🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
NEGÓCIO DA CHINA

Os cinco pontos que você precisa saber sobre o encontro entre Lula e Xi Jinping

Acordos comerciais, negociação da paz entre Rússia e Ucrânia e câmbio foram alguns dos momentos mais importantes da visita do presidente brasileiro a Xangai e Pequim

O presidente da China, Xi Jinping (e) recebe no Grande Palácio do Povo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (d). Neste encontro assinaram uma série de acordos comerciais e de parceria
O presidente da China, Xi Jinping (e) recebe no Grande Palácio do Povo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (d). Neste encontro assinaram uma série de acordos comerciais e de parceria - Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Muito além de um negócio da China. Assim pode ser definida a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim e a Xangai — o petista traz na mala muito mais do que os 15 acordos comerciais fechados com os chineses. 

A ideia de Lula foi recolocar o Brasil no protagonismo entre os países emergentes. Para isso, o presidente fez questão de tratar de questões globais com o líder da China, Xi Jinping. 

Um dos assuntos discutidos por eles, por exemplo, foi a guerra entre Rússia e Ucrânia. Mais uma vez, o petista fez questão de colocar o Brasil à disposição para as negociações de paz. 

O movimento, no entanto, vem acompanhado de riscos já que Lula navega nos mares revoltos da relação da China com os EUA. Em fevereiro, o petista esteve em Washington para um encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden. 

Na ocasião, Lula e Biden enviaram a mensagem de que juntos, Brasil e EUA poderiam superar desafios, em especial os que ameaçam a democracia. 

  • Você conhece a “profecia do Bitcoin”? Segundo entusiastas de criptomoedas, o BTC pode substituir o sistema financeiro tradicional nos próximos anos – e as crises bancárias recentes estão fortalecendo cada vez mais essa tese. Este é o momento para comprar bitcoin? Descubra aqui.

Os acordos fechados por Lula

Lula e Xi assinaram nesta sexta-feira (14), em Pequim, 15 acordos comerciais e de parceria. 

Os termos assinados entre os dois países incluem acordos de cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital e combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.

Um dos acordos prevê o desenvolvimento do CBERS-6, o sexto de uma linha de satélites construídos na parceria bilateral. 

De acordo com o governo brasileiro, o diferencial do novo modelo é uma tecnologia que permite o monitoramento de biomas como a Floresta Amazônica, mesmo com nuvens.

Outros documentos assinados tratam de certificação eletrônica para produtos de origem animal e dos requisitos sanitários e de quarentena que devem ser seguidos por frigoríficos para exportação de carne do Brasil para a China. O Brasil é o maior fornecedor de carne bovina para o país asiático e 60% da produção brasileira são vendidos para a China.

No contexto da visita do presidente brasileiro, o setor empresarial também anunciou 20 novos acordos entre os dois países em áreas como energias renováveis, indústria automotiva, agronegócio, linhas de crédito verde, tecnologia da informação, saúde e infraestrutura.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, esses acordos somam-se àqueles anunciados durante o Seminário Econômico Brasil-China, realizado em 29 de março, totalizando mais de 40 novas parcerias. Lula deveria ter feito essa viagem no fim do mês passado, ocasião do seminário, mas um quadro de pneumonia o obrigou a adiar o compromisso.

Embora importantes, os acordos não foram os pontos mais altos da visita de Lula à China. O Seu Dinheiro listou os momentos mais simbólicos da viagem. 

Os pontos altos da viagem à China

  • A posse de Dilma no banco do Brics

O presidente chegou na quarta-feira (12) a Xangai, a primeira parada da visita à China. A parada foi estratégica: participar na quinta-feira (14) da posse de Dilma Rousseff como presidente do banco do Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

O que Lula disse lá: “Toda noite me pergunto porque todos os países precisam fazer seu comércio lastreado no dólar. Por que não podemos fazer comércio lastreado na nossa moeda? Por que não podemos ter o compromisso de inovar? Quem é que decidiu que era o dólar a moeda depois que o ouro desapareceu como paridade? Por que não foi o iene? Por que não foi o real, o peso? Porque as nossas moedas eram fracas, não tinham valor em outros países”, disse Lula no discurso de posse de Dilma. 

  • A visita à fábrica da Huawei

Além da posse de Dilma, o presidente brasileiro também visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, uma das principais empresas de tecnologia da China.

O que Lula disse lá: "Fizemos uma visita à Huawei em uma demonstração que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito em nossas relações com os chineses. Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China", disse o presidente na reunião aberta entre os líderes.

  • Outros compromissos de Lula em Xangai

Lula também se reuniu com executivos de outras companhias chinesas, entre eles, o CEO da BYD, Wang Chuanfu, e o presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou. O presidente brasileiro teve ainda um encontro com o secretário-geral do Partido Comunista em Xangai, Chen Jining. 

O encontro foi fechado, sem declarações públicas, mas ficou acertado, por sugestão do ministro da Fazenda Fernando Haddad, que o governo da Bahia vai avaliar a viabilidade de desapropriar, a título de interesse público, a fábrica da Ford em Camaçari, para que a planta seja vendida à montadora chinesa BYD. O investimento é de cerca de R$ 10 bilhões. 

  • Lula com Xi em Pequim

O assunto principal do encontro foi a relação comercial entre os países e parcerias em áreas estratégicas, como tecnologia. Durante a reunião desta sexta-feira (14) em Pequim, Lula disse que a China tem sido uma "parceira preferencial do Brasil" nas relações comerciais e que busca junto ao país asiático equilibrar a geopolítica mundial.

O que Lula disse lá: "É com a China que a gente mantém o mais importante fluxo de comércio exterior. É com a China que nós tivemos a nossa maior balança comercial, e é junto com a China que nós temos tentado equilibrar a geopolítica mundial, discutindo os temas mais importantes. A minha visita à China neste momento é de reconhecimento dessa parceria e para que a gente possa aumentar, ainda, a nossa parceria instantânea. A minha viagem, neste momento, é uma viagem em busca de aumentar aquilo que nós temos de bom", disse Lula.

*Com informações do G1 e da Agência Brasil

Compartilhe

DE OLHO NAS REDES

Os EUA conseguem viver com os juros nas alturas — mas o resto do mundo não. E agora, quem vai ‘pagar o pato’? 

25 de abril de 2024 - 18:44

Talvez o maior ‘bicho papão’ dos mercados hoje em dia sejam os juros nos EUA. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando a taxa vai finalmente começar a cair por lá? As previsões têm adiado cada vez mais a tesourada inicial do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA).  Mas a questão é: a […]

NEVER BET AGAINST FED

É tudo culpa dos juros? PIB dos EUA vem abaixo do esperado, mas outro dado deixa os mercados de cabelo em pé

25 de abril de 2024 - 13:16

A economia norte-americana cresceu 1,6% no primeiro trimestre do ano, abaixo das projeções de expansão de 2,5% e menor também que os 3,4% do quarto trimestre de 2023, mas os investidores estão olhando para outro indicador que também saiu nesta quinta-feira (25)

AVANTE, HERMANOS!

A terapia de choque de Milei deu certo? Argentina registra o primeiro superávit trimestral em 16 anos. Veja como presidente conseguiu

23 de abril de 2024 - 15:01

O chefe da Casa Rosada fez um pronunciamento em rede nacional para comemorar o feito — e alfinetar o antecessor

PDVSA EM DESTAQUE

Adeus, dólar: Com sanções de volta, Venezuela planeja usar criptomoedas para negociar petróleo

23 de abril de 2024 - 11:12

O país liderado por Nicolás Maduro vem utilizando o Tether (USDT), a terceira maior criptomoeda do mundo, para vender petróleo desde o ano passado

GUERRA HÍBRIDA

Deputados dos Estados Unidos aprovam novo pacote bilionário de apoio à Ucrânia — e Putin não deve deixar ‘barato’ 

21 de abril de 2024 - 13:18

O novo pacote também prevê ajuda a Israel e Taiwan; Rússia fala em ‘guerra híbrida’ e humilhação dos Estados Unidos em breve

A GUERRA DA TECNOLOGIA

Xô, Estados Unidos! China manda Apple retirar aplicativos de mensagens de circulação no país — mas Biden já tem uma ‘carta na manga’

21 de abril de 2024 - 9:47

WhatsApp, Threads, Signal e Telegram não estão mais disponíveis na loja de aplicativos no território chinês; deputados dos EUA aprovam projeto para banir TikTok

DE OLHO NAS REDES

Por que a China deve colocar “panos quentes” para impedir que as coisas piorem (ainda mais) no Oriente Médio? 

19 de abril de 2024 - 18:29

Enquanto as coisas parecem ficar cada vez mais delicadas no Oriente Médio, com os ataques do Irã a Israel no último final de semana, os mercados lá fora não parecem estar muito alarmados com a possibilidade de uma escalada no conflito — o que poderia ser desastroso para a economia global.  E uma das explicações […]

ESCALANDO…

É o fim da guerra das sombras? A mensagem do revide de Israel ao Irã para o mundo — e não é o que você espera

19 de abril de 2024 - 14:15

O mais recente capítulo desse embate aconteceu na madrugada desta sexta-feira (19), quando Israel lançou um ataque limitado ao Irã

RECADO DADO

A punição de Biden: EUA não perdoam ataque a Israel e castigam o Irã — mas o verdadeiro motivo das sanções não é econômico

18 de abril de 2024 - 13:17

O Tesouro norte-americano anunciou medidas contra uma dezena de pessoas e empresas iranianas e ainda avalia restrições ao petróleo do país, mas, ao contrário do que parece, medidas também mandam uma mensagem a Netanyahu

GUERRA QUENTE

Por essa nem Putin esperava: a previsão que coloca a Rússia à frente da maior economia do mundo

17 de abril de 2024 - 18:41

O Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou as projeções para a economia russa e os números revelam o segredo de Putin para manter o país em expansão

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar