🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: prévia da inflação é destaque no Brasil e nos EUA, com ata do Copom e PIB norte-americano no radar

Por aqui, a divulgação do IPCA-15 e da ata da última reunião do comitê de política monetária, que levou à primeira redução da Selic em mais de 2 anos, dominam a semana

Dani Alvarenga
23 de setembro de 2024
6:22 - atualizado às 14:44
Montagem com a cabeça do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no corpo de um samurai com as palavras selic e inflação ao fundo
O comitê liderado por Campos Neto promoveu o quinto corte consecutivo na taxa Selic - Imagem: Imagem: Reprodução/Divulgação | Montagem: Seu Dinheiro

Após uma Super Quarta em uma “Super Semana”, os investidores ganham – mais uma vez – uma agenda carregada de índices econômicos importantes, com destaque para a inflação das principais economias que mexem com as bolsas mundo afora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, os participantes do mercado acompanham a divulgação da prévia da inflação oficial de setembro, o IPCA-15. No entanto, o índice só será divulgado na quarta-feira (25), às 8 horas (horário de Brasília).

Até lá, não vão faltar dados nacionais e internacionais de peso. A agenda econômica local começa com a publicação do tradicional Boletim Focus, publicado na segunda-feira (23).

Lá fora, o destaque fica por conta da divulgação de uma série de dados do indicador de atividade econômica, medidos pelo índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês).

  • Kamala ou Trump? Entenda como as eleições americanas podem afetar seus investimentos em evento gratuito; veja como se cadastrar

Serão publicados índices da Zona do Euro, do Reino Unido, dos Estados Unidos e, por fim, do Japão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a terça-feira tem como destaque a divulgação da ata da mais recente reunião do Copom.

Leia Também

O documento será analisado com cautela pelos investidores. Isso porque a ata vem após o primeiro corte da taxa Selic em mais de dois anos. Os diretores do Banco Central (BC) elevaram os juros em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano.

Agora, investidores buscam na ata da reunião do Copom maiores informações sobre os caminhos da taxa básica de juros no país.

Já na quarta-feira, enquanto os investidores brasileiros vão digerir a prévia da inflação, o destaque internacional fica por conta do Japão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O país também divulgará a ata da última reunião monetária do Banco do Japão (BoJ), que manteve a taxa de juros inalterada por lá. Além disso, também será publicado o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da região.

Na quinta e sexta-feira, os Estados Unidos voltam aos holofotes dos mercados financeiros. Isso porque será divulgado o índice inflacionário preferido do Federal Reserve: o PCE.

Vale destacar que os dados trimestrais serão publicados antes, seguido do índice mensal de agosto, que será conhecido no dia seguinte.

Além do PCE de agosto, os investidores também acompanham os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no segundo trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As agendas econômicas local e internacional não vão parar por aí. Para você não se perder em meio aos diversos dados que serão divulgados ao longo desta semana, o Seu Dinheiro preparou uma lista dos principais eventos dos próximos dias.

Segunda-feira (23)

Horário (BRT)PaísIndicador
Todo o diaJapãoFeriado local do Equinócio de Outono
05h00Zona do EuroPMI Industrial, Composto S&P Global e do Setor de Serviços de setembro
05h30Reino UnidoPMI Composto e do Setor de Serviços de setembro
08h25BrasilBoletim Focus
09h00Estados UnidosDiscurso de Raphael Bostic, membro do FOMC, o Copom norte-americano
10h45Estados UnidosPMI Industrial, Composto S&P Global e do Setor de Serviços de setembro
14h00Estados UnidosDiscurso de Neel Kashkari, membro do FOMC, o Copom norte-americano
21h30JapãoPMI do Setor de Serviços de setembro

Terça-feira (24)

Horário (BRT)PaísIndicador
02h30JapãoColetiva de Imprensa do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês)
08h00BrasilAta do Copom
08h00BrasilConfiança do Consumidor FGV em setembro
11h00Estados UnidosConfiança do Consumidor Conference Board (CB) em setembro

Quarta-feira (25)

Horário (BRT)PaísIndicador
02h00JapãoÍndice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) anual
04h00Zona do EuroReunião de política não monetária do Banco Central Europeu (BCE)
08h00BrasilIPCA-15 mensal e acumulado de 12 meses de setembro
08h30BrasilTransações Correntes de agosto
08h30BrasilInvestimento Estrangeiro Direto em agosto
11h30Estados UnidosEstoques de Petróleo Bruto e de Petróleo em Cushing
14h30BrasilFluxo Cambial Estrangeiro
20h50JapãoAtas da Reunião de Política Monetária

Quinta-feira (26)

Horário (BRT)PaísIndicador
05h00Zona do EuroRelatório Mensal do Banco Central Europeu (BCE)
08h00BrasilRelatório Trimestral de Inflação
09h00BrasilReunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)
09h00BrasilÍndice de Preços ao Produtor (IPP) em agosto
09h30Estados UnidosPedidos Contínuos por Seguro-Desemprego
09h30Estados UnidosNúcleo de Preços PCE do segundo trimestre
09h30Estados UnidosPIB dos EUA do segundo trimestre
09h30Estados UnidosPedidos Iniciais por Seguro-Desemprego
10h20Estados UnidosDiscurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve
10h25Estados UnidosDiscurso de John Williams, membro do FOMC, o Copom norte-americano
10h30Zona do EuroDiscurso de Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE)
11h30Estados UnidosDiscurso de Michael S. Barr, vice-presidente do Federal Reserve
12h15Estados UnidosDiscurso de Janet Yellen, Secretária do Tesouro norte-americano
14h00Estados UnidosDiscurso de Michael S. Barr, vice-presidente do Federal Reserve
14h00Estados UnidosDiscurso de Neel Kashkari, membro do FOMC, o Copom norte-americano
14h30BrasilÍndice de Evolução de Emprego do CAGED em agosto
20h30JapãoÍndice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) Núcleo anual de setembro

Sexta-feira (27)

Horário (BRT)PaísIndicador
08h00BrasilIGP-M em setembro
08h30BrasilEmpréstimos Bancários em agosto
09h00BrasilTaxa de Desemprego no Brasil em agosto
09h30Estados UnidosPCE de agosto

*As tabelas utilizadas nesta reportagem foram produzidas com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TEM PRA TODO GOSTO

Quina faz um novo milionário; Lotofácil e Dia de Sorte também têm ganhadores

5 de dezembro de 2025 - 6:51

Enquanto a Quina, a Lotofácil e a Dia de Sorte fizeram a festa dos apostadores, a Mega-Sena e a Timemania acumularam nos sorteios da noite de quinta-feira (4).

NAS ENTRELINHAS

Mercado aposta em corte da Selic em janeiro, mas sinais do Copom indicam outra direção, diz Marilia Fontes, da Nord

4 de dezembro de 2025 - 19:42

Para a sócia da Nord, o BC deve manter a postura cautelosa e dar sinais mais claros antes de fazer qualquer ajuste

EFEITOS MASTER

Fundos de pensão que investiram em títulos do Banco Master entram na mira da Justiça em meio a irregularidades nos investimentos

4 de dezembro de 2025 - 16:04

Investigações apontam para aplicações financeiras fora dos protocolos adequados nos casos dos fundos Amazonprev, Rioprevidência e Maceió Previdência

CIDADE DE 65 MIL HABITANTES

Time sensação do Campeonato Brasileiro, Mirassol arrecada o equivalente a um terço do orçamento municipal

4 de dezembro de 2025 - 15:15

Sensação do Brasileirão, o Mirassol arrecadou cerca de um terço do orçamento municipal e levou a pequena cidade paulista ao cenário internacional com a vaga na Libertadores

INFLUÊNCIA

Joesley Batista viajou para a Venezuela para pedir renúncia de Maduro: qual o interesse da JBS e da J&F no país?

4 de dezembro de 2025 - 10:39

Joesley Batista tem relações com o presidente Donald Trump e pediu pelo fim das tarifas sobre a carne. A JBS também tem negócios nos Estados Unidos

SEM RECLAMAÇÕES

Lotomania e Super Sete aproveitam bola dividida na Lotofácil e pagam os maiores prêmios da noite nas loterias da Caixa

4 de dezembro de 2025 - 7:53

Lotofácil manteve a fama de loteria “menos difícil” da Caixa, mas cedeu os holofotes a outras modalidades sorteadas na noite de quarta-feira (3).

VAI PISAR NO FREIO?

Alerta Selic: o que pode impedir o BC de cortar os juros, segundo Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual

3 de dezembro de 2025 - 19:35

A projeção do banco é que a Selic encerre 2025 em 15% e que os cortes comecem de forma gradual em janeiro, alcançando 12% ao final de 2026

INVESTIMENTOS EM 2026

Ibovespa a 300 mil pontos? ASA vê a bolsa brasileira nas alturas, mas há uma âncora à vista

3 de dezembro de 2025 - 17:31

Em um cenário dúbio para 2026, os executivos da instituição financeira avaliam o melhor investimento para surfar um possível rali e ainda conseguir se proteger em um ambiente negativo

MAIS VENDIDOS

Segundo carro elétrico mais vendido do Brasil atinge marca histórica de vendas no mundo 

3 de dezembro de 2025 - 15:09

Hatch elétrico chinês atinge marca histórica em apenas quatro anos e reforça a estratégia global da BYD no mercado de veículos eletrificados

JÁ VIU A SUA?

Retrospectiva Spotify 2025: Bad Bunny lidera o mundo e dupla sertaneja domina o Brasil (de novo); veja como acessar o seu Wrapped

3 de dezembro de 2025 - 14:04

Plataforma divulga artistas, álbuns e músicas mais ouvidos do ano e libera função Wrapped para todos os usuários

BILIONÁRIA SELF-MADE

De bailarina a bilionária mais jovem do mundo: a trajetória da brasileira que construiu uma fortuna aos 29 anos sem ser herdeira

3 de dezembro de 2025 - 12:04

A ascensão de Luana Lopes Lara à frente da Kalshi mostra como a ex-bailarina transformou formação técnica e visão de mercado em uma fortuna bilionária

LUXO

Daniel Vorcaro — da ostentação imobiliária à prisão: o caso da mansão de R$ 460 milhões em Miami

3 de dezembro de 2025 - 9:29

A mansão de R$ 460 milhões comprada por Daniel Vorcaro em Miami virou símbolo da ascensão e queda do dono do Banco Master, hoje investigado por fraudes

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil 3552 faz os primeiros milionários de dezembro nas loterias da Caixa; Mega-Sena e Timemania encalham

3 de dezembro de 2025 - 7:06

A Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na noite de terça-feira (2). A Dia de Sorte saiu para um bolão na região Sul do Brasil.

CRIMES FINANCEIROS

Banco Master: Ministério Público quer Daniel Vorcaro de volta à prisão e TRF-1 marca julgamento do empresário

2 de dezembro de 2025 - 18:45

Uma decisão de sábado soltou Vorcaro e outros quatro presos na investigação do Banco Master

ASTROS NO PREGÃO

Qual signo manda na B3? Câncer investe mais, Libra investe melhor — e a astrologia invade o pregão

2 de dezembro de 2025 - 15:28

Levantamento da B3 revela que cancerianos são os que mais investem em ações, mas quem domina o valor investido são os librianos

MECANISMO CONTRA GOLPISTAS

BC Protege+: Como funciona a nova ferramenta do Banco Central que impede a abertura de contas não autorizadas

2 de dezembro de 2025 - 14:49

Nova ferramenta do Banco Central permite bloquear a abertura de contas em nome do usuário e promete reduzir fraudes com identidades falsas no sistema financeiro

ECONOMIA DE ATÉ 80%

CNH sem autoescola: com proposta aprovada, quanto vai custar para tirar a habilitação

2 de dezembro de 2025 - 11:19

Com a proposta da CNH sem autoescola aprovada, o custo para tirar a habilitação pode cair até 80% em todo o país

EXAUSTÃO MENTAL

A palavra do ano no dicionário Oxford que diz muito sobre os dias de hoje

2 de dezembro de 2025 - 10:38

Eleita Palavra do Ano pela Oxford, a expressão “rage bait” revela como a internet passou a usar a raiva como estratégia de engajamento e manipulação emocional

PARADA PARA MANUTENÇÃO

Não tem para ninguém: Lotofácil, Quina e demais loterias da Caixa entram em dezembro sem ganhadores

2 de dezembro de 2025 - 7:06

Depois de acumular no primeiro sorteio do mês, a Lotofácil pode pagar nesta terça-feira (2) o segundo maior prêmio da rodada das loterias da Caixa — ou o maior, se ela sair sem que ninguém acerte a Timemania

FORA DO CONSENSO

Tema de 2026 será corte de juros — e Galapagos vê a Selic a 10,5% no fim do próximo ano

1 de dezembro de 2025 - 19:11

No Boletim Focus desta semana, a mediana de projeções dos economistas aponta para uma Selic de 10,5% apenas no final de 2027

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar