🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CONTRA PRIVATIZAÇÃO

Sindicatos do Metrô e da CPTM convocam nova greve em São Paulo; saiba quando deve acontecer a paralisação

O início da paralisação está marcado para o dia 28, com duração inicial de 24 horas. O movimento acontecerá em conjunto com funcionários da Sabesp

cptm, greve, metrô, trens
Imagem: Divulgação/CPTM

Se você tiver algum compromisso marcado para o dia 28 de novembro, sugiro que se programe com opções de itinerário: os trabalhadores do Metrô de São Paulo e da CPTM anunciaram uma potencial greve, prevista para a próxima terça-feira (28).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após assembleia ontem, o Sindicato dos Ferroviários de SP entrou em estado de greve até a próxima reunião do grupo, prevista para segunda-feira (27) às 18h. 

Caso a próxima assembleia bata o martelo de fato, o início da paralisação está marcado para a meia-noite do dia 28, com duração inicial de 24 horas. 

O movimento acontecerá em conjunto com funcionários da Sabesp, companhia estadual de saneamento, e professores, trabalhadores da saúde e Fundação Casa, de acordo com o Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

De acordo com o sindicato, a suspensão das atividades na próxima terça-feira é reflexo das propostas de privatização e concessão de linhas do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e do processo de terceirização de serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos reagindo a essa política de privatizar a qualquer custo”, afirmou o sindicato.

Leia Também

BOLA DIVIDIDA

Lotofácil tem 23 ganhadores no último concurso antes do sorteio especial da Independência; Mega-Sena acumula de novo e prêmio se aproxima de R$ 50 milhões

AGENDA DE FERIADOS

O que abre e o que fecha no feriado de 7 de setembro? Confira o funcionamento da B3, dos bancos e Correios, do Pix, e de outros serviços na data

Procurada pelo Seu Dinheiro, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) de São Paulo afirmou que aguardará o resultado da assembleia do dia 27 para definir os próximos passos, como plano de contingência, caso haja greve na próxima semana. 

A nova greve de funcionários da CPTM, Metrô e Sabesp

A decisão dos sindicatos vem na esteira de uma greve realizada no início do mês passado, que também criticou a proposta de privatização das linhas de trens e questionou a qualidade dos serviços após a venda das redes para a iniciativa privada.

Em publicação nas redes sociais, o sindicato dos ferroviários destacou os “problemas que a população vem enfrentando devido à péssima qualidade dos serviços prestados pela ViaMobilidade nas linhas 08 e 09”, atualmente privatizadas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, em abril, o governador de São Paulo autorizou estudos sobre a privatização das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM.

A entidade sindical ressalta ainda a falta de diálogo sobre o edital que prevê a concessão da linha 07 e a situação dos trabalhadores da CPTM com o projeto de privatização. 

“Isso tem criado uma instabilidade na categoria, o que vem prejudicando o desempenho do trabalhador e levando, a cada dia, mais companheiros a se afastarem por problemas de saúde, em função da apreensão, pelo temor e a incerteza com relação aos contratos de trabalho em vigor.”

Além das privatizações, também está na pauta o combate às terceirizações. O grupo ainda exige a realização de um plebiscito oficial sobre as privatizações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já do lado da Sabesp, o governo paulista pretende privatizar a companhia para tentar antecipar a meta de universalizar os serviços de saneamento básico no Estado e reduzir os preços dos serviços de água e esgoto. 

O processo de desestatização da empresa ganhou novos contornos ontem. Isso porque o Congresso de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o relatório do deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) sobre o projeto de lei que prevê a privatização da Sabesp. 

O texto seguirá para votação no plenário nas próximas semanas. Para ser aprovado, o PL precisa de 48 votos do total de 94 deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
moeda trump 3 de setembro de 2026 - 11:33
fórum empreendedor 3 de setembro de 2026 - 11:00
INSS Bpc 3 de setembro de 2026 - 5:51
My Vintage Dress, cancelar vestidos, noivas sem vestidos 2 de setembro de 2026 - 15:27
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 2 de setembro de 2026 - 5:19
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de setembro de 2026 - 5:39
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar