O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Roberto Campos Neto e Gabriel Galípolo concederam entrevista coletiva conjunta na apresentação do Relatório Trimestral de Inflação
O mandato de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central (BC) expira somente em 31 de dezembro. Na prática, porém, ele já passou o bastão para Gabriel Galípolo.
Isso ficou claro nesta quinta-feira (19), durante a entrevista coletiva na qual os diretores do Banco Central apresentaram à imprensa o último Relatório Trimestral de Inflação de 2024.
Os detalhes do documento podem ser conferidos aqui.
Campos Neto cancelou todas as entrevistas previstas para os últimos dias e disse que amanhã será seu último dia como presidente do BC.
Ele vai entrar em recesso de fim de ano ao término do expediente de sexta-feira (20).
Diante disso, Gabriel Galípolo assumirá interinamente a presidência para então assumi-la efetivamente em 1º de janeiro de 2025.
Leia Também
Na coletiva de hoje, Campos Neto falou mais sobre o que foi feito pelo BC, deixando para Galípolo os comentários sobre os próximos passos da autoridade monetária.
“O que a gente não souber responder, a gente passa a pergunta” para o diretor de política econômica do Banco Central, Diogo Guillen, disse Campos Neto em tom descontraído durante o evento em Brasília.
Sobre a transição, o que Campos Neto chamou de “suave”, Galípolo qualificou como “generosa”.
Respeitados os protocolos, Campos Neto e Galípolo não fugiram das perguntas e falaram muito sobre juros e dólar.
Em sua última aparição pública como presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto defendeu a postura em relação ao dólar.
Ele reiterou que o câmbio é flutuante no Brasil e que a instituição deve agir somente quando enxergar disfuncionalidade no mercado financeiro.
Segundo ele, em meio a um mapeamento constante, houve a percepção de que o fluxo financeiro começou a registrar uma saída maior do que a média dos últimos anos, inclusive de pessoa física, e com pagamentos de dividendos acima da média.
Campos Neto enfatizou que existe uma razão para que o Banco Central não defenda preço no câmbio. Segundo ele, muitas vezes as pessoas estão buscando proteção no dólar..
Ele aproveitou para dizer que as intervenções da autoridade monetária no câmbio não têm ligação nenhuma com dominância fiscal, hipótese que vem sendo ventilada por economistas de mercado.
Campos Neto disse que o mercado não se resume à Faria Lima e que há procura por proteção. "A gente, de nenhuma forma, acha que isso é dominância."
Prestes a assumir a presidência, mas ainda diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse que a ideia de um ataque especulativo contra o real como movimento coordenado não explica bem a situação do câmbio neste momento.
"Eu acho que não é correto tentar tratar o mercado como um bloco monolítico”, declarou o próximo presidente do Banco Central.
Em seguida, em comentário com grande potencial de virar meme, ele disse: “Para existir um mercado, precisa existir alguém comprando e alguém vendendo. Então, toda vez que o preço de algum ativo se mobiliza em alguma direção, você tem vencedores e perdedores. Eu acho que a ideia de ataque especulativo enquanto algo coordenado não representa bem".
Galípolo aproveitou ainda para reiterar que o Banco Central é autônomo e, na percepção dele, conta com a total confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As indicações ao Cade seguem emperradas e dependem da aprovação de outras nomeações que precisam passar pelo Senado Federal
Enquanto a “máquina de milionários” da Caixa segue parada para manutenção, o ganhador do prêmio principal da Lotomania 2910 também embolsou a bolada dos azarados
Ouro perde força nesta sexta-feira (10), mas acumula alta na semana; veja o que explica o vai e vem do metal
O bilionário Bill Ackman é o fundador da Pershing Square, gestora conhecida pelo perfil ativista e pelo foco em negócios grandes e previsíveis
“É uma anomalia. Talvez, o desafio desta geração seja descobrir como normalizar a política monetária no Brasil”, afirmou Galípolo, sobre o alto nível dos juros no Brasil
Objetivo da lei é possibilitar uma maneira mais acessível para que famílias possam se despedir de seus animais de estimação
Alta de 0,88% no mês veio na esteira do aumento nos preços de combustíveis e alimentos; revisões para o ano já preveem IPCA próximo de 5%
Netflix terá que ressarcir usuários em valores entre 250 e 500 euros, segundo advogados que representaram os consumidores
Assim como aconteceu na rodada anterior, a Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (9). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
Empresa surfa o boom logístico, combina proventos elevados e ainda negocia com desconto, segundo a própria gestão
Entidades dizem reconhecer as discussões como um debate legítimo, mas defendem que o impacto será severo sobre a economia, investimentos e geração de empregos formais
Até então, as alíquotas para a exportação dessas companhias eram de 0%. Em evento, ministro de Minas e Energia defendeu o imposto
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de quarta-feira (8). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (9), a Timemania divide as atenções com a Mega-Sena.
Lais Costa, analista da Empiricus Research, explica por que tantos fundos sofreram com o conflito e mostra que outra classe corre risco em um cenário de juros altos
Do universo digital ao musical, itens apreendidos ganham nova chance em leilão da Receita Federal que começa hoje
Para os analistas, o foco dos eleitores agora não é somente quem deve ganhar a corrida para a presidência, mas também para o Congresso
Em 2025, o crédito imobiliário no Brasil somou aproximadamente R$ 324 bilhões em originações, segundo dados apresentados pelo banco
Fundo teve leve alta em março e acumula ganhos acima do CDI em 2026, com estratégia focada no Brasil e proteção contra inflação
Para Anthropic, há uma nova preocupação além dos erros humanos: a vulnerabilidade dos sistemas contra ataques cibernéticos
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 7 de abril. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 34 milhões hoje.