🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

NO NORTE DO PAÍS

Ameaça de guerra na fronteira: Por que o exército enviou mísseis e blindados para reforçar a divisas do Brasil com Venezuela em Roraima?

Ao todo, 50 veículos foram enviados de Campo Grande (MS), por meio da "Operação Roraima", que conta com 50 militares e 32 viaturas fazendo o transporte

Exército Brasileiro reforça fronteiras
Exército Brasileiro reforça fronteiras - Imagem: Divulgação: Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro enviou 50 viaturas para Roraima, das quais 28 tratam-se de veículos blindados, em um movimento para reforçar a fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os equipamentos foram recebidos na última terça-feira (30) pelo General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, em Manaus. De lá, seguem para Roraima por comboio fluvial.

Esse reforço ocorre em meio à disputa pelo território de Essequibo, que corresponde a 75% do que hoje é a Guiana, e é reivindicado pela Venezuela. A disputa pela área se intensificou no final do ano passado, após a descoberta de petróleo na região.

Novo efetivo do exército

O comboio conta com 14 viaturas blindadas multitarefas, equipadas com sistema de armas remotamente controladas, oito viaturas blindadas de transporte de pessoal, seis viaturas blindadas de reconhecimento e outras viaturas administrativas.

Ao todo, 50 veículos foram enviados de Campo Grande (MS), por meio da "Operação Roraima", que conta com 50 militares e 32 viaturas fazendo o transporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Roraima, as viaturas farão parte do novo 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado que, até 2025, contará com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares, segundo o Exército.

Leia Também

Conteúdo Empiricus

Com Lula e Flávio Bolsonaro empatados, Bolsa Família pode decidir a eleição? Entenda os impactos para os seus investimentos

ELEIÇÕES 2026

Lula e Flávio Bolsonaro seguem empatados no 2º turno com distância de 2 pontos, segundo Datafolha

O destino dos recursos

A Força não informou se os equipamentos permanecerão em Boa Vista ou se serão enviados para municípios localizados mais próximos às fronteiras. Em comunicado, explicou apenas que "as viaturas reforçarão a defesa da fronteira no norte do País".

O novo regimento também receberá o reforço de dezenas de mísseis anticarro, capazes de atingir veículos blindados a até quatro quilômetros de distância.

Outros usos para o armamento militar, segundo o Exército, são: concentração de veículos, construções fortificadas, depósitos de combustível e/ou de munição, barcos fluviais e helicópteros pairando à baixa altura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exército avisou sobre tropas na fronteira

Em dezembro, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou sobre a possibilidade de tropas venezuelanas usarem Roraima como rota para uma invasão da Guiana: "Se for necessário um 'por aqui não passa' mais enérgico, nós estamos preparados para isso".

Também no mês passado, um encontro entre os líderes dos dois países ocorreu no principal aeroporto internacional da ilha de São Vicente, no leste do Caribe.

Com um aperto de mãos, ambos selaram o compromisso de não usar a força ou escalar as tensões na região.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mapa do Brasil de cabeça para baixo em ilustração sobre cartografia e orientação geográfica. A imagem mostra o território brasileiro invertido para demonstrar que não existe uma posição cientificamente correta para representar países em mapas, tema relacionado aos mapas-múndi do IBGE com Brasil no centro e hemisfério Sul no topo. 12 de setembro de 2026 - 14:00
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 12 de setembro de 2026 - 9:00
O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF 11 de setembro de 2026 - 9:04
O presidente do STF, Edson Fachin, veste toga preta e está sentando em uma mesa, segurando papéis 9 de setembro de 2026 - 18:36
Imagem do prédio sede da Polícia Federal 8 de setembro de 2026 - 19:50
Bandeira do Brasil 7 de setembro de 2026 - 17:00
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 6 de setembro de 2026 - 9:00

Conteúdo Market Makers

Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?

6 de setembro de 2026 - 9:00
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em pé, de frente a um púlpito, com bandeira do Brasil atrás. 3 de setembro de 2026 - 19:03
O ministro Alexandre de Moraes aparece sentado, olhando para o lado, com cara de poucos amigos. 3 de setembro de 2026 - 13:41
banco master pesquisa atlasintel bloomberg 2 de setembro de 2026 - 19:46
alexandre de moraes daniel vorcaro 1 de setembro de 2026 - 19:41
shein e temu varejistas chinesas china e-commerce 30 de agosto de 2026 - 17:55
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar