O Santander está oferecendo desconto de 21% para mulheres que contratarem seguro de vida, título de capitalização e fizerem parcelamento de faturas, além de 21 meses de anuidade gratuita no cartão de crédito.
A iniciativa pega carona num dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD Contínua, que aponta que as mulheres chefiam 50,8% dos lares no Brasil, mas têm rendimento 21% inferior ao dos homens.
De acordo com o Santander, a promoção faz parte da campanha de Dia das Mães deste ano e é válida para contratações até o dia 31 de maio.
No vídeo que está sendo veiculado na TV aberta, o Santander apresenta funcionárias do banco que chamam atenção para a disparidade salarial entre homens e mulheres. A peça termina com uma afirmação de que no Santander não há mais essa diferença há mais de 10 anos.
Mas vale ressaltar que, dentro do setor bancário como um todo, a disparidade salarial ainda é bastante presente. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego apontam uma diferença salarial de gênero de 22,2% na categoria bancária.
Igualdade salarial vai virar lei
A campanha do Santander também vai de encontro ao projeto de lei que institui medidas para tentar garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função, aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada.
O texto define protocolos de fiscalização contra a discriminação salarial e prevê que o empregador que for identificado fazendo essa distinção passe a equiparar os salários e pague multa administrativa equivalente a 10 vezes o valor do novo salário devido ao funcionário.
O PL seguiu para análise do Senado.