🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Aposentadoria à vista

Resgate ou renda? Bradesco muda a grade da previdência privada de olho nas mudanças das regras de PGBL e VGBL

Após nova regulação para estimular a contratação de renda na fase de desacumulação dos planos de previdência privada, a Bradesco Vida e Previdência criou novos produtos, de olho nos segurados que estão prestes a se aposentar

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
23 de outubro de 2024
6:24 - atualizado às 10:43
Rafael Barroso, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência
Governo implementou mudanças nas regras da previdência privada com foco na fase de desacumulação, já na aposentadoria. - Imagem: Divulgação/Bradesco

Por muito tempo, as discussões em torno de previdência privada no Brasil estiveram centradas no período de acumulação, isto é, no processo de contratação dos planos, os aportes e os investimentos feitos pelo fundo previdenciário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso até fazia sentido, dado que PGBLs e VGBLs são relativamente recentes, tendo sido criados apenas em 2001. Mas depois de 23 anos, mesmo quem aderiu a um plano ainda jovem lá atrás já começa a se aproximar da idade da aposentadoria, o que aumenta a importância de se discutir também sobre a fase de desacumulação, período em que o segurado de fato usufrui dos recursos acumulados no plano.

No início deste ano, o governo introduziu duas mudanças nas regras previdenciárias que têm o potencial de melhorar a transição da fase de acumulação para a de desacumulação nos planos de previdência.

A primeira foi a possibilidade de o cliente escolher a tabela de imposto de renda logo antes de se aposentar, em vez de fazer essa opção já na adesão ao plano; a segunda foi um conjunto de medidas para tornar a contratação de uma modalidade de renda (as chamadas anuidades ou annuities, em inglês) mais atrativa para os segurados, que hoje geralmente optam pelos resgates programados, mantendo seus planos na fase de acumulação.

A ideia dessas medidas é estimular as instituições financeiras a criarem novos produtos que atendam às necessidades de aposentadoria dos seus clientes de previdência privada, de forma mais personalizada e vantajosa para o segurado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o novo marco regulatório, publicado em fevereiro deste ano, já começou a dar frutos, com as instituições financeiras lançando produtos adaptados a essas novas possibilidades. É o caso da Bradesco Vida e Previdência, que está de olho nos segurados que já estão no momento de começar a usufruir dos seus planos previdenciários.

Leia Também

“Esse novo ambiente regulatório incentiva a acumulação de longo prazo. Evoluímos em relação às possibilidades da fase de desacumulação”, comenta Rafael Barroso, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência.

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Barroso falou sobre as novas possibilidades que se abriram para os segurados de previdência privada com a nova regulação e como elas se refletem nos novos produtos e serviços da Bradesco Vida e Previdência já adaptados às novas regras. Confira a seguir.

Resgate vs. renda, as duas formas de usufruir a aposentadoria em previdência privada

Nem todo mundo que investe em previdência privada sabe que há duas formas de se usufruir dos recursos acumulados no plano quando chega a aposentadoria: por meio de resgates ou da contratação de uma modalidade de renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro caso, o plano nunca sai da fase de acumulação, mas o segurado para de contribuir e começa a fazer resgates periódicos. Os recursos continuam sendo de propriedade do titular do plano, que os mantém aplicados e rendendo como se fosse um fundo de investimento comum.

Já no segundo caso, o titular do plano utiliza as reservas acumuladas ao longo dos anos para comprar o direito de receber uma determinada renda mensal por toda a vida (renda vitalícia) ou por um período pré-determinado, podendo ou não adquirir também o direito de reverter essa renda ao seu cônjuge e filhos após sua morte.

Na contratação de uma modalidade de renda, os recursos do titular ficam para a seguradora, que passa, então, a ter a obrigação de pagar esses rendimentos ao seu cliente pelo prazo estipulado, com correção pela inflação.

Eu explico com mais detalhes a diferença entre regate e renda na previdência privada nesta outra reportagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os resgates têm sido, no Brasil, a forma normalmente escolhida pelos titulares de planos de previdência ao se aposentar. A percepção geral dos segurados costuma ser a de que a renda que conseguem adquirir com os recursos acumulados não é tão interessante, mas a mudança recente nas regras vem justamente no sentido de tornar esta modalidade mais atrativa.

Para Rafael Barroso, a falta de informação sobre a conversão para renda também é um dos motivos para a menor contratação da modalidade. “Fala-se muito pouco da fase de desacumulação, mas ela é muito importante no ciclo de vida do cliente, até por isso estamos investindo tanto. Hoje há um amadurecimento do mercado. É preciso trazer essa fase como uma possibilidade real para o cliente”, diz o executivo.

Além disso, afirma o superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência, a nova regulação trouxe mais flexibilidade para as instituições financeiras trabalharem e precificarem seus produtos de maneira mais adequada, oferecendo mais customização e opções melhores para os clientes.

Finalmente, muitos titulares de planos de previdência também não querem abrir mão da propriedade e do controle sobre os seus recursos, preferindo os resgates.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, Barroso chama a atenção para o fato de que, desta forma, o segurado continua exposto a dois riscos importantes: o de mudança na taxa de juros, o que altera a rentabilidade do seu plano; e o de viver por muito tempo, de forma que o dinheiro não seja suficiente até o fim da sua vida.

Assim, ao adquirir uma modalidade de renda, o cliente transfere esses riscos de mercado e de longevidade para a seguradora.

Mais flexibilidade: algumas das novidades trazidas pela nova regulação dos planos de previdência

Como já foi dito, a intenção por trás da nova regulação introduzida no início do ano era justamente possibilitar às instituições financeiras oferecer produtos de previdência com modalidades de renda e resgates que fossem mais vantajosas para os titulares de planos de previdência.

Uma dessas novidades é que agora não é mais necessário escolher uma modalidade de renda no momento de contratação do plano, o que antes precisava ocorrer mesmo que o titular acabasse optando pelos resgates ao se aposentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra mudança é a possibilidade de converter apenas uma parte do saldo em renda, destinando outra parte a resgates, de forma a cobrir tanto os riscos de mercado e longevidade, quanto o risco de transferir seus recursos para a seguradora.

Também tornou-se possível começar a receber uma renda enquanto ainda se está contribuindo para o plano ou mesmo optar por mais de uma modalidade de renda. Por exemplo, receber uma renda temporária por determinado período (digamos, 20 anos) e, se o titular viver por mais tempo que o prazo estipulado, passar a receber uma renda vitalícia.

A oferta de renda vitalícia, aliás, tornou-se obrigatória. A modalidade havia sido abandonada por algumas instituições financeiras nos últimos anos. “Nós nunca deixamos de oferecer como padrão a renda vitalícia, então para nós essa mudança não teve tanto efeito”, diz Barroso.

Finalmente, para os clientes que ainda assim não quiserem converter seu saldo em renda, a nova regulação passou a permitir os resgates programados, feitos de forma automática, ou mesmo o resgate em cotas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Quer saber quanto você precisa juntar para se aposentar? Nossa calculadora Viver de Renda ajuda a fazer as contas. Acesse aqui

Para se adaptar às novas possibilidades, conta Barroso, a Bradesco Vida e Previdência lançou uma série de novos produtos, mais flexíveis em relação à desacumulação, além de uma grade de fundos mais ampla, que vão desde o perfil de investimento ultraconservador ao mais arrojado.

Os produtos que já existiam antes da nova regulação continuam seguindo as regras antigas, mas dá para fazer a portabilidade de um plano antigo para um dos produtos novos, se for de interesse do cliente.

A nova regulação, aliás, procura estimular a competição entre as instituições financeiras no mercado de anuidades, para que os clientes que já têm capital acumulado em previdência privada possam cotar as modalidades de renda em diferentes seguradoras e migrar para aquela que tiver a melhor oferta, outro filão na mira do Bradesco.

A divisão de Previdência do banco passou a investir ainda na contratação de renda pelo próprio aplicativo, além de dedicar uma equipe ao atendimento dos clientes que chegam à fase de desacumulação para explicar melhor as opções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Já temos estabelecido um modelo de precificação e oferta de rendas direcionado para o cliente que já está no momento de escolher a renda, a fim de oferecer condições mais favoráveis para a conversão da sua reserva. Estamos também implementando a possibilidade de simular pelo app, além de consultar o contrato ou ter ofertas diferenciadas”, conta Barroso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CUSTA R$ 3,00 A MAIS

Um ‘segredo’ no espelho: o guia definitivo para (tentar) ficar milionário na Lotomania

5 de fevereiro de 2026 - 10:37

Se tivessem feito aposta-espelho, os dois ganhadores da faixa de zero acerto do concurso 2884 da Lotomania também teriam ficado milionários.

AUTOREGULAÇÃO

O que a Anbima está fazendo para evitar um novo evento ‘CDBs do Master’

4 de fevereiro de 2026 - 18:59

A entidade de autorregulação do mercado atualizou seus códigos e trabalha em novas diretrizes para melhorar a transparência aos investidores

TERRA À VISTA?

Caravelas-portuguesas invadem a maior praia do Brasil e disparam alerta

4 de fevereiro de 2026 - 16:17

Ventos e correntes empurram organismos altamente tóxicos para o litoral do Sul do RS; guarda-vidas registraram mais de 500 atendimentos

Semana do Cinema

O Agente Secreto, Marty Supreme e mais: ‘Semana do Cinema’ traz candidatos ao Oscar por apenas R$ 10 a partir de amanhã

4 de fevereiro de 2026 - 13:02

A primeira Semana do Cinema de 2026 ocorrerá entre os dias 5 e 11 de fevereiro, com ingressos a R$ 10 e R$ 12.

INVESTIMENTO VERDE

XP mantém carteira ESG: confira as 10 ações recomendadas para fevereiro

3 de fevereiro de 2026 - 17:29

Alupar, B3 e Itaú estão entre os os papéis que continuam bem posicionados nos negócios e na agenda ambiental, social e de governança

INTERDITADO

Anvisa barra lote de leite condensado após reprovação em teste; veja se você tem em casa

3 de fevereiro de 2026 - 16:02

Interdição atinge apenas um lote do produto da marca La Vaquita, após laudo apontar presença de bactéria associada à intoxicação alimentar 

SEM GARANTIA NENHUMA

Sócios das SCPs da Fictor não têm prioridade na fila da recuperação judicial — o que mudou para quem esperava receber em fevereiro

3 de fevereiro de 2026 - 13:01

Justiça já aceitou uma proteção contra credores de 30 dias; resta saber se o pedido de RJ também será atendido

RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Caso Fictor: Palmeiras revela atraso milionário, rescinde com patrocinador e entra na fila de credores

3 de fevereiro de 2026 - 6:59

Fictor estampava as costas das camisas dos times de futebol masculino e feminino do Palmeiras desde o fim de março do ano passado

NOVA FERRAMENTA

Atualização do Pix ajuda autoridades a rastrearem golpistas e é obrigatória a partir de hoje

2 de fevereiro de 2026 - 15:07

MED 2.0 passa a rastrear o caminho do dinheiro em golpes via Pix, fecha brechas usadas por criminosos e amplia as chances de bloqueio

SAÚDE

Autoridades temem que ‘canetas emagrecedoras’ estejam por trás de aumento de casos de doença potencialmente fatal

2 de fevereiro de 2026 - 13:37

Órgãos do Reino Unido emitem alerta sobre casos de doença grave e mortes possivelmente associadas a medicamentos para emagrecimento e diabetes

E AGORA?

WhatsApp vai parar de funcionar em iPhones e Android antigos; veja quais

2 de fevereiro de 2026 - 10:30

A partir de fevereiro, o WhatsApp exigirá versões mais recentes de Android e iOS e aparelhos antigos podem ficar sem o app

PECHINCHA

Leilão da Receita Federal tem SUV raro por R$ 22,5 mil, carros baratos e itens de luxo; veja como participar

2 de fevereiro de 2026 - 9:46

Leilão da Receita Federal em São Paulo reúne 321 lotes com veículos, eletrônicos e itens de luxo, incluindo um SUV Brilliance com lance mínimo de R$ 22,5 mil

RECOMENDAÇÕES

Dividendos de até 11%: Ágora muda carteira e indica 5 ações para 2026

31 de janeiro de 2026 - 17:02

Saem da carteira os papéis da Vale (VALE3) e da Telefônica Brasil (VIVT3). No lugar, entram Caixa Seguridade (CXSE3) e TIM (TIMS3)

FIM DO EFEITO

O peso volta: efeito rebote após uso de ‘canetas emagrecedoras’ é mais rápido que se imagina, mas há um jeito de evitá-lo

30 de janeiro de 2026 - 15:41

Pesquisa com mais de 9 mil pessoas indica que interromper medicamentos para obesidade leva a engordar o peso perdido

SEM DINHEIRO NA CONTA

O FGC não me paga! Investidores relatam dificuldade para receber ressarcimento pelos CDBs do Banco Master

29 de janeiro de 2026 - 19:05

Investidores relatam dificuldade na validação dos dados e ineficiência na comunicação com o Fundo Garantidor de Créditos

E.T. SAUDAÇÕES

Planeta do tamanho da Terra e com boa chance de ser habitável é encontrado não muito longe daqui 

29 de janeiro de 2026 - 18:37

Planeta do tamanho da Terra foi identificado a 150 anos-luz e pode estar na zona habitável, mas longe de ser um novo lar

A HONESTIDADE TEM PREÇO?

Motorista que devolveu pix de R$ 131 milhões agora quer ‘agrado’ pela honestidade e busca recompensa na Justiça

28 de janeiro de 2026 - 17:10

Após devolver Pix de R$ 131 milhões, motorista pede recompensa milionária e leva debate jurídico à Justiça

SEM ACESSO

INSS fora do ar em todo o Brasil: veja quando os serviços voltam

27 de janeiro de 2026 - 19:00

INSS fora do ar: aplicativo Meu INSS, central telefônica 135 e atendimento presencial ficam suspensos até 31 de janeiro

TRIBUTAÇÃO

Imposto de até 44% para locador: pessoa física pode ter que pagar muito mais taxas se quiser alugar imóvel nessa modalidade

27 de janeiro de 2026 - 18:00

Nova tributação enquadra a locação por temporada como prestação de serviços e amplia a incidência de impostos sobre o faturamento

CADA VEZ MAIS FÁCIL

Prova prática com carro automático e fim da baliza: veja quais estados já adotaram as alterações para tirar CNH

27 de janeiro de 2026 - 13:50

Alguns estados já permitem carro automático na prova prática da CNH e dispensam a baliza enquanto o Contran define regras nacionais.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar