As pegadinhas das concessionárias: veja dez cuidados que você precisa ter antes de comprar um carro novo
Enumeramos dez práticas comuns das revendedoras autorizadas que podem fazer você gastar mais do que esperava na compra ou troca do carro
As concessionárias são empresas autorizadas pelas montadoras, conforme a bandeira, a comercializar veículos novos e acessórios e a realizar serviços oficiais das marcas, como revisões e recall.
Sim, existe uma Lei nº 6.729/1979, popularmente chamada de Lei Ferrari (não por causa da marca italiana, mas porque é o nome do autor, Renato Ferrari) que dispõe sobre a concessão comercial entre produtores e distribuidores de veículos.
Ou seja, por força da lei, nenhum fabricante pode vender carros diretamente a consumidores, somente intermediado por concessionários.
A lei de mais de 40 anos, aliás, está em discussão no STF, porque a PGR questiona que há trechos inconstitucionais. Mas até que algo seja definido, ela continua valendo.
- Como proteger os seus investimentos: dólar e ouro são ativos “clássicos” para quem quer blindar o patrimônio da volatilidade do mercado. Mas, afinal, qual é a melhor forma de investir em cada um deles? Descubra aqui.
As concessionárias e as pegadinhas
Mesmo sendo autorizadas, as concessionárias geralmente fazem parte de diferentes grupos, que também possuem diversas marcas. Cada uma ocupa um espaço e comercializa aquele produto de forma independente.
Na hora de comprar um carro zero-km, o consumidor precisa ficar atento a algumas práticas comuns desse mercado, que podem parecer normais, mas são “pegadinhas”.
Leia Também
Não que seja algo ilegal, mas de técnicas de vendas e marketing que muitas vezes que os consumidores incautos não percebem.
A seguir enumeramos dez situações que ocorrem nas concessionárias e o que você pode fazer para evitar ou driblar e realizar o melhor negócio.
1- As concessionárias não são iguais
As concessionárias de carros novos podem ter a mesma bandeira (marca), mas possuem políticas de desconto e promoções próprias.
Os carros possuem um preço sugerido pela fabricante e um padrão de serviços, incluindo o preço das revisões. Por isso, quando for pesquisar um carro, considere ir a mais de uma concessionária.
Os descontos variam conforme os estoques e as margens de lucro de cada loja, então barganhe em diferentes concessionárias.
2- Avaliação do carro usado na troca
Essa é uma das pegadinhas mais comuns das concessionárias. O vendedor oferece ótimas condições no carro novo, coloca o usado na troca (o que traz um conforto por não ter de se preocupar com a revenda), mas subavalia seu valor.
Antes de decidir, saiba quanto vale seu carro usado e considere não o utilizar na troca pelo novo e sim vender por conta própria ou ainda melhorar a proposta da concessionária.
3- Test drive
Não feche negócio antes de conhecer de perto o carro que procura e dirigi-lo, na mesma versão.
Algumas lojas possuem apenas modelos topo de linha no showroom e podem iludir quem só consegue comprar uma versão inferior, muitas vezes sem os mesmos conteúdos e tipo de acabamento.
Os percursos também costumam ser muito limitados, mas é recomendável insistir para andar um pouco mais, incluindo locais onde possa sentir a suspensão do carro.
- [O Brasil está no rumo certo?] É o que alguns dos maiores economistas e investidores do Brasil vão debater em um evento 100% online e gratuito; clique aqui para assistir
4- Versão escolhida
Às vezes, o exato modelo que você quer está em falta, com fila de espera, enquanto uma opção mais cara está disponível.
Avalie e barganhe desconto sobre esse de preço maior ou procure o que busca em outra concessionária. A espera pode ser mais um motivo para você analisar se é isso que quer mesmo.
5- Não exatamente o que você quer
O carro é um bem caro, que te dá despesas e muitas vezes sonhado. Por isso, não leve qualquer coisa só porque tem pronta-entrega.
Uma cor que você não gosta ou com itens que não são exatamente do jeito que você desejou. Consulte outras concessionárias e não tenha pressa em fechar negócio.
6- Cuidado ao financiar
Se não tiver o montante para comprar à vista, utilize o máximo que puder para a entrada e financie o restante. Mas lembre-se que há um oceano de opções, além dos planos indicados (e comissionados) pelo vendedor. Faça cotações com seu banco e pesquise outras possibilidades.
7- Juro zero
Essa prática já foi pior, mas ainda existe. Algumas marcas atrelam o financiamento sem juros mediante uma entrada altíssima (70 a 80% do preço do carro) ou sob condição de colocar o usado na troca (o que pode significar prejuízo).
Algumas lojas também incluem taxas de cadastro e de outras naturezas, o que pode configurar juros embutidos. Faça as contas e veja se vale a pena.
8- Seguro indicado
Assim como o financiamento – nem sempre o mais vantajoso – o vendedor pode indicar algum seguro, embutido nas prestações.
Antes de fechar negócio, faça sua própria cotação e verifique ainda os custos de franquia. Outro serviço que pode ser atrelado é o de revisões programadas, o que geralmente é vantajoso, exceto se você pretende vender o carro em breve. Aí melhor pagar as revisões avulsas e não fechar o pacote adiantado.
9- A pré-venda
Uma prática que vem se tornando comum nas montadoras e concessionárias é a reserva de um modelo que ainda não chegou ao mercado, mediante um pequeno valor.
Ainda que seja reembolsável, avalie as condições dessa compra antecipada e se há benefícios (acessórios diferenciados, por exemplo), para adquirir um veículo que você nem conhece.
Uma das pegadinhas é o famoso “marketing de escassez”, de anunciarem unidades limitadas para criar uma ansiedade no consumidor. Nenhuma compra consciente deve acontecer por impulso.
10- O carro não existe
Você é atraído por um anúncio e ao ligar ou ir à concessionária descobre que aquele carro não está mais disponível.
O que muitas vezes acontece é a loja anunciar em plataformas online e, para não pagar por um anúncio novo, deixa um modelo de isca para o interessado ligar. Só então ele informa sobre a venda daquele carro e tenta indicar um similar.
É uma prática comum em lojas de novos e usados. Não necessariamente é ruim, mas aquele carro geralmente em ótimas condições e preço que você pesquisou e escolheu não existe, o que é frustrante.
- Seu WhatsApp pode ser uma “mão na roda” para suas finanças: entre na nossa comunidade gratuita, In$ights, e receba análises, recomendações de investimentos e notícias do Seu Dinheiro.
Mais dinheiro e menos trabalho: as ilusões do empreendedorismo no Brasil
Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento
Golpistas surfam no caos do Banco Master; confira passo a passo para não cair nas armadilhas
Investidores do Banco Master agora têm direito ao FGC; saiba como evitar golpes e proteger o bolso
Black Friday: Apple chega a 70% OFF, Samsung bate 60%; quem entrega os melhores descontos?
A Apple entra com 70% OFF, pagamento dividido e entrega rápida; a Samsung equilibra o duelo com 60% OFF, mais categorias e descontos progressivos
Do Rio de Janeiro ao Amapá, ninguém escapou do Banco Master: fundos de pensão se veem com prejuízo de R$ 1,86 bilhão, sem garantia do FGC
Decisão do Banco Central afeta 18 fundos de previdência de estados e municípios; aplicações feitas não têm cobertura do FGC
Lotofácil vacila e Dia de Sorte faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e volta só no sábado
Lotofácil acumula pelo terceira vez nos últimos cinco concursos e vai para último sorteio antes de pausa para o feriado com R$ 5 milhões em jogo
A B3 também vai ‘feriadar’? Confira o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra
Bolsa, bancos, Correios, rodízio em São Paulo… desvendamos o que funciona e o que não funciona no dia 20
Caixa paga Bolsa Família nesta quarta (19) para NIS final 4; veja quem recebe
A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS
CDBs do Will Bank e do Banco Master de Investimento também serão pagos pelo FGC?
Ambas são subsidiárias do Banco Master S.A., porém somente o braço de investimentos também foi liquidado. Will Bank segue operando
Qual o tamanho da conta do Banco Master que o FGC terá que pagar
Fundo Garantidor de Créditos pode se deparar com o maior ressarcimento da sua história ao ter que restituir os investidores dos CDBs do Banco Master
Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor
Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência
Investiu em CDBs do Banco Master? Veja o passo a passo para ser ressarcido pelo FGC
Com a liquidação do Banco Master decretada pelo Banco Central, veja como receber o ressarcimento pelo FGC
Debate sobre renovação da CNH de idosos pode baratear habilitação; veja o que muda
Projetos no Congresso podem mudar regras da renovação da CNH para idosos, reduzir taxas e ampliar prazos para motoristas acima de 60 anos
Loterias turbinadas: Bolas divididas na Lotofácil e na Lotomania acabam em 10 novos milionários
Prêmio principal da Lotofácil será dividido entre 14 apostadores, mas só 7 ficaram milionários; Lotomania teve 3 ganhadores, que ainda se deram ao luxo de deixar dinheiro na mesa
Banco Master recebe nova proposta de compra, desta vez de consórcio integrado por investidores dos Emirados Árabes Unidos
Transação está sujeita à aprovação do Banco Central e do Cade e envolveria a compra da totalidade das ações do fundador do Master, Daniel Vorcaro
Disparada do Ibovespa não é mérito do Brasil, mas tropeção dos EUA, diz Mansueto Almeida, do BTG
Economista-chefe do BTG acredita que o Brasil continua empacado com os mesmos problemas e potencial verdadeiro do Ibovespa só será destravado após melhora fiscal
Ibovespa sem freio: Morgan Stanley projeta índice aos 200 mil pontos no fim de 2026, mas há riscos no radar
Apesar da avaliação positiva, o Morgan Stanley vê o aumento das preocupações com o cenário fiscal no país como maior risco para o desempenho do Ibovespa
Black Friday da Samsung: celulares, TVs e eletrodomésticos com até 55% de desconto; veja os destaques
Ar-condicionado, TV, robô aspirador e celulares Galaxy entram na Black Friday da Samsung com descontos e condições especiais de pagamento
Quanto Pelé valeria hoje? A projeção do ChatGPT que supera Mbappé, Haaland e Neymar no mercado global
Simulação mostra o óbvio: o Rei do Futebol teria o maior valor de mercado da história — e poderia quebrar todos os tetos de transferência do futebol moderno.
Lotofácil ‘final zero’ promete R$ 12 milhões em premiações hoje
Além do concurso com ‘final zero’, a Lotofácil acumulou na última rodada. Enquanto isso, de todos as loterias com sorteios programados para a noite de hoje (17), somente uma promete prêmio inferior a R$ 1 milhão.
Feriado no Brasil, mas sem descanso para o mercado: Payroll, ata do Fomc, IBC-Br e balanço da Nvidia estão na agenda econômica
O calendário dos próximos dias ainda conta com discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE)