Aumento da Selic ‘não é motivo de preocupação’ para ações brasileiras, segundo analista; entenda o porquê
Analista acredita que o aumento dos juros não será agressivo ao ponto de prejudicar empresas brasileiras em boa fase
Nesta semana, os holofotes do mercado estão voltados para a ‘Super Quarta’: tanto o Banco Central do Brasil quanto o dos EUA divulgarão hoje (18) suas decisões para as respectivas taxas básicas de juros.
Para os EUA, a expectativa é de que o Fed anuncie o primeiro corte de juros do país desde 2020. Já no Brasil, a expectativa é oposta: o mercado precifica um aumento da Selic, dada a recente pressão inflacionária.
Para o investidor conservador, a Selic mais alta é favorável para o rendimento da sua carteira em renda fixa. Já o investidor mais arrojado, que aposta em ativos de risco, pode se sentir um pouco intimidado com o possível aumento.
Será que não é mais uma boa hora de entrar na bolsa? O Ibovespa vai derreter de novo após atingir suas máximas históricas?
PÂNICO COM SELIC ALTA? VEJA ONDE INVESTIR ESTE MÊS PARA NÃO SE PREOCUPAR COM ISSO
Possível aumento da Selic ‘não é fator de preocupação’, segundo analista
A edição de setembro do programa Onde Investir, do Seu Dinheiro, recebeu a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, casa de análise do grupo BTG Pactual.
Em entrevista, a analista afirmou que “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”.
Um aumento muito agressivo da Selic poderia, de fato, causar “um choque muito forte de expectativa de crescimento, de expectativa de inflação [...] e na confiança do empresariado, que já vem de um período difícil”, segundo ela.
Porém, não acredita que estamos diante de um aumento agressivo na próxima reunião do Copom. O cenário-base na opinião da Empiricus Research é um aumento de, no máximo, 1 ponto percentual no curto prazo – elevando a Selic a 11,5%:
“Para as empresas, não teria um impacto tão grande quando falamos de 1 ponto percentual. Quem paga 10,5% de juro, paga 11,5%. 1 ponto a mais não faz diferença”, afirmou a analista.
Além disso, explicou o porquê do BC prescrever uma alta nos juros agora. Talvez como uma espécie de “profilaxia” antes que as expectativas inflacionárias se concretizem:
“Essa alta de agora tem não só um componente de esfriar a inflação, mas [...] também de dar um choque nas expectativas de inflação. [...] Para não gerar pânico: a economia está crescendo, [...] as empresas estão crescendo. Acho que um pequeno aumento [da Selic] não é um grande fator de preocupação para o investidor de ações.”
Economia estável nos EUA é favorável para o mercado brasileiro
Além disso, a possível queda de juros nos EUA também pode ser boa para o Brasil.
“A economia [americana] não está nem quente demais a ponto de gerar uma inflação, [...] e nem fria demais a ponto de gerar uma recessão. Ela está naquele ponto ideal. [...] Isso é muito positivo para mercados emergentes, inclusive para o Brasil. Não à toa vimos tanto dinheiro entrando na nossa bolsa em agosto”, afirmou Larissa.
A “entrada de dinheiro na bolsa” mencionada por Larissa faz referência ao aumento de capital estrangeiro entrando na B3. Somente em agosto, foram quase R$ 10 bilhões de dinheiro “gringo” chegando na bolsa brasileira.
Se os investidores estrangeiros estão voltando para cá, talvez o investidor brasileiro também possa optar pelo otimismo com o mercado local…
O CENÁRIO AINDA É POSITIVO: CONFIRA ONDE INVESTIR ESTE MÊS MESMO QUE A SELIC SUBA
‘Estamos ainda mais seletivos’ na composição da carteira recomendada, afirma analista
Se você é um dos investidores receosos com o aumento da Selic, mas quer entrar na bolsa, saiba que Larissa prepara mensalmente uma carteira recomendada de ações, levando em conta os momentos de mercado e o que faz sentido para cada fase.
Antecipando o movimento nos juros, Larissa afirmou que ela e seu time de analistas foram “ainda mais seletivos” ao escolher os ativos que compõem a carteira de setembro, estando ainda menos dispostos a apostar em empresas com alta alavancagem financeira, por exemplo.
Porém, a tese principal permanece: buscar ativos de qualidade, que estejam baratos e com alto potencial de valorização no futuro próximo.
E se você quiser conhecer os ativos selecionados por Larissa Quaresma, você pode – e gratuitamente.
Confira 20 ideias de investimento para este mês, mesmo que a Selic suba
O programa Onde Investir ouviu não apenas Larissa Quaresma, mas também outros cinco analistas da Empiricus Research que indicaram suas recomendações de investimentos para este mês.
Os especialistas falaram de variados tipos de investimento – de ações brasileiras e internacionais a criptomoedas.
E a boa notícia é que o programa está disponibilizando, como cortesia, todas as carteiras recomendadas dos especialistas ouvidos, para o investidor que estiver se sentindo “perdido” em meio às recentes movimentações de mercado.
Ou seja, se você não conferiu o programa, não tem problema. Tudo o que você precisa fazer é clicar neste link para conhecer as recomendações e tomar suas decisões de investimento baseadas em opiniões profissionais, de quem vive o mercado de perto.
Lembrando: é de graça. Basta clicar aqui ou no botão abaixo:
SD Select
BTG Pactual atualiza a carteira recomendada de FIIs para junho e aumenta a exposição em HSML11
8 de junho de 2026 - 10:00SD Select
Ações internacionais para junho: Eli Lilly (LILY34), Netflix (NFLX34) e outros BDRs são recomendações do BTG Pactual este mês
4 de junho de 2026 - 12:00SD Select
Sentiu saudades? Itaú (ITUB4) manda Nubank (ROXO34) ‘para longe’ e faz retorno triunfal à carteira de ações recomendadas pelo BTG em junho
3 de junho de 2026 - 17:30SD Select
Imposto de Renda 2026: Últimos dias para acertar as contas com o Leão
27 de maio de 2026 - 10:00SD Select
Imposto de Renda 2026: O que muda na hora de declarar cada tipo de investimento?
22 de maio de 2026 - 12:00SD SELECT
Receita paga primeiro lote bilionário de restituição do Imposto de Renda 2026; confira valor total, datas e quem terá direito a reembolso
21 de maio de 2026 - 17:13Conteúdo SD Select
Uma alternativa para ter renda com aluguel – é possível receber até de grandes empresas
14 de maio de 2026 - 15:00SD Select
Vale (VALE3): 4 pilares que justificam o investimento na ação para buscar dividendos, segundo a Empiricus
13 de maio de 2026 - 16:32Conteúdo SD Select
‘Vivemos uma mudança estrutural nos FIIs de logística’, diz especialista no Onde Investir; entenda
10 de maio de 2026 - 11:00SD Select
Restituição do Imposto de Renda 2026: Quando começa, quem recebe primeiro e o que pode atrasar o seu pagamento
9 de maio de 2026 - 9:00SD Select
Abrindo a torneira das small caps: Sanepar (SAPR11) e mais 9 oportunidades para investir em maio, segundo o BTG Pactual
8 de maio de 2026 - 9:00SD Select
As ‘magníficas’ do BTG: Alphabet (GOGL34), Amazon (AMZO34) e Microsoft (MSFT34) estão entre as ações internacionais recomendadas para maio
7 de maio de 2026 - 14:16Conteúdo SD Select
É hora de investir em shopping center? BTG adiciona FII do setor em carteira recomendada; veja
6 de maio de 2026 - 14:00SD Select
BTG Pactual ‘dá update’ na carteira de ações em maio e inclui Totvs (TOTS3) no lugar do Itaú (ITUB4)
5 de maio de 2026 - 15:00SD Select
Contagem regressiva do Imposto de Renda 2026: Falta menos de um mês para o fim do prazo da declaração
4 de maio de 2026 - 16:19SD Select
Declarar despesas médicas, dependentes e gastos com educação reduz seu Imposto de Renda?
23 de abril de 2026 - 14:00SD Select
Recebeu valores do INSS em 2025? Saiba quais erros evitar para sua declaração de Imposto de Renda não ficar retida na malha fiscal
17 de abril de 2026 - 12:00Conteúdo SD Select
Ouro: ainda vale a pena investir? Analista da Empiricus fala sobre o futuro do metal precioso
11 de abril de 2026 - 12:00SD Select
Empiricus atualiza carteira internacional com Nvidia (NVDC34), Netflix (NFLX34) e mais ações para investir em meio ao conflito no Oriente Médio
9 de abril de 2026 - 13:31SD Select
Onde investir em abril? Empiricus recomenda ação que caiu 7% em março; entenda o motivo
9 de abril de 2026 - 10:00SD Select
BTG Pactual divulga carteira com 15 fundos imobiliários para investir em abril; confira
8 de abril de 2026 - 14:00SD Select