🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
A RESPOSTA VEIO AÍ

Entre a cruz e a espada, Fed sobe juros apesar da crise bancária — entenda uma das decisões mais importantes do BC dos EUA

O dot plot, como é conhecido o famoso gráfico de pontos com as projeções do Fomc sobre os juros, mostra mais uma elevação ainda este ano

Carolina Gama
22 de março de 2023
15:03 - atualizado às 20:06
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, com as sedes de dois bancos dos EUA como pano de fundo
Com a inflação sendo controlada, Powell passou de ‘falcão’ para ‘pombo’, diz analista Enzo Pacheco; veja quais ações americanas comprar. - Imagem: Montagem Seu Dinheiro/Brenda Silva

A recente turbulência no sistema bancário desencadeada pelo colapso do Silicon Valley Bank (SVB) colocou o Federal Reserve (Fed) entre a cruz e a espada: combater a inflação ou prevenir mais falências de bancos? Nesta quarta-feira (22), o banco central norte-americano deu uma resposta e elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual (pp), colocando-a na faixa entre 4,75% e 5,00% ao ano. 

A decisão veio em linha com as expectativas do mercado. Os traders esperavam que o Fed mantivesse o foco na inflação, com 86% das apostas na elevação que o BC dos EUA entregou hoje, de acordo com dados compilados pelo CME Group.

Agora, 56,5% dos traders enxergam a chance de mais uma elevação de 0,25 pp na reunião de maio, enquanto 43,4% acreditam em uma alta de 0,50 pp no próximo encontro.

Talvez por isso a reação inicial do mercado tenha sido positiva. Em Wall Street, o Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq, que operavam de lado, passaram a subir. Por aqui, o Ibovespa operou em baixa logo depois da decisão.  

Na visão dos especialistas, uma pausa na escalada dos juros poderia não apenas fazer os preços dispararem novamente, mas também enviar sinais errados ao mercado sobre a fraqueza do Fed no combate à inflação — mas nem por isso a decisão de hoje está livre de riscos, já que a taxa mais alta foi um dos gatilhos para o colapso do SVB.

O que diz o comunicado

Os investidores em todo o mundo estavam em busca do posicionamento do Fed sobre a situação dos bancos do país.

No comunicado com a decisão, a autoridade monetária reafirma que o sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente, mas alerta sobre os problemas que derivam do colapso recente dos bancos regionais.

"Acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas e pesar na atividade econômica, nas contratações e na inflação. A extensão desses efeitos é incerta. O Comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação", diz a comunicado.

Sobre a decisão em si, o Fed reconhece que a inflação continua elevada e que o mercado de trabalho segue aquecido, com baixa taxa de desemprego — deixando a porta aberta para o ciclo de aperto monetário continuar.

"O Comitê antecipa que algum endurecimento adicional da política pode ser apropriado para atingir uma postura de política monetária que seja suficientemente restritiva para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo", diz o comunicado.

Ainda assim, o BC dos EUA reforça que os futuros aumentos de juros levarão em conta o aperto cumulativo da política monetária, as defasagens com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação e os desenvolvimentos econômico-financeiros.

Powell entra em cena

Meia hora após a decisão ser anunciada, o presidente do Fed, Jerome Powell, entrou em cena na também aguardada coletiva para explicar melhor o aumento dos juros.

Como é tradição, ele iniciou a coletiva lendo um comunicado que reforçou que o sistema bancário norte-americano segue resiliente e que o Fed está pronto para agir para apoiar o sistema financeiro caso seja necessário.

"O sistema bancário está seguro, os depósitos foram estabilizados na última semana", disse ele, reconhecendo, no entanto, que os recentes casos de falência devem ter algum efeito — ainda que limitado — sobre a economia norte-americana e também na restrição do crédito.

Powell reconheceu ainda que dias antes desta reunião acontecer, os membros do comitê de política monetária cogitaram uma pausa no aumento dos juros para avaliar os efeitos dos problemas nos bancos regionais dos EUA. Ele, no entanto, disse que a decisão unânime de hoje teve como foco a inflação.

"A política monetária está focada nas questões macroeconômicas. O Fed tem instrumentos para ajudar os bancos e manter a liquidez no sistema", afirmou. "A inflação ainda tem um longo caminho a percorrer para que se alinhe com a meta de longo prazo de 2%", acrescentou.

Questionado sobre a possibilidade de corte de juros, já que as projeções de hoje indicaram uma taxa terminal em 5,1%, Powell foi enfático: "O corte de juros não é nosso cenário-base".

Uma reunião incomum

A reunião de dois dias do comitê de política monetária (Fomc, na sigla em inglês) aconteceu em um ambiente tomado pela incerteza — algo incomum tão perto de uma decisão, já que os membros do Fomc normalmente telegrafam suas intenções com antecedência.

Para se ter uma ideia, na semana anterior ao colapso do SVB, Powell chegou a dizer aos congressistas que esperassem que o aumento dos juros fosse rápido e furioso por causa da inflação e dos dados econômicos mais quentes do que o esperado.

Naquele momento, as declarações de Powell consolidaram as expectativas dos traders de que um aperto monetário de 0,50 pp era inevitável na reunião de hoje. A falência do Silicon Valley Bank — que ocorreu, em parte, por causa da elevação dos juros do Fed — mudou essas expectativas.

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

A falência no caminho do Fed

O Fed poderia decidir interromper o ciclo de aperto monetário em nome de evitar mais estresse no sistema bancário — imediatamente após a implosão do Silicon Valley Bank, o governo agiu para socorrer os clientes do banco e assegurar aos norte-americanos que o dinheiro estava seguro nos bancos do país.

Depois do colapso do SVB e do Signature Bank, outras corridas e falências bancárias ainda não se concretizaram. O First Republic Bank precisou de ajuda, mas segue com as portas abertas.

Ainda assim, alguns economistas apontam para consequências contínuas — como a venda do Credit Suisse para o UBS — como um sinal de quanto estresse a alta de juros do Fed já causou ao sistema financeiro.

Juros: o que vem por aí

O Fed vem subindo o juro desde março do ano passado. Tudo começou com um aperto de 0,25 pp, tirando a taxa de praticamente zero para o intervalo de 0,25% a 0,50% ao ano. 

Depois, o banco central norte-americano subiu em 0,50 pp e, a partir de junho de 2022, resolveu fazer uma marcação mais agressiva à inflação: subiu a taxa básica em 0,75 pp por quatro vezes seguidas. 

O BC dos EUA colocou o pé no freio das elevações mais bruscas em dezembro do ano passado, mas se manteve acelerando e entrou em 2023 com um aumento de 0,25 pp e se manteve assim agora. 

A cada três meses o Fed divulga, junto com a decisão de política monetária, projeções para os juros e para a economia. A última vez que essas previsões foram apresentadas foi em dezembro

De acordo com o dot plot — o gráfico de pontos que traz as expectativas individuais dos membros do comitê —, a taxa terminará 2023 em 5,1% — a mesma previsão feita em dezembro. Isso significa que os juros estarão na faixa entre 5,00% e 5,25%, o que implica em mais um aumento neste ano.

Confira abaixo o gráfico de pontos do Fed de março:

Fonte: Federal Reserve - março de 2023

O Fed entre a cruz e a espada

Ao escolher o combate à inflação com uma alta de 0,25 pp do juros, o Fed não só colocou o estresse sobre o sistema bancário em segundo plano como potencializou as chances de colocar a economia dos EUA em recessão. 

Alguns especialistas acham que ainda há uma chance de os EUA conseguirem estabilizar sua economia sem entrar em recessão, enquanto outros argumentam que uma recessão é inevitável se o Fed quiser atingir sua meta de inflação de 2% no longo prazo. 

Diante de tantos impasses, a reunião de hoje ganhou importância ainda maior, já que veio acompanhada das projeções econômicas. 

Confira abaixo a atualização da mediana das previsões feitas pelo Federal Reserve:

PIB dos EUA

  • 2023: 0,4% de 0,5% previstos em dezembro
  • 2024: 1,2% de 1,6% previstos em dezembro
  • 2025: 1,9% de 1,8% previstos em dezembro
  • Longo prazo: mantido em 1,8%

Inflação medida pelo PCE

  • 2023: 3,3% de 3,1% previstos em dezembro
  • 2024: mantido em 2,5%
  • 2025: mantido em 2,1%
  • Longo prazo: mantido em 2,0%

Taxa de desemprego

  • 2023: 4,5% de 4,6% previstos em dezembro
  • 2024: mantido em 4,6%
  • 2025: 4,6% de 4,5% previstos em dezembro
  • Longo prazo: mantido em 4,0%

O que os especialistas acharam da decisão

Para James Orlando, diretor e economista sênior da TD Economics, a decisão de hoje foi uma das mais controversas que o Fed teve que tomar, já que quando a inflação era o único foco no ano passado, aumentar os juros era a única opção. Agora que a estabilidade do sistema financeiro foi trazida à tona, o BC dos EUA teve que seguir uma linha tênue.

"Ao aumentar os juros ao mesmo tempo em que concentra a declaração nos riscos que isso pode trazer é uma forma de reconhecer o fluxo do estresse do mercado financeiro na economia em geral", disse Orlando.

André Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, ressalta o tom mais favorável ao afrouxamento monetário (dovish) do comunicado do Fed e aposta em uma alta de 0,25 pp na reunião de maio.

"O Fomc deve vir com mais uma alta de 0,25 pp na reunião de maio, já que revisou suas projeções em relação ao PCE de 2023 para 3,3%. Com isso, deve continuar combatendo a inflação, deixando claro que esse trabalho ainda não acabou, mesmo com os possíveis impactos no custo de crédito para as famílias e empresas norte-americanas — o que pode começar a enfraquecer a atividade econômica nos EUA", afirmou Fernandes.

Compartilhe

EM OUTRA MOEDA

Por que o iene japonês está perdendo valor e atingiu o menor patamar frente ao dólar em mais de 34 anos?

28 de março de 2024 - 11:02

Se há esse movimento por parte do BC do Japão para desvalorizar a moeda, o governo não deve ficar parado: há uma perspectiva de intervenção das autoridades no câmbio

MARATONA DOS BILIONÁRIOS

Ranking dos ricaços: Trump engorda fortuna em US$ 4 bilhões e já supera um dos maiores investidores do planeta 

27 de março de 2024 - 18:45

A fortuna do republicano disparou para US$ 7 bilhões após a escalada de 275% das ações da Truth Social em Wall Street

AVÔ DA TEORIA

Como Daniel Kahneman revolucionou os estudos econômicos, mostrou que economia não é só pragmática — e que seu comportamento mexe com ela

27 de março de 2024 - 15:21

O “não-economista” vencedor do Nobel de ciência econômica em 2002 morreu nesta quarta-feira (27), aos 90 anos

A GUERRA DOS CHIPS

Uma jogada bilionária: China quer varrer gigantes dos EUA do mercado de uma vez por todas

26 de março de 2024 - 19:15

O plano chinês é substituir a tecnologia estrangeira por soluções nacionais e, assim, reduzir ao máximo a dependência de empresas de outros países

BOM, MAS…

FMI elogia ‘progresso’ da Argentina sob Javier Milei, mas deixa a ele um alerta

26 de março de 2024 - 18:27

O superávit fiscal primário de US$ 1,45 bilhão em fevereiro, anunciado pelo ministro da Economia, Luis “Toto” Caputo, contrasta com a pobreza atingindo 57,4% da população

MILAGRE OU BRIGA

EUA e Israel rompidos? Como foi possível passar a primeira resolução da ONU para um cessar-fogo em Gaza

25 de março de 2024 - 14:57

A resolução exige um cessar-fogo imediato para o mês do Ramadã, a libertação imediata e incondicional dos reféns e “a necessidade urgente de expandir o fluxo” de ajuda para Gaza

UM LABIRINTO JURÍDICO

Vai preso hoje? O que acontece se Trump não conseguir pagar multa milionária no prazo

25 de março de 2024 - 14:43

O ex-presidente dos EUA entrou com recursos na justiça para pedir para reduzir o valor que deve ou mesmo anulá-lo; especialistas não descartam a falência do republicano

Truth Social

Como uma rede social pode deixar Trump ainda mais bilionário em poucos dias

22 de março de 2024 - 20:01

A controladora da Truth Social, criada pelo ex-presidente dos EUA em 2022, deve estrear no mercado acionário em breve após fundir-se a uma SPAC

VINGANÇA APÓS ELEIÇÃO?

Agente do caos: Putin lança toda a sua fúria sobre a Ucrânia no maior ataque com mísseis em semanas

21 de março de 2024 - 20:01

Kiev, a capital ucraniana, ficou sob alerta de ataque aéreo por quase três horas na manhã desta quinta-feira (21)

WHO´S BAD?

O moonwalk de Powell: o próximo passo do Fed após a decisão de segurar os juros agora e que fez as bolsas acelerarem os ganhos

20 de março de 2024 - 15:06

Como esperado, o banco central dos EUA manteve a taxa referencial inalterada na faixa entre 5,25% e 5,50% ano; saiba o que vem por aí na política monetária norte-americana e que mexe diretamente com o seu bolso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies