Por que Javier Milei desvalorizou ainda mais o peso contra o dólar? Entenda as 5 principais primeiras medidas do novo presidente da Argentina
Após colecionar desafetos, Milei mudou a postura após assumir a presidência do país — e as primeiras medidas já devem afetar o dia a dia dos hermanos

O economista de 53 anos Javier Milei assumiu a presidência da Argentina no último dia 10 de dezembro e já anunciou importantes mudanças no país, em especial no que diz respeito à economia em frangalhos.
Mas antes, é preciso dizer que Milei não adicionou apenas uma faixa presidencial ao tradicional terno cinza com o qual costuma aparecer.
A postura do presidente já havia mudado bastante antes da posse, em especial para aliviar os desafetos plantados durante a campanha.
Entre eles, Brasil e China, os principais parceiros comerciais da Argentina.
O país governado por Xi Jinping deve auxiliar o governo a pagar a dívida com o FMI, além de dar mais liquidez às transações.
Já com o vizinho, a Argentina tem outros percalços. A participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na posse de Milei — esvaziada de políticos de relevância global, vale frisar — não foi encarada com tanta indiferença pela atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia Também
Ao mesmo tempo em que o xadrez político global se desenrola, Milei anunciou as primeiras medidas do novo governo. Confira elas a seguir — com o detalhamento das mais importantes na sequência:
- Contratos de trabalho do Estado com menos de um ano não serão renovados;
- Verba oficial para os meios de comunicação e propaganda será suspensa por 12 meses
- Ministérios serão reduzidos de 18 para 9; secretarias, de 106 para 54;
- Recursos não obrigatórios para as províncias serão reduzidos;
- Novas obras não serão licitadas. As licitadas e não iniciadas serão canceladas;
- Cortes nos subsídios de energia e transporte;
- O plano de geração de empregos e inclusão social por meio do chamado "Potenciar Trabajo" será mantido;
- Câmbio oficial será desvalorizado para 800 pesos, com aumento temporário do imposto sobre importações e exportações não agrícolas;
- O sistema de importações será substituído por um mecanismo automatizado, sem necessidade de autorização prévia;
- Benefício social por filho será duplicado, e cartão-alimentação será aumentado em 50%.
1 — Desvalorização do peso argentino
A primeira medida econômica anunciada pelo ministro da Economia, Luis “Toto” Caputo, foi a desvalorização do peso argentino frente ao dólar norte-americano.
Recapitulando, a Argentina possui bem mais de uma dezena de cotações para o dólar, mas o “dólar oficial” é aquela utilizada pelo Banco Central da República da Argentina (BCRA) e por boa parte das empresas.
Agora, o dólar oficial terá a cotação fixa de 800 pesos, o que representa um aumento de 118% em relação às cotações anteriores, travadas em 366 pesos.
A ideia, segundo o ministro da Economia, é estimular que setores produtivos tenham "incentivos adequados para aumentar sua produção"
Vale lembrar que a economia da Argentina sofre com uma hiperinflação que deve chegar a 185% no final de 2023. Leia aqui um pouco mais sobre como isso afeta um dos setores mais importantes do país: o mercado internacional de vinhos.
Ainda assim, o dólar oficial está abaixo do dólar blue, a cotação paralela e mais próxima da realidade, que gira em torno de 1.000 pesos.
2 - Corte nos subsídios, obras públicas…
Na esteira das medidas de Milei, o governo anunciou o corte de alguns subsídios governamentais que atingirão especialmente a classe média do país.
É preciso dizer que, durante a campanha eleitoral, o adversário do atual presidente, Sérgio Massa, utilizou a máquina do governo para intensificar esses subsídios. Entre eles, pagamentos para autônomos, pensionistas, aposentados, etc.
Além de prometer rever reajustes dos aposentados e suspender subsídios de água e transportes, Milei também anunciou a suspensão de obras públicas e cancelou novas licitações.
A medida deve afetar milhares de trabalhadores da construção civil, avaliam analistas.
- A DINHEIRISTA — BOOKING ME DEIXOU ‘SEM TETO’: ALUGUEI UM QUARTO E FIQUEI SEM TER PRA ONDE IR
3 - … E cortes nos ministérios da Argentina
O governo argentino começará uma nova gestão mais enxuta. Os ministérios serão reduzidos de 18 para 9; as secretarias, de 106 para 54. A ideia inicial era manter apenas 8 ministérios, Milei voltou atrás e manteve a pasta da Saúde
Essa é uma promessa antiga de campanha de Milei, que extinguiu os ministérios da Educação, Desenvolvimento Social, Trabalho e Mulheres, que estarão sob a recém-criada pasta de Recursos Humanos como secretarias.
O ex-presidente brasileiro também começou o governo com uma “tesourada” nos ministérios. Contudo, Bolsonaro, que havia prometido manter o governo com 15 ministérios — com o mesmo discurso de enxugar a máquina pública —, chegou a 23 pastas no final do mandato para acomodar interesses políticos diversos.
4 - Manutenção da taxa de juros argentina
Em um comunicado emitido no fim da noite da última terça-feira (12), o BCRA manteve a taxa de política monetária do país.
Com isso, a taxa das Letras de Liquidez (Leliq) de 28 dias segue em 133%. "O BCRA continuará a monitorar a evolução do nível geral de preços, a dinâmica do mercado cambial e dos agregados monetários para calibrar sua política de taxas de juros e de gestão da liquidez”, destacou o comunicado.
No começo de dezembro, Javier Milei havia escolhido Santiago Bausilli para comandar o Banco Central do país. A estadia de Bausilli na instituição , contudo, deve ser curta. Afinal, o presidente prometeu fechá-la.
Bônus: Argentina vai piorar antes de melhorar, diz ministro
O próprio ministro da Economia da Argentina admitiu que o cenário é bastante complexo. "Vamos ficar por alguns meses pior do que antes", admitiu Caputo em seu pronunciamento. "Uma coisa que podemos ter certeza é que este é o caminho certo", defendeu.
É verdade que as recentes medidas estão sendo encaradas com bons olhos pelos credores internacionais, como o FMI.
Somado a isso, o mercado financeiro local também está empolgado com as recentes medidas, o que se reflete no índice Merval, o Ibovespa hermano, que deu um salto de cerca de 25% em 12 meses com a perspectiva de chegada de Milei à Casa Rosada, sede do governo.
No entanto, a desvalorização da moeda em meio a uma crise econômica profunda e as mais recentes medidas devem afetar negativamente a população nos primeiros meses de 2024. Vale ressaltar, por fim, que boa parte das medidas está pouco detalhada — e como Milei levará suas pautas adiante segue um mistério.
Juntos conseguimos o que muitos achavam que era impossível, diz Trump sobre fim da guerra em Gaza
Em discurso nesta segunda-feira (13), o presidente norte-americano afirmou que, com a paz, inicia-se a reconstrução em Gaza, mas ponderou que “essa será a parte mais fácil”
Essa cidade votou em peso em Donald Trump em 2024 — e agora é uma das que mais sofrem com o ‘shutdown’
Shutdown expõe contradições em cidade que depende de empregos federais — e que ajudou a eleger Trump em 2024
A guerra em Gaza acabou, diz Trump. Entenda o que está por trás da negociação que pôs fim ao conflito de dois anos
Após dois anos de conflito, Trump sela cessar-fogo entre Israel e Hamas e tenta consolidar legado diplomático no Oriente Médio
Argentina sai na frente do Brasil e anuncia projeto de data centers com a OpenAI, dona do ChatGPT
Projeto da OpenAI em parceria com a argentina Sur Energy prevê investimentos de até US$ 25 bilhões na região da Patagônia
China reage à ameaça de tarifa de 100% de Trump: “Não queremos uma guerra tarifária, mas não temos medo de uma”
A troca de acusações ameaça atrapalhar um possível encontro entre Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping e acabar com a trégua de uma guerra comercial
Lula tem encontro marcado com o papa Leão 14 nesta segunda-feira (13)
Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política
Trump anuncia nova tarifa de 100% sobre importações da China, por postura ‘hostil’ e ‘sem precedentes do país asiático
Ameaças de tarifas e críticas à China feitas por Trump na tarde desta sexta já haviam azedado os mercados em Wall Street
Ministro brasileiro conversa com Marco Rubio e diz que delegação vai aos EUA negociar tarifaço
Presidente Lula afirma que a conversa entre os dois inicia uma nova fase da relação comercial do Brasil com o país norte-americano
Como era o avião da Embraer (EMBR3) que Putin admite ter abatido no Cazaquistão
Entenda o modelo de avião da Embraer (EMBR3) abatido pela Rússia no Cazaquistão, que deixou 38 mortos e gerou repercussão internacional
Enfim, o cessar-fogo: Hamas declara fim da guerra com Israel sob garantias internacionais
Em um discurso nesta quinta-feira (9), o chefe do Hamas afirmou que o grupo chegou a um acordo que visa a encerrar a guerra
EUA: Fed diz que riscos para emprego justificam corte de juros, mas cautela com inflação continua a afetar opinião dos diretores
Taxa de desemprego nos EUA atingiu o maior patamar em quase quatro anos, enquanto a inflação se afasta da meta de 2%
Quem são os brasileiros que chegaram mais perto do Prêmio Nobel até hoje
Brasil segue sem um Nobel oficial, mas já teve um filho de estrangeiros nascido no Rio, um físico injustiçado e a primeira vencedora do “Nobel da Agricultura”
Suprema Corte dos EUA mantém Lisa Cook no Fed até julgamento no início do ano que vem
Audiência só ocorrerá em janeiro de 2026; até lá, a diretora indicada por Biden permanece no cargo em meio à disputa com Donald Trump
Taylor Swift faz história com mais de 100 milhões de álbuns vendidos — e “The Life of a Showgirl” promete ampliar recorde
Primeira mulher a ultrapassar 100 milhões de álbuns certificados nos EUA, Taylor Swift lança nesta sexta “The Life of a Showgirl”, já recordista em pré-saves
Shutdown nos EUA: governo é paralisado pela 1ª vez desde 2019 e divulgação de dados é adiada; o que acontece agora?
Divulgação dos dados do payroll, previstas para a sexta, foi adiada para o fim do shutdown, quando o Congresso deverá entrar em acordo sobre o Orçamento
Apostador sortudo encontra bilhete esquecido e ganha quase R$ 100 milhões na loteria (e teria perdido tudo se fosse no Brasil)
Ele havia esquecido o bilhete premiado de loteria no fundo de um casaco e só o encontrou seis meses depois, por causa de uma onda de frio
Banheiro de US$ 1 milhão em Los Angeles provoca polêmica nos EUA
Moradores acusam a prefeitura de gastar demais em uma obra simples, enquanto a cidade corta orçamento de bombeiros e ainda depende de banheiros químicos em parques
O caminho ao Canadá: vistos, cidadania, desafios e estratégias para brasileiros
Especialistas detalham o caminho, os custos e as estratégias para brasileiros que planejam imigrar para o Canadá em meio a novas regras e um cenário mais competitivo
“Você está demitido”: Trump volta a colocar Powell sob a sua mira
Recentemente, uma decisão da Suprema Corte indicou que o presidente dos EUA não tem autoridade para destituir autoridades do Fed à vontade
Copa do Mundo 2026: anfitriões fogem do costume e anunciam três mascotes — mas não é a primeira vez que isso acontece
Copa do Mundo 2026 surpreende com três mascotes oficiais, representando Canadá, Estados Unidos e México. Mas, embora seja raro, essa não é a primeira vez que o torneio tem mais de um personagem símbolo