🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Fernanda Lopes
Fernanda Lopes
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.
SD Select

Lula vai ‘canetar’ dividendos da Petrobras (PETR4)? Mudança na política de preços pode afetar bolso de acionistas, mas é possível ‘fugir’ do prejuízo; entenda

Mudança nos preços da Petrobras pode afetar lucros e dividendos, mas acionistas não precisam se desesperar

Imagem: Divulgação; Flickr Ricardo Stuckert/Montagem: Fernanda Lopes

O presidente Lula voltou a criticar a política de preços da Petrobras (PETR4) na última quinta-feira (6). Em conversa com jornalistas, o presidente afirmou que os preços da petroleira vão ser mudados “com muito critério”.

A fala veio depois que o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em entrevista na quarta-feira (5) que a política de preços da Petrobras seria alterada para algo chamado “Preço de Competitividade Interna”.

O presidente da república esclareceu que ainda não há nenhuma decisão sobre a mudança, mas que ela deve acontecer. Nas palavras de Lula:

“Vamos mudar, mas com muito critério. Durante a campanha eu disse que era preciso abrasileirar o preço da gasolina e diesel. O Brasil não tem porque estar submetido ao preço internacional.”

Por mais que Lula não tenha estipulado datas ou entrado em detalhes sobre a mudança, muitos investidores ficaram se perguntando se uma alteração na política de preços da Petrobras pode colocar os dividendos dos acionistas em risco.

Afinal de contas, alterar preços poderia impactar os lucros da petroleira – e lucros menores significam dividendos menores.

Essa é uma possibilidade especialmente dramática quando nos lembramos que a Petrobras foi uma das maiores pagadoras de dividendos do mundo inteiro nos últimos anos.

Ou seja, pode ser que estejamos diante de uma queda brusca para os acionistas da Petrobras…

Mas mesmo em meio a essa incerteza, nem tudo está perdido. Segundo a equipe de analistas da Empiricus Research, dois motivos explicam por que uma possível mudança na política de preços da Petrobras não necessariamente significa que esse é o “fim da linha” para quem lucra com dividendos:

  1. O ajuste na política de preços pode ser feito de diferentes maneiras;
  2. Existem outras empresas brasileiras pagando dividendos bem generosos.

SAIBA COMO BUSCAR LUCRO COM DIVIDENDOS MESMO SE HOUVER MUDANÇA NOS PREÇOS DA PETROBRAS

Dividendos vão sofrer ‘canetada’? Entenda o que pode mudar

Atualmente, a Petrobras adota o PPI, o preço de paridade na importação, em seus combustíveis. Isso significa que a petroleira segue as oscilações do mercado internacional ao precificar os combustíveis. 

A política de paridade foi adotada em 2016, durante o governo Temer, com a intenção de maximizar o lucro da Petrobras e, ao mesmo tempo, incentivar a concorrência.

Isso, em tese, é um bom cenário para os acionistas, porque lucros maiores implicam dividendos maiores por ação.

E, de fato, foi durante a vigência do PPI que a Petrobras alcançou o posto de segunda maior pagadora de dividendos do mundo, em 2022, “fazendo a alegria” dos investidores ao distribuir o equivalente a US$ 21,7 bilhões.

Mas Lula já se manifestou publicamente contra a política de preços da Petrobras. Segundo o presidente, “o Brasil não tem porque estar submetido ao PPI”, e é só uma questão de tempo até que a precificação da petroleira seja revista.

No meio disso tudo, não é difícil entender por que tantos investidores estão aflitos. Afinal de contas, uma nova política de preços que tivesse efeito sobre os lucros da Petrobras poderia colocar um ponto final no tempo dos dividendos bilionários, concorda?

Mas, mesmo em caso de canetada do presidente, nem tudo está perdido. Segundo Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, existe espaço para uma revisão na política de preços sem provocar um cenário “extremamente ruim”. Nas palavras de Ruy,

“Existe um espaço para você fazer esse tipo de ajuste sem que isso ‘ferre’ a Petrobras.”

Em um podcast destinado aos assinantes da carteira Vacas Leiteiras, focada em dividendos, Ruy afirmou que o grande problema de uma mudança na política de preços da Petrobras seria forçá-la a importar combustíveis por um preço maior do que eles seriam vendidos aqui no país.

Mas, caso essa mudança viesse na forma de uma flexibilização em regiões onde a Petrobras consegue suprir a demanda por combustíveis por completo, o “meio termo” pode ser atingido, agradando ao governo sem mexer demais no bolso dos acionistas.

Isso, por si só, já é uma boa notícia para os investidores de PETR4: pode ser que ainda seja possível buscar lucros com dividendos investindo na petroleira. Mas tem como essa história ficar ainda melhor.

Quero dizer que, por mais que a Petrobras seja a primeira empresa que vem à cabeça de qualquer investidor quando se fala em dividendos, ela não é a única a pagar valores bem generosos a seus acionistas.

Isso porque é possível montar uma carteira de investimentos toda focada em dividendos, aproveitando os futuros lucros da Petrobras e de muitas outras empresas.

É assim que funciona a estratégia da renda anticrise. Para você ter uma ideia, investidores que seguem essa estratégia vão receber pagamentos todos os meses em 2023, direto em suas contas.

QUERO SABER COMO POSSO RECEBER DIVIDENDOS TODOS OS MESES EM 2023

Você pode receber dividendos na sua conta todos os meses, não importa o que aconteça, graças a essa estratégia

Veja bem, estamos falando de uma situação “ganha-ganha” aqui. “Renda anticrise” significa que o objetivo dessa estratégia é possibilitar que você tenha uma renda extra todos os meses, independentemente do que aconteça.

Ou seja, mesmo que o desempenho do Ibovespa seja abaixo do esperado… mesmo que a economia derrape, ou até mesmo se a política de preços da Petrobras for alterada e afete os dividendos…

Em qualquer cenário, você ainda pode receber dividendos mensalmente, se seguir essa estratégia.

Essa é uma oportunidade que está sendo divulgada pelo Seu Dinheiro. O portal preparou um treinamento gratuito sobre renda extra com dividendos, e quem se inscrever no link terá a chance de descobrir como se posicionar no mercado financeiro para buscar ganhos maiores e recorrentes.

O evento foi pensado para investidores de todos os perfis, o que significa que você pode buscar lucro mesmo que nunca tenha investido na vida e até mesmo se não tiver muito dinheiro pra investir. 

O treinamento vai deixar claro que obter uma renda extra com dividendos é mais simples do que parece.

E, para facilitar mais ainda, quem concluir o treinamento terá a chance de receber recomendações para montar uma carteira completa de ações para buscar lucros com dividendos.

Ou seja, essa é uma oportunidade de aprender gratuitamente sobre a estratégia que pode colocar dinheiro no seu bolso a partir de dividendos todos os meses, e ainda ter a chance de acessar uma carteira completa de ações que fazem pagamentos recorrentes aos acionistas.

Para desbloquear seu acesso ao treinamento gratuito, é só clicar no link abaixo. Se eu fosse você, daria uma olhada. Você não tem nada a perder, mas pode acabar ganhando muito.

GRATUITO: ACESSE O TREINAMENTO DE ‘RENDA ANTICRISE’ E DESCUBRA COMO RECEBER DIVIDENDOS TODOS OS MESES

Compartilhe

Macro Summit

‘O jogo de cartas está sendo redistribuído, e ele traz uma boa mão para o Brasil’: Marcos Troyjo, ex-presidente do Banco do BRICS, comenta o cenário geopolítico atual

20 de abril de 2024 - 8:00

Tendências globais na nova geopolítica é o tema do quarto painel do Macro Summit 2024

Macro Summit Brasil

‘Yield no Brasil e ações de tecnologia nos EUA’: para gestor, essa é a combinação vencedora para se ter na carteira de investimentos; entenda

17 de abril de 2024 - 16:00

José Rocha, da Dahlia Capital, e Mariana Dreux, da Itaú Asset, falaram sobre o cenário macroeconômico e seus investimentos preferidos para o momento no Macro Summit Brasil

SD Select

Aposta ousada: relatório ‘elegeu’ ação ‘mal falada’ como a melhor para abril – e até agora acertou

14 de abril de 2024 - 10:00

Empresa passava por turbulências mas mesmo assim foi bancada por recomendações profissionais

SD Select

VISC11, BTLG11, XPML11 e KNCR11 foram os fundos imobiliários mais recomendados para abril; veja o ranking

13 de abril de 2024 - 14:00

Money Times buscou carteiras recomendadas de algumas das maiores instituições financeiras e casas de análises do país – veja os fundos imobiliários mais mencionados

SD Select

Stuhlberger ‘arrependido’, Lula ‘com sorte’ e ‘bolha na China’: confira o ‘resumão’ do Macro Summit

12 de abril de 2024 - 17:07

Evento que reuniu grandes nomes do mercado financeiro brasileiro ocorreu entre os dias 9 e 11 de abril; veja os melhores momentos

SD Select

Vale (VALE3), Itaú (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Weg (WEGE3) estão entre as ações mais recomendadas de abril; saiba mais

12 de abril de 2024 - 14:04

Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, pesquisou 10 carteiras recomendadas e compilou as ações mais mencionadas; confira também recomendações na íntegra

SD Select

Ao vivo, hoje, às 18h: Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e Felipe Miranda analisam cenário macro e oportunidades de investimentos; assista

11 de abril de 2024 - 13:55

Encontro encerra o Macro Summit Brasil 2024, evento promovido pelo hub de conteúdos financeiros Market Makers – veja como assistir

SD Select

‘O Brasil está no rumo certo ou não?’ é o tema de abertura do Macro Summit, evento que reúne grandes nomes do mercado; assista gratuitamente

9 de abril de 2024 - 15:00

Macro Summit Brasil, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, conta com a presença de alguns dos maiores economistas, investidores e analistas do país

Conteúdo SD Select

Debate de alto nível: o que fazer antes de ouvir as recomendações da Verde Asset, Kapitalo e Vista Capital

2 de abril de 2024 - 8:00

Prepare-se para o Macro Summit Brasil com curso gratuito de investimento em ações; veja como se inscrever

SD Select

‘Mentes brilhantes do mercado’: assista a Daniel Goldberg e outros grandes gestores e economistas em evento online e gratuito

1 de abril de 2024 - 8:00

Gestor da Lumina Capital, Goldberg participa de painel com Luis Stuhlberger, da Verde Asset, e Felipe Miranda, da Empiricus; veja como assistir

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar