🔴 DESCUBRA O ‘SEGREDO’ PARA BUSCAR ATÉ R$ 14 MIL POR MÊS EXTRA – SAIBA MAIS

Dani Alvarenga
ATENÇÃO, CONCURSEIROS

Governo define nova data para o Enem dos Concursos Públicos; saiba como conferir os locais das provas

O Concurso Público Nacional Unificado foi adiado devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Os concurseiros deverão checar novamente os locais dos exames, que podem ter sido alterados.

Dani Alvarenga
23 de maio de 2024
13:14 - atualizado às 11:30
mulher preenchendo gabarito de concursos públicos
Imagem: Pixabay/iStock

A espera dos concurseiros acabou: o governo federal acaba de anunciar que o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos Públicos, já tem nova data para acontecer: 18 de agosto.

O calendário completo ainda não foi divulgado, mas será publicado em breve, segundo o Ministério da Gestão.

O Enem dos Concursos Públicos deveria ter sido realizado no dia 5 de maio, mas foi adiado devido às enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul no início deste mês. A crise climática causou mais de 160 mortes e deixou mais de 68 mil pessoas desabrigadas, de acordo com dados da Defesa Civil local.

Havia 86 mil inscritos no estado entre os 2,1 milhões de candidatos. Dez cidades gaúchas iriam sediar os exames, mas algumas delas entraram em situação de emergência. 

Após o adiamento, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos para um local seguro, de acordo com Ministério da Gestão. Os pacotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança para garantir que não houve qualquer violação.

  • Você está satisfeito com a sua carreira? Baixe o guia especial gratuito do Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, para saber como você pode alcançar cargos mais altos e conseguir promoções melhores na sua área de atuação.

Os locais para o Enem dos Concursos Públicos

Com a definição da nova data para os exames, o Ministério da Gestão começa, agora, o diálogo institucional para garantir os locais de prova. O órgão afirmou que busca priorizar a manutenção das localizações definidas anteriormente. 

Já para o caso do Rio Grande do Sul, será realizado um diálogo especial para garantir o acesso dos concurseiros gaúchos.

Apesar dos esforços do governo para manter os locais já indicados, os candidatos terão que acessar novamente os cartões de prova, para confirmar se a localização foi mantida ou alterada.

Os inscritos poderão acessar o cartão de confirmação de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) a partir do dia 7 de agosto. O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da internet em que foi realizada a inscrição, na conta do Gov.br.

Como serão as provas

Os candidatos do Enem dos Concursos Públicos serão submetidos a duas provas. Para ambos os exames, o tempo mínimo de permanência é de duas horas.

Para participar do certame, os candidatos devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição – impresso ou digital – e documento original com foto. Segundo o edital, cópias não serão aceitas, mesmo que autenticadas.

Os exames serão realizados em turnos distintos, no mesmo dia. Confira: 

  • Turno da manhã: das 9h às 11h30 (horários de Brasília). A prova contém questões objetivas, com conteúdo comum a todos os inscritos. Os portões de entrada abrem às 7h30 e fecham às 8h30 (horários de Brasília).
  • Turno da tarde: das 14h30 às 18h (horários de Brasília). O segundo exame será composto por questões específicas e dissertativas. Os portões de entrada abrem às 13h e fecham às 14h (horários de Brasília).

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar