Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

DO MICRO AO MACRO

Campos Neto entre acertos e erros: um balanço da primeira presidência autônoma do Banco Central do Brasil

Depois de assumir o BC com a Selic a 6,50% ao ano, Roberto Campos Neto entrega o cargo para Gabriel Galípolo com juros a 12,25% ao ano

Ricardo Gozzi
25 de dezembro de 2024
7:11 - atualizado às 18:20
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em efeito parecido com o do filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em efeito parecido com o do filme "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" - Imagem: Marcello Casal Jr-Agência Brasil / Alan Santos-PR / Montagem Brenda Silva

O mandato de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central (BC) termina formalmente em 31 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, ele aproveitou o recesso de fim de ano para passar o bastão para Gabriel Galípolo no último dia 20.

Galípolo assume a função primeiro interinamente. A partir de 1º de janeiro de 2025, ele será efetivamente o novo presidente do Banco Central.

O cargo cresceu em importância durante a gestão de Campos Neto. Indicado por Jair Bolsonaro, ele sucedeu Ilan Goldfajn em 28 de fevereiro de 2019.

No início de 2021, o neto de Roberto Campos tornou-se o primeiro presidente do BC brasileiro com autonomia formal para o exercício do cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autonomia do Banco Central

Se antes Campos Neto precisava somente se preocupar com o controle da inflação, a autonomia do Banco Central aumentou seus deveres.

Leia Também

“O objetivo fundamental do BC é assegurar a estabilidade de preços, além de, acessoriamente, zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”, determina a lei complementar 179/2021.

Para Fabio Kanczuk, ex-diretor de política econômica do Banco Central, a autonomia da entidade pode ser tratada como um mérito de Campos Neto.

Campos Neto desperta paixões

Ao longo de seu mandato, Campos Neto acabou acirrando paixões. A partir da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022, ele passou a ser visto como um aliado de Bolsonaro no Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato de ter ido votar com a camisa da seleção brasileira em 2022 e sua presença em um grupo de WhatsApp de “ministros de Bolsonaro” já depois da posse de Lula reforçaram a pecha.

Ao longo dos últimos dois anos, a política monetária executada por Campos Neto tornou-se um dos principais alvos de Lula e seus aliados, uma vez que os juros altos são um entrave ao consumo, ao crédito e aos investimentos — bem como à atividade econômica como um todo.

A reportagem do Seu Dinheiro procurou outros ex-diretores do Banco Central para avaliar o mandato de Campos Neto, mas nenhum deles quis conversar abertamente sobre o tema.

E se no mercado financeiro é difícil achar quem não se derreta em elogios por Campos Neto, entre os economistas alinhados com o governo Lula é praticamente impossível encontrar quem não o enxergue como um sabotador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem tanto ao céu nem tanto ao mar.

Como contraponto, é possível recorrer aos comentários feitos por Gabriel Galípolo na entrevista coletiva conjunta concedida ao lado de RCN em 19 de dezembro, quando o BC apresentou o Relatório Trimestral de Inflação.

Muitas vezes apontado como uma espécie de antagonista de Campos Neto, Galípolo agradeceu ao antecessor pela “generosidade” durante a transição e deixou as portas abertas para ele.

“Foi uma transição entre amigos”, disse Galípolo.

Os altos e baixos de Campos Neto à frente do BC

O fato é que a passagem de Campos Neto pelo Banco Central teve altos e baixos marcantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O controle da inflação, principal atribuição do BC, é um dos pontos fracos.

Em fevereiro de 2019, quando ele assumiu o cargo, a inflação acumulada em 12 meses encontrava-se em 3,89%. Em novembro de 2024, último mês com dados disponíveis no momento, a inflação em 12 meses marcou 4,87%, acima do teto da meta de 4,50% para o ano.

Economistas de mercado consideram improvável que a inflação volte para a meta em dezembro. Confirmando-se esse cenário, Campos Neto terá descumprido a meta de inflação em três dos seis anos durante os quais presidiu o Banco Central.

A inflação ficou dentro do escopo da meta em 2019, 2020 e 2023 e fechou acima do teto em 2021, 2022 e, muito provavelmente, agora em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campos Neto assumiu o BC com juros a 6,50% ao ano

Já a taxa de juros, principal instrumento à disposição do Banco Central para lidar com a variação dos preços ao consumidor, estava em 6,50% ao ano quando RCN assumiu o cargo.

É verdade que a passagem de Campos Neto foi marcada pela pandemia. No período, depois de levá-la à mínima histórica de 2,00% ao ano, o Banco Central a subiu a 13,75%, nível no qual ficou por mais de um ano antes de começar a baixar.

Agora Campos Neto entrega o Banco Central com a taxa Selic a 12,25% ao ano, em um novo ciclo de alta — e a indicação pelo Comitê de Política Monetária (Copom) da autarquia de que ela estará acima dos 14% já em março de 2025.

Ainda no período em que Campos Neto foi presidente do BC, a taxa de desemprego saiu de 12,6% em fevereiro de 2019 para 6,2% em outubro de 2024 (último dado disponível e nível mais baixo da série histórica do IBGE). Apesar dele, afirmam os críticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campos Neto e a Agenda BC#

Se na macroeconomia, a passagem de Campos Neto pelo Banco Central pode ter deixado a desejar, o mesmo não se pode dizer da microeconomia.

Foi durante a gestão de Campos Neto que o Banco Central aprofundou a Agenda BC#.

É por meio dela que estão sendo implementadas as principais inovações do setor financeiro no Brasil.

Ela abrange desde o open banking até o Pix.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio do open banking e do open finance, o compartilhamento de dados entre instituições financeiras já vem facilitando e acelerando o acesso a serviços bancários.

No entanto, embora algumas fintechs tenham emergido nos últimos anos, o aumento da competição entre os bancos ainda está longe de baratear os custos de empréstimos, por exemplo.

Roberto Campos Neto também colocou o Brasil na vanguarda das CBDCs, sigla em inglês que identifica as moedas digitais emitidas por bancos centrais.

O projeto piloto do real digital, conhecido como Drex, ainda está em fase de testes. Quando entrar em vigor, no entanto, a expectativa é de que ele resulte em um ecossistema digital com aplicações práticas na vida financeira dos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o Pix é, de longe, o principal feito de Campos Neto à frente do Banco Central.

O meio de pagamentos instantâneos barateou os custos de transação e acelerou as operações financeiras tanto entre pessoas físicas quanto entre empresas.

Lançado em novembro de 2020, a implementação do Pix desencadeou uma revolução no sistema financeiro.

Em apenas quatro anos, o Pix tornou-se o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, atingindo 76,4% da população, superando o dinheiro em espécie, ainda usado por 68,9% dos brasileiros, e os cartões de débito (69,1%) e crédito (51,6%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O PROBLEMA ATUAL DO BRASIL

Galípolo diz que razão do juro alto no Brasil é mais estrutural do que conjuntural: “é uma anomalia”

10 de abril de 2026 - 17:03

“É uma anomalia. Talvez, o desafio desta geração seja descobrir como normalizar a política monetária no Brasil”, afirmou Galípolo, sobre o alto nível dos juros no Brasil

NEM A MORTE SEPARA

Lei agora permite que pets sejam sepultados em jazigos de família; entenda como vai funcionar o processo

10 de abril de 2026 - 15:33

Objetivo da lei é possibilitar uma maneira mais acessível para que famílias possam se despedir de seus animais de estimação

PREÇOS NAS ALTURAS

Guerra já pesa no bolso da população: inflação de março vem acima do esperado e economistas já cogitam estouro da meta no ano

10 de abril de 2026 - 11:50

Alta de 0,88% no mês veio na esteira do aumento nos preços de combustíveis e alimentos; revisões para o ano já preveem IPCA próximo de 5%

PEGOU MAL

Netflix aumenta valor de mensalidades, mas justiça declara o reajuste ilegal e manda streaming devolver dinheiro aos assinantes

10 de abril de 2026 - 9:30

Netflix terá que ressarcir usuários em valores entre 250 e 500 euros, segundo advogados que representaram os consumidores

MEIO MILIONÁRIOS

Lotofácil 3657 coloca 3 pessoas (quase) no meio do caminho do primeiro milhão de reais; Mega-Sena acumula de novo e prêmio em jogo salta para R$ 40 milhões

10 de abril de 2026 - 7:13

Assim como aconteceu na rodada anterior, a Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (9). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.

GALPÕES EM ALTA

A ação da Log (LOGG3) já subiu, mas ainda está barata? CFO aponta dividendos de até 17%

9 de abril de 2026 - 19:30

Empresa surfa o boom logístico, combina proventos elevados e ainda negocia com desconto, segundo a própria gestão

QUEDA NO PIB?

Pressão sobre o fim da escala 6×1: CNI e mais de 400 instituições assinaram manifesto contra a redução da jornada do trabalho

9 de abril de 2026 - 12:52

Entidades dizem reconhecer as discussões como um debate legítimo, mas defendem que o impacto será severo sobre a economia, investimentos e geração de empregos formais

O PREÇO DO CONFLITO

Derrota para o governo Lula: petroleiras travam taxa de exportação de petróleo no Brasil para mitigar efeitos da guerra

9 de abril de 2026 - 11:08

Até então, as alíquotas para a exportação dessas companhias eram de 0%. Em evento, ministro de Minas e Energia defendeu o imposto

BOLA DIVIDIDA

Lotofácil 3656 tem dezenas de ganhadores e ninguém fica milionário; Mega-Sena 2994 divide holofotes de hoje com a Timemania 2738

9 de abril de 2026 - 7:10

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de quarta-feira (8). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (9), a Timemania divide as atenções com a Mega-Sena.

TOUROS E URSOS #266

Faria Lima em apuros: fundos sofrem com Trump e aposta errada na Selic

9 de abril de 2026 - 7:02

Lais Costa, analista da Empiricus Research, explica por que tantos fundos sofreram com o conflito e mostra que outra classe corre risco em um cenário de juros altos

É HOJE

Leilão da Receita Federal começa hoje com iPhone no ‘precinho’, bracelete Swarovski por R$ 600 e vinhos raros

9 de abril de 2026 - 5:55

Do universo digital ao musical, itens apreendidos ganham nova chance em leilão da Receita Federal que começa hoje

XADREZ POLÍTICO

Lula, Bolsonaro ou terceira via? Analistas dizem o que está em jogo para a decisão das eleições de 2026 — e acreditam que eleitor está mais à direita

8 de abril de 2026 - 19:43

Para os analistas, o foco dos eleitores agora não é somente quem deve ganhar a corrida para a presidência, mas também para o Congresso

QUEM QUER UM IMÓVEL?

Crédito imobiliário deve aumentar em 15% ainda em 2026, segundo o Bradesco BBI — e o motivo não é só a queda dos juros

8 de abril de 2026 - 17:22

Em 2025, o crédito imobiliário no Brasil somou aproximadamente R$ 324 bilhões em originações, segundo dados apresentados pelo banco

APOSTA NO BRASIL

Fundo Verde, de Stuhlberger, aumenta aposta na bolsa brasileira e alerta: energia cara deve persistir mesmo após fim da guerra

8 de abril de 2026 - 15:02

Fundo teve leve alta em março e acumula ganhos acima do CDI em 2026, com estratégia focada no Brasil e proteção contra inflação

O GUARDIÃO DAS IAS

Anthropic exposed: Após vazamento de dados do Claude, criadora deixa Apple, Amazon e outras empresas testarem inteligência artificial para prevenir ataques

8 de abril de 2026 - 12:00

Para Anthropic, há uma nova preocupação além dos erros humanos: a vulnerabilidade dos sistemas contra ataques cibernéticos

DESENCANTOU

Lotofácil 3655 tem mais de 40 ganhadores, mas só dois levam prêmio milionário; Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 20 milhões

8 de abril de 2026 - 6:58

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 7 de abril. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 34 milhões hoje.

ZONA DE RISCO

Nouriel Roubini decreta: Trump não tem saída além de escalar a guerra — e manda um recado ao Brasil

7 de abril de 2026 - 19:55

Durante evento do Bradesco BBI, o economista afirmou que vê conflito caminhando para intensificação e alertou para os efeitos no petróleo e nos mercados

OPORTUNIDADES GLOBAIS

Multimercados tiveram que dar ‘cavalo de pau’ na estratégia por causa da guerra e agora estão olhando para essas três teses de investimento

7 de abril de 2026 - 19:30

Genoa, Kapitalo e Ibiuna participaram de evento do Bradesco BBI e falaram sobre a dificuldade de leitura no cenário volátil atual

O MULTIVERSO DE SAM

De ‘humanos gastam muita energia para serem treinados’ a apoio à escala de trabalho 4×3: entenda a opinião de Sam Altman, CEO da OpenAi, sobre o avanço da inteligência artificial

7 de abril de 2026 - 16:02

Sam Altman, CEO da OpenAI, publicar artigo sobre o avanço da inteligência artificial e suas consequências para os seres humanos

RISCO E EMOÇÃO?

Selic a 14,75% ao ano pesa, mas pesquisa revela que há um outro vilão mudando o perfil de endividamento dos brasileiros

7 de abril de 2026 - 10:59

A explosão das apostas online já pesa mais que os juros no bolso do brasileiro e acende um alerta sobre uma nova crise financeira

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia