O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
IPCA-15 de janeiro foi publicado cerca de uma hora antes do horário previsto em sistema interno e vazou para grupos de economistas
O IPCA-15 trouxe uma desaceleração da alta dos preços bem mais intensa do que a esperada em janeiro.
No entanto, o que roubou a cena foi um incidente incomum envolvendo a divulgação da prévia da inflação oficial.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) planejava divulgar o índice de preços por volta das 9h, horário determinado para a maioria de suas publicações.
Cerca de uma hora antes, porém, já estava disponível no site do IBGE a informação de que o IPCA-15 de janeiro de 2024 havia avançado 0,31% em relação a dezembro de 2023.
Rapidamente, a informação vazada começou a circular entre grupos de economistas no WhatsApp.
Quando os detalhes do IPCA-15 vieram à tona, confirmou-se a variação positiva de 0,31% em janeiro. A informação vazada, portanto, era correta.
Leia Também
Aproveitemos então para entrar em detalhes.
A variação de janeiro representou uma desaceleração em relação à alta de 0,40% na passagem de novembro para dezembro de 2023.
O indicador veio abaixo não só da mediana das estimativas (+0,47%), mas também do piso das projeções dos economistas consultados pelo Broadcast (+0,38%).
Já no acumulado em 12 meses, o IPCA-15 subiu 4,47% em janeiro. Trata-se de uma desaceleração em relação ao índice cheio de 2023 (+4,72%).
O dado também veio abaixo tanto da mediana (+4,63%) quanto do piso das estimativas (+4,54%).
A publicação integral do IPCA-15 estava prevista para as 9h.
Para que todas as informações estejam disponíveis estejam no ar no horário, é natural que alguém comece a carregá-las no sistema antes da publicação.
Para tanto, o IBGE recorre a um sistema interno de recuperação automática identificado pelas iniciais Sidra.
Cerca de uma hora antes, a informação da variação mensal já aparecia na capa do site.
Em nota oficial divulgada em sua página na internet, o IBGE confirmou a publicação antecipada do indicador e atribuiu o incidente a uma falha técnica.
“O IBGE relata que, diante de um problema técnico computacional de horários em seus equipamentos servidores, este processo, que é automático, acabou sendo adiantado em uma hora”, informa o órgão.
Ainda de acordo com a nota, a área técnica do IBGE agora “está verificando o ocorrido para as devidas providências”.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Preso em Brasília, Vorcaro escolhe José Luís de Oliveira Lima para liderar a defesa; advogado já atuou em casos como Mensalão e julgamento de Braga Netto
Entre as 70 atrações do Cacau Park, o destaque é a mais alta e mais rápida montanha-russa da América Latina
Com tecnologia do Gemini, o Google quer transformar o Maps em um assistente capaz de responder perguntas e sugerir lugares em tempo real
Aumento será de R$ 0,38 por litro nas refinarias, enquanto governo aposta em desoneração e subsídio para suavizar efeito nas bombas
James Howells seria considerado um bilionário no Brasil se sua agora ex-namorada não tivesse jogado fora um HD com 8 mil bitcoins
Escalada do Brent e bloqueio das importações aumentam pressão sobre a política de preços da estatal
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (12). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania acumularam. Consequentemente, os prêmios em jogo aumentaram.
Briga entre o bilionário e o ministro do STF se estende desde 2024 com investigações sobre a plataforma X
Chocolate, batata-doce e café solúvel lideraram as altas do IPCA no período, enquanto arroz, azeite de oliva e frutas registraram as maiores quedas de preço.
Estas pessoas jogaram coisas no lixo achando que não valiam nada — e depois descobriram que estavam diante de verdadeiras fortunas
Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset e ex-Secretário do Tesouro Nacional, conta como o choque externo chega na inflação, nos juros e no seu bolso
O objetivo é conter os efeitos da alta da commodity no bolso do consumidor, em meio à escalada das tensões no Oriente Médio
No total, já são 13 as estações de Metrô de São Paulo que adotaram o sobrenome de companhias
Lotofácil é dividida entre dois ganhadores. Quina desencanta e sai para bolão com dez participantes. Todas as demais loterias sorteadas pela Caixa Econômica Federal na noite de quarta-feira (11) acumularam.
Gigantes da tecnologia anunciam projetos bilionários de data centers no país, mas o consumo massivo de energia e água levanta alertas entre especialistas e ambientalistas
A surpreendente história de como George Clooney transformou gratidão em 14 malas com um milhão de dólares em cada para seus melhores amigos
O Mercado Livre ganhou os naming rights do estádio com uma proposta de aproximadamente R$ 1 bilhão para explorar o espaço por 30 anos.
Velha guarda de Wall Street diz estar constrangida com o ensaio fotográfico dos jovens banqueiros do Goldman Sachs
Com o fechamento do Estreito de Ormuz, as exportações de carne de frango e bovina brasileiras podem ser afetadas com multas por atraso, aumento no custo de combustível e até uma taxa extra para passar pela região
Mega-Sena saiu apenas duas vezes desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (11).