🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
ATAQUE À DEMOCRACIA

Insurreição, eco trumpista e neofascismo: Veja o que a imprensa estrangeira está falando dos ataques bolsonaristas em Brasília

Ontem, centenas de bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Praça dos Três Poderes, demandando intervenção federal

Camille Lima
Camille Lima
9 de janeiro de 2023
11:38 - atualizado às 11:50
Repercussão da imprensa estrangeira sobre os ataques de apoiadores de Jair Bolsonaro em Brasília
Imagem: Reprodução/Montagem Seu Dinheiro

Os acontecimentos da tarde do último domingo (08) cravaram lugar na memória brasileira. Seja no cenário doméstico ou nas manchetes de jornais ao redor do mundo inteiro, a frase que prevaleceu ao discorrer sobre os ataques em Brasília de ontem foi apenas uma: o ataque à democracia no Brasil por apoiadores extremistas de Jair Bolsonaro.

Ontem, milhares de bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação demandou uma intervenção federal para coibir a depredação de patrimônio público, a destruição de obras de valor inestimável, o vandalismo e a violência.

Quase em um flashback do ataque ao Capitólio, nos EUA, em 2021, o Congresso viu-se quebrado. Nas janelas que não foram destruídas, foram inscritos os pedidos “Intervenção já” e “Abolição dos Três Poderes”.

Nos textos produzidos pela imprensa estrangeira, a palavra “insurreição” garantiu lugar de destaque na editoria “Brasil”. 

Os ataques pró-Bolsonaro em Brasília

Na terra do Tio Sam, os grandes veículos da mídia iniciaram o dia com os ataques em Brasília estampados nos jornais do país.

Na tarde de domingo, milhares de manifestantes pró-Bolsonaro invadiram o congresso após semanas acampados em frente a bases do exército.

“Milhares de extremistas pró-Bolsonaro se recusaram a aceitar a vitória apertada de Lula nas eleições de outubro, passando as últimas semanas acampados do lado de fora das bases do exército em todo o país e pedindo um golpe militar”, relata o britânico The Guardian.

Ontem, os grupos de radicais se dividiram entre subir as rampas do prédio do Congresso até o teto e entrar no prédio por um andar inferior.

Outros extremistas tomaram rumos diversos. Enquanto um grupo invadiu o Palácio do Planalto — sede da presidência —, outra parcela dirigiu-se ao prédio que sedia o Supremo Tribunal Federal (STF).

“O grupo de manifestantes ultraconservadores, que defendem teses golpistas, ultrapassou uma barreira policial e subiu a rampa que dá acesso à cobertura dos prédios da Câmara dos Deputados e do Senado”, relatou o jornal argentino Clarín.

“Os seguidores mais radicais do ex-presidente de extrema direita destruíram barreiras de proteção e, armados com paus, enfrentaram os agentes.”

Em atos que, de pacíficos, não tiveram nada, os bolsonaristas quebraram janelas, viraram móveis, destruíram obras de arte e roubaram itens de propriedade do governo.

“O cenário era caótico”, disse o The New York Times, em matéria publicada nesta manhã.

Segundo os vídeos publicados nas redes sociais, os grupos afirmavam que estavam tomando o país de volta.

Redes sociais e os atos pró-Bolsonaro em Brasília

O jornal norte-americano The Washington Post destacou a influência das redes sociais na organização das manifestações bolsonaristas de domingo.

“Influenciadores digitais que negam os resultados das eleições presidenciais usaram uma frase particular para convocar patriotas para a ‘Festa da Selma’”.

Segundo os repórteres, os radicais trocaram uma letra da palavra “selva” — termo utilizado por militares brasileiros — para confundir as buscas por “atos antidemocráticos” e evitar que as autoridades detectassem a iniciativa.

O bolsonarismo e o apoio trumpista

Não passou impercebida pelos jornalistas gringos, ainda, a forte identificação de apoiadores de Trump com o quebra-quebra em Brasília. 

“Lula roubou as eleições… Os brasileiros sabem…”, escreveu o aliado do ex-presidente Donald Trump, Steve Bannon, na rede social de extrema-direita Gettr, após a invasão de bolsonaristas ao Parlamento.

Bannon foi condenado à prisão ao final de outubro após se negar a cooperar nas investigações do Congresso dos EUA sobre o ataque ao Capitólio, em 2021, e tornou-se conselheiro político de Jair Bolsonaro.

Para a imprensa internacional, as semelhanças do ataque ao Capitólio por extremistas trumpistas com as cenas de terrorismo e violência vistas ontem são notáveis.

O jornal francês Le Monde destacou a janela de oportunidade encontrada pelos trumpistas para difundir seus ideais críticos às eleições norte-americanas de 2020, que consagraram Joe Biden como presidente dos Estados Unidos.

A estratégia inclui um nacionalismo conservador e protecionista, questionamentos sobre o sistema eleitoral, a urgência de levar o povo às ruas para protestar e ataques à Justiça. Te lembra algo?

“Lastimoso, Bolsonaro chama a perda de injusta, condena a violência, voa para a Flórida. E, em ambos os casos, a mídia social desempenhou um papel na mobilização dos manifestantes para a ação”, disse o jornal dos EUA, The Washington Post.

“Por trás do que aconteceu está não apenas a incapacidade de Bolsonaro de aceitar a derrota, mas o veneno de uma extrema-direita vociferante que, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil e em outros países, não é capaz de aceitar as regras do jogo democrático e busca por todos os meios, inclusive pela força bruta, a tomada do poder”, escreveu o espanhol El País.

A reverberação do silêncio de Bolsonaro

Enquanto os extremistas faziam-se ouvir nos prédios do governo, o silêncio de seu líder Jair Bolsonaro reverberava nas ruas de Brasília.

Para os jornalistas do The Washington Post, uma das flamas do incêndio bolsonarista foi justamente a falta de condenação dos atos radicais pelo ex-presidente.

Hospedado na Flórida, nos Estados Unidos, desde o final de dezembro, Bolsonaro manteve-se em silêncio acerca das manifestações de seus apoiadores.

Isso porque grupos bolsonaristas decidiram montar acampamentos em frente a bases militares ao redor do Brasil como forma de pressionar o Exército a “intervir” e manter o ex-presidente no poder.

“Tem sido um absurdo, justamente, os acampamentos armados em frente aos quartéis exigirem um golpe militar porque não concordaram com o resultado da eleição. Ou porque compraram a versão, igualmente absurda, que Bolsonaro espalhou sobre uma suposta fraude”, noticiou a imprensa argentina Clarín.

O jornal Washington Post ainda destaca como a presidência de Jair Bolsonaro — e, agora, a não-chefia do político — colocou em prova a democracia brasileira.

“Seu silêncio foi a grande faísca que acendeu os protestos que estão acontecendo agora”, disse o cientista político da FGV, Jairo Nicolau, ao jornal norte-americano.

Na tarde de ontem, a única manifestação do ex-chefe de Estado foi um tweet. “Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”, escreveu.

Compartilhe

MEDIDAS CAUTELARES CONTINUAM

Aliviou para Bolsonaro? Alexandre de Moraes não vê elementos concretos de tentativa de asilo em embaixada

24 de abril de 2024 - 19:25

Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro, após postar um vídeo convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista, que ocorreu no dia 25

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar