Com 63,04% das urnas apuradas, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, lidera a disputa pela reeleição, com 51,40% dos votos apurados até as 15h (de Brasília). O adversário, Kemal Kilicdaroglu, do Partido Popular Republicano (CHP), tem 42,50% dos votos. As informações são da agência de notícias turca Anadolu.
O partido de oposição, no entanto, diz que a Anadolu escolhe amostras estatísticas que não representam a realidade das urnas e alega que Kilicdaroglu estaria na liderança, de acordo com a Al Jazeera. Nos cálculos do CHP, Kilicdaroglu estaria com 47,42% dos votos e Erdogan com 46,8%.
- Leia mais: Como a ação do governo Lula contra a privatização da Eletrobras afeta Sabesp e outras estatais
As eleições da Turquia neste ano representam o maior desafio ao presidente Erdogan, que está há 20 anos no poder. Nas pesquisas de opinião, o rival Kilicdaroglu, de centro-esquerda, aparecia com uma leve vantagem em relação ao atual presidente.
Mais de 64 milhões de pessoas, incluindo 3,4 milhões de eleitores estrangeiros, são elegíveis para votar nas eleições, que ocorreram no ano em que a Turquia marca o centenário do estabelecimento da república. As urnas foram fechadas às 17h do horário local (11h de Brasília).
O país, atualmente, passa por uma crise econômica e, recentemente, foi devastado por um terremoto que matou mais de 50 mil pessoas. O governo de Erdogan foi acusado de responder de maneira lenta ao desastre e de ter participação na tragédia devido a uma legislação negligente sobre o setor de construção.
Com informações do Estadão Conteúdo.