Você pode ter uma renda semanal de até 500 dólares na sua conta; descubra como aqui

Cotações por TradingView
2023-01-05T15:03:40-03:00
Carolina Gama
BANDEIRA BRANCA TEMPORÁRIA

Cessar-fogo vem aí? Putin autoriza trégua com prazo de validade — veja o que ele quer para a guerra acabar

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, voltou a se colocar como mediador para colocar fim ao conflito e conversou com o líder russo nesta quinta-feira (05)

5 de janeiro de 2023
15:33 - atualizado às 15:03
Presidente russo, Vladimir Putin, apoiado em uma mesa, com o dedão na boca
O presidente da Rússia, Vladimir Putin - Imagem: Flickr

O cessar-fogo na guerra entre Ucrânia e Rússia finalmente vai acontecer, mas tem prazo de validade para acabar — e é bem curto. O presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma trégua que vai durar 36 horas, começando na sexta-feira (06) e terminando no sábado (07). 

A suspensão dos ataques é um presente de Natal de Putin: nesse período se comemora na Ucrânia o Natal ortodoxo. 

“Levando em consideração o apelo de Sua Santidade o Patriarca Kirill, instruo o Ministro da Defesa da Federação Russa a introduzir um regime de cessar-fogo ao longo de toda a linha de contato das partes na Ucrânia, de 12h de 6 de janeiro de 2023 a meia-noite de 7 de janeiro de 2023”, disse Putin. Os horários são locais. 

O presidente russo ainda pediu que o governo ucraniano tome a mesma atitude e suspenda os ataques. 

“A partir do fato de que um grande número de cidadãos que professam a ortodoxia vive nas áreas de hostilidade, pedimos ao lado ucraniano que declare um cessar-fogo e permita que eles participem dos serviços religiosos na véspera de Natal, bem como no dia de Natal”, acrescentou.

O cessar-fogo vai durar mais?

Se depender do presidente turco, sim. Recep Tayyip Erdogan, que já se colocou anteriormente como mediador para acabar com a guerra, conversou nesta quinta-feira (05) com Putin sobre o fim do conflito.

Erdogan defendeu que as negociações para acabar com a invasão da Ucrânia pela Rússia devem ser apoiadas por um cessar-fogo unilateral.

O gabinete do presidente turco informou ainda que ele e Putin chegaram a falar que as negociações de paz deveriam incluir uma “visão para uma solução justa”.

O líder turco tentou mediar o fim do conflito, e a Turquia ajudou a negociar um acordo com a Rússia e a Ucrânia para facilitar as exportações de grãos. 

Putin manda recado ao Ocidente

A conversa com Erdogan não foi só sobre o fim da guerra. Putin aproveitou para dar umas alfinetadas nos rivais. 

O presidente russo afirmou que o Ocidente está desempenhando um “papel destrutivo” na guerra da Ucrânia.

“Do lado russo, enfatizamos o papel destrutivo dos estados ocidentais, abastecendo o regime de Kiev com armas e equipamentos militares, fornecendo informações operacionais e designação de alvos”, disse. 

As condições de Putin para a paz

As condições de Putin para o fim da guerra na Ucrânia já foram colocadas sobre a mesa. Hoje, falando com o presidente turco, o líder russo voltou a se dizer aberto às negociações desde que a Ucrânia aceite suas condições. 

“À luz da prontidão de Recep Tayyip Erdogan para a mediação turca para uma solução política do conflito, Vladimir Putin reafirmou a abertura da Rússia a um diálogo sério, desde que as autoridades de Kiev cumpram as demandas bem conhecidas e repetidas e levem em consideração novas realidades territoriais”, disse o Kremlin em nota. 

Entre as demandas está a insistência da Rússia para que a Ucrânia reconheça os territórios que anexou ilegalmente no país.

*Com informações da CNBC

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Repercussão do resultado

Itaú (ITUB4) acertou em provisionar 100% da exposição à Americanas, dizem analistas; ações disparam na bolsa

8 de fevereiro de 2023 - 12:56

Ao se prevenir totalmente de calote da Americanas no balanço do 4T22, Itaú evita que efeito contamine resultados de 2023

CORRIDA PLATINUM

Uber supera expectativas no 4º trimestre e encerra 2022 com balanço 5 estrelas; ações disparam nas bolsas

8 de fevereiro de 2023 - 12:09

A empresa encerrou os últimos três meses do ano passado com um lucro líquido de US$ 595 milhões, contrariando as expectativas de prejuízo dos analistas

VESPEIRO POLÍTICO

CEO do Itaú (ITUB4) fala sobre disputa entre Lula e presidente do BC: “é do jogo”

8 de fevereiro de 2023 - 11:44

Milton Maluhy, CEO do Itaú, vê a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “na direção correta”, mas defende definição rápida da meta de inflação

TEMPOS DIFÍCEIS

Entenda o que está acontecendo com a Marisa (AMAR3) após a renúncia do presidente e alerta financeiro — ações caem mais de 5% na B3

8 de fevereiro de 2023 - 11:12

A Marisa (AMAR3) não detalhou quais as suas dificuldades financeiras que demandam melhorias na estrutura de capital

NOVIDADE BEM RECEBIDA

Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra movimenta mais de R$ 60 milhões na primeira semana de negociação

8 de fevereiro de 2023 - 11:07

O título mais negociado foi o Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra 2030, representando 40,12% do total (24 milhões). Quase 8 mil pessoas negociaram os títulos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies