🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

BOM PARA O INVESTIDOR

Câmara retira cobrança de imposto sobre heranças em planos de previdência da reforma tributária; projeto segue para o Senado

Anteriormente, projeto previa cobrança de ITCMD sobre todos os PGBLs e sobre os VGBLs com menos de cinco anos

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
31 de outubro de 2024
11:25
calculadora com taxas para mais e para menos
PLP 108/24 é o segundo projeto de lei complementar a regulamentar a reforma tributária. - Imagem: Shutterstock

A polêmica da cobrança do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) sobre planos de previdência privada ainda não acabou, mas a nova etapa pelo menos é favorável aos titulares destes produtos e seus beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao analisar os destaques e aprovar ontem (30) o PLP 108/24, um dos projetos de lei complementar que regulamentam a reforma tributária, a Câmara dos Deputados retirou a cobrança de ITCMD sobre a previdência privada em qualquer hipótese, isto é, tanto no caso de planos fechados (caso dos fundos de pensão), como no dos planos abertos (VGBL ou PGBL).

Na primeira etapa da aprovação do texto, em agosto – antes da apreciação dos destaques, portanto –, a Câmara havia aprovado a cobrança do imposto estadual sobre heranças em qualquer plano de previdência e em todo o país, com exceção dos recursos investidos em VGBL há mais de cinco anos.

Então os estados não poderão cobrar ITCMD sobre a previdência privada?

Essa questão vinha sendo alvo de muita judicialização, uma vez que, quando da morte do titular dos planos de previdência, muitos estados vinham tentando cobrar ITCMD na transmissão dos recursos para os beneficiários, ainda que esses produtos não passem por inventário.

Porém, se mantida até o final da tramitação no Senado, a retirada da taxação da previdência privada da reforma tributária significa apenas que a previsão de cobrança de ITCMD sobre esses planos não estará prevista na legislação, mas não configura, na prática, uma proibição desta cobrança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, teoricamente, nada impede que os estados continuem tentando cobrar o imposto na hora da transmissão dos recursos aos beneficiários dos planos.

Leia Também

A questão só deverá ser pacificada de fato após apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF), que ficou de decidir sobre a constitucionalidade dessa cobrança, após diversos questionamentos na Justiça à tentativa de taxação pelos estados.

O julgamento do tema, de repercussão geral, havia sido retomado no último dia 23 de agosto, mas foi suspenso após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

O entendimento da Justiça tem sido no sentido de permitir a cobrança de ITCMD sobre PGBLs, que têm natureza similar a de um investimento financeiro, mas não sobre VGBLs, que têm natureza de seguro de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PLP 108/24 regulamenta o imposto sobre heranças e doações

Entre outras decisões, o segundo projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária tratou do ITCMD de uma forma geral.

Segundo o governo, a regulamentação desse imposto, prevista na Constituição, mas nunca implementada, pretende tornar mais clara a aplicação dos dispositivos constitucionais.

O ITCMD é um imposto estadual que incide sobre doações e heranças. Hoje ele é regulado por leis estaduais, com alíquotas e regras diferentes.

Veja o que foi definido sobre o ITCMD na Câmara

Conforme diretrizes da emenda constitucional da reforma tributária (EC 132, de 2023), cada estado e o Distrito Federal seguem com sua autonomia para fixar as alíquotas, mas as alíquotas máximas serão definidas pelo Senado e incidirão de forma progressiva de acordo com o valor recebido por cada herdeiro ou donatário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os estados deverão publicar leis definindo o que entendem por grande patrimônio, que deverá ser tributado pela alíquota máxima aprovada pelo Senado.

Por outro lado, deverá haver o recálculo da alíquota em um segundo momento de transmissão de heranças (imóveis, por exemplo) se valores de aplicações financeiras tiverem sido transmitidos aos herdeiros em momento anterior (por meio de doações em vida), somando-se o valor total de bens transmitidos para fins de aplicação da progressividade de alíquota.

Atualmente, as alíquotas de ITCMD podem variar de 2% a 8% dependendo do estado e do valor transmitido como herança ou doação, havendo ainda uma faixa de isenção. Mas a alíquota máxima definida pelo Senado pode vir a ser elevada em breve para 16%.

Há estados que trabalham com alíquotas únicas para qualquer valor doado ou herdado acima da faixa de isenção, enquanto outros estabelecem alíquotas progressivas e/ou que variam conforme o tipo de transmissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto também define os contribuintes imunes ao ITCMD: entidades religiosas, partidos políticos, sindicatos e entidades civis sem fins lucrativos.

Cada estado poderá estabelecer em sua legislação mecanismos simplificados para verificar a idoneidade das instituições sem fins lucrativos com finalidade pública e social, podendo ser suspensos os efeitos da imunidade se houver “fundados indícios de fraude”.

A Receita Federal deverá permitir acesso controlado e rastreável aos servidores das administrações tributárias dos estados e do Distrito Federal de informações econômico-fiscais de pessoas físicas e jurídicas que estejam sob sua posse e relacionadas a transmissões causa mortis e doações.

Nesse caso, o Fisco estadual não poderá exigir do contribuinte cópias de declarações entregues à Receita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM: Meus meios-irmãos têm direito à herança da minha mãe?

Nada de imposto sobre grandes fortunas: veja outros pontos retirados ou rejeitados

Entre os destaques rejeitados pelos parlamentares ontem estava a emenda do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) que pretendia instituir o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), classificadas como o conjunto de bens que passe de R$ 10 milhões.

Já entre os trechos retirados pelo relator, para além da taxação da previdência privada, estava também aquele que previa a cobrança do ITCMD sobre atos societários que resultem em benefícios desproporcionais para determinado sócio ou acionista sem justificativa “passível de comprovação” quando beneficiar pessoas vinculadas.

Um exemplo seria a transferência de controle acionário de um acionista prestes a falecer para outro da mesma família sem contrapartida que justifique a transação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação aos valores dos imóveis sobre os quais incidirá o ITCMD, o texto aprovado também retirou dispositivo que exigia a aplicação de metodologia estatística tecnicamente idônea para lei estadual elaborar a planta de valores dos imóveis.

*Com Agência Câmara de Notícias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
IR 2026

Você já pode se preparar para o IR 2026! Veja os documentos que você precisa reunir para declarar imposto de renda

26 de fevereiro de 2026 - 7:21

Termina nesta sexta (27) o prazo para as empresas enviarem os informes de rendimentos para a declaração de IR 2026. Reunir a documentação é o primeiro passo para preenchê-la

NOVAS REGRAS, MAIS IMPOSTO

IBS e CBS no aluguel de imóveis: quem está sujeito aos novos impostos sobre a locação criados na reforma tributária

26 de fevereiro de 2026 - 6:02

Imposto adicional, nota fiscal eletrônica, redutor social e uma série de novas regras desafiam os proprietários de imóveis e valem já a partir de 2026

IR 2026

Informe de rendimentos do INSS para o IR 2026 já está disponível; veja como baixar

25 de fevereiro de 2026 - 16:07

Documento serve como comprovação do recebimento de benefícios da Previdência Social em 2025

BALANÇO DA ANBIMA

Super-ricos compram títulos isentos e ações; mas, para o ‘povão’, os CDBs são a nova poupança — veja como investiram os brasileiros em 2025

24 de fevereiro de 2026 - 19:42

O volume total de investimentos dos brasileiros atingiu R$ 8,59 trilhões no ano passado, impulsionado pelo crescimento da alocação da alta renda

IR 2026

Mudou-se para o exterior em 2025? Prazo de entrega da Comunicação de Saída Definitiva termina nesta sexta (27); veja como enviar

24 de fevereiro de 2026 - 17:13

Quem se mudou do Brasil no ano passado tem até 27 de fevereiro para enviar documento que avisa a Receita Federal que contribuinte não é mais residente fiscal no país

IR 2026

O que a Receita Federal quer de mim, afinal? Entenda a lógica da declaração de imposto de renda para não errar nunca mais

23 de fevereiro de 2026 - 16:01

Entenda quais informações devem de fato constar na declaração de imposto de renda e por que a Receita quer que você as declare

UMA PECHINCHA

Até 99% de desconto: Mutirão para limpar o nome começa hoje (23); veja como participar

23 de fevereiro de 2026 - 13:15

Feirão Serasa Limpa Nome, que segue até 1º de abril, ajuda consumidores a sair do vermelho

TÁ GARANTIDO

Até onde vai a garantia do FGC: mesmo com R$ 52 bilhões a menos, o fundo ainda pode proteger os investidores?

19 de fevereiro de 2026 - 16:21

Com Master, will bank e Pleno na conta, o FGC enfrenta uma prova dura, mas tudo indica que a rede de proteção continua firme

ACIONADO DE NOVO

FGC: quais são as garantias para correntistas e investidores após a liquidação do Banco Pleno?

18 de fevereiro de 2026 - 13:25

Segundo o fundo garantidor, 160 mil clientes são elegíveis ao reembolso, que vai custar R$ 4,9 bilhões

HORA DE AGIR

Perdeu o cartão ou o celular no Carnaval? Veja o passo a passo do que fazer para não ter um prejuízo ainda maior

16 de fevereiro de 2026 - 13:11

Depois que o estrago está feito, o jeito é correr atrás para minimizar os danos e as perdas, confira como

ATENÇÃO, FOLIÕES

7 golpes comuns no Carnaval — e como proteger o seu dinheiro em meio à folia

15 de fevereiro de 2026 - 12:09

Golpe da maquininha, do Pix, clonagem de cartão, as opções são diversas e é preciso estar atento para a festa não virar pesadelo

ATENÇÃO, CONTRIBUINTE

IRPF 2026: Prazo para entrega dos informes está acabando; erros podem atrasar restituição e levar à malha fina

12 de fevereiro de 2026 - 18:26

Bancos, planos de saúde, empregadores, INSS e outros tem até 27 de fevereiro para entregar os informes de rendimentos para a declaração do IRPF 2026

ALERTA AOS DESAVISADOS

Você novamente pode atualizar o valor do seu imóvel na declaração de imposto de renda; vale a pena aderir desta vez?

11 de fevereiro de 2026 - 6:10

Contribuintes têm até 19 de fevereiro para optar pela atualização de valores de imóveis pelo preço de mercado. Medida é boa demais para ser verdade?

O PESO DOS TRIBUTOS

Quer economizar com o IPVA 2026? Desconto de 15% vai só até amanhã neste estado

9 de fevereiro de 2026 - 14:31

Apesar do desconto ser alto, os motoristas precisam tomar cuidado para ver se realmente vale a pena

Saúde

O que levou a Anvisa a suspender lote de azeite e glitter e proibir a venda de ‘café de açaí’

6 de fevereiro de 2026 - 11:47

A Anvisa estabeleceu medidas de suspensão e proibição para produtos alimentícios considerados irregulares em fiscalização.

Loterias

Mega-Sena: quanto rende o prêmio de R$ 141 milhões de ganhador solo do RJ na renda fixa

6 de fevereiro de 2026 - 9:53

Prêmio de R$ 141 milhões da Mega-Sena pode render mais de R$ 1 milhão por mês na renda fixa conservadora.

ZUMBIS?

Enquanto o mundo volta os olhos para o vírus Nipah, cientistas alertam para outra ameaça invisível

5 de fevereiro de 2026 - 17:07

Raros e pouco conhecidos, microrganismos presentes na água e no solo acendem um sinal de atenção entre pesquisadores

Free Flow

Free flow na Anchieta-Imigrantes ganha cronograma e mudança nos valores do pedágio

5 de fevereiro de 2026 - 15:05

Tarifa, atualmente cobrada em um único sentido, será dividida no sentido Litoral e São Paulo, com valor de R$ 19,35.

CUSTA R$ 3,00 A MAIS

Um ‘segredo’ no espelho: o guia definitivo para (tentar) ficar milionário na Lotomania

5 de fevereiro de 2026 - 10:37

Se tivessem feito aposta-espelho, os dois ganhadores da faixa de zero acerto do concurso 2884 da Lotomania também teriam ficado milionários.

AUTOREGULAÇÃO

O que a Anbima está fazendo para evitar um novo evento ‘CDBs do Master’

4 de fevereiro de 2026 - 18:59

A entidade de autorregulação do mercado atualizou seus códigos e trabalha em novas diretrizes para melhorar a transparência aos investidores

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar