🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

REPORTAGEM ESPECIAL

De Elon Musk à Weg (WEGE3), todos querem o lítio. Saiba como você também pode ganhar dinheiro com o ‘petróleo branco’

O lítio transformou-se em uma das commodities mais cobiçadas deste momento de transição para energias mais limpas, principalmente nas economias mais desenvolvidas

Ricardo Gozzi
8 de março de 2023
10:02 - atualizado às 11:02
Veículos e pontos de carregamento elétrico da Tesla
A Tesla é uma das grandes consumidores de baterias de íons de lítio na atualidade.

Conhecido hoje como “petróleo branco”, o lítio era apenas mais um elemento da tabela periódica até algumas décadas atrás. “É o menos denso dos metais”, ensinavam os professores de química.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início dos anos 1990, o uso medicinal da substância no tratamento do transtorno bipolar ganhou lugar na cultura pop com o sucesso de Lithium, do Nirvana.

Quase simultaneamente, as baterias de íons de lítio começaram a ter espaço nos relógios digitais e nos controles remotos dos aparelhos domésticos e ganharam escala com a evolução dos telefones celulares, dos smartphones e dos laptops.

Foi no decorrer da última década, porém, que o refino do lítio para uso em baterias de automóveis elétricos posicionou o metal na fronteira da transição energética e seu valor disparou no mercado de commodities.

No porto chinês de Yichun, a cotação do carbonato de lítio atingiu a máxima histórica em novembro de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pesados investimentos de bilionários como Elon Musk, fundador da Tesla, e Warren Buffett, por intermédio da Berkshire Hathaway, na montadora chinesa BYD chamaram a atenção de outros participantes do mercado financeiro.

Leia Também

Diante disso, o crescente interesse por esses ativos não tem ficado restrito aos grandes investidores. “Hoje qualquer investidor tem acesso ao lítio”, afirma Matheus Spiess, analista da Empiricus Research e colunista do Seu Dinheiro.

Mas será que vale a pena fazer parte do grupo de pioneiros dessa nova fronteira tecnológica? Afinal, a cotação do metal no mercado spot já cedeu cerca de 30% desde as máximas. Nesta reportagem eu conto tudo o que você precisa saber sobre o lítio — e como investir, é claro.

  • Seu Dinheiro acaba de liberar um treinamento exclusivo e completamente gratuito para todos os leitores que buscam receber pagamentos recorrentes de empresas da Bolsa. [LIBERE SEU ACESSO AQUI]

Por que o lítio é chamado de ‘petróleo branco’?

Muitos especialistas do setor chamam o lítio de ‘petróleo branco’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso se deve à coloração da substância, obviamente, e a sua associação ao mercado automobilístico e à transição energética em andamento.

O material abastece as baterias de íons de lítio usadas para mover carros, motocicletas, ônibus e caminhões elétricos e também para armazenar energia.

Mais eficiente e mais durável do que substâncias concorrentes, o lítio transformou-se em uma das commodities mais cobiçadas em um momento de transição para energias mais limpas, especialmente nos países mais desenvolvidos.

No mercado nacional, uma das empresas que vem buscando se antecipar à demanda é a Weg (WEGE3). No mês passado, a empresa catarinense anunciou investimentos de R$ 100 milhões na expansão de sua capacidade de produção de packs de baterias de lítio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o lítio é um bom investimento?

No universo das teses alternativas de investimento, o lítio tem sido citado com frequência nas recomendações de Matheus Spiess a seus clientes.

Na visão do analista, a expectativa de médio e longo prazo é de que a demanda por lítio seja superior à oferta.

“O crescimento significativo da demanda, combinado com uma oferta abundante, mas atrasada, acabou levando a um desequilíbrio e a aumentos rápidos no preço do lítio”, afirma Spiess.

Diante disso, o impacto não deve ficar limitado à cotação do metal, afetando também o valor de mercado das empresas que o mineram e daquelas que produzem o extrato purificado de lítio e as baterias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, mesmo que alguma substância eventualmente desponte como concorrente, o lítio deve reinar sozinho na ponta automobilística da transição energética pelo menos durante a próxima década.

“Acredito que o lítio continuará sendo um mineral atraente no futuro, uma vez que não existem muitas alternativas para sua substituição”, diz o analista da Empiricus Research.

Reservas identificadas de lítio crescem ano a ano

Diante da crescente demanda por lítio e de sua valorização no mercado, mineradoras de diversos países passaram a monitorar com mais atenção os potenciais depósitos do metal.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos compila anualmente um relatório sobre produção e reservas de commodities minerais ao redor do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A edição de 2018 calculava em 14 milhões de toneladas o total das reservas exploráveis no planeta, enquanto os depósitos identificados eram estimados em 62 milhões de toneladas.

Diante do crescente interesse da indústria automobilística para a produção de baterias de lítio, novas prospecções levaram a um salto nas estimativas.

As reservas exploráveis cresceram a 26 milhões de toneladas em 2023. No mesmo intervalo, os depósitos identificados alcançaram 98 milhões de toneladas.

O Brasil ainda é um ator modesto quando o assunto é lítio. Isso não impediu que as reservas exploráveis passassem de 48 mil para 250 mil toneladas entre 2018 e 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consequentemente, a produção vem aumentando em todo o mundo.

O BofA faz um alerta

Diante desse cenário, o Bank of America (BofA) faz um alerta.

“Temos observado uma oferta crescente oriunda de minas de lítio. Calculamos para 2023 um crescimento de 38% na oferta de lítio”, disse Matty Zhao, analista-chefe de metais básicos do BofA, numa entrevista à CNBC.

Já a demanda global por automóveis elétricos deve crescer cerca de 20% este ano, o que pode pressionar a cotação da commodity no curto prazo, adverte a analista do BofA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alerta pode soar preocupante para os mais imediatistas, mas não leva em conta as metas que vêm sendo estabelecidas pelos países, em especial os mais desenvolvidos, no que se refere à transição energética.

A China, por exemplo, pretende atingir 20% de eletrificação de sua frota de automóveis até 2025.

Para Matheus Spiess, há uma previsão de que a demanda ultrapasse a oferta de matéria-prima no longo prazo. “E isso vai provocar uma desconexão entre oferta e demanda.”

Como investir em lítio?

Alocar dinheiro na cadeia do lítio soa inatingível para muitos pequenos investidores. Talvez a presença de alguns dos homens mais ricos do mundo nesse mercado ajude a reforçar essa imagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Spiess é contrário a esse rótulo. “Discordo dessa visão de que pequenos e médios investidores devam ficar longe de investimentos de fronteira”, diz o analista.

É possível, sim, investir em ativos como o lítio sem ser um milionário. Ao mesmo tempo, é necessário levar em conta que se trata de um ativo extremamente volátil e arriscado.

A título de ilustração, o preço à vista do lítio no porto chinês de Yichun saltou mais de 1.000% entre janeiro de 2021 e novembro de 2022, quando atingiu sua máxima histórica. Desde então, acumula queda de aproximadamente 30%.

“Principalmente por isso, não se deve investir em lítio pensando no curto prazo. O investimento deve ser pensado em um horizonte de no mínimo cinco anos”, diz Spiess.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do horizonte…

Além disso, a exposição deve ser limitada, enfatiza o analista da Empiricus. “De 1% a 5%, no máximo, no caso daqueles investidores mais arrojados.”

Como costuma reforçar em seus relatórios e em suas colunas para o Seu Dinheiro, “tudo isso feito sob o devido dimensionamento das posições, conforme seu perfil de risco e a devida diversificação de carteira, com as respectivas proteções associadas”.

De qualquer modo, a única forma de investir em lítio hoje na B3 é comprando o BDR BLBT39.

O BLBT39 replica o Global X Lithium & Battery Tech ETF (NYSE: LIT), um fundo índice listado que busca reproduzir o Solactive Global Lithium Index.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também é possível investir diretamente no ativo por meio da abertura de conta em uma corretora internacional.

Outro ativo citado por Matheus Spiess é a ação da Sigma Lithium (Nasdaq: SGML), uma mineradora canadense que explora reservas de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Apesar de a empresa operar no Brasil, a Sigma é listada na Nasdaq e ainda não existe BDR disponível da empresa na B3. Aliás, a empresa recentemente foi alvo de especulações sobre uma possível oferta de compra da Tesla de Elon Musk.

Uma forma de apostar indiretamente no potencial do lítio é comprar as ações de alguma empresa com planos de investir no metal, como é o caso da Weg (WEGE3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um alerta adicional

Matheus Spiess faz um alerta adicional.

O lítio é uma tese alternativa de investimento capaz de proporcionar elevado retorno financeiro no médio e no longo prazo, mas não é a única.

“Diversificar a exposição é importante, mas se já tiver investido em outras teses alternativas como hidrogênio e urânio, talvez seja melhor deixar o lítio de lado.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FAMÍLIA SAFRA

A maior mansão da cidade de São Paulo supera a Casa Branca em tamanho e paga quase R$ 1 milhão por ano em IPTU

20 de janeiro de 2026 - 15:00

Com mais de 10 mil metros quadrados de área construída, a mansão safra, no Morumbi, soma mais de 10 mil metros quadrados de área edificada

PROBLEMAS NO ACESSO

INSS fora do ar: aplicativo enfrenta instabilidade após disparada de acessos às vésperas de manutenção do sistema

20 de janeiro de 2026 - 14:26

Dataprev atribui falhas à disparada na demanda; sistemas do INSS ficarão indisponíveis durante manutenção entre 27 e 30 de janeiro

CRISE DE LIQUIDEZ

Fictor atrasa pagamento a investidores enquanto mantém repasses ao Palmeiras em dia

20 de janeiro de 2026 - 12:39

Fictor estampa as costas das camisas dos times de futebol masculino e feminino do Palmeiras desde o fim de março do ano passado

FORA DO AR

Pix fora do ar? Clientes de diversos bancos relatam problemas com transações

19 de janeiro de 2026 - 15:29

Problemas no sistema do Banco Central afetaram transferências e pagamentos nesta segunda (19), com usuários de Nubank, Itaú, Santander e outros bancos

WORLD CAR AWARDS

Os melhores carros de 2026 já estão na pista e o futuro é elétrico — com exceções barulhentas

19 de janeiro de 2026 - 10:09

A lista de finalistas do World Car Awards mostra que a eletrificação virou regra global, mas ainda há espaço para motores que fazem o coração bater mais forte 

SEM FGC NESSE CASO

O labirinto da Fictor e os SCPs: entenda os riscos por trás da promessa de alto retorno e os direitos dos investidores diante do atraso

16 de janeiro de 2026 - 12:02

Investidores entraram em uma oferta irregular, que não é valor mobiliário como ações ou fundos de investimento; CVM investiga o caso

UTOPIA OU DISTOPIA?

Elon Musk diz que a inteligência artificial vai acabar com o trabalho remunerado e com o dinheiro — e a própria IA dele, a Grok, discorda

16 de janeiro de 2026 - 11:41

Musk projeta um mundo sem salários e sem dinheiro; sua IA, a Grok, responde com mais cautela: a abundância ajuda, mas a escassez não some

FALSO CONCURSO

É golpe! Ibama emite alerta sobre falsa divulgação de edital para concurso; veja como evitar armadilhas

15 de janeiro de 2026 - 14:51

Vítima do golpe do falso concurso compartilhou dados pessoais e pagou taxa de R$ 82,14 aos golpistas

INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL

Carteira ESG: Sanepar (SAPR11) e Raia Drogasil (RADL3) entram nas ações recomendadas pelo BTG em janeiro

15 de janeiro de 2026 - 14:29

Segundo o banco, o ajuste priorizou empresas com perspectivas mais claras de crescimento e eficiência operacional ao longo de 2026

IMÓVEL NA MIRA

Novas regras para ITCMD e ITBI entram em vigor e podem deixar heranças, doações e compras de imóveis mais caras

14 de janeiro de 2026 - 6:02

Mudanças na base de cálculo e no cruzamento de dados devem elevar o rigor fiscal

GRANDE DIFERENÇA

Brasil divide motoristas: IPVA mais barato e mais caro em 2026 — veja onde você paga até 3× mais que no outro lado do país

13 de janeiro de 2026 - 12:55

Diferença nas alíquotas do IPVA 2026 faz o imposto de um mesmo carro variar em milhares de reais entre os estados, com Amazonas no piso e São Paulo, Rio e Minas no topo

REAJUSTE 

Novo teto do INSS já está valendo; veja quem recebe e como consultar o benefício

13 de janeiro de 2026 - 11:47

Reajuste de 3,9% vale para aposentadorias e benefícios acima do salário mínimo; veja regras, datas e quem chega no teto 

DINHEIRO DE VOLTA

FGC deve começar a pagar CDBs do Master nos próximos dias: veja como entrar na fila para receber mais rápido

12 de janeiro de 2026 - 15:30

Ressarcimento tem um passo a passo que o investidor deve se atentar para não ficar por último na fila

AGORA SIM

Acabou o suspense: ganhador de quase R$ 182 milhões na Mega da Virada de 2025 finalmente resgata prêmio

12 de janeiro de 2026 - 10:23

Se o ganhador da Mega da Virada de 2025 perdesse o prazo, teria deixado na mesa o maior prêmio ‘esquecido’ da história das loterias no Brasil

AGORA VAI?

FGC deve iniciar pagamentos dos CDBs do Banco Master na próxima semana, diz jornal

9 de janeiro de 2026 - 18:43

Já faz 52 dias desde a decretação da liquidação extrajudicial pelo Banco Central, em 18 de novembro — a maior espera em mais de dez anos

QUEM ME PAGA?

O que acontece com os CDBs do Banco Master se a liquidação extrajudicial for revertida?

8 de janeiro de 2026 - 19:35

Especialistas descartam reversão da liquidação e explicam por que o FGC continua responsável pelo pagamento aos investidores

CARRO POTENTE E IMPOSTO MAIS AINDA

O IPVA mais caro do Rio de Janeiro passa de R$ 300 mil — e o carro tem menos de 25 unidades no Brasil

8 de janeiro de 2026 - 16:41

O IPVA mais alto do Rio de Janeiro em 2026 ultrapassa R$ 300 mil e equivale ao preço de um imóvel em muitas cidades do país

TERMINA HOJE

Última oportunidade: veja como pagar IPVA à vista com 15% de desconto

8 de janeiro de 2026 - 10:21

Desconto de 15% beneficia os proprietários de veículos emplacados em apenas um Estado; veja qual

AGORA SÓ FALTA UM

Mega da Virada de 2025: vencedor ainda não resgatou prêmio — e vai bater um recorde absoluto se não se apressar

8 de janeiro de 2026 - 8:31

Se o ganhador da Mega da Virada de 2025 que ainda não se apresentou à Caixa realmente perder o prazo, terá deixado na mesa o maior prêmio ‘esquecido’ da história das loterias no Brasil.

PRODUTOS RECOLHIDOS

Anvisa retira panetone do consumo após detectar fungos e suspende fórmulas infantis da Nestlé

7 de janeiro de 2026 - 13:44

Decisão atinge lotes específicos de panetones e produtos “funcionais” com ingredientes não autorizados; consumidores devem parar o uso

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar