O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A terceira maior economia da Ásia agora abriga quase um quinto da humanidade — mais do que toda a população da Europa, África ou Américas
A China não tem mais a maior população do mundo. A Índia carrega agora essa coroa, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (19) pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A população da Índia soma agora 1,4286 bilhão — um pouco acima dos 1,4257 bilhão de habitantes da China, de acordo com estimativas de meados de 2023 do painel de População Mundial da ONU.
Vale lembrar, no entanto, que os números da China não contemplam Hong Kong e Macau, Regiões Administrativas Especiais da China e Taiwan.
Com esse aumento, a terceira maior economia da Ásia agora abriga quase um quinto da humanidade — mais do que toda a população da Europa, África ou Américas.
A perspectiva, segundo o levantamento, é que a população da Índia continue aumentando e chegue a 1,668 bilhão até 2050, quando a população da China deve diminuir para cerca de 1,317 bilhão.
A Índia conquistou o primeiro lugar ao adicionar cerca de 23 milhões de bebês em 2022, enquanto a população da China começou a encolher pela primeira vez em seis décadas, com cerca de 9,56 milhões de recém-nascidos no ano passado.
Leia Também
A China impôs uma política de filho único — na qual cada casal podia ter apenas um filho — de 1980 a 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos. Ainda assim, os nascimentos continuam diminuindo.
O aumento do custo de vida e o número crescente de mulheres entrando na força de trabalho estão entre outros fatores responsáveis pela desaceleração na China.
“Quero dizer a vocês que os dividendos populacionais não dependem apenas da quantidade, mas também da qualidade”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.
“A população da China é de mais de 1,4 bilhão. Como o primeiro-ministro Li Qiang apontou, nosso dividendo populacional não desapareceu, nosso dividendo de talentos está se formando e o ímpeto para o desenvolvimento é forte”, acrescentou.
Também na Índia, as taxas de fertilidade caíram substancialmente nas últimas décadas, de 5,7 nascimentos por mulher em 1950 para 2,2 nascimentos por mulher hoje.
Abrigar a maior população do planeta pode representar um potencial enorme de expansão econômica, mas também traz muitos desafios.
A crescente população aumentará, por exemplo, a urgência do governo do primeiro-ministro Narendra Modi para criar empregos para os milhões de pessoas que entram na força de trabalho à medida que o país se afasta dos empregos agrícolas.
Em contrapartida, a expectativa é de que a Índia — onde metade da população tem menos de 30 anos — seja a economia de expansão mais rápida do mundo nos próximos anos.
Uma pesquisa encomendada pela ONU mostrou que a maioria dos indianos disse que a população era muito grande e as taxas de fertilidade muito altas.
Quase dois em cada três entrevistados identificaram questões econômicas como as principais preocupações quando se pensa em crescimento populacional.
Os demógrafos, no entanto, dizem que a população da Índia ultrapassando a da China não deve ser vista como motivo de preocupação e cautela.
“Em vez disso, eles devem ser vistos como um símbolo de progresso, desenvolvimento e aspirações se os direitos e escolhas individuais forem respeitados”, diz o relatório da ONU.
Em novembro, a população global ultrapassou 8 bilhões. Mas especialistas dizem que o crescimento não é tão rápido como costumava ser e agora está em seu ritmo mais lento desde 1950.
As projeções anteriores da ONU mostram que a população mundial pode crescer para cerca de 8,5 bilhões em 2030, de 8 bilhões no ano passado e chegar a 9,7 bilhões em 2050, antes de atingir o pico de cerca de 10,4 bilhões na década de 2080 e permanecer nesse patamar até 2100.
A ONU estima que mais da metade do aumento projetado da população global entre 2022 e 2050 se concentre em apenas oito países:
*Com informações da Bloomberg e da BBC
Os Estados Unidos liberaram a isenção de sanções para as vendas de petróleo e derivados russos em março
A fabricante de chips não esteve sozinha; nesta sexta-feira (24), as ações da Intel dispararam 24%
UBS WM revisou o alvo para o índice MSCI Emerging Markets para 1.680 pontos até dezembro de 2026, representando um potencial de dois dígitos, ancorado em uma previsão de crescimento de lucros de 33% para as empresas desses países
Executivo revela por que ativos latinos são o novo refúgio global contra a incerteza da IA e a geopolítica, e ainda dá uma dica para aproveitar as oportunidades de investimento
O líder chileno participou do Latam Focus 2026, evento organizado pelo BTG Pactual, que reuniu a nata do mundo político e empresarial em Santiago, e mandou um recado para os investidores
Finlândia, o país “mais feliz do mundo”, abre oportunidade para profissionais brasileiros que querem ganhar em euro.
A companhia aérea vai passar a tesoura em rotas de curta distância programadas até outubro, uma tentativa de economizar combustível diante da ameaça de escassez e da volatilidade dos preços causada pelo conflito no Oriente Médio
Indicado de Trump para comandar o Federal Reserve passou por audiência de confirmação nesta terça-feira (21) no Senado norte-americano, e o Seu Dinheiro listou tudo o que você precisa saber sobre o depoimento
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão
Teerã alega “pirataria” dos EUA para encerrar breve abertura da via estratégica; Donald Trump afirma que cerco naval só terminará com conclusão total de acordo.
Mais cedo ou mais tarde, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo vão se aposentador dos gramados, mas não vão abandonar o futebol. Ambos se preparam para virar dirigentes.
Com orçamento aprovado e foco no superávit, governo argentino recebe sinal verde do Fundo; entenda como a economia vizinha está mudando (para melhor)
Gestor colocou as economias em desenvolvimento no radar dos investidores globais em um momento em que “mercados emergentes” não era nem um conceito ainda
Apesar do desempenho estelar, a fabricante de chips ainda tem riscos à frente; entenda o que mexe com a ação da empresa
Motivo pelo qual o ouro se concentra em certas regiões do mundo e não em outras é considerado um mistério de longa data pelos cientistas, mas uma parte dessa resposta parece ter sido encontrada
Apesar de não chegarem a um acordo, o encontro foi o mais alto nível de interação presencial entre representantes do Irã e dos Estados Unidos
O investidor que previu a crise de 2008 não se intimidou com o apoio do republicano à empresa de software, e reafirma que a queridinha da IA vale menos da metade do preço de tela
Nem o céu foi limite para um norte-americano se tornar um multimilionário ao vender lotes de terreno na Lua
Disparada do petróleo após fechamento do Estreito de Ormuz pode dobrar arrecadação com imposto sobre produção
Apesar das incertezas com relação à evolução do conflito no Oriente Médio e à consequente sombra sobre a trajetória da inflação e dos juros no mundo, os investidores têm um caminho claro a seguir