ChatGPT na jaula? A primeira grande lei do mundo para reger a inteligência artificial é aprovada na Europa
As regras receberam aval do parlamento da UE em meio a uma queda de braço com as maiores economias do bloco, que defendem a autorregulação do setor

Fotos do Papa usando um casaco de US$ 4 mil ou do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, lutando contra policiais antes de ser preso causaram alvoroço. Na ocasião, muita gente ficou na dúvida sobre a veracidade das imagens — todas feitas por inteligência artificial (IA). Para evitar que informações falsas circulem livremente pelas redes sociais, a Europa deu um passo importante ao criar a primeira grande lei para reger a IA no mundo.
A Lei da IA da União Europeia (UE) nasceu em 2021, mas só agora recebeu o aval do parlamento do bloco. A legislação basicamente divide a tecnologia em categorias de risco, que vão desde “inaceitável” — o que levaria à proibição da tecnologia — até perigo alto, médio e baixo.
A expectativa é de que o regulamento se torne definitivo em maio, depois de passar pelas verificações finais e de receber a aprovação do Conselho Europeu. A implementação será escalonada a partir de 2025.
- Quer receber insights de investimentos diretamente no seu WhatsApp? Entre na comunidade gratuita, clicando aqui.
A queda de braço da IA
A aprovação da legislação que vai reger a inteligência artificial enfrentou uma verdadeira queda de braço entre a UE e os países que fazem parte do bloco.
Alguns governos defendiam a autorregulação em vez de restrições impostas pelo governo — a preocupação era de que uma regulamentação sufocante pudesse criar obstáculos ao progresso da Europa para competir com empresas chinesas e norte-americanas de tecnologia.
Entre os detratores estavam as maiores economias do bloco — Alemanha e França — que abrigam algumas das mais promissoras startups de IA do Velho Continente.
Leia Também
As autoridades europeias, no entanto, temem a possibilidade de deepfakes — formas de inteligência artificial que geram eventos falsos, incluindo fotos e vídeos — serem implementadas na preparação para uma série de eleições importantes ao redor do mundo neste ano.
O tempo da Nvidia acabou?
Europa na caça dos EUA e da China
Alemães e franceses puderam respirar um pouco mais aliviados na semana passada, quando a UE colocou em vigor uma legislação de concorrência histórica destinada a controlar as gigantes dos EUA.
Ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais, o bloco europeu pode reprimir as práticas anticoncorrenciais das grandes empresas tecnológicas e forçá-las a abrir serviços em setores nos quais a posição dominante sufoque rivais menores e reprima a liberdade de escolha dos consumidores.
Seis empresas — os titãs norte-americanos Alphabet, Amazon, Apple, Meta, Microsoft e a chinesa ByteDance — foram alertadas pelos chamados guardiões.
As preocupações têm aumentado sobre o potencial de abuso da inteligência artificial, mesmo enquanto grandes players como Microsoft, Amazon, Google e a fabricante de chips Nvidia são verdadeiros cantos da sereia para investimentos em inteligência artificial.
- Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.
*Com informações da CNBC
IA NO CONTROLE
“IA pode assumir controle da internet em até 12 meses”, alerta CEO da Anthropic
12 de setembro de 2026 - 15:18APONTA ESTUDO
País de escala continental, natureza exótica e praias paradisíacas é o melhor lugar do mundo para sobreviver a uma catástrofe global — e não é o Brasil
11 de setembro de 2026 - 10:30O ROTEIRO DO CHOQUE
Recessão à vista? Fitch diz o que acontece com a economia mundial se a inteligência artificial virar a vilã dos mercados
9 de setembro de 2026 - 19:01Conteúdo Empiricus
De olho em temas como Oriente Médio, petróleo e decisão de juros nos EUA, Empiricus traz recomendações de BDRs para setembro
9 de setembro de 2026 - 12:59VIRADA NO JOGO
Investidor estrangeiro volta para a bolsa brasileira, mas não compra qualquer coisa; veja o que está no radar do gringo
9 de setembro de 2026 - 12:41MUDANÇA NA ÁREA
Mapa-múndi vai mudar? Novo modelo é aprovado pela ONU e propõe uma nova representação dos continentes
8 de setembro de 2026 - 14:57FOI SEM QUERER
O ‘insuportável’ William Shockley, Prêmio Nobel que perdeu seus principais pesquisadores e criou o Vale do Silício por acidente
7 de setembro de 2026 - 7:14Conteúdo BTG Pactual
Dólar ou Selic: mesmo com juros em dois dígitos, títulos atrelados ao CDI ‘apanharam’ dos investimentos ‘gringos’; entenda
5 de setembro de 2026 - 11:00NOVA ROTA, MESMO DESTINO
A nova ameaça de Trump após o dado de emprego para forçar a queda de juros nos EUA
4 de setembro de 2026 - 12:26VALE FICAR DE OLHO
O cartão de crédito de Paris estourou: como a França virou a dor de cabeça dos mercados e o sinal de uma crise na Europa
2 de setembro de 2026 - 18:01CÂMBIO
O trade mais manjado e lucrativo da década está mudando de endereço — e o investidor brasileiro leva vantagem sem fazer esforço
2 de setembro de 2026 - 14:01BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
A receita de um dos maiores economistas do mundo para investir com juros altos, guerras e intervenções
31 de agosto de 2026 - 13:50O FIM DO SPOILER
De Wyoming para o seu bolso: o que Kevin Warsh disse no evento mais exclusivo do mundo que mudou os rumos do dólar e da bolsa
28 de agosto de 2026 - 13:04BARRADO DO BAILE
Nem os US$ 250 bilhões de Jeff Bezos garantem ao dono da Amazon um lugar no ‘clube dos bilionários’
27 de agosto de 2026 - 16:32DESFECHO
Bilionário na cadeia: como o colapso da Evergrande fez o ex-homem mais rico da China ser condenado à prisão perpétua
20 de agosto de 2026 - 8:28SEM GABARITO
Super Quarta com os dias contados? Nova proposta do presidente do Fed pode deixar investidor ainda mais no escuro
19 de agosto de 2026 - 16:38OPORTUNIDADE OU CILADA
Renda fixa nos EUA: vale a pena comprar Treasury com a disparada dos juros?
19 de agosto de 2026 - 15:33TOUROS E URSOS #283
O gringo está de saída do Ibovespa (de novo): confira o que afasta o estrangeiro do Brasil
14 de agosto de 2026 - 14:40BRASÍLIA X TIO SAM
A lei de reciprocidade vai incendiar a bolsa? Spoiler: o risco Brasil dá mais medo
14 de agosto de 2026 - 13:31ENTREVISTA EXCLUSIVA