🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

E AGORA?

Por que Javier Milei desvalorizou ainda mais o peso contra o dólar? Entenda as 5 principais primeiras medidas do novo presidente da Argentina

Após colecionar desafetos, Milei mudou a postura após assumir a presidência do país — e as primeiras medidas já devem afetar o dia a dia dos hermanos

Renan Sousa
Renan Sousa
13 de dezembro de 2023
12:00 - atualizado às 9:58
Javier Milei, novo presidente da Argentina
Javier Milei, novo presidente da Argentina - Imagem: Reprodução das redes sociais

O economista de 53 anos Javier Milei assumiu a presidência da Argentina no último dia 10 de dezembro e já anunciou importantes mudanças no país, em especial no que diz respeito à economia em frangalhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas antes, é preciso dizer que Milei não adicionou apenas uma faixa presidencial ao tradicional terno cinza com o qual costuma aparecer.

A postura do presidente já havia mudado bastante antes da posse, em especial para aliviar os desafetos plantados durante a campanha.

Entre eles, Brasil e China, os principais parceiros comerciais da Argentina.

O país governado por Xi Jinping deve auxiliar o governo a pagar a dívida com o FMI, além de dar mais liquidez às transações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já com o vizinho, a Argentina tem outros percalços. A participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na posse de Milei — esvaziada de políticos de relevância global, vale frisar — não foi encarada com tanta indiferença pela atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia Também

Ao mesmo tempo em que o xadrez político global se desenrola, Milei anunciou as primeiras medidas do novo governo. Confira elas a seguir — com o detalhamento das mais importantes na sequência:

  1. Contratos de trabalho do Estado com menos de um ano não serão renovados;
  2. Verba oficial para os meios de comunicação e propaganda será suspensa por 12 meses
  3. Ministérios serão reduzidos de 18 para 9; secretarias, de 106 para 54;
  4. Recursos não obrigatórios para as províncias serão reduzidos;
  5. Novas obras não serão licitadas. As licitadas e não iniciadas serão canceladas;
  6. Cortes nos subsídios de energia e transporte;
  7. O plano de geração de empregos e inclusão social por meio do chamado "Potenciar Trabajo" será mantido;
  8. Câmbio oficial será desvalorizado para 800 pesos, com aumento temporário do imposto sobre importações e exportações não agrícolas;
  9. O sistema de importações será substituído por um mecanismo automatizado, sem necessidade de autorização prévia;
  10. Benefício social por filho será duplicado, e cartão-alimentação será aumentado em 50%.

1 — Desvalorização do peso argentino

A primeira medida econômica anunciada pelo ministro da Economia, Luis “Toto” Caputo, foi a desvalorização do peso argentino frente ao dólar norte-americano.

Recapitulando, a Argentina possui bem mais de uma dezena de cotações para o dólar, mas o “dólar oficial” é aquela utilizada pelo Banco Central da República da Argentina (BCRA) e por boa parte das empresas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, o dólar oficial terá a cotação fixa de 800 pesos, o que representa um aumento de 118% em relação às cotações anteriores, travadas em 366 pesos.

A ideia, segundo o ministro da Economia, é estimular que setores produtivos tenham "incentivos adequados para aumentar sua produção"

Vale lembrar que a economia da Argentina sofre com uma hiperinflação que deve chegar a 185% no final de 2023. Leia aqui um pouco mais sobre como isso afeta um dos setores mais importantes do país: o mercado internacional de vinhos

Ainda assim, o dólar oficial está abaixo do dólar blue, a cotação paralela e mais próxima da realidade, que gira em torno de 1.000 pesos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 - Corte nos subsídios, obras públicas…

Na esteira das medidas de Milei, o governo anunciou o corte de alguns subsídios governamentais que atingirão especialmente a classe média do país. 

É preciso dizer que, durante a campanha eleitoral, o adversário do atual presidente, Sérgio Massa, utilizou a máquina do governo para intensificar esses subsídios. Entre eles, pagamentos para autônomos, pensionistas, aposentados, etc. 

Além de prometer rever reajustes dos aposentados e suspender subsídios de água e transportes, Milei também anunciou a suspensão de obras públicas e cancelou novas licitações.

A medida deve afetar milhares de trabalhadores da construção civil, avaliam analistas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • A DINHEIRISTA — BOOKING ME DEIXOU ‘SEM TETO’: ALUGUEI UM QUARTO E FIQUEI SEM TER PRA ONDE IR

3 - … E cortes nos ministérios da Argentina

O governo argentino começará uma nova gestão mais enxuta. Os ministérios serão reduzidos de 18 para 9; as secretarias, de 106 para 54. A ideia inicial era manter apenas 8 ministérios, Milei voltou atrás e manteve a pasta da Saúde

Essa é uma promessa antiga de campanha de Milei, que extinguiu os ministérios da Educação, Desenvolvimento Social, Trabalho e Mulheres, que estarão sob a recém-criada pasta de Recursos Humanos como secretarias. 

O ex-presidente brasileiro também começou o governo com uma “tesourada” nos ministérios. Contudo, Bolsonaro, que havia prometido manter o governo com 15 ministérios — com o mesmo discurso de enxugar a máquina pública —, chegou a 23 pastas no final do mandato para acomodar interesses políticos diversos.

4 - Manutenção da taxa de juros argentina

Em um comunicado emitido no fim da noite da última terça-feira (12), o BCRA manteve a taxa de política monetária do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, a taxa das Letras de Liquidez (Leliq) de 28 dias segue em 133%. "O BCRA continuará a monitorar a evolução do nível geral de preços, a dinâmica do mercado cambial e dos agregados monetários para calibrar sua política de taxas de juros e de gestão da liquidez”, destacou o comunicado. 

No começo de dezembro, Javier Milei havia escolhido Santiago Bausilli para comandar o Banco Central do país. A estadia de Bausilli na instituição , contudo, deve ser curta. Afinal, o presidente prometeu fechá-la. 

Bônus: Argentina vai piorar antes de melhorar, diz ministro

O próprio ministro da Economia da Argentina admitiu que o cenário é bastante complexo. "Vamos ficar por alguns meses pior do que antes", admitiu Caputo em seu pronunciamento. "Uma coisa que podemos ter certeza é que este é o caminho certo", defendeu.

É verdade que as recentes medidas estão sendo encaradas com bons olhos pelos credores internacionais, como o FMI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somado a isso, o mercado financeiro local também está empolgado com as recentes medidas, o que se reflete no índice Merval, o Ibovespa hermano, que deu um salto de cerca de 25% em 12 meses com a perspectiva de chegada de Milei à Casa Rosada, sede do governo.

No entanto, a desvalorização da moeda em meio a uma crise econômica profunda e as mais recentes medidas devem afetar negativamente a população nos primeiros meses de 2024. Vale ressaltar, por fim, que boa parte das medidas está pouco detalhada — e como Milei levará suas pautas adiante segue um mistério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PASSE VALORIZADO

Cidadania irlandesa: o que brasileiros precisam saber antes de iniciar o processo

5 de dezembro de 2025 - 8:16

Com acesso à União Europeia e ao Reino Unido, o passaporte irlandês ganhou importância no pós-Brexit; mas obter a cidadania exige documentação rigorosa, residência contínua e atenção a detalhes

NÃO FAÇA ISSO EM CASA

Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude

4 de dezembro de 2025 - 15:31

Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país

VAZOU

Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar

4 de dezembro de 2025 - 11:57

Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6

JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

POSSÍVEL SUCESSOR?

Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher

30 de novembro de 2025 - 17:09

O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA

CONFLITO E DIPLOMACIA

Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos

29 de novembro de 2025 - 17:11

Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia

PAZ NO MUNDO?

Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses

26 de novembro de 2025 - 15:55

Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar

2ª OBRA MAIS CARA DA HISTÓRIA

Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão

25 de novembro de 2025 - 15:17

Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025

24 de novembro de 2025 - 12:12

Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul

ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano

23 de novembro de 2025 - 16:22

Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”

CHANCE DE TÍTULO INÉDITO

Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús

22 de novembro de 2025 - 12:37

Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir

ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar