🔴 [EDIÇÃO SPECIAL] ONDE INVESTIR DEPOIS DO COPOM? VEJA AQUI

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
ORGULHO NERD

Dia da Toalha: Quem é você no “planeta nerd”? Uma pesquisa indica o perfil do geek atual

O levantamento da Aluna feito para o Seu Dinheiro traçou o perfil da comunidade geek de hoje em dia. Confira a pesquisa

Camille Lima
Camille Lima
25 de maio de 2023
14:41 - atualizado às 13:38
Star Wars, da Disney
Imagem: Divulgação

Quem está imerso no universo do entretenimento sabe que o mês de maio reserva duas celebrações relevantes à comunidade geek: o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, ambos comemorados no dia 25. 

A data celebra o universo nerd, que tem ganhado cada vez mais espaço, dominando o mundo dos filmes, livros, séries, podcasts e videogames. Aqui você confere todas as novidades do entretenimento para 2023.

No caso do áudio, de acordo com dados do Spotify, o número de playlists que possuíam a temática geek e nerd superou o patamar de 100 mil listas até 14 de maio deste ano. A geração Z — isto é, os usuários entre 18 e 24 anos — liderou a quantidade de playlists criadas, correspondendo a cerca de 56% desse total.

Já em relação a podcasts, o Spotify conta com mais de 28 mil shows e quase 1 milhão de episódios com as palavras geek e nerd no título. 

Mas quem são, de fato, os habitantes do “planeta nerd”? O Seu Dinheiro foi atrás das informações sobre o perfil do geek atual — e um spoiler: os integrantes da comunidade vão muito além dos fãs de Harry Potter ou Star Wars.

Millennials na liderança

Em levantamento feito para o Seu Dinheiro, a Alura, o maior ecossistema de ensino em tecnologia no Brasil, traçou o perfil da comunidade geek atualmente.

O estudo considerou a base estudantes do ecossistema Alura, composta por aproximadamente 90 mil usuários ativos.

De acordo com o mapeamento, os millenials (entre 25 e 34 anos) representam a maior parte da comunidade nerd, com 52% de participação, seguidos pela faixa de 35 a 44 anos (22%). Enquanto isso, a geração Z (entre 18 e 24 anos) leva a medalha de bronze, com uma fatia de 20%.

Confira os números:

  • Entre 18 e 24 anos — 20%
  • Entre 25 e 34 anos — 52%
  • Entre 35 e 44 anos — 22%
  • Entre 45 e 54 anos — 9%
  • +64 anos — 1%

Enquanto isso, apesar de fazerem parte da mesma comunidade geek, os fãs de entretenimento possuem interesses diversos. 

De acordo com o estudo, cerca de 86% dos entrevistados se interessa por computadores de alta performance. O gênero de ficção científica e fantasia faz parte do cotidiano de grande parte dos entrevistados: enquanto 66% citam os filmes de ficção como hobby, 54% destacam as séries do mesmo gênero.

Em seguida, vêm os fãs de heavy metal, com 47%. Enquanto isso, 22% dos entrevistados dizem fazer compras como hobby.

Dia do Orgulho Nerd: Quem é o geek atual?

O levantamento da Alura para o Seu Dinheiro ainda traçou o perfil da maioria dos entrevistados, relacionando os hobbies às idades. 

O primeiro perfil mais presente no estudo (28%) é composto por mulheres entre 25 e 34 anos, profissionais de negócios e fãs de séries de drama. Há ainda aquelas que são entusiastas de fotografia e decoração.

Enquanto isso, os homens da mesma faixa etária respondem a 27% do total de entrevistados, entusiastas de computadores de alta performance e fãs de jogos de aventura e estratégia. Em relação aos gostos particulares, aparecem os jogos de corrida e os RPGs.

Em seguida, vêm os homens na faixa dos 18 a 24 anos, com 15% de participação, aficionados por futebol e jogos de aventura e estratégia.

Por fim, o público masculino entre 35 a 44 anos (14% dos entrevistados), que joga videogame casualmente e é entusiasta de notícias de entretenimento.

“Ser nerd agora é sinônimo de paixão, conhecimento especializado e habilidades técnicas em áreas como tecnologia, programação, empreendedorismo e cultura pop”, afirma Júlia Chagas, diretora de marketing da Alura. 

Segundo Chagas, os avanços tecnológicos e a expansão do mercado de entretenimento impulsionaram o crescimento da comunidade nerd e a valorização do conhecimento especializado.

“Essa interação possibilitou a criação de espaços onde a expertise e o conhecimento especializado são valorizados, fortalecendo essa a imagem positiva.”

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies