🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

AGLOMEROU

A China está ameaçada? Índia cresce e já tem a maior população do mundo — e isso mexe com os planos do governo

A terceira maior economia da Ásia agora abriga quase um quinto da humanidade — mais do que toda a população da Europa, África ou Américas

Carolina Gama
19 de abril de 2023
18:45 - atualizado às 16:24
Garoto sem camisa segura bandeira da Índia
Imagem: Lucky Trips/Pexels

A China não tem mais a maior população do mundo. A Índia carrega agora essa coroa, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (19) pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A população da Índia soma agora 1,4286 bilhão — um pouco acima dos 1,4257 bilhão de habitantes da China, de acordo com estimativas de meados de 2023 do painel de População Mundial da ONU. 

Vale lembrar, no entanto, que os números da China não contemplam Hong Kong e Macau, Regiões Administrativas Especiais da China e Taiwan.

Com esse aumento, a terceira maior economia da Ásia agora abriga quase um quinto da humanidade — mais do que toda a população da Europa, África ou Américas. 

A perspectiva, segundo o levantamento, é que a população da Índia continue aumentando e chegue a 1,668 bilhão até 2050, quando a população da China deve diminuir para cerca de 1,317 bilhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Imposto de Renda sem complicações: não passe perrengue na hora de declarar o seu IR em 2023. Baixe de forma GRATUITA o guia completo que Seu Dinheiro preparou com todas as orientações que você precisa para fazer sua declaração à Receita sozinho. [É SÓ CLICAR AQUI]

Mais bebês indianos do que chineses

A Índia conquistou o primeiro lugar ao adicionar cerca de 23 milhões de bebês em 2022, enquanto a população da China começou a encolher pela primeira vez em seis décadas, com cerca de 9,56 milhões de recém-nascidos no ano passado.

Leia Também

A China impôs uma política de filho único — na qual cada casal podia ter apenas um filho — de 1980 a 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos. Ainda assim, os nascimentos continuam diminuindo.

O aumento do custo de vida e o número crescente de mulheres entrando na força de trabalho estão entre outros fatores responsáveis pela desaceleração na China.

“Quero dizer a vocês que os dividendos populacionais não dependem apenas da quantidade, mas também da qualidade”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A população da China é de mais de 1,4 bilhão. Como o primeiro-ministro Li Qiang apontou, nosso dividendo populacional não desapareceu, nosso dividendo de talentos está se formando e o ímpeto para o desenvolvimento é forte”, acrescentou. 

Também na Índia, as taxas de fertilidade caíram substancialmente nas últimas décadas, de 5,7 nascimentos por mulher em 1950 para 2,2 nascimentos por mulher hoje.

Os desafios para a populosa Índia

Abrigar a maior população do planeta pode representar um potencial enorme de expansão econômica, mas também traz muitos desafios. 

A crescente população aumentará, por exemplo, a urgência do governo do primeiro-ministro Narendra Modi para criar empregos para os milhões de pessoas que entram na força de trabalho à medida que o país se afasta dos empregos agrícolas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contrapartida, a expectativa é de que a Índia — onde metade da população tem menos de 30 anos — seja a economia de expansão mais rápida do mundo nos próximos anos.

Uma pesquisa encomendada pela ONU mostrou que a maioria dos indianos disse que a população era muito grande e as taxas de fertilidade muito altas. 

Quase dois em cada três entrevistados identificaram questões econômicas como as principais preocupações quando se pensa em crescimento populacional.

Os demógrafos, no entanto, dizem que a população da Índia ultrapassando a da China não deve ser vista como motivo de preocupação e cautela. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em vez disso, eles devem ser vistos como um símbolo de progresso, desenvolvimento e aspirações se os direitos e escolhas individuais forem respeitados”, diz o relatório da ONU.

A população mundial

Em novembro, a população global ultrapassou 8 bilhões. Mas especialistas dizem que o crescimento não é tão rápido como costumava ser e agora está em seu ritmo mais lento desde 1950.

As projeções anteriores da ONU mostram que a população mundial pode crescer para cerca de 8,5 bilhões em 2030, de 8 bilhões no ano passado e chegar a 9,7 bilhões em 2050, antes de atingir o pico de cerca de 10,4 bilhões na década de 2080 e permanecer nesse patamar até 2100.

A ONU estima que mais da metade do aumento projetado da população global entre 2022 e 2050 se concentre em apenas oito países: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Congo
  • Egito
  • Etiópia
  • Índia
  • Nigéria
  • Paquistão
  • Filipinas
  • Tanzânia

*Com informações da Bloomberg e da BBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DEU TILT

Falha global da AWS derruba plataformas e atrapalha até companhias aéreas; Amazon diz que serviço em nuvem está voltando ao normal

20 de outubro de 2025 - 9:33

A Amazon Web Services (AWS) confirmou sinais de recuperação após a falha global que afetou grandes plataformas digitais nesta segunda-feira (20)

FRAQUEZA GLOBAL

O dólar vai cair mais? Confiança na moeda como reserva de valor ‘erodiu um pouco’, e alta do ouro é sinal disso, diz presidente do BCE

19 de outubro de 2025 - 17:39

Enquanto o metal precioso dispara, o dólar perde valor no mercado internacional. E Christine Lagarde acredita que incertezas trazidas por Trump não são benéficas para a moeda

COISA DE FICÇÃO

Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado

19 de outubro de 2025 - 12:45

Ladrões invadiram a Galeria de Apolo, no primeiro andar, e levaram nove peças; uma delas, a coroa da imperatriz Eugénie, foi encontrada danificada do lado de fora do museu

RETOMADA DO CONFLITO

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e volta a bombardear Gaza

19 de outubro de 2025 - 10:40

Forças israelenses alegam que grupo terrorista atacou seus militares na área de Rafah, o que os militantes negam

UMA NOVA PANDEMIA VEM AÍ?

Variante da gripe detectada na China preocupa cientistas; conheça o vírus influenza D (IDV)

17 de outubro de 2025 - 14:44

Pesquisadores identificam “taxas alarmantes” de exposição ao vírus em humanos; origem é animal, mas estudo indica possível transmissão aérea entre pessoas

MOVIMENTO TECTÔNICO

O sertão vai virar mar: como é a vida no país que vai ser cortado por um novo oceano em formação

16 de outubro de 2025 - 14:49

Um novo oceano pode surgir na África, começando na Etiópia e avançando por países como Quênia, Tanzânia, Moçambique e África do Sul até transformar parte do continente em uma imensa ilha

Economia em alta

Ritmo chinês: conheça o país da América do Sul que vai crescer 4 vezes mais que o Brasil em 2025

15 de outubro de 2025 - 19:14

Enquanto o Brasil tenta acelerar o PIB, um vizinho do continente deve registrar expansão digna da China — quatro vezes maior que a economia brasileira

CULTO À PERSONALIDADE

Polêmica até no ‘cara ou coroa’: Como é a moeda de 1 dólar com a qual o Tesouro dos EUA quer homenagear Donald Trump

15 de outubro de 2025 - 12:47

Uma moeda, dois lados: de um, a independência americana; do outro, o rosto de Donald Trump.

IAs em guerra (de narrativas)

Inteligência artificial tem lado? As visões das IAs de EUA, China e UE para encerrar a guerra Rússia-Ucrânia

15 de outubro de 2025 - 9:21

DeepSeek, Mistral e ChatGPT respondem às mesmas perguntas sobre guerra e paz — e mostram que até a inteligência artificial pode ter lado

OPERAÇÃO NARCO BET

Por trás do luxo, esquema de R$ 630 milhões misturava apostas, criptomoedas e narcotráfico

14 de outubro de 2025 - 13:16

A Operação Narco Bet revelou como funcionava o esquema em que o dinheiro do crime circulava por plataformas digitais

PAZ NO ORIENTE MÉDIO

Juntos conseguimos o que muitos achavam que era impossível, diz Trump sobre fim da guerra em Gaza

13 de outubro de 2025 - 19:25

Em discurso nesta segunda-feira (13), o presidente norte-americano afirmou que, com a paz, inicia-se a reconstrução em Gaza, mas ponderou que “essa será a parte mais fácil”

PARALISAÇÃO

Essa cidade votou em peso em Donald Trump em 2024 — e agora é uma das que mais sofrem com o ‘shutdown’

13 de outubro de 2025 - 10:59

Shutdown expõe contradições em cidade que depende de empregos federais — e que ajudou a eleger Trump em 2024

ACORDO DE PAZ

A guerra em Gaza acabou, diz Trump. Entenda o que está por trás da negociação que pôs fim ao conflito de dois anos

13 de outubro de 2025 - 9:46

Após dois anos de conflito, Trump sela cessar-fogo entre Israel e Hamas e tenta consolidar legado diplomático no Oriente Médio

OLÉ

Argentina sai na frente do Brasil e anuncia projeto de data centers com a OpenAI, dona do ChatGPT

12 de outubro de 2025 - 17:46

Projeto da OpenAI em parceria com a argentina Sur Energy prevê investimentos de até US$ 25 bilhões na região da Patagônia

VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO?

China reage à ameaça de tarifa de 100% de Trump: “Não queremos uma guerra tarifária, mas não temos medo de uma”

12 de outubro de 2025 - 12:13

A troca de acusações ameaça atrapalhar um possível encontro entre Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping e acabar com a trégua de uma guerra comercial 

VIAGEM À ITÁLIA

Lula tem encontro marcado com o papa Leão 14 nesta segunda-feira (13)

12 de outubro de 2025 - 10:45

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política

AMEAÇOU E CUMPRIU

Trump anuncia nova tarifa de 100% sobre importações da China, por postura ‘hostil’ e ‘sem precedentes’ do país asiático

10 de outubro de 2025 - 18:34

Ameaças de tarifas e críticas à China feitas por Trump na tarde desta sexta já haviam azedado os mercados em Wall Street

NA MESA COM OS EUA

Ministro brasileiro conversa com Marco Rubio e diz que delegação vai aos EUA negociar tarifaço

9 de outubro de 2025 - 16:34

Presidente Lula afirma que a conversa entre os dois inicia uma nova fase da relação comercial do Brasil com o país norte-americano

NA MADRUGADA DE NATAL

Como era o avião da Embraer (EMBR3) que Putin admite ter abatido no Cazaquistão

9 de outubro de 2025 - 16:30

Entenda o modelo de avião da Embraer (EMBR3) abatido pela Rússia no Cazaquistão, que deixou 38 mortos e gerou repercussão internacional

PAZ (IM)PERMANENTE?

Enfim, o cessar-fogo: Hamas declara fim da guerra com Israel sob garantias internacionais

9 de outubro de 2025 - 16:28

Em um discurso nesta quinta-feira (9), o chefe do Hamas afirmou que o grupo chegou a um acordo que visa a encerrar a guerra

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar