🔴 MARATONA ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE: ASSISTA TODOS OS PAINÉIS DO EVENTO – CLIQUE PARA LIBERAR

Chegou a hora de comprar ações? Para quem não tem pressa, a bolsa tem boas oportunidades

A bolsa voltou para os menores níveis desde novembro de 2023, com sérios receios de que a coisa iria desandar de vez. Mas será que podemos apostar nesse cenário?

21 de junho de 2024
6:09 - atualizado às 10:20
Touro e urso nos mercados financeiros
Touro e urso nos mercados financeiros - Imagem: DALL-E/ChatGPT

No começo do mês fui ao barbeiro, e enquanto cortava meu cabelo ele me disse que planejava dar um "presente legal" (entenda caro) de dia dos namorados para impressionar sua mais nova amada. Mas havia um grande problema: ele estava sem grana.  

Eu podia bancar o conselheiro chato e dizer que se ela realmente gostava dele não iria se importar em ganhar algo mais simples neste ano de vacas magras, mas preferi ficar na minha – existem coisas que precisamos vivenciar para aprender…

Bonde do tigrinho

Dado o problema – falta de grana – e a necessidade de impressionar a garota, seria preciso então encontrar uma solução. A mais óbvia seria cortar os gastos do mês para sobrar para o presente. Como? Não sei, talvez levar marmita para o almoço, ir a pé para o trabalho, cortar a academia, entre outras contenções de custos…

Mas não era isso que ele tinha em mente. Meu barbeiro tinha um plano “infalível”.

— "Ruyzão, fica tranquilo porque eu já pensei em tudo. Vou dedicar essas duas próximas semanas pra encontrar uma estratégia top no jogo do tigrinho. Qualquer quinhentão que ganhar já ajuda."

Mais uma vez, preferi não bancar o "palestrinha" e também não vou entrar na discussão de se vale a pena ou não apostar nesses jogos. A questão mais importante é que não dá para se comprometer com um gasto se a receita é tão incerta.

Leia Também

Não sei exatamente qual foi o fim dessa história, mas suspeito que o plano não deu muito certo, já que poucos dias depois vi um post dele na rede social vendendo algumas roupas usadas, provavelmente tentando levantar uma grana para pagar o tal presente. 

Nova onda de pessimismo na bolsa

Essa história é real e meu barbeiro não parece ser o único a planejar gastos apostando em um dinheiro que nem sabe se vai existir.

Na semana passada, justamente no dia dos namorados, o presidente Lula disse que tinha um plano para bancar os gastos do país. Eles seriam cobertos com mais arrecadação (leia-se impostos), o que gerou uma onda de pessimismo no mercado, fez a bolsa cair, o dólar subir e a curva de juros futuros disparar. 

Primeiro porque o empresariado tem se mostrado extremamente descontente com o aumento dos tributos, e não se sabe realmente se dá para o governo contar com um aumento na arrecadação – aliás, a reação contrária à MP do Pis/Cofins é uma prova disso. 

Segundo porque o corte de gastos, que seria a via mais fiscalmente responsável, nem sequer foi citado pelo presidente. 

Fato é que a bolsa voltou para os menores níveis desde novembro de 2023, com sérios receios de que a coisa iria desandar de vez. Mas será que podemos apostar nesse cenário?

  • VEJA TAMBÉM - DIREITA OU ESQUERDA? TABATA AMARAL FALA SOBRE OS PLANOS PARA CIDADE DE SÃO PAULO

A tese do cercadinho

Como Felipe Miranda gosta de lembrar, o Brasil é um país que vive em uma espécie de cercadinho. Se as condições estão boas demais, o governo abre a caixa de maldades para gastar mais do que pode, levando os mercados para baixo.

Essa é a parte ruim da tese do cercadinho. A parte boa é que ela também funciona para o outro lado. Quando o sentimento está muito ruim e a coisa parece estar perto de desandar de vez, começamos a notar uma espécie de união de forças para tentar livrar o país de um risco de ruptura.

Depois de uma enxurrada de notícias negativas, começamos a notar uma melhora.

Para começar, os membros do Copom voltaram a falar a mesma língua na reunião desta semana. E logo depois das declarações de Lula sobre arrecadação, os ministros Haddad e Tebet apareceram na mídia para dizer que o governo defende, sim, uma revisão ampla dos gastos.

Ainda não é o suficiente para fazer o investidor voltar correndo para a bolsa, mas já ajuda a estancar a sangria. 

Humor na bolsa está ruim, mas resultados corporativos devem melhorar 

Além disso, é importante lembrar que apesar de um cenário macro turbulento, as empresas seguem mostrando evolução de resultados. 

Depois de um ano de 2023 bastante difícil, o lucro das empresas que compõem o Ibovespa deve crescer 19% em 2024, 8% em 2025 e 9% em 2026, de acordo com as estimativas da Bloomberg.

Isso, combinado com múltiplos muito baixos, traz duas outras vantagens para os investidores.

Fonte: Bloomberg | Elaboração: Seu Dinheiro. 

Primeiro, valuations baixos tendem a oferecer uma boa margem de segurança caso o cenário não melhore tão cedo. 

Segundo, se a tese do cercadinho se mostrar válida mais uma vez, o que acredito ser provável, o humor voltará a melhorar e as ações contarão com um amplo espaço para valorização, dado que partem de valuations bastante deprimidos. 

Ninguém sabe se depois de tanta notícia ruim o humor finalmente vai voltar a melhorar. O que eu sei é que nos patamares atuais o risco vs retorno da bolsa brasileira parece muito atrativo, e mesmo que a recuperação demore um pouco, o potencial de valorização no longo prazo é grande. 

Apenas como curiosidade, uma pequena melhora do noticiário nesta semana já fez uma das ações presentes na série Vacas Leiteiras subir mais de 15% em apenas três dias. 

Se quiser conferir essa e todas as outras ações da série, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem. 

Ruy

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA

2 de julho de 2025 - 8:29

Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano

1 de julho de 2025 - 8:13

Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF

Insights Assimétricos

Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado

1 de julho de 2025 - 6:03

Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano

30 de junho de 2025 - 19:50

O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si

30 de junho de 2025 - 8:03

Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco

TRILHAS DE CARREIRA

Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada

29 de junho de 2025 - 7:59

De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE

27 de junho de 2025 - 8:09

Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF

SEXTOU COM O RUY

Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações

27 de junho de 2025 - 6:01

A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA

26 de junho de 2025 - 8:20

Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança

25 de junho de 2025 - 19:58

Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA

25 de junho de 2025 - 8:11

Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell

24 de junho de 2025 - 7:58

Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar

24 de junho de 2025 - 6:15

Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)

23 de junho de 2025 - 14:30

Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã

23 de junho de 2025 - 8:18

Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo

DÉCIMO ANDAR

É tempo de festa junina para os FIIs

22 de junho de 2025 - 8:00

Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã

20 de junho de 2025 - 8:23

Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil

SEXTOU COM O RUY

Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos

20 de junho de 2025 - 6:03

É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã

19 de junho de 2025 - 9:29

Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar

18 de junho de 2025 - 14:40

Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar