Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FALHA TÉCNICA?

O IPCA-15 vazou! Agora o IBGE quer saber como — e por que — isso aconteceu

IPCA-15 de janeiro foi publicado cerca de uma hora antes do horário previsto em sistema interno e vazou para grupos de economistas

IBGE -para que serve
Imagem: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil

O IPCA-15 trouxe uma desaceleração da alta dos preços bem mais intensa do que a esperada em janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o que roubou a cena foi um incidente incomum envolvendo a divulgação da prévia da inflação oficial.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) planejava divulgar o índice de preços por volta das 9h, horário determinado para a maioria de suas publicações.

Cerca de uma hora antes, porém, já estava disponível no site do IBGE a informação de que o IPCA-15 de janeiro de 2024 havia avançado 0,31% em relação a dezembro de 2023.

Rapidamente, a informação vazada começou a circular entre grupos de economistas no WhatsApp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • ONDE INVESTIR EM 2024: Descubra o que esperar do cenário econômico brasileiro e internacional e quais são os melhores investimentos para a sua carteira, em diferentes classes de ativos. Clique aqui.

Como veio o IPCA-15 afinal

Quando os detalhes do IPCA-15 vieram à tona, confirmou-se a variação positiva de 0,31% em janeiro. A informação vazada, portanto, era correta.

Leia Também

6 VENCEDORES (OU SERIAM 18?)

Quina 7031 não tem vencedores e prêmio acumula; Lotofácil 3691 e Dia de Sorte 1216 premiam 6 apostadores

UM HIT DE SÃO PAULO?

Virada Cultural ocorre neste fim de semana: Veja a programação e principais atrações

Aproveitemos então para entrar em detalhes.

A variação de janeiro representou uma desaceleração em relação à alta de 0,40% na passagem de novembro para dezembro de 2023.

O indicador veio abaixo não só da mediana das estimativas (+0,47%), mas também do piso das projeções dos economistas consultados pelo Broadcast (+0,38%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no acumulado em 12 meses, o IPCA-15 subiu 4,47% em janeiro. Trata-se de uma desaceleração em relação ao índice cheio de 2023 (+4,72%).

O dado também veio abaixo tanto da mediana (+4,63%) quanto do piso das estimativas (+4,54%).

Mas voltemos ao vazamento do dado no site do IBGE.

A publicação integral do IPCA-15 estava prevista para as 9h.

Para que todas as informações estejam disponíveis estejam no ar no horário, é natural que alguém comece a carregá-las no sistema antes da publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para tanto, o IBGE recorre a um sistema interno de recuperação automática identificado pelas iniciais Sidra.

Cerca de uma hora antes, a informação da variação mensal já aparecia na capa do site.

O IBGE agora quer saber como e por que isso aconteceu.

Em nota oficial divulgada em sua página na internet, o IBGE confirmou a publicação antecipada do indicador e atribuiu o incidente a uma falha técnica.

“O IBGE relata que, diante de um problema técnico computacional de horários em seus equipamentos servidores, este processo, que é automático, acabou sendo adiantado em uma hora”, informa o órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a nota, a área técnica do IBGE agora “está verificando o ocorrido para as devidas providências”.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
tesla cybertruck 21 de maio de 2026 - 10:39
Lotofácil 3690 Quina 7030 21 de maio de 2026 - 8:37
21 de maio de 2026 - 7:45
A Keeta é a marca internacional da gigante Meituan, líder no mercado de entregas na China 20 de maio de 2026 - 18:00
brinquedos estrela (1) 20 de maio de 2026 - 14:53
estrela brinquedos (1) 20 de maio de 2026 - 12:07
lotofácil 3689 20 de maio de 2026 - 8:43
vestibular ID da foto:1310204202 20 de maio de 2026 - 8:00
Presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, com a mão na cabeça. 19 de maio de 2026 - 15:44
19 de maio de 2026 - 15:12
Família de quatro pessoas adultas, preocupadas e triste com o acúmulo de dívidas 19 de maio de 2026 - 14:58
Area Saúde Dinheiro Tio Patinhas Chapéu 19 de maio de 2026 - 11:46

Toneladas e mais toneladas

Os bancos centrais com maior reserva de ouro; Brasil é destaque

19 de maio de 2026 - 11:46
remédio anvisa medicamentos (1) 19 de maio de 2026 - 10:48
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia