🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Por que você deveria agradecer à queda desta ação na bolsa

Algumas vezes, quedas mal interpretadas de ações na bolsa podem gerar ótimas oportunidades pensando no longo prazo

29 de março de 2024
6:13 - atualizado às 14:39
Imagem mostrando um homem de camisa branca olhando para um telão de cotações da bolsa, localizado no segundo plano. Ele está de pé, com o braço direito apoiado numa cadeira. Simboliza o investimento em ações e o recebimento de dividendos Ibovespa
Imagem: Shutterstock

Há algum tempo você está de olho em um apartamento que preenche todos os seus requisitos, com exceção de apenas um ponto. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bairro é legal, próximo do seu trabalho e o condomínio tem todas as coisas que a sua família precisa. Mas o preço acima do seu orçamento impedia você de realizar o sonho.

Até que, no meio do ano passado, começaram a acontecer alguns eventos climáticos extremos. Enchentes e queda de árvores provocaram constantes interrupções de energia e problemas de trânsito nos arredores. 

Em poucas semanas, alguns moradores começaram a ficar com medo de que isso continuasse a acontecer para sempre, e decidiram correr para a imobiliária anunciar seus apartamentos.

Como você deve saber, se muita gente começa a vender, os preços caem, e o apartamento que você estava de olho ficou 20% mais barato em questão de semanas!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reprodução: TradingView

Eu tenho certeza que você e quase todas as pessoas que estivessem nessa condição iriam encarar essa queda de preços como uma oportunidade imperdível, e ficariam mais propensas a comprar. 

Leia Também

Mas por que, quando o assunto são as ações, as quedas provocam um sentimento oposto nas pessoas? Elas tendem a afugentar os investidores, ao invés de fazer eles enxergarem a situação como uma oportunidade. 

Não era um apartamento

Como você deve suspeitar, o gráfico acima não retrata os preços de um apartamento, mas sim de uma ação: a SLC Agrícola (SLCE3).

Depois de anos muito bons para o agronegócio brasileiro, 2023 marcou uma reversão do sentimento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para começar, o preço da soja e do milho despencaram, reflexo de uma grande sobreoferta global, juros elevados ao redor do mundo e menores perspectivas de crescimento dos maiores países consumidores. 

Isso atrapalhou as produtoras agrícolas de maneira geral, mas as brasileiras acabaram sofrendo ainda mais, por conta do clima extremamente quente no Centro-Oeste e bastante úmido no Sul do Brasil, ocasionados pelo El Niño. 

Com sinais de quebra de safra já no início do período de plantio, investidores entraram no modo pânico e começaram a vender as ações. 

E como as ações não são apartamentos, ao invés de ver ali uma oportunidade, investidores ficaram receosos com as quedas e deixaram SLCE3 largada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM: Petrobras (PETR4) sem dividendos extraordinários: queda merecida ou oportunidade de compra?

Quando quedas de ações são oportunidades

É óbvio que nem todas as quedas podem ser encaradas como oportunidade, afinal de contas, algumas vezes isso acontece porque o negócio piorou mesmo.

Podemos conversar mais sobre "quedas que não são oportunidades" em uma próxima coluna, mas o que eu quero mostrar hoje é que, algumas vezes, quedas mal interpretadas podem gerar ótimas oportunidades pensando no longo prazo, desde que a qualidade da empresa continue intacta, e os resultados não demorem tanto tempo para voltar à normalidade. 

O caso da SLC parece se encaixar perfeitamente na categoria "quedas que geram oportunidade".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A meu ver, estamos falando da melhor empresa do agronegócio brasileiro, com longo histórico de geração de valor para os acionistas – a valorização da ação muito acima do Ibovespa mostra isso. 

Reprodução: TradingView

Sim, os resultados recentes pioraram, mas foi por conta da queda do preço dos grãos e da produtividade em função das ondas de calor, não por uma piora na qualidade da gestão. 

Se a qualidade da companhia parece intacta, temos que tentar entender se vai demorar tanto tempo assim para que os resultados se recuperem. 

Mais perto do topo do ciclo ou do fundo?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que estamos falando de preços de commodities, que são impossíveis de se prever. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o simples fato de tentar entender se estamos mais próximos do fundo ou do topo do ciclo já pode ajudar bastante.

Como qualquer outra commodity, os grãos dependem do cenário de oferta e demanda, e, apesar de a perspectiva de sobreoferta ainda atrapalhar, alguns fatores podem começar a reduzir essa estimativa. 

Para começar, preços menores tendem a inibir o crescimento da produção futura, o que deveria ajudar a ajustar a balança de oferta e demanda.

Além disso, as quebras de safra no Brasil e a crescente possibilidade de um La Niña no segundo semestre deste ano (que afeta grandes regiões produtoras, como Argentina, Sul do Brasil e Estados Unidos) podem jogar essa sobreoferta ainda mais para baixo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há ainda um aspecto técnico importante: a posição vendida (short) de grandes fundos de trading está próxima das máximas da última década, o que mostra que já há bastante pessimismo nesse momento e abre espaço para surpresas positivas. 

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro. 

Nas últimas semanas, temos visto até uma pequena recuperação dos preços da soja e do milho. 

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro. 

Obviamente, isso não quer dizer que eles chegaram ao fundo do poço, mas há sinais de que estamos mais próximos do fundo, e uma reversão de preços deveria ajudar a SLC. 

E se estivermos errados?

Obviamente, podemos estar errados e a sobreoferta continuar pesando sobre os preços. E aqui entram os aspectos de valor. Nos patamares atuais, a SLCE negocia por 6,5x Valor da Firma/Ebitda (contra uma média de 8x) e um ótimo nível de dividendos (acima de 6% de dividend yield). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo que os grãos não se recuperem tão cedo, algo que não podemos descartar, o nível de valuation atual é pouco exigente, ou seja, ninguém está esperando grandes resultados de SLC com todo esse pessimismo relacionado ao agro, e isso deveria ter impacto limitado sobre os papéis. Por outro lado, se o cenário melhorar, há um bom upside a se capturar.  

Por esses motivos, entendemos que esse é um caso de queda que representa uma oportunidade de compra, e por isso a SLC Agrícola passou a fazer parte da série Vacas Leiteiras

Se quiser conferir essa e outras ótimas pagadoras de dividendos, incluindo empresas americanas que proporcionam uma ótima renda em dólar, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ruy

  • SLCE3 e mais 4 ações: Ruy Hungria selecionou a “nata” da bolsa brasileira para quem busca lucrar com dividendos. SLC Agrícola é uma das recomendações, e você pode conferir as outras 4 ações selecionadas pelo analista gratuitamente. Clique aqui para receber o relatório completo no seu e-mail.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

CSN (CSNA3) quer convencer o mercado que agora é para valer, BTG bate mais um recorde, e o que mais move as bolsas hoje

9 de fevereiro de 2026 - 8:39

Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro

TRILHAS DE CARREIRA

O critério invisível que vai diferenciar os profissionais na era da inteligência artificial (IA)

8 de fevereiro de 2026 - 8:00

O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Carnaval abaixo de 0 ºC: os horários e os atletas que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

7 de fevereiro de 2026 - 9:02

Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com o ouro de tolo ao escolher ações; acompanhe a reação ao balanço do Bradesco (BBDC4) e o que mais move a bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 8:45

Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos

SEXTOU COM O RUY

O “lixo” não subiu: empresas pagadoras de dividendos e com pouca dívida devem seguir ditando o ritmo na bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 6:07

Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A difícil escolha entre dois FIIs de destaque, e o que esperar dos resultados de empresas e da bolsa hoje

5 de fevereiro de 2026 - 8:33

As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

DÉCIMO ANDAR

Alinhamento dos astros: um janeiro histórico para investidores locais. Ainda existem oportunidades na mesa para os FIIs?

1 de fevereiro de 2026 - 8:00

Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Hora da colheita: a boa temporada dos vinhos brasileiros que superam expectativas dentro e fora do país

31 de janeiro de 2026 - 9:01

Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja como escolher ações para surfar na onda do Ibovespa, e o que mais afeta os mercados hoje

30 de janeiro de 2026 - 8:54

Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros

SEXTOU COM O RUY

Próxima parada: Brasil. Por que o fluxo de dinheiro gringo pode fazer o Ibovespa subir ainda mais este ano

30 de janeiro de 2026 - 7:11

O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mudança de FIIs para fiagros que pode impulsionar dividendos, a reação aos juros e o que mais você precisa saber hoje

29 de janeiro de 2026 - 8:38

Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Prepare-se para um corte da Selic ainda hoje

28 de janeiro de 2026 - 15:03

Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

BC não tem pressa, bolsa dispara e dólar afunda: veja o que move os mercados hoje

28 de janeiro de 2026 - 8:32

Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem que pode frear o foguete do Ibovespa, mais tarifas de Trump e o que mais os investidores precisam saber hoje

27 de janeiro de 2026 - 8:23

A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta sob os holofotes: juros parados, expectativas em movimento

27 de janeiro de 2026 - 7:08

A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar