🔴 DE R$ 3.500 ATÉ R$ 1 MILHÃO INVESTINDO NOS PRÓXIMOS 10 MESES – CONHEÇA A ESTRATÉGIA 

Dani Alvarenga
ELEIÇÕES NOS EUA

Primeiro debate entre Kamala Harris e Donald Trump acontece nesta terça-feira; saiba onde assistir e o que você precisa saber para acompanhar

O debate ocorre nesta terça-feira (10), às 22 horas (horário de Brasília), e será o primeiro – e talvez único – embate entre Kamala Harris e Donald Trump, que concorrem à presidência dos Estados Unidos

Dani Alvarenga
10 de setembro de 2024
8:46
Debate entre Kamala Harris e Donaldo Trump durante campanha para eleição nos Estados Unidos (EUA)
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

A corrida eleitoral para a presidência dos Estados Unidos parecia praticamente definida até julho, quando Joe Biden disputava o cargo contra Donald Trump. Porém, após um debate desastroso para o democrata, o ex-presidente desistiu de concorrer à reeleição e abriu espaço para a campanha de Kamala Harris.

A participação da atual vice-presidente na disputa voltou a deixar em aberto quem ocupará a Casa Branca em 2025. E nesta terça-feira (10) um novo debate será decisivo para a eleição do novo presidente dos Estados Unidos.

Kamala Harris e Donald Trump se encontrarão pela primeira vez durante o debate da ABC News, que também pode ser a única vez que os candidatos vão se enfrentar pessoalmente. 

Isso porque não há nenhum outro evento marcado com ambos até as eleições, em 5 de novembro. Dessa forma, os candidatos terão apenas esta terça-feira (10) para tentar definir o cenário eleitoral dos Estados Unidos.

Para Donald Trump, o principal desafio será a tarefa de frear o crescimento de Kamala Harris. O evento ocorre em meio ao avanço da candidata do Partido Democrata nas pesquisas de intenção de voto, que apontaram um empate entre ela e o republicano, segundo levantamento do The New York Times no último domingo (8).

No entanto, as eleições presidenciais norte-americanas não são definidas pelo voto popular, mas sim pelo Colegiado Eleitoral, onde Trump possui ligeira vantagem. 

Em conjunto ao fato de que teve uma campanha eleitoral mais curta, Kamala Harris terá o desafio de se apresentar ao eleitorado a 57 dias das eleições.

Onde assistir ao debate entre Kamala Harris e Donald Trump

O debate entre Donald Trump e Kamala Harris será transmitido às 22h, no horário de Brasília, e terá 90 minutos de duração, com dois intervalos comerciais.

O evento que pode definir a eleição para a presidência dos EUA será mediado pelos apresentadores Linsey Davis e David Muir e não contará com a presença de público. 

O local escolhido para o debate é o National Constitution Center da Filadélfia – e não é por acaso. A cidade fica ao leste da Pensilvânia, que é considerada um Estado-pêndulo.

Estes Estados norte-americanos são caracterizados pela oscilação, de eleição em eleição, entre democratas e republicanos. A importância dos Estados-pêndulos está no fato de que as regiões têm o potencial de decidir o resultado no Colégio Eleitoral.

Não é só por lá que o debate chamará atenção. Os resultados das eleições norte-americanas podem mexer com os mercados financeiros internacionais. O Seu Dinheiro contou melhor essa história aqui.

No Brasil, quem quiser acompanhar o debate poderá assistir por meio da transmissão da CNN, que começa a partir das 21h45 (horário de Brasília) e contará com tradução simultânea.

Além do canal de TV por assinatura da emissora, você também poderá assistir o evento através do Youtube da CNN, que você pode acessar aqui.

Os canais de televisão GloboNews e Record News também vão transmitir o debate a partir das 22h (horário de Brasília).

As regras do evento

As regras do debate determinam que Kamala Harris e Donald Trump não farão discursos iniciais nem comentários de abertura. Os participantes passarão diretamente para a sessão de perguntas e respostas.

Os dois candidatos terão dois minutos cada para responder a uma pergunta.  Eles também terão direito a dois minutos de tréplica e um minuto adicional para comentários, esclarecimentos ou respostas adicionais.

Segundo a ABC News, os questionamentos serão feitos apenas pelos apresentadores. O microfone do oponente ficará desligado durante a resposta do outro participante, apesar da tentativa de Kamala Harris em alterar a regra.

A estratégia da candidata do Partido Democrata era desgastar a imagem de Trump, que costuma interromper e gritar com adversários. Além disso, a experiência de Harris na Justiça norte-americana poderia colocá-la em vantagem durante os embates contra o ex-presidente.

Contudo, Donald Trump ameaçou não participar do programa caso a regra fosse alterada. A equipe do empresário acusou os democratas de quererem alterar algo já aceito anteriormente.

Ambos os candidatos trocaram farpas e acusaram um ao outro de covardia. Assim, a emissora ABC News optou por manter a regra.

Os candidatos não poderão levar anotações pré-preparadas. No entanto, Kamala Harris e Donald Trump receberão uma caneta, um bloco de notas e água.

Os assessores dos participantes não poderão falar com eles durante os dois intervalos programados.

Ao final do debate, Kamala Harris e Donald Trump terão direito a dois minutos cada para declarações finais. Em sorteio, realizado antes do evento, o candidato do Partido Republicano ganhou o direito de realizar seu pronunciamento por último.

*Com informações do The News York Times, BBC Brasil e CNN

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Grandes demais para quebrar

Bancões americanos ganham mais com área de investimento e gestão de ativos do que com juros

16 de julho de 2024 - 15:04

BofA teve queda na receita com juros de 3%, enquanto o Morgan Stanley amargou redução de 17% nesse item

Diário de Bordo

Tudo indica um cenário favorável para mais bull market nos mercados internacionais

24 de janeiro de 2024 - 10:21

O guitarrista do “The Who” Pete Townshend tinha uma expectativa elegante ao compor a música “Won’t get fooled again”, nos idos de 1971. A música, que mais tarde se tornaria um dos ícones da banda, começava com um som sintetizado que havia sido construído a partir de batidas do coração, ondas cerebrais e mapas astrológicos de […]

É TUDO SOBRE OS JUROS DOS EUA

Por que os juros nos EUA subiram tanto e levaram a uma reprecificação de ativos? Gestor da Verde explica e conta qual a estratégia da gestora de Stuhlberger neste cenário

20 de outubro de 2023 - 19:31

Os juros altos nos EUA e os seus impactos foram alguns dos principais temas do podcast Market Makers com Luiz Parreiras, da Verde Asset

APÓS AS PASO

Bolsa em alta, disparada do bitcoin (BTC) e encontro com o FMI: 5 coisas que aconteceram um dia após Javier Milei vencer as primárias na Argentina

14 de agosto de 2023 - 19:03

O candidato de extrema-direita recebeu 30,04% dos votos, superando a chapa Juntos por El Cambio

PLEITO EM ANCARA

Com 97% das urnas apuradas, Recep Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia para um mandato de mais cinco anos

28 de maio de 2023 - 14:10

A vitória de 52,15% foi sobre o representante do Partido Republicano do Povo (CHP) Kemal Kılıçdaroğlu, de 74 anos, de linha de esquerda social-democrata

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar