Lula tem alta hospitalar, mas ainda precisa de acompanhamento médico e vai permanecer em SP pelos próximos dias
Lula apareceu durante entrevista coletiva concedida pelos médicos e falou sobre tombo, susto e prisão de Braga Netto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta hospitalar no fim da manhã deste domingo (15).
Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, havia quase uma semana, depois de precisar de uma cirurgia emergencial.
Apesar da alta hospitalar, os responsáveis pela saúde do presidente enfatizaram que ele ainda não teve alta médica.
O médico Roberto Kalil Filho disse que Lula deve permanecer em São Paulo pelo menos até quinta-feira, para que seja possível monitorar mais de perto sua recuperação.
“Se estiver tudo bem, parece que a evolução está sendo muito boa, ele vai para Brasília”, disse Kalil.
Perto do fim da entrevista coletiva concedida pelos médicos, Lula apareceu e também conversou com os jornalistas presentes.
Leia Também
Lula fala sobre tombo
O presidente explicou que estava cortando as unhas da mão quando sofreu a queda em outubro, que o levou aos problemas desta semana.
"Achei que estava curado, voltei a fazer esteira, fazer musculação, mas eu não estava totalmente liberado", comentou.
Lula disse ainda que começou a sentir dores de cabeça no domingo passado, antes da internação na segunda-feira (9).
O presidente se emocionou ao lembrar do resultado da tomografia que fez depois das dores de cabeça.
"Quando os companheiros médicos viram a tomografia eles ficaram assustados e pediram para eu vir urgente para São Paulo. Eu achava que estava curado e confesso para vocês que fiquei assustado", relatou.
Ele disse ainda que só soube da real gravidade de seu caso depois da cirurgia.
Sobre Braga Netto, Lula defende presunção de inocência
Sobre a prisão do general Walter Braga Netto, Lula disse que tem "paciência".
"Acho que ele tem todo direito à presunção de inocência. O que eu não tive, quero que ele tenha", afirmou.
"Mas se fizeram o que acham que fizeram, quero que sejam punidos severamente."
Os próximos passos do tratamento
Lula passou por uma tomografia de controle neste domingo e deve passar por mais um exame do tipo na quinta-feira (19), mas os profissionais afirmam que ele se encontra estável, caminhando normalmente e teve um pós-operatório muito bom, dentro do que se esperava.
O presidente pode retomar suas atividades no Executivo, mas com restrições nos próximos 15 dias, sem atividades físicas. Ele pode, no entanto, fazer reuniões e despachar normalmente.
As cirurgias de Lula
Lula precisou passar por dois procedimentos médicos na cabeça no decorrer da última semana, em decorrência da queda que sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro.
O médico Rogério Tuma relatou que o acidente causou hematomas nos dois lados do crânio, sendo que um deles havia sido absorvido pelo organismo.
"O presidente está normal. Está muito bem e apto a praticar qualquer ato da vida civil. A única coisa é que há recomendação médica para que não se esforce física e mentalmente", disse o médico.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
UM ACENO AOS EMPRESÁRIOS
Fim da escala 6×1 em xeque? Flávio Bolsonaro sinaliza revisão da PEC a empresários caso seja eleito
15 de outubro de 2026 - 10:45ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados na primeira pesquisa Quaest para o segundo turno
14 de outubro de 2026 - 18:28PESQUISAS ELEITORAIS
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro e Lula encurtam distância na disputa do segundo turno, aponta PoderData/AYA
13 de outubro de 2026 - 11:16CORRIDA PRESIDENCIAL
Disputa acirrada: Flávio Bolsonaro e Lula estão empatados tecnicamente no segundo turno, mostra BTG/Nexus
13 de outubro de 2026 - 8:49VOTOS RECALCULADOS
Rio de Janeiro não terá 2º turno: Douglas Ruas é eleito governador após retotalização dos votos
11 de outubro de 2026 - 9:10ESQUENTA DO 2º TURNO
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro (PL) amplia vantagem contra Lula (PT) no segundo turno, mostra Atlas/Bloomberg
9 de outubro de 2026 - 10:54ELEIÇÕES 2026
Segundo turno das eleições: Flávio Bolsonaro tem 49% contra 45% de Lula, segundo Datafolha
8 de outubro de 2026 - 18:59ELEIÇÕES 2026
Com placar de 5 x 2, TSE anula votos de Garotinho; Douglas Ruas (PL) será declarado governador do Rio sem 2º turno
8 de outubro de 2026 - 12:38ELEIÇÕES 2026
Flávio soma Republicanos e ex-candidatos no xadrez do segundo turno; Lula busca reação no Alvorada — o dia na política
7 de outubro de 2026 - 19:49Conteúdo Empiricus
Resultado do 1º turno fez esta carteira subir em média 11% em um único dia, mas novas ‘pernadas’ podem acontecer em breve; confira os ativos
7 de outubro de 2026 - 12:00ELEIÇÕES 2026
Garotinho desiste de recurso, e Douglas Ruas (PL) pode ser eleito governador do RJ sem segundo turno
5 de outubro de 2026 - 16:22ELEIÇÕES 2026
Lula enfrentou seu “último jogo” nas urnas — e perdeu no legado, diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest
4 de outubro de 2026 - 22:14EXPECTATIVA
Ibovespa a 200 mil pontos? Flávio Bolsonaro à frente e força da direita nas urnas animam mercado para segunda-feira (5)
4 de outubro de 2026 - 22:08ELEIÇÕES 2026
Com eleições de 2026, PL, partido de Flávio Bolsonaro, passa a ter um terço das cadeiras no Senado. Quem são os novos senadores?
4 de outubro de 2026 - 22:05ELEIÇÕES 2026
Eleições contradizem pesquisas eleitorais e Flávio dispara para 84% no Polymarket após votos acima do esperado
4 de outubro de 2026 - 21:17RESULTADO HISTÓRICO
Eleições 2026: Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado
4 de outubro de 2026 - 19:58ELEIÇÕES 2026
Flávio à frente ou empatado com Lula no 1º turno pode encerrar a eleição, diz José Dezene
4 de outubro de 2026 - 19:11ELEIÇÕES 2026
Após fechamento de embaixadas, Polícia Federal inicia apuração sobre possível intervenção externa na eleições
4 de outubro de 2026 - 17:27ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Jorginho Mello (PL) é reeleito governador de Santa Catarina no 1º turno; veja o resultado da disputa
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026