🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Dani Alvarenga
ARRUME AS MALAS

Precisa de visto? Viajar ficou mais fácil, segundo ranking dos melhores passaportes do mundo — confira se o Brasil é um deles

Número médio de destinos para onde as pessoas podem viajar só com o passaporte quase dobrou, mas diferença de mobilidade global entre os países teve aumento

Dani Alvarenga
24 de janeiro de 2024
13:18 - atualizado às 13:21
Mapa Mundi em preto e bege ao fundo com outros mapas em papel sobrepostos e passaporte
Imagem: Nataliya Vaitkevich/Pexels

Pegue seu passaporte e fique tranquilo quanto ao visto. Viajar ficou mais fácil, segundo o ranking dos passaportes mais fortes de 2024, da consultoria Halen & Partners, mas não para todo mundo. 

No caso dos europeus, a situação melhorou. Itália, Alemanha, França e Espanha alcançaram o topo do ranking de passaportes mais fortes do mundo neste ano.

Japão e Singapura também estão confortáveis, ocupando a primeira posição desde 2019.

Já os brasileiros conseguiram subir da 20ª posição, próximo dos nossos hermanos argentinos, para a 17ª.

A Argentina, no entanto, superou o Brasil e ficou em 16º lugar, com 174 países que não exigem visto para receber argentinos frente a 173 para os brasileiros.

VEJA TAMBÉM: A DINHEIRISTA - Serasa foi só o começo: “estou sendo processada e meus bens foram bloqueados por dívida com a faculdade”

Qual é mais forte?

Se você pensou que os Estados Unidos estava entre as primeiras posições, achou errado. Os EUA aparecem em sétimo lugar, a mesma classificação alcançada em 2023.

As cinco primeiras posições do ranking são dominadas por europeus e por alguns poucos asiáticos. Confira os países com passaporte mais forte do mundo e onde são aceitos sem visto:

  • 1º lugar: França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha - 194 países
  • 2º lugar: Finlândia, Coreia do Sul e Suécia - 193 países
  • 3º lugar: Áustria, Dinamarca, Irlanda e Holanda - 192 países
  • 4º lugar: Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido - 191 países
  • 5º lugar: Grécia, Malta e Suíça - 190 países

Desigualdade na bagagem: os melhores e piores passaportes

O número médio de destinos para onde as pessoas podem viajar sem visto quase dobrou, segundo o ranking da Halen & Partners. Em 2006, eram apenas 58 destinos. Já em 2024, esse número passou para 111.

No entanto, a diferença entre os países em relação à mobilidade global também aumentou. Essa distância é percebida especialmente entre os que alcançaram o topo do ranking para os que ficaram na base.

Os passaportes mais fortes conseguem visitar quase 200 países sem solicitar visto. Por outro lado, os habitantes do Afeganistão, que está no final do ranking, conseguem viajar apenas para 28 países sem precisar solicitar visto.

Segundo a Haln & Partners, há uma relação entre poder econômico e o nível de poder de cada passaporte. Esse fator se reflete no ranking, que é dominado até a 10ª posição por países europeus, asiáticos e norte-americanos.

Confira os cinco países com passaportes mais fracos e onde são aceitos sem visto:

  • 104º lugar: Afeganistão - 28 países
  • 103º lugar: Síria - 29 países
  • 102º lugar: Iraque - 31 países
  • 101º lugar: Paquistão - 34 países 
  • 100º lugar: Iémen - 35 países

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar