🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Rodolfo Amstalden: Nvidia e bitcoin — toda bolha pode ser sua, na dimensão certa

Se o diabo está nos detalhes, o tamanho da posição é um detalhe que pode se tornar realmente infernal diante de apetites desmesurados por risco-retorno

6 de março de 2024
20:00 - atualizado às 17:43
homem tenta furar bolha financeira
Bolha financeira - Imagem: Shutterstock

À medida que Nvidia acumula saltos exponenciais (+250% LTM) e o bitcoin flerta com novas máximas históricas, volta à pauta a saudável discussão sobre bolhas financeiras.

Estamos diante da formação de uma grande bolha? De dia, parece que sim. De noite, parece que não.

Se você escolhe olhar apenas para a concentração de liquidez nos EUA e para a dinâmica crescente de preços e múltiplos, dá um frio na barriga.

Por outro lado, é preciso reconhecer que os lucros de Nvidia (apenas para pegar uma proxy de IA) vêm crescendo a uma velocidade estrondosa. Definitivamente, não é um pastel de vento.

E reconhecer também que a introdução de ETFs de moedas digitais representa mais um passo importante na institucionalização e normalização desses ativos, antes vistos como excêntricos.

Mas, ainda que estejamos diante de uma bolha, isso não significa que devemos necessariamente correr para o abrigo mais próximo.

Não há qualquer termômetro confiável sobre o grau de maturidade de uma bolha. Os ativos subjacentes podem multiplicar ainda por 3x a partir dos níveis atuais antes que a bolha de fato exploda.

Por que perder essa oportunidade?

  • AMD, McDonalds e outras 8 ações americanas pra comprar agora: analista especializado em BDRs libera carteira com 10 papéis de alto potencial. Clique aqui e acesse gratuitamente.

Ganhando dinheiro com bolhas

A sangue frio, dá para ganhar muito dinheiro com bolhas, e de forma relativamente segura.

Basta seguir o bom senso daquilo que a teoria financeira chama de position sizing - ou seja, qual tamanho você deveria atribuir às diversas posições de um portfólio completo.

Talvez você tenha lido a notícia recente de que o BTG acrescentou criptoativos como o bitcoin em seu relatório mensal com recomendações de investimentos.

"A instituição financeira indica uma alocação estrutural de 0,5% do portfólio para o perfil balanceado e de 1% da carteira para o perfil sofisticado".

Não 50% e nem 5%, mas 0,5% para começar a brincadeira.

Se o diabo está nos detalhes, o tamanho da posição é um detalhe que pode se tornar realmente infernal diante de apetites desmesurados por risco-retorno.

A Empiricus foi a primeira casa de análise brasileira a falar de moedas digitais, e sempre o fizemos com a ressalva talebiana de pesos pequenos combinados com grandes convexidades.

É o melhor a se fazer se você quer se expor a upsides generosos, sem se machucar.

Porém, trata-se de um exercício que demanda grande disciplina, pois a adrenalina do trade, a ambição financeira e a pressão social vão pressioná-lo, cada vez mais, no sentido de aumentar sua posição.

Nvidia e bitcoin: teste os riscos

Se você não possui experiência com o controle de position sizing, eu sugiro que você gaste uns minutos do seu dia jogando este joguinho simples publicado pela ELM.

Ele vai te dar uma boa noção dos riscos associados a um dimensionamento exagerado de apostas, mesmo quando as chances de ganhar estão a seu favor.

PS. Aos leitores mais nerds, fica também o convite de calcular o "kelly criterion" ótimo para o jogo sugerido pela ELM. Via de regra, ele costuma ser menor do que o que manda a intuição.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar