A caça aos mentores dos ataques de Brasília ganhou um novo capítulo neste sábado (14) com a prisão do ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e ex-secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.
Ele foi preso pela Polícia Federal assim que desembarcou no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF). Anderson Torres está sendo investigado por omissão durante a invasão das sedes dos Três Poderes — ele havia assumido a secretaria do DF no dia 2 e, logo em seguida, saiu de férias.
Ele estava com a família em Orlando, na Flórida, mesma cidade para onde Bolsonaro viajou antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
Torres teve a prisão preventiva — por prazo indeterminado — decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Na terça-feira (10), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Torres, onde foi encontrada uma minuta de decreto presidencial de estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo, de acordo com o rascunho, era reverter o resultado da eleição.
Este texto faz parte do "Diário dos 100 Dias", uma série do Seu Dinheiro sobre as medidas e ações no início do governo Lula. Se você quiser relembrar como foi o começo da gestão de Jair Bolsonaro, baixe o nosso ebook gratuito.