O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Mesmo que não intencionalmente, um interlocutor acabou fazendo uma pergunta pertinente sobre criptomoedas e o futuro
Saudações!
Recentemente, participei de um episódio do Market Makers. Durante quase 3 horas, falamos sobre cripto.
O episódio foi algo novo para a audiência do podcast por se tratar de um público mais focado no mundo das ações.
Em contramão ao que recomenda Joe Rogan, resolvi ler alguns comentários no YouTube; a ampla maioria foi receptiva ao tema, mas uma crítica me chamou atenção:
"Ninguém fala em criptos no presente, é sempre o futuro, e o futuro é incerto e imprevisível, [...] pior que gestor de fundo falando que bolsa é longo prazo; pelo menos eles indicam o nome das ações para longo prazo, e cripto? Ahhh, é o futuro."
Eu gosto muito de debates, de raciocínio lógico, e também não vejo problemas em reformular minha maneira de pensar.
Leia Também
Em que pese o argumento acima faltar em coerência lógica, dado que até em ações se estima fluxos de caixa futuros, e que boa parte do tempo de quem trabalha em finanças envolve pensar sobre estimativas (em vez de certezas) futuras, o interlocutor, mesmo que não intencionalmente, faz uma pergunta pertinente.
Traduzo a crítica para a seguinte pergunta: "Cripto consegue tornar o nosso dia a dia mais seguro, rápido, barato ou democrático na margem?". Acredito que sim.
Um pequeno texto como esse é limitado demais para discutir o tema com maior profundidade, mas se olharmos apenas para o bitcoin, é fácil ver que a resposta é sim.
Desafio alguém a me convencer de que existe alguma maneira mais antifrágil e anticensura de guardar dinheiro do que na rede do bitcoin.
Ainda assim, consigo entender a frustração de quem redigiu essa crítica – como a implementação de cripto ainda é limitada a usuários com algum conhecimento técnico, o consumidor final não sente a diferença. E para falar de implementação, sim, caro crítico, temos que falar de futuro, de incertezas e de risco. Não tem almoço grátis.
E não é essa a beleza dos mercados? Você pode colocar o seu dinheiro onde estão as suas palavras, e isso é o que conta na hora dos resultados. Cada um será recompensado (ou punido) pelo tamanho do risco que aceitou.
? Bitcoin (BTC )
Preço: US$ 42.580 | Var. +1,30%
? Ethereum (ETH)
Preço: US$ 2.288 | Var. +1,40%
? Dominância Bitcoin: 52,58% (Var. +0,40%)
* dados referentes ao fechamento em 05/02/24
O que veio depois do jornal? O e-mail. O que veio depois do e-mail? Redes sociais. O que virá depois das redes sociais? O Farcaster.
Nessa última semana, fiquei animado ao ver um novo projeto em que o foco principal não está no potencial especulativo de um token, mas sim em uma nova e melhor forma de construir algo importante para a civilização – no caso, grafos sociais.
Toda rede social pode ser explicada em dois tipos de elementos: usuários e ações (posts, likes, compartilhamentos, comentários). As relações entre esses dois elementos criam os grafos (ou redes) sociais, e são, em essência, o nosso "espelho" em forma de dados.
Agora, pare para pensar o quão valioso isso é para Zuckerberg e os acionistas da Meta. Quanto mais digital o mundo fica, mais a ideia de ter minha identidade digital nas mãos de empresas me parece absurda.
O Farcaster é um protocolo descentralizado projetado para a construção de aplicativos de rede social, oferecendo controle significativo aos usuários e desenvolvedores sobre seus dados.
Este protocolo se destaca por ser construído sobre a Ethereum e a Optimism Mainnet, permitindo a criação de plataformas sociais on-chain semelhantes ao Twitter, mas com uma ênfase maior na descentralização, privacidade do usuário e redução da censura.
Fonte: Dune Analytics.
Entenda, o Farcaster não é um aplicativo, mas sim um protocolo (como o HTTP ou TCP/IP) que você pode usar todo dia e nem perceber.
A parte mais interessante de utilizar alguns aplicativos construídos em cima do Farcaster, como o Warpcast e o Searchcast, foi a capacidade de logar em qualquer aplicativo usando um endereço de carteira, o qual carrega meus dados de um aplicativo para o outro com o toque de um botão.
O usuário paga 5 dólares por ano e, caso precise, poderá comprar mais armazenamento.
Entendo que a maioria vai achar isso estranho, pois os aplicativos de rede social atualmente (fora o X) não cobram pela totalidade dos seus serviços com dinheiro (apesar de cobrarem com propagandas e spam).
Essa descentralização traz os aplicativos de rede social mais próximos de eventos do mundo físico também, podendo criar comunidades em eventos com a emissão de NFTs.
Desenvolvedores que queiram criar jogos (lembra da febre dos jogos no Facebook?) terão acesso direto ao protocolo e aos seus usuários.
Isso sim parece cumprir as promessas da Web 3.0. São casos de uso muito interessantes, e que agora são possíveis, não se tratando de mera crença em potencial futuro.
Forte abraço,
Valter Rebelo
O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?
Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno
Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos
Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores