O presidente Luiz Inácio Lula da Silva até tentou tirar uma folguinha no Carnaval.
Acompanhado da esposa, a primeira-dama Janja, Lula embarcou na tarde de sexta-feira (18) para Salvador.
A ideia original era passar todo o Carnaval na Base Naval de Aratu e retomar a agenda oficial em Brasília somente na Quarta-Feira de Cinzas (22).
A instalação da Marinha situa-se na Península do Paripe, na Baía de Todos os Santos, a cerca de 40 quilômetros de Salvador. Um cenário paradisíaco. Lugar perfeito para recarregar as energias junto a Iemanjá.
Mas o Brasil não permite descanso.
Fortes chuvas devastaram o litoral norte do Estado de São Paulo nos últimos dias.
Pelo menos 36 mortes foram confirmadas até a manhã desta segunda-feira (20), a maior parte delas na cidade de São Sebastião.
Entretanto, a situação ainda pode piorar. Há dezenas de desaparecidos, centenas de desabrigados e um desolador rastro de destruição.
A região costuma ser atingida por fortes chuvas, especialmente no verão. O que surpreendeu foi o volume de água.
A média histórica de precipitação no litoral norte paulista em fevereiro é de 229 milímetros.
De acordo com o governo do Estado de São Paulo, alguns pontos do litoral norte chegaram a registrar 600 milímetros de chuva em um intervalo de 24 horas durante o fim de semana.
Para ficar mais claro, um milímetro de chuva é o equivalente a um litro de água em um espaço de um metro cúbico.
O volume sugere uma precipitação de 600 litros por metro cúbico de terra. Não há terreno que resista.
- Como estão os 100 primeiros dias do Governo Lula? O Seu Dinheiro está acompanhando de perto todas as decisões e fatos relevantes com um objetivo: saber o que vai afetar o seu bolso e a sua carteira de investimentos. Veja aqui o que já descobrimos.
Lula interrompe a folga
Diante da devastação, Lula interrompeu o feriado.
Ainda no domingo, Lula telefonou para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Minutos depois, o ministro anunciou a liberação de R$ 2 milhões da autoridade portuária de Santos em ajuda emergencial às cidades vizinhas.
Hoje pela manhã, Lula deixou a Bahia e embarcou para São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
O presidente viajou acompanhado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
De São José dos Campos, Lula deve partir para sobrevoar a região e reunir-se com autoridades locais para coordenar uma ação mais abrangente de auxílio à população afetada.