com a disparada do dólar

18 de julho de 2024 - 10:00

Apostas na vitória de Trump cresceram e dólar volta a valorizar em relação ao real; saiba como investir nesse cenário

SD Select

Eletrobras (ELET3) e Sabesp (SBSP3) podem captar R$ 20 bi: qual ação de serviços básicos está entre o ‘filé mignon’ do BTG?

17 de julho de 2024 - 16:00

As duas empresas estão no radar do mercado nesta semana com ofertas de ações bilionárias; veja qual pode entregar bons lucros na bolsa e pagar dividendos atrativos

SD Select

Ação que caiu 20% no ano e pode se beneficiar da Reforma Tributária é recomendação do BTG Pactual para comprar agora

16 de julho de 2024 - 10:00

Após mudanças no texto da Reforma Tributária, banco enxerga que regulamentação pode beneficiar o setor de shopping centers

SD Select

Sem come-cotas, mais benefícios fiscais: previdência privada é “queridinha” dos super-ricos; saiba como usar investimento a seu favor

15 de julho de 2024 - 12:00

Super-ricos estão migrando para fundos de previdência privada para deixar de pagar come-cotas; saiba como você também pode aproveitar os benefícios desse investimento

SD Select

Nem BDRs, nem S&P 500: quem investe em ações internacionais usando esta estratégia pode ter até 93% mais lucro

13 de julho de 2024 - 16:00

Você pode ter um retorno “turbinado” e renda extra todos os anos com esta classe de ativos que permite investir em ações internacionais

SD Select

Classe de fundos que escapou da Reforma Tributária pode aumentar em até 55% a restituição do Imposto de Renda

12 de julho de 2024 - 8:00

Quem investe nessa classe de fundos pode expor seu patrimônio aos rendimentos da renda fixa e variável com inúmeras vantagens tributárias

Onde Investir

Mercado privado: veja as vantagens e desvantagens desse setor pouco explorado pelos investidores tradicionais da bolsa de valores

10 de julho de 2024 - 10:00

Entenda como funcionam os principais ativos do mercado privado e como eles podem sofisticar seu patrimônio

Conteúdo Stock Picking Day

Camilo Marcantonio comenta as principais apostas do Charles River FIA, fundo com 700% de retorno, no Stock Picking Day

6 de julho de 2024 - 14:00

Sócio-fundador da gestora Charles River fala sobre a estratégia por trás do sucesso de seu fundo de ações em evento do Market Makers

Conteúdo Stock Picking Day

Stock Picking Day: Octávio Magalhães revela as três principais ‘apostas’ da Guepardo na bolsa

5 de julho de 2024 - 16:00

Gestor fala sobre a estratégia qualitativa para seleção de ações do fundo com mais de 20 mil investidores

SD Select

700% em ações: ex-Harvard virou um dos melhores investidores de ações da década no Brasil

2 de julho de 2024 - 15:00

‘Stock Picker’ Camilo Marcantonio já foi reconhecido por ganhador do prêmio Nobel de Economia

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar