🔴 5 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA INVESTIR AGORA –  CONHEÇA AQUI

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

REPORTAGEM ESPECIAL

De Elon Musk à Weg (WEGE3), todos querem o lítio. Saiba como você também pode ganhar dinheiro com o ‘petróleo branco’

O lítio transformou-se em uma das commodities mais cobiçadas deste momento de transição para energias mais limpas, principalmente nas economias mais desenvolvidas

Ricardo Gozzi
8 de março de 2023
10:02 - atualizado às 15:25
Veículos e pontos de carregamento elétrico da Tesla
A Tesla é uma das grandes consumidores de baterias de íons de lítio na atualidade.

Conhecido hoje como “petróleo branco”, o lítio era apenas mais um elemento da tabela periódica até algumas décadas atrás. “É o menos denso dos metais”, ensinavam os professores de química.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início dos anos 1990, o uso medicinal da substância no tratamento do transtorno bipolar ganhou lugar na cultura pop com o sucesso de Lithium, do Nirvana.

Quase simultaneamente, as baterias de íons de lítio começaram a ter espaço nos relógios digitais e nos controles remotos dos aparelhos domésticos e ganharam escala com a evolução dos telefones celulares, dos smartphones e dos laptops.

Foi no decorrer da última década, porém, que o refino do lítio para uso em baterias de automóveis elétricos posicionou o metal na fronteira da transição energética e seu valor disparou no mercado de commodities.

No porto chinês de Yichun, a cotação do carbonato de lítio atingiu a máxima histórica em novembro de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pesados investimentos de bilionários como Elon Musk, fundador da Tesla, e Warren Buffett, por intermédio da Berkshire Hathaway, na montadora chinesa BYD chamaram a atenção de outros participantes do mercado financeiro.

Leia Também

Diante disso, o crescente interesse por esses ativos não tem ficado restrito aos grandes investidores. “Hoje qualquer investidor tem acesso ao lítio”, afirma Matheus Spiess, analista da Empiricus Research e colunista do Seu Dinheiro.

Mas será que vale a pena fazer parte do grupo de pioneiros dessa nova fronteira tecnológica? Afinal, a cotação do metal no mercado spot já cedeu cerca de 30% desde as máximas. Nesta reportagem eu conto tudo o que você precisa saber sobre o lítio — e como investir, é claro.

  • Seu Dinheiro acaba de liberar um treinamento exclusivo e completamente gratuito para todos os leitores que buscam receber pagamentos recorrentes de empresas da Bolsa. [LIBERE SEU ACESSO AQUI]

Por que o lítio é chamado de ‘petróleo branco’?

Muitos especialistas do setor chamam o lítio de ‘petróleo branco’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso se deve à coloração da substância, obviamente, e a sua associação ao mercado automobilístico e à transição energética em andamento.

O material abastece as baterias de íons de lítio usadas para mover carros, motocicletas, ônibus e caminhões elétricos e também para armazenar energia.

Mais eficiente e mais durável do que substâncias concorrentes, o lítio transformou-se em uma das commodities mais cobiçadas em um momento de transição para energias mais limpas, especialmente nos países mais desenvolvidos.

No mercado nacional, uma das empresas que vem buscando se antecipar à demanda é a Weg (WEGE3). No mês passado, a empresa catarinense anunciou investimentos de R$ 100 milhões na expansão de sua capacidade de produção de packs de baterias de lítio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o lítio é um bom investimento?

No universo das teses alternativas de investimento, o lítio tem sido citado com frequência nas recomendações de Matheus Spiess a seus clientes.

Na visão do analista, a expectativa de médio e longo prazo é de que a demanda por lítio seja superior à oferta.

“O crescimento significativo da demanda, combinado com uma oferta abundante, mas atrasada, acabou levando a um desequilíbrio e a aumentos rápidos no preço do lítio”, afirma Spiess.

Diante disso, o impacto não deve ficar limitado à cotação do metal, afetando também o valor de mercado das empresas que o mineram e daquelas que produzem o extrato purificado de lítio e as baterias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, mesmo que alguma substância eventualmente desponte como concorrente, o lítio deve reinar sozinho na ponta automobilística da transição energética pelo menos durante a próxima década.

“Acredito que o lítio continuará sendo um mineral atraente no futuro, uma vez que não existem muitas alternativas para sua substituição”, diz o analista da Empiricus Research.

Reservas identificadas de lítio crescem ano a ano

Diante da crescente demanda por lítio e de sua valorização no mercado, mineradoras de diversos países passaram a monitorar com mais atenção os potenciais depósitos do metal.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos compila anualmente um relatório sobre produção e reservas de commodities minerais ao redor do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A edição de 2018 calculava em 14 milhões de toneladas o total das reservas exploráveis no planeta, enquanto os depósitos identificados eram estimados em 62 milhões de toneladas.

Diante do crescente interesse da indústria automobilística para a produção de baterias de lítio, novas prospecções levaram a um salto nas estimativas.

As reservas exploráveis cresceram a 26 milhões de toneladas em 2023. No mesmo intervalo, os depósitos identificados alcançaram 98 milhões de toneladas.

O Brasil ainda é um ator modesto quando o assunto é lítio. Isso não impediu que as reservas exploráveis passassem de 48 mil para 250 mil toneladas entre 2018 e 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consequentemente, a produção vem aumentando em todo o mundo.

O BofA faz um alerta

Diante desse cenário, o Bank of America (BofA) faz um alerta.

“Temos observado uma oferta crescente oriunda de minas de lítio. Calculamos para 2023 um crescimento de 38% na oferta de lítio”, disse Matty Zhao, analista-chefe de metais básicos do BofA, numa entrevista à CNBC.

Já a demanda global por automóveis elétricos deve crescer cerca de 20% este ano, o que pode pressionar a cotação da commodity no curto prazo, adverte a analista do BofA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alerta pode soar preocupante para os mais imediatistas, mas não leva em conta as metas que vêm sendo estabelecidas pelos países, em especial os mais desenvolvidos, no que se refere à transição energética.

A China, por exemplo, pretende atingir 20% de eletrificação de sua frota de automóveis até 2025.

Para Matheus Spiess, há uma previsão de que a demanda ultrapasse a oferta de matéria-prima no longo prazo. “E isso vai provocar uma desconexão entre oferta e demanda.”

Como investir em lítio?

Alocar dinheiro na cadeia do lítio soa inatingível para muitos pequenos investidores. Talvez a presença de alguns dos homens mais ricos do mundo nesse mercado ajude a reforçar essa imagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Spiess é contrário a esse rótulo. “Discordo dessa visão de que pequenos e médios investidores devam ficar longe de investimentos de fronteira”, diz o analista.

É possível, sim, investir em ativos como o lítio sem ser um milionário. Ao mesmo tempo, é necessário levar em conta que se trata de um ativo extremamente volátil e arriscado.

A título de ilustração, o preço à vista do lítio no porto chinês de Yichun saltou mais de 1.000% entre janeiro de 2021 e novembro de 2022, quando atingiu sua máxima histórica. Desde então, acumula queda de aproximadamente 30%.

“Principalmente por isso, não se deve investir em lítio pensando no curto prazo. O investimento deve ser pensado em um horizonte de no mínimo cinco anos”, diz Spiess.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do horizonte…

Além disso, a exposição deve ser limitada, enfatiza o analista da Empiricus. “De 1% a 5%, no máximo, no caso daqueles investidores mais arrojados.”

Como costuma reforçar em seus relatórios e em suas colunas para o Seu Dinheiro, “tudo isso feito sob o devido dimensionamento das posições, conforme seu perfil de risco e a devida diversificação de carteira, com as respectivas proteções associadas”.

De qualquer modo, a única forma de investir em lítio hoje na B3 é comprando o BDR BLBT39.

O BLBT39 replica o Global X Lithium & Battery Tech ETF (NYSE: LIT), um fundo índice listado que busca reproduzir o Solactive Global Lithium Index.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também é possível investir diretamente no ativo por meio da abertura de conta em uma corretora internacional.

Outro ativo citado por Matheus Spiess é a ação da Sigma Lithium (Nasdaq: SGML), uma mineradora canadense que explora reservas de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Apesar de a empresa operar no Brasil, a Sigma é listada na Nasdaq e ainda não existe BDR disponível da empresa na B3. Aliás, a empresa recentemente foi alvo de especulações sobre uma possível oferta de compra da Tesla de Elon Musk.

Uma forma de apostar indiretamente no potencial do lítio é comprar as ações de alguma empresa com planos de investir no metal, como é o caso da Weg (WEGE3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um alerta adicional

Matheus Spiess faz um alerta adicional.

O lítio é uma tese alternativa de investimento capaz de proporcionar elevado retorno financeiro no médio e no longo prazo, mas não é a única.

“Diversificar a exposição é importante, mas se já tiver investido em outras teses alternativas como hidrogênio e urânio, talvez seja melhor deixar o lítio de lado.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVA FUNÇÃO?

Governo quer que FGC cubra desconto indevido de crédito consignado em aposentadorias e pensões do INSS, diz jornal

27 de agosto de 2025 - 19:11

Nova função para o fundo que garante a poupança e as aplicações de renda fixa visaria a não onerar as contas públicas, já que o governo poderá se tornar corresponsável pelo ressarcimento dos descontos indevidos

NÃO ESTÁ FÁCIL PARA NINGUÉM

Até o rico dá calote: brasileiros estão com dificuldade de pagar o aluguel; maior inadimplência é a de locações de mais de R$ 13 mil

27 de agosto de 2025 - 18:51

Segundo Índice Superlógica, a taxa de endividamento no aluguel da alta renda chegou a 6,83% em julho, a maior entre os imóveis residenciais

SAÚDE PET

Dia Mundial do Cachorro: veja os 5 melhores planos de saúde pet para seu cão na avaliação dos usuários

26 de agosto de 2025 - 12:26

No Dia Mundial do Cachorro, descubra quais são os planos de saúde pet mais bem avaliados no Reclame Aqui em 2025

FALTOU A APOSTA-ESPELHO

Apostador erra todos os números, leva prêmio na Lotomania 2814 e mesmo assim ‘perde’ R$ 1 milhão; entenda

26 de agosto de 2025 - 9:18

Se tivesse feito uma aposta-espelho, ganhador ou ganhadora da faixa de zero acerto do concurso 2814 da Lotomania teria direito a cerca de R$ 1 milhão

MENOS IMPOSTO

BTG zera o IOF de compras internacionais com cartões de crédito e débito do banco; veja como funciona

25 de agosto de 2025 - 16:51

Nova campanha vale para cartões da conta nacional do banco e busca aliviar impacto do aumento do imposto

VIVER DE RENDA

Patrimônio de R$ 1 milhão é suficiente para se aposentar e viver de renda em 2025?

25 de agosto de 2025 - 6:04

Valor que já foi sinônimo de tranquilidade financeira, hoje exige estratégia, diversificação e disciplina para não virar ilusão

COMPANHEIRO PREMIUM

O preço da lealdade: quanto custa um exemplar de um dos cães mais fiéis do mundo e raríssimo no Brasil

23 de agosto de 2025 - 9:00

Raro no Brasil e com preços que podem superar os R$ 5 mil, o Bichon Havanês se destaca pela lealdade, mas também exige cuidados e custos de longo prazo

QUEM QUER DINHEIRO?

Receita libera consulta do quarto lote de restituição do Imposto de Renda; saiba se o Leão vai “fazer o Pix” para você

21 de agosto de 2025 - 17:45

Os brasileiros que terão direito a receber a restituição vão ver o dinheiro cair na conta já na sexta-feira (22)

OFERTAS SAMSUNG

Black Friday antecipada da Samsung? Veja os modelos em liquidação que valem a pena agora

21 de agosto de 2025 - 16:28

Smartphones e acessórios da marca estão com descontos antes da Black Friday oficial; veja os modelos

APOSENTADORIA

INSS suspende Crefisa após detectar irregularidades em pagamentos de benefícios: como fica a situação dos aposentados?

21 de agosto de 2025 - 14:22

Com a suspensão, a Crefisa fica impedida de processar os pagamentos de novos benefícios até que os problemas sejam resolvidos

CONSTATAÇÃO EMPÍRICA

Seu salário dura até o fim do mês? Para a maioria dos brasileiros a resposta ainda é ‘não’ — mas isso já foi pior

21 de agosto de 2025 - 11:14

Pesquisa conduzida por subsidiária da Serasa Experian mostra, para 54% dos brasileiros, o salário não chega ao fim do mês

NOVOS SERVIÇOS

BTG Pactual amplia funcionalidades da conta internacional com câmbio instantâneo e transferência de ativos no exterior

20 de agosto de 2025 - 17:33

As novidades incluem câmbio com liquidação entre 9h15 e 17h e solicitação digital de transferência de custódia, com leitura automática de documentos

HABILITAÇÃO DE GRAÇA

CNH gratuita: como funciona a nova lei que abre as portas para quem quer tirar a carteira de habilitação sem gastar nada

20 de agosto de 2025 - 8:36

Lei sancionada pelo governo oferece CNH gratuita a pessoas de baixa renda e abre as portas para milhares de brasileiros no mercado de trabalho

MAIS LOTERIAS

Lotomania 2811: Carioca teimoso leva prêmio milionário, mas perde chance de embolsar mais R$ 100 mil; entenda

19 de agosto de 2025 - 10:11

Apostador levou sozinho o prêmio de mais de R$ 3 milhões em jogo no concurso 2811 da Lotomania, mas deixou um bom dinheiro na mesa ao não fazer aposta-espelho

LUXO MAIS ACESSÍVEL

Procura um Porsche por um valor bem abaixo do mercado? Confira o leilão de cinco carros de luxo que ocorre hoje

19 de agosto de 2025 - 8:22

Modelos como Porsche 911, Cayenne e Cayman vão a leilão em São Paulo com valores abaixo da tabela Fipe

DE OLHO NO FUTURO

Mais retorno na aposentadoria? Crédito privado cresce no cardápio dos fundos de previdência e se torna estratégico na diversificação de portfólios

18 de agosto de 2025 - 10:04

Com gestão ativa e foco em ativos de maior qualidade, o crédito privado atrai gestores e investidores para a estratégia de previdência de longo prazo

ACUMULOU!

Mega-Sena 2902 e Quina 6802 não fazem novos milionários e prêmios acumulam — a sorte ficou para a Lotofácil 3471 e seu único ganhador

17 de agosto de 2025 - 8:48

Lotofácil premia apostador de Belo Horizonte, enquanto Quina e Mega-Sena acumulam prêmio mais gordo para o próximo sorteio

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Brasileiros deixam de resgatar de R$ 10 mil a R$ 50 mil em ‘ativos invisíveis’ de parentes falecidos — veja o que fazer nesta situação

16 de agosto de 2025 - 16:08

Luto somado à burocracia e à falta de orientação financeira faz as famílias se esquecem de resgatar os valores

PRÊMIO GORDO

Mega-Sena 2902 acumula R$ 55 milhões e sorteio acontece neste sábado — ainda dá tempo de tentar a sorte

16 de agosto de 2025 - 10:15

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

ACUMULOU DE NOVO

Mega-Sena 2901 corre hoje valendo R$ 47 milhões; Lotofácil 3468 tem 8 ganhadores, mas ninguém fica milionário

14 de agosto de 2025 - 9:40

Mega-Sena está acumulada há três concursos, mas uma mudança na regra de distribuição vem turbinando os prêmios oferecidos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar