🔴 META: ‘CAÇAR’ AS CRIPTOMOEDAS MAIS PROMISSORAS DO MERCADO DE FORMA AUTOMÁTICA – SAIBA COMO

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo, fala com exclusividade ao Seu Dinheiro sobre privatizações e revela preocupação fiscal com município

A deputada diz que o fato de ser pouco conhecida é o maior desafio da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
23 de junho de 2024
13:03 - atualizado às 9:09
Deputada federal Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo
Deputada federal Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo - Imagem: Seu Dinheiro

A corrida pela cadeira de prefeito ou prefeita da cidade de São Paulo começa a tomar contornos mais certeiros e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) falou com exclusividade ao Seu Dinheiro no podcast Touros e Ursos sobre os pontos principais de sua candidatura. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formada em ciência política pela universidade de Harvard, a deputada está no segundo mandato na Câmara e, aos 30 anos, quer ser a mais nova prefeita da cidade de São Paulo. 

Se eleita, ela quebrará o jejum de mais de dez anos na prefeitura, que não teve à sua frente uma mulher desde a eleição de Marta Suplicy — atualmente, candidata à vice do candidato Guilherme Boulos (PSOL)

Entre os temas tratados pela pré-candidata na entrevista, estão a privatização de serviços de água e esgoto — encabeçadas pela desestatização da Sabesp (SBSP3) —, preocupações envolvendo o caixa da prefeitura e o distanciamento da imagem de “terceira via” no polarizado pleito.

Vale dizer ainda que o Seu Dinheiro convidou os três pré-candidatos à prefeitura mais bem posicionados nas mais recentes pesquisas do Datafolha para participar do programa: além de Tabata Amaral, também foram chamados o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode conferir a entrevista completa no YouTube do Seu Dinheiro. A seguir, os principais destaques dessa conversa: 

Leia Também

Tabata Amaral e a privatização da Sabesp (SBSP3) 

De olho na “jóia da coroa” paulistana, a deputada afirmou que irá respeitar os contratos herdados da atual gestão de Ricardo Nunes, que deve disputar a reeleição este ano. Contudo, ela se colocou contra o modelo de privatização da Sabesp

“Eu conheço muito bem o contrato de privatização da Sabesp. É por isso que eu venho me posicionando contra do jeito que ela está sendo conduzida”, disse a deputada durante o programa, que teve foco nas questões econômicas e afetam não apenas os moradores de São Paulo como os investidores em geral. 

Ainda que discordando dos acordos feitos, a deputada afirma que, se vencer a corrida pela prefeitura, irá respeitar os contratos herdados da atual gestão. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para a gente poder contar com a iniciativa privada, talvez a coisa mais importante seja a segurança jurídica”, disse ela. “As pessoas podem ficar tranquilas, eu vou respeitar os contratos que eu herdar. Isso é o básico.”

“Se existem ilegalidades”, continua, “a gente precisa atuar”, disse ela, quando questionada sobre herdar contratos ruins da atual prefeitura.

Você também pode ouvir a conversa no Spotify: 

Situação fiscal preocupa pré-candidata

De acordo com dados da prefeitura da cidade de São Paulo, o caixa disponível da cidade chegou ao valor recorde de R$ 34,8 bilhões em 2023. Porém, o futuro das contas públicas do município paulistano não parece tão promissor assim para a deputada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estou bastante assustada com a situação fiscal da cidade”, afirmou a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo. “[Ricardo] Nunes herdou a prefeitura do Bruno Covas em uma situação muito confortável porque foi feita uma reforma da previdência, houve renegociação de dívida e esforço de muitas gestões para cuidar das contas”, diz a deputada federal.

“Aí parece que na hora que a bonança chegou, acharam que a responsabilidade fiscal não era mais necessária.”

Se antes as críticas da deputada em relação ao atual prefeito se concentravam sobre as oportunidades de investimento perdidas para o município, ao se debruçar sobre os números mais recentes, o discurso fiscal se converteu em preocupação. 

“A gente fechou o ano passado com déficit e a trajetória esperada pros próximos anos é de déficit e o gasto está aumentando mais rápido do que a arrecadação do município”, comenta a pré-candidata do PSB. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bom uso do caixa da prefeitura, por Tabata Amaral

Ainda, a pré-candidata se preocupa em como os recursos da cidade estão sendo utilizados. Para ela, metade do dinheiro investido na cidade foi colocado em obras de baixa qualidade.

“É o asfalto que esfarela, recapeamento sem necessidade, aquela obrinha que você passa e não tem ninguém trabalhando. Você se pergunta: ‘mas por que estão fazendo isso e não estão fazendo o que é mais necessário?’” 

Como alternativa, a deputada federal também defende um projeto de lei no Congresso que propõe que os grandes gastos de qualquer governo — seja ele municipal, estadual ou federal — sejam monitorados em termos de impacto. Segundo ela, a ideia é olhar não apenas o quanto é destinado para cada setor, mas o retorno dos projetos.

“O dinheiro que a gente coloca na educação, está trazendo uma educação de qualidade? Na saúde, está reduzindo as filas? Hoje a resposta é não”, comenta Tabata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Terceira via chega em terceiro lugar”, diz Tabata

Apesar de ser conhecida como uma representante da chamada “terceira via”, a pré-candidata pelo PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, já disse não gostar dessa alcunha. “Terceira via é quem chega em terceiro lugar”, brinca ela. 

Então, onde se encaixa o pensamento político de Tabata? A deputada diz que a resposta é mais complexa do que simplesmente definir se seu pensamento se encaixa mais à direita ou mais à esquerda do espectro político. 

“Quando a gente fala de uma cidade tão grandiosa e tão complexa como São Paulo, eu acho que é preciso ir além dessas duas caixinhas de esquerda e direita, Lula e Bolsonaro”, disse. 

“A gente tem um problema de segurança pública gigantesco, com aumento de roubo de celular, aumento de estupro, etc. Também precisamos de uma prefeita que entenda a importância da zeladoria, do lixo na rua, da iluminação. Isso é de direita? Beleza.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ativista da área da educação, a deputada criticou o governo municipal ao afirmar que São Paulo foi a capital que mais caiu no ranking nacional de alfabetização. “Falar de educação e querer que São Paulo tenha a melhor escola pública é de esquerda? Então tá bom, mas não me importa”, afirmou.

Para a deputada federal, o objetivo principal da campanha não é defender uma bandeira de direita ou de esquerda, mas compor um governo diverso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

PESQUISA

Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha

11 de setembro de 2025 - 16:41

O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo

ACORDOS NOS BASTIDORES

Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal

10 de setembro de 2025 - 13:05

Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado

ALTAS TEMPERATURAS

Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”

10 de setembro de 2025 - 10:03

O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro

JULGAMENTO NO STF

Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação

9 de setembro de 2025 - 18:58

Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa

TOUROS E URSOS #238

O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?

9 de setembro de 2025 - 11:31

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026

ALUCINAÇÃO?

Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)

9 de setembro de 2025 - 8:16

A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro

SEGUNDO DIA

STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia

3 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar