🔴 QUER INVESTIR NAS MELHORES CRIPTOMOEDAS DO MOMENTO? SAIBA COMO CLICANDO AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

NOVA FRENTE TECNOLÓGICA

Novos campeões: quem será o líder na corrida da IA? Especialistas da Empiricus Gestão têm um palpite

Com avanços impressionantes, a inteligência artificial é destaque no Empiricus Asset Day, evento da Empiricus Gestão em parceria com BTG Pactual

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
3 de junho de 2024
12:45 - atualizado às 12:12
inteligencia artificial bdr bdrs investimento tecnologia
Imagem: Canva / Montagem: Bruna Martins

Talvez o termo mais ‘hype’ do momento, está claro que a inteligência artificial tem mudado a forma como interagimos com máquinas e está trazendo uma evolução que muitos apenas imaginavam em filmes de ficção científica.

O fato é que ela veio para ficar. Neste cenário, João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão e Pedro Pfeilsticker, Especialista em Tecnologia da Empiricus Gestão, se reuniram para falar sobre o assunto em painel do evento Empiricus Asset Day.

Uma nova era de produtividade

Muito além de geração de textos e imagens, a IA está sendo um ponto fundamental para todas as empresas que escolhem seguir seu caminho. 

João cita que existe uma indústria de processos que vai ser reconstruída nos próximos anos por meio da inteligência artificial. Os processos, que hoje são operacionais, serão evoluídos e possibilitará economizar muito tempo das empresas, aumentando a margem. Ele afirma: 

 “A inteligência artificial vai entrar de tal forma dentro dos processos operacionais das empresas que vai fazer com que as coisas se enxuguem, as empresas consigam produzir muito mais com um custo muito menor. 

Isso será responsável por um ganho de produtividade muito grande nos próximos anos e pode gerar um processo deflacionário importante. 

Leia Também

João ainda afirma que será um processo fluido e que as pessoas “nem vão imaginar que por trás daquilo que está recebendo de serviço, tem toda uma cadeia de IA funcionando e entregando bons resultados”

Ele lembra da evolução da tecnologia, que passou por mainframes, computadores pessoais, redes, internet, dispositivos móveis e redes sociais. Cada qual impactando de forma significativa a produtividade ao longo do tempo. E “a gente está falando agora dessa nova era, a era da inteligência artificial”.

Com isso, uma mudança fundamental apontada é a mudança de comportamento

Antes, o humano precisava se adaptar à máquina. Agora, “a gente vê um momento onde os sonhos do passado começam a se tornar realidades. Esse sonho de que a máquina fale a nossa língua, de que a máquina faça a interface com a gente de uma forma humana”, conforme aponta Pedro. E que “o futuro agora são as máquinas se adaptando ao ser humano”.

A corrida para os novos campeões da Inteligência Artificial

Em cada época, houve um campeão à altura. Com a IBM, dominando o mercado da computação, a Microsoft, com os computadores pessoais, a Intel, ganhando espaço com os seus processadores, depois o Google, na internet e, mais recentemente, a Apple dominando o mercado de dispositivos novos, a Amazon, com a computação em nuvem e a Meta com as redes sociais. 

Neste momento, definem-se os novos campeões que irão liderar o mercado. 

Pedro diz que “a gente não sabe, necessariamente, quais serão os campeões do futuro, mas, neste momento, um grande campeão é a NVIDIA” e que a empresa está “ultrapassando limites que, antes, a gente não considerava possíveis de serem ultrapassados.”

Ainda sobre a empresa, João afirma que ela está  ‘anos luz’ à frente das demais concorrentes e que “esses caras vão surfar de braçada nos próximos anos e têm um poder de preço muito elevado e seus produtos têm uma qualidade absurda, muito melhor do que os concorrentes”. 

Eles também citam investidas de outros gigantes da tecnologia, como a Amazon, a Alphabet, a Microsoft e a Meta. Conforme aponta João, “elas lutam de forma brava para poder manter essa relevância delas nesse novo universo da inteligência artificial” e estão procurando “ novos caminhos para os próximos dez anos”.

Mas a IA não se restringe apenas às big techs e pode ser aplicada a diversos setores. A exemplo da Salesforce, que está utilizando para melhorar seu software com mais produtividade e resultado para o cliente. A empresas Vetex no segmento de biotech, e a Netflix e Mercado Livre em consumer tech.

Além de ferramentas de IA generativa, que fazem geração de imagens e textos a partir de inputs textuais, como Chat GPT e Dall-e que podem ser usadas por empresas dos mais diversos setores e podem trazer vantagens. João afirma que “essa é uma tendência que veio para ficar” e que “a inteligência artificial vai trazer vantagens para as empresas”.

O importante é que, para ter resultados, é preciso não se prender ao presente e estar constantemente olhando para o futuro e que “as empresas não podem ver nenhuma tecnologia como irrelevante para a manutenção da sua força”.

Esse é um ponto fundamental para fazer boas escolhas de investimento, é preciso escolher empresas que estão sempre tentando se posicionar na esteira da inovação tecnológica. 

João cita como exemplo novamente a NVIDIA: “se a gente pensar em NVIDIA e olhar para o passado, a gente vai entender porque ela tem chances de se tornar a empresa mais valiosa do mundo. Ela está há 30 anos, praticamente, se reinventando”.

A trajetória da IA até aqui

Para Pedro, ao buscar identificar as oportunidades e armadilhas da IA, é fundamental compreender sua história. 

Para ele, “a história é muito legal a gente olhar para a gente situar e entender o quanto que é desejo, ou seja, o quanto que é promessa e o quanto que é realidade”.

Apesar de parecer algo muito novo para muitas pessoas, a inteligência artificial tem uma longa história que se iniciou em 1950. Olhar para o passado ajuda a compreender melhor o presente e o futuro que se apresenta.

No painel, os especialistas fazem uma retrospectiva dos ciclos e fases que ocorreram os todos os períodos. Vale a pena assistir o vídeo completo para entender todo este cenário. Para conferir, é só ‘dar o play’ abaixo:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI QUE...

Dupla de Páscoa vai sortear R$ 45 milhões no próximo sábado (19) — e o ChatGPT nos sugeriu alguns números para fazer um bolão

17 de abril de 2025 - 10:54

Seguindo a tradição do Seu Dinheiro, pedimos ajuda ao ChatGPT para escolher os números para o bolão da redação para a Dupla de Páscoa; veja como apostar

DRAGÃO À ESPREITA

É hora de aproveitar a sangria dos mercados para investir na China? Guerra tarifária contra os EUA é um risco, mas torneira de estímulos de Xi pode ir longe 

17 de abril de 2025 - 6:12

Parceria entre a B3 e bolsas da China pode estreitar o laço entre os investidores do dois países e permitir uma exposição direta às empresas chinesas que nem os EUA conseguem oferecer; veja quais são as opções para os investidores brasileiros investirem hoje no Gigante Asiático

COMPRAR OU VENDER

Correr da Vale ou para a Vale? VALE3 surge entre as maiores baixas do Ibovespa após dado de produção do 1T25; saiba o que fazer com a ação agora

16 de abril de 2025 - 12:24

A mineradora divulgou queda na produção de minério de ferro entre janeiro e março deste ano e o mercado reage mal nesta quarta-feira (16); bancos e corretoras reavaliam recomendação para o papel antes do balanço

LOTERIAS

Mega-Sena não faz nenhum novo milionário e prêmio sobe para R$ 50 milhões; Lotofácil e Quina também acumulam

16 de abril de 2025 - 10:27

A semana segue sem ter novos milionários pelas loterias da Caixa. Hoje, os apostadores ganham cinco novas chances de embolsar os prêmios

Conteúdo Empiricus

Com impacto direto sobre bitcoin e criptomoedas DeFi, esta nova lei dos EUA pode ajudar a acionar novo ciclo de alta no mercado cripto

16 de abril de 2025 - 10:00

Conheça as criptomoedas que podem se beneficiar de avanço de cenário regulatório nos EUA

TOUROS E URSOS #219

Tarifaço de Trump pode não resultar em mais inflação, diz CIO da Empiricus Gestão; queda de preços e desaceleração global são mais prováveis

15 de abril de 2025 - 18:24

No episódio do podcast Touros e Ursos desta semana, João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, fala sobre política do caos de Trump e de como os mercados globais devem reagir à sua guerra tarifária

PAGANDO BEM...

Mais de 55% em dividendos: veja as empresas que pagaram mais que a Petrobras (PETR4) em 12 meses e saiba se elas podem repetir a dose

15 de abril de 2025 - 17:02

Ranking da Quantum Finance destaca empresas que não aparecem tanto no noticiário financeiro, mas que pagaram bons proventos entre abril de 2024 e março de 2025

Conteúdo Empiricus

As 5 criptomoedas que podem ‘te aposentar’ ao longo dos próximos meses com um baixo investimento inicial, segundo especialista

15 de abril de 2025 - 16:00

Especialista em ativos digitais identificou 5 criptomoedas DeFi que podem disparar até 27.000%; conheça

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Respira, mas não larga o salva-vidas: Trump continua mexendo com os humores do mercado nesta terça

15 de abril de 2025 - 8:14

Além da guerra comercial, investidores também acompanham balanços nos EUA, PIB da China e, por aqui, relatório de produção da Vale (VALE3) no 1T25

Insights Assimétricos

Trump vai recuar e mesmo assim cantar vitória?

15 de abril de 2025 - 6:05

Existe um cenário onde essa bagunça inicial pode evoluir para algo mais racional. Caso a Casa Branca decida abandonar o tarifaço indiscriminado e concentrar esforços em setores estratégicos surgirão oportunidades reais de investimento.

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Do excepcionalismo ao repúdio

14 de abril de 2025 - 19:55

Citando Michael Hartnett, o excepcionalismo norte-americano se transformou em repúdio. O antagonismo nos vocábulos tem sido uma constante: a Goldman Sachs já havia rebatizado as Magníficas Sete, chamando-as de Malévolas Sete

MADE IN USA

Nvidia (NVDC34), queridinha da IA, produzirá supercomputadores inteiramente nos Estados Unidos

14 de abril de 2025 - 14:05

As “super fábricas” da Nvidia começarão a produção em escala industrial nos próximos 12 a 15 meses, divididas em 92 mil metros quadrados

Conteúdo Empiricus

Criptomoedas: Trump pisa no freio das tarifas, abre caminho para DeFi e pode acelerar a maior alta da história do mercado cripto 

14 de abril de 2025 - 11:00

Da pausa nas tarifas à aprovação da revogação da regra do IRS: entenda como Donald Trump pode preparar o terreno para a prosperidade do mercado de criptomoedas

VAI QUE...

Pedimos ajuda ao ChatGPT para o bolão da Dupla de Páscoa e conseguimos um duplo palpite; veja os números que a IA sugeriu

14 de abril de 2025 - 7:08

Como já é tradição no Seu Dinheiro quando há sorteios especiais das loterias da Caixa, recorremos mais uma vez ao ChatGPT para apostar na Dupla de Páscoa; sorteio está marcado para o sábado (19)

Conteúdo Empiricus

Desenvolvedor cria robô que busca R$ 875 de lucro por dia, em média: ‘é o maior projeto da minha vida’

13 de abril de 2025 - 10:00

Scalper Copy Trade negocia contratos de mini-dólar na bolsa de valores brasileira de forma 100% automática; basta configurá-lo

Conteúdo Empiricus

‘Verão DeFi 2.0’? Criptomoedas DeFi podem repetir retornos históricos a partir do final de abril, segundo Empiricus Research

12 de abril de 2025 - 14:00

Especialista de criptomoedas da Empiricus Research acredita que nova onda de alta no setor DeFi está prestes a se repetir; veja quais moedas podem disparar com movimento

Conteúdo Empiricus

Dólar caindo ou subindo? Não importa — veja técnica para buscar média de R$ 175 até R$ 875 por dia em qualquer cenário, segundo especialista

11 de abril de 2025 - 16:17

André Antunes revela sua estratégia para buscar ganhos diários na bolsa, e mostra um jeito fácil e prático de você fazer o mesmo

DINHEIRO NO BOLSO

Nova “vaca leiteira”? Fleury (FLRY3) entra no radar dos analistas como aposta de bons dividendos para 2025 e além 

11 de abril de 2025 - 12:24

Perspectiva de crescimento de receita, baixo endividamento e boa capacidade de converter lucro operacional em caixa faz da empresa de diagnósticos a nova aposta defensiva para dividendos do BBA e da Empiricus

SEXTOU COM O RUY

Gigantes da bolsa derretem com tarifas de Trump: pequenas empresas devem começar a chamar a atenção

11 de abril de 2025 - 6:03

Enquanto o mercado tenta entender como as tarifas de Trump ajudam ou atrapalham algumas empresas grandes, outras nanicas com atuação exclusivamente local continuam sua rotina como se (quase) nada tivesse acontecido

Conteúdo Empiricus

Quanto é possível ganhar por dia com criptomoedas? Conheça a estratégia com potencial de buscar até R$ 600 por dia

10 de abril de 2025 - 12:00

Automação vem surpreendendo investidores ao proporcionar ganhos relevantes no segmento; saiba mais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar