🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Menos trabalho

Bradesco lança fundos de previdência com investimento no exterior e rebalanceamento automático da carteira

Novos planos de previdência investem em renda fixa, ações e ativos estrangeiros e ainda reduzem o risco e o custo da carteira conforme se aproxima a data da aposentadoria

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
18 de janeiro de 2023
18:38
Telefone celular com tela do aplicativo do Bradesco sobre um teclado de computador Bradesco (BBDC4) dividendos
Nova família de fundos de previdência do Bradesco pode investir até 20% da carteira no exterior. Imagem: Shutterstock

O Bradesco acaba de lançar uma nova família de fundos de previdência do tipo data-alvo que promete facilitar a vida do investidor e ainda pode investir no exterior.

Os planos de previdência data-alvo são aqueles que contam com uma data de “vencimento”, a partir da qual o titular passa a receber a sua renda de aposentadoria; assim, eles podem rebalancear a carteira automaticamente, migrando para ativos cada vez menos arriscados, conforme a data de vencimento se aproxima.

  • Quer investir no exterior? Então se prepare, pois é preciso ter coragem para encarar a volatilidade do mercado internacional em 2023. Conheça as melhores estratégias que você pode adotar para se expor a esses ativos CLICANDO AQUI.

Trata-se de uma automatização bastante bem-vinda para um investimento de longo prazo e com algumas regras não muito simples, como é o caso da previdência privada.

Facilita para o investidor manter a disciplina e os benefícios tributários adquiridos com o tempo e sem se preocupar em ter ele mesmo que pedir portabilidade para planos menos arriscados à medida que o tempo passa.

No caso dos novos fundos data-alvo do Bradesco, eles estarão disponíveis nas modalidades PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e poderão ter quatro vencimentos programados: 2030, 2040, 2050 e 2060.

Quanto aos tipos de ativos que irão compor a carteira, os fundos poderão investir em renda fixa, ações, além de manter até 20% do portfólio em ativos no exterior, limite estabelecido para os planos previdenciários.

Leia Também

A ideia é que o balanceamento entre as classes de ativos seja reequilibrado à medida que o investidor se aproxima da data da aposentadoria, com uma proporção de renda variável maior no início do plano do que no final.

“O benefício principal de um produto de longo prazo é o tempo. A gente ajusta a estratégia desse produto de acordo com o prazo”, disse Rafael Barroso, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência, em entrevista ao Seu Dinheiro.

Com isso, a taxa de administração do produto também cairá com o passar do tempo. À medida que um percentual maior do fundo vai sendo alocado em renda fixa, os custos do investimento tendem a ficar menores.

Assim, a taxa da nova família de fundos do Bradesco pode variar de 0,5% (com o máximo de renda fixa) até 1,30% ao ano (com o máximo de risco permitido).

Os novos fundos de previdência também desfrutam dos mesmos benefícios tributários de quaisquer outros planos previdenciários, como a ausência de come-cotas, a possibilidade de escolher entre duas tabelas distintas de tributação e, no caso do PGBL, de deduzir as contribuições feitas ao plano na declaração de imposto de renda.

Para além da aposentadoria

Segundo o Bradesco, a família de fundos data-alvo pode ser usada para outros objetivos de longo prazo além da aposentadoria, como para custear um intercâmbio, curso no exterior, período sabático, transição de carreira ou mesmo a faculdade dos filhos num futuro ainda um pouco distante.

Concorrência do Tesouro Direto?

Chama a atenção que um produto como um plano de previdência data-alvo tenha uma certa semelhança com o novo título público que Tesouro Direto vai começar a oferecer no final de janeiro, o Tesouro RendA+, voltado especificamente para a aposentadoria.

Como já mostramos aqui no Seu Dinheiro, cada Tesouro RendA+ terá uma data pré-estabelecida que marca o momento em que o investidor começará a receber uma renda mensal, a título de aposentadoria. Até lá, o investidor apenas fará aportes, sem receber qualquer rendimento.

Ou seja, assim como ocorre com os planos de previdência privada, o título será composto de um período de acumulação e um período de recebimento de renda; e, da mesma forma que nos fundos data-alvo, a data em que se passa de uma fase à outra já está estabelecida no início do investimento.

No caso dos novos fundos data-alvo do Bradesco, os primeiros vencimentos - 2030, 2040, 2050 e 2060 - inclusive coincidem com algumas das datas-alvo dos primeiros Tesouro RendA+, que começam a ser negociados em 30 de janeiro.

Perguntando sobre essa concorrência do Tesouro Direto, Rafael Barroso disse que as semelhanças entre os dois produtos estão limitadas à simplicidade do funcionamento e à forma de receber a renda e que vê com bons olhos o novo título público.

“A gente vê essa nova opção do Tesouro como algo que complementa a previdência privada e democratiza ainda mais o planejamento financeiro e previdenciário. Achamos importante que a população tenha opções. Mas ao mesmo tempo, é uma alternativa muito simples”, diz o superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência.

De fato, o Tesouro RendA+ não conta, por exemplo, com os benefícios tributários dos planos de previdência. “Pode ser um meio de começar a investir para a aposentadoria, mas a previdência privada é mais ampla, permite a mudança da estratégia de investimento, pode cobrir o risco de sobrevida e ajudar no planejamento sucessório, por exemplo”, completa.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PENDURADOS NO SAC

Bradesco dispara em ranking do Banco Central de reclamações contra bancos; Inter e PagSeguro fecham o pódio. Veja as principais queixas

24 de abril de 2025 - 18:04

O Bradesco saiu da sétima posição ao fim de 2024 para o primeiro colocado no começo deste ano, ao somar 7.647 reclamações procedentes. Já Inter e PagSeguro figuram no pódio há muitos trimestres

IR 2025

Como declarar previdência privada no imposto de renda 2025

9 de abril de 2025 - 7:19

Aprenda a declarar no imposto de renda as contribuições feitas a PGBL, VGBL e fundos de pensão, bem como os rendimentos recebidos dos planos de previdência privada

TOP COMPANIES

As melhores empresas para crescer na carreira em 2025, segundo o LinkedIn

8 de abril de 2025 - 15:21

Setor bancário lidera a seleção do LinkedIn Top Companies 2025, que mede o desenvolvimento profissional dentro das empresas

QUEM VAI FICAR COM ELE?

Banco Master: Reunião do Banco Central indica soluções para a compra pelo BRB — propostas envolvem o BTG

6 de abril de 2025 - 12:13

Apesar do Banco Central ter afirmado que a reunião tratou de “temas atuais”, fontes afirmam que o encontro foi realizado para discutir soluções para o Banco Master

ABAIXO DO PREÇO

O ativo que Luis Stuhlberger gosta em meio às tensões globais e à perda de popularidade de Lula — e que está mais barato que a bolsa

3 de abril de 2025 - 14:53

Para o gestor do fundo Verde, Brasil não aguenta mais quatro anos de PT sem haver uma “argentinização”

IR 2025

Como declarar aposentadorias e pensões da Previdência Social no imposto de renda

27 de março de 2025 - 8:03

Aposentados e pensionistas da Previdência Social têm direito à isenção de imposto de renda sobre uma parte de seus rendimentos. Veja os detalhes de como declará-los no IR 2025

ATENÇÃO ACIONISTA

Mais de R$ 3 bilhões em dividendos e JCP: Bradesco (BBDC4) distribui a maior fatia dos proventos; veja quem mais paga

20 de março de 2025 - 20:44

Lojas Renner, Cemig e Hypera também estão na lista das empresas que anunciaram o pagamento de proventos aos acionistas

PRIMEIRO EMPREGO

Inscrições para a Globo acabam nesta sexta (21); confira essas e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil

17 de março de 2025 - 18:30

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem exceções: Ibovespa reage à guerra comercial de Trump em dia de dados de inflação no Brasil e nos EUA

12 de março de 2025 - 8:29

Analistas projetam aceleração do IPCA no Brasil e desaceleração da inflação ao consumidor norte-americano em fevereiro

BILHÕES A MENOS

PGBL ou VGBL? Veja quanto dinheiro você ‘deixa na mesa’ ao escolher o tipo de plano de previdência errado

12 de março de 2025 - 6:14

Investir em PGBL não é para todo mundo, mas para quem tem essa oportunidade, o aporte errado em VGBL pode custar caro; confira a simulação

A BOLA MURCHOU?

Itaú BBA põe Banco do Brasil (BBAS3) no banco de reservas com projeção de dividendos menores — mas indica os craques do setor

10 de março de 2025 - 17:41

Itaú BBA tem recomendação neutra para o Banco do Brasil, apesar de lucro acima do esperado no quarto trimestre de 2024. Analistas da instituição têm outros preferidos no setor bancário

CEO CONFERENCE 2025

Boa pagadora de dividendos, Equatorial (EQTL3) é a queridinha dos gestores — e não está sozinha; eles também contam quais ações estão na ponta vendedora

6 de março de 2025 - 13:46

Pesquisa do BTG Pactual revela também as apostas dos gestores para o Ibovespa, para o dólar e mostra que o ciclo político de 2026 assumiu o protagonismo sobre as questões fiscais

PROFECIA AUTORREALIZÁVEL

Para os tubarões do mercado, tamanho pode ser um problema: rebalanceamento automático leva fundos de pensão a perder bilhões, diz estudo

26 de fevereiro de 2025 - 14:30

Segundo artigo da Duke Fuqua School of Business, esses grandes fundos perdem cerca de US$ 16 bilhões por ano porque outros investidores antecipam seu movimento de rebalanceamento de carteiras

IR 2025

Informe de rendimentos do INSS para o IR 2025 já está disponível; veja como baixar

25 de fevereiro de 2025 - 17:05

Documento serve como comprovação do recebimento de benefícios da Previdência Social em 2024

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De onde não se espera nada: Ibovespa repercute balanços e entrevista de Haddad depois de surpresa com a Vale

21 de fevereiro de 2025 - 8:03

Agenda vazia de indicadores obriga investidores a concentrarem foco em balanços e comentários do ministro da Fazenda

APOSENTADOS NO MUNDO

Nova reforma da previdência? Aposentadoria pública brasileira é uma das menos sustentáveis do mundo; veja ranking dos melhores sistemas

21 de fevereiro de 2025 - 7:03

Apesar da necessidade de mais reformas, Previdência Social do Brasil tem a maior taxa de benefícios do mundo e alta cobertura da população, mostra levantamento da seguradora Allianz

AGRONEGÓCIO

Foco no agro: Joint venture dos bancos Bradesco e John Deere promete ampliar crédito ao agronegócio 

20 de fevereiro de 2025 - 17:01

Processo de fusão dos dois bancos foi concluído em seis meses

PRIMEIRO EMPREGO

Nomad, Bradesco Seguros e Amil estão com vagas abertas para estágio e trainee; confira estas e outras oportunidades com salário de até R$ 2,5 mil

17 de fevereiro de 2025 - 19:01

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar no primeiro semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano

BOMBOU NO SD

O estrago do dado de inflação dos EUA nos mercados, o desconto na bolsa que poucos falam e mais: os destaques da semana no Seu Dinheiro

16 de fevereiro de 2025 - 13:16

Os investidores ainda encararam o segundo dia de depoimentos do presidente do Fed, Jerome Powell, ao Congresso e uma declaração polêmica de Trump sobre os preços

INVESTIMENTOS DE 2024

6 em cada 10 reais dos brasileiros foi investido em renda fixa em 2024 — e 2025 deve repetir o mesmo feito, diz Anbima

13 de fevereiro de 2025 - 17:53

Brasileiros investiram 12,6% mais no ano passado e a renda fixa é a ‘queridinha’ na hora de fazer a alocação, segundo dados da associação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar